quarta-feira, 20 de março de 2019

Marlene Costa


Arquivo de Som:

 
Baronesa (Eleanor Parker) em A Noviça Rebelde

 


Biografia:

 
Marlene Costa é uma dubladora Carioca.
 
Marlene Costa Fernandes Saddy nasceu em 6 de Julho de 1953 em São Paulo, Capital.

 

TV Excelsior

 

Marlene Costa (1970)


Marlene começou a carreira artística como atriz na TV Excelsior de São Paulo, na novela Sangue do Meu Sangue (1969-70), reprisada a partir de 25 de Maio de 1970 na TV Tupi, com apenas 15 anos de idade.

 

TV Record

 

Posteriormente foi para a TV Record, aonde atuou na novela. O Leopardo (1972).

 

Rede Globo

 

Em 1973, parte para o Rio de Janeiro contratada para atuar na novela Carinhoso (1973-74).

 

Cinema

 

Marlene Costa (1971)


Em cinema fez os filmes Sertão em Festa (1970), Luar no Sertão (1971), e Rogo a Deus e Mando Bala (1972). Não foi ela quem atuou no curta-metragem Macabéia (2000), como é dito no IMDB.

 

Teatro

 

Marlene Costa (1971)


Em 1972, entra na Companhia Moderna de Teatro da colega de TV e dublagem, Gilmara Sanches. Pela companhia, estréia na peça Esta Noite é Minha (1972), ao lado de Gilmara, Ézio Ramos, Décio Piccinini, Dráusio de Oliveira, e outros. A peça passou por São Paulo, Brasília, Goiânia, e Ribeirão Preto.

 

Nomes Iguais

 

Havia em 1966 no Rio de Janeiro, uma vedete do Teatro Rival e da Companhia Gomes Leal, que se chamava Marlene Costa.

 

Vida Pessoal
 

Marlene Costa e Fernanda Baronne


Marlene teve duas filhas, Fernanda Baronne, e Flávia Saddy, que também ingressaram na dublagem.

 

Dublagem

 

Marlene começou a carreira na dublagem por volta de 1970, sendo convidada por Gilmara Sanches para dublar na AIC. No mesmo ano, havia tido sua primeira experiência com dublagem, dublando a si mesma no filme Sertão em Festa (1970) nos estúdios da Vera Cruz, o que a preparou para a profissão.

 

Com a mudança para o Rio de Janeiro em 1973 para trabalhar na Rede Globo, ingressa na Peri Filmes. Na mesma época, ingressa na Tecnisom, aonde era uma das dubladoras femininas principais. Anos mais tarde, ingressa também na Telecine e Herbert Richers.

 

Marlene e Dubladores (Anos de 1980/90)


Nos anos nos de 1980, continuou na Herbert Richers, e Telecine. Nos anos de 1990, continua na Herbert Richers, e ingressa na Doublesound, e Delart.

 

Marlene Costa e Orlando Drummond (2014)


Nos anos 2000 esteve na Herbert Richers, Doublesound, Alcatéia, Delart, Wan Macher, Sérgio Moreno Filmes, Cinevídeo, e Áudiocorp. E nos anos de 2010, na Alcatéia, Gramophone, Rio Sound, MGE Studios, Delart, Áudio News, Wan Macher / Wan Marc, Sérgio Moreno Filmes, Cinevídeo, e Som de Vera Cruz.

 

Marlene criou nos anos de 2010 o estúdio Gramophone, ao lado das filhas Fernanda Baronne, e Flávia Saddy. Inicialmente seu estúdio começar a dublar muitas produções para o Netflix.

 

Como diretora de dublagem, esteve na Herbert Richers (1980, 1990 e 2000), Doublesound (1990 e 2000), e Alcatéia / Gramophone (2010).

 

Sigourney Weaver


Em filmes, foi a voz de Sigourney Weaver em Alien - A Ressurreição, e Rebobine, Dianne Wiest em Da Magia a Sedução, e O Dia da Liberdade, Faye Dunaway em Barfly - Condenados Pelo Vício, e Chinatown, Julie Hagerty na sequencia Aperte Os Cintos, o Piloto Sumiu, Kim Hunter na sequência O Planeta dos Macacos, Ava Gardner em Mogambo, e Os Cavaleiros da Távola Redonda, Talia Shire na dublagem da Herbert Richers de O Poderoso Chefão 1 e 2, Diane Keaton na dublagem da Doublesound de O Poderoso Chefão 1, 2 e 3, Ava Gardner em Mogambo, e Os Cavaleiros da Távola Redonda, Shirley MacLaine em Idas e Vindas do Amor, Infâmia, e Noelle, entre outras.

 

Marlene Costa e Carmen Sheila (2011)


Além disso, foi a voz de Denny Dillon em Os Embalos de Sábado a Noite, Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado, Maureen O'Hara em Asas de Águia, Christine Belford em Christine - O Carro Assassino, Linda Hunt em Mais Estranho Que a Ficção, Annette O'Toole em 48 Horas, Anne Baxter na dublagem da Herbert Richers de Os 10 Mandamentos, Sharon Stone em Nico - A Cima da Lei, Eleanor Parker em A Noviça Rebelde, Kim Novak em O Grande Búfalo Branco, entre outras.
 
Em desenhos, foi a voz de  Dora em Clue Club, Cindy nos últimos episódios da série clássica do Zé Colméia e em A Arca do Zé Colméia, Katie em O Vale dos Dinossauros, Felina em She-Ra, Sheila em Caverna do Dragão, Selina Kyle / Mulher Gato em Batman Gotham Knights, entre outros.
  

Lindsay Wagner


Em séries, foi a voz de Jaime Sommers (primeira voz) em A Mulher Biônica, Mandi em CSI: Ny, Nadine Hurley em Twin Peaks - Piloto e Twin Peaks, Julia em Harper's Island: O Mistério da Ilha, Doutora Zira em O Planeta dos Macacos, Blanche Devereaux em As Super Gatas, Interim D.A. Nora Lewinem Lei e Ordem, entre outros.

 

Gabriela Rivero


Marlene ficou nacionalmente famosa pela dublagem em Carrossel como a Professora Helena, interpretada pela atriz Gabriela Rivero. Também a dublou em Carrossel das Américas, e O Que a Vida Me Roubou. Além disso, teve participações em outras novelas como Maty Huitrón em O Privilégio de Amar, Irmã Ramirez em A Feia Mais Bela, Fernanda em A Vida é Um Jogo, entre outras.
  

Beethoven


Em direção de dublagem, ficou responsável pelos filmes, Um Dia a Casa Cai, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, A Experiência 3, Manequim, Sonhos no Gelo, O Homem Que Não Estava Lá, O Chamado, Armageddon, Planeta dos Macacos (2001), U.S. Marshals - Os Federais, O Código da Vinci, Entrevista Com o Vampiro, Rocky Balboa, Milk - A Voz da Igualdade, Titanic, entre outros.
 
Em séries, fez a primeira direção de Agentes da S.H.I.E.L.D. (1ª Dublagem), Caçadora de Relíquias, As Feras da Música, Power Rangers - Dino Trovão, Power Rangers no Espaço, Power Rangers Turbo, segunda direção de Power Rangers - Força Mística, Turbo: Power Rangers 2, entre outros.
 

Freakazoid!


Em desenhos, dirigiu Carmen Sandiego, Seis Dezesseis, a primeira direção de Animaniacs, o longa-metragem Shrek, o longa-metragem Shrek 2, o longa-metragem Kung Fu Panda, primeira direção de Freakazoid, primeira direção de Clube das Winx, o longa-metragem Simbad - A Lenda dos Mares, o longa-metragem Bee Movie - A História de Uma Abelha, Castores Pirados, o longa-metragem Madagascar 2, entre outros.

 

Carrossel


Em novelas fez a primeira direção de A Vida é Um Jogo, O Diário de Daniela, segunda direção de Amigos Para Sempre, segunda direção de Viva As Crianças - Carrossel 2, primeira direção de Chiquititas 2008, Serafim, segunda direção A Usurpadora, Carrossel, Carrossel das Américas, Marimar, entre outros.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Sigourney Weaver em A Vila, Animais Políticos (Minissérie), Caça-Fantasmas (2016), Na Montanha dos Gorilas, Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, Por Favor (2ª Dublagem), Rebobine, e Uma Tacada da Pesada

- Dianne Wiest em A Era do Rádio (2ª Dublagem), Da Magia a Sedução, Hannah e Suas Irmãs, Irmãs, Lei & Ordem (Série), O Dia da Liberdade, O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra, e Os Garotos Perdidos

- Faye Dunaway em Barfly - Condenados Pelo Vício, Chinatown, Crown - O Magnífico, Gia - Fama e Destruição, O Incerto Amanhã, O Preço de Uma Campanha, e Rede de Intrigas (2ª Dublagem)

- Kay Adams (Diane Keaton) em O Poderoso Chefão (3ª Dublagem), O Poderoso Chefão - Parte 2 (2ª Dublagem) e O Poderoso Chefão - Parte 3 (2ª Dublagem)

- Jane Fonda em A Juventude (2015),  Grace And Frankie (Série), Do Jeito Que Elas Querem (2ª Dublagem), Nossas Noites, Rolou Uma Química, e Sete Dias Sem Fim

- Connie Corleone Rizzi (Talia Shire) em O Poderoso Chefão (2ª Dublagem), e O Poderoso Chefão - Parte 2 (1ª Dublagem)
- Elaine Dickinson (Julie Hagerty) em Aperte Os Cintos, o Piloto Sumiu, e Aperte Os Cintos, o Piloto Sumiu 2

- Dra. Zira (Kim Hunter) em A Conquista do Planeta dos Macacos, e A Fuga do Planeta dos Macacos

- Joanna Cassidy em Blade Runner - O Caçador de Andróides (2ª Dublagem), e Sob Fogo Cerrado

- Lee Grant em Aeroporto 77 (2ª Dublagem), Clube Para Mulheres, e No Calor da Noite

- Geraldine Chaplin em Cerimônia de Casamento, e Jurassic World: Reino Ameaçado

- Anita Morris em Assassinatos na Rádio WBN, e Por Favor, Matem Minha Mulher

- Jean Smart em A Casa Caiu, e Doce Lar, Herói (Globo), e O Contador (2016)

- Harriet Walter em Rocketman, e Star Wars - O Despertar da Força
- Ava Gardner em Mogambo, e Os Cavaleiros da Távola Redonda

- Shirley MacLaine em Idas e Vindas do Amor, Infâmia, e Noelle
- Al Cega (Leslie Uggams) em Deadpool, e Deadpool 2
- Cherie (Marilyn Monroe) em Nunca Fui Santa
- Min Wead (Maureen O'Hara) em Asas de Águia

- Poker Jenny Schermerhorn (Kim Novak) em O Grande Búfalo Branco

- Dr. Mittag-Leffler (Linda Hunt) em Mais Estranho Que a Ficção

- Nefretiri (Anne Baxter) em Os 10 Mandamentos (1ª Dublagem)
- Sara Toscani (Sharon Stone) em Nico - A Cima da Lei

- Baronesa (Eleanor Parker) em A Noviça Rebelde

- Elaine (Annette O'Toole) em 48 Horas

- Marie Browning "Slim" (Lauren Bacall) em Uma Aventura na Martinica

- Doreen (Denny Dillon) em Os Embalos de Sábado a Noite
- Diane Freeling (JoBeth Williams) em Poltergeist - O Fenômeno

- Fernanda (Fernanda Tapia) em A Vida é Um Jogo
- Sra. Emerson (Elizabeth Ashley) em Coma
- Anita (Rita Moreno) em Amor, Sublime Amor
- Proprietária da Livraria Acme (Dorothy Malone) em À Beira do Abismo
- Sra. Gillian Blanchard (Suzy Kendall) em Ao Mestre Com Carinho
- Anne Scott (Gene Tierney) em Do Destino Ninguém Foge
- Mavs Wald (Gayle Hunnicutt) em Detetive Marlowe Em Ação
- Lucy Tyler (Ruby Dee) em Um Homem Tem Três Metros de Altura
- Carla Naples (Marilyn Maxwell) em Bancando a Ama-Seca
- Regina Cunningham (Christine Belford) em Christine - O Carro Assassino
- Claire Carpenter (Ali MacGraw) em Naufrágio no Pacífico
- Deca (voz) (Julie Maddalena) em Power Rangers Na Galáxia Perdida
- Pam (Shelley Duvall) em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
- Catherine Ness (Patricia Clarkson) em Os Intocáveis
- Etta Place (Katharine Ross) em Butch Cassidy
- Norma (Jayne Eastwood) em Madrugada dos Mortos
- Pamela Driscoll (Inez Cooper) em Ciúme - Sinal de Amor
- Ruth Kraditor (Isabella Rossellini) em Amantes
- Rita Billingsley (Geraldine Chaplin) em Cerimônia de Casamento
- Lee Anne (Sharisse Baker-Bernard) em Laços de Ternura
- Mrs. Williams (Lynne Thigpen) em O Informante

 

Séries

 

- Nadine Hurley (Wendy Robie) em Twin Peaks - Piloto, e Twin Peaks

- Dra. Zira (Kim Hunter) em O Planeta dos Macacos

- Jaime Sommers (Lindsay Wagner) (primeira voz) em A Mulher Biônica

- Blanche Devereaux (Rue McClanahan) em As Super Gatas

- Interim D.A. Nora Lewin (Dianne Wiest) em Lei e Ordem
- D.E.C.A. (Julie Maddalena) (voz) em Power Rangers na Galáxia Perdida

- Mandi Como (Erin O'Connor) em CSI: NY

- Julia (Maxine Miller) em Harper's Island: O Mistério da Ilha

- Grace Hanson (Jane Fonda) em Grace And Frankie

- Galina Reznikov "Red" (Kate Mulgrew) em Orange Is The New Black

- Natalie Martin (Susan Walters) em Teen Wolf (3ª Temporada)

- Lenore (Brigitte Kren) em Freud

- Ruth (Elizabeth Ashley) em Boneca Russa

- Sybil Griffiths (Lesley Nicol) em A Jogada (1ª e 2ª Temporadas)

- Elaine Barrish (Sigourney Weaver) em Animais Políticos

 

Desenhos

 

- Cindy em Zé Colméia (Herbert Richers), e A Arca do Zé Colméia

- Felina em She-Ra
- Sheila em Caverna do Dragão
- Selina Kyle / Mulher Gato em Batman Gotham Knights
- Katie em O Vale dos Dinossauros

- Dora em Clue Club

- Sra. Hughes em Sr. Peabody e Sherman Show

 

Novelas

 
- Gabriela Rivero em Carrossel, Carrossel das Américas, O Que a Vida Me Roubou

- Pilar Pellicer em A Gata, e Um Caminho Para o Destino
- Irma Ramirez (Luz Maria Aguilar) em A Feia Mais Bela

- Maty Huitrón (Bárbara Rivera) em O Privilégio de Amar

- Bertha Monteiro (Rosa María Bianchi) em Ambição

- Edwiges Beltrán (Maricarmen Vela) em Abismo de Paixão (SBT)

- Ana Sofía Romagnoli Tolentino (Sylvia Pasquel) em Que Pobres Tão Ricos

- Catarina Huerta (Zully Keith) em Querida Inimiga

- Rosa (Josefina Echánove) em Amanhã é Para Sempre (2ª Dublagem) (SBT)

- Bárbara Rivera (Maty Huitrón) em O Privilégio de Amar

- Clementina Antunes del Olmo (Silvia Manriquez) em Coração Indomável

- Marcela "Coelho" (Carmen Navarro) em A Rainha do Tráfico

- Mabel Diaz (Marcela Benjumea) em A Traiçoeira

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Um Dia a Casa Cai

- Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

- A Experiência 3, Manequim

- Sonhos no Gelo

- Mulher Biônica (2007)

- O Homem Que Não estava Lá

- O Chamado

- Armageddon

- Planeta dos Macacos (2001)

- U.S. Marshals - Os Federais

- O Código da Vinci

- Entrevista Com o Vampiro

- Rocky Balboa

- Milk - A Voz da Igualdade

- Titanic

- Mary Poppins (3ª Dublagem)

- Náufrago

- De Volta Para o Futuro (2ª Dublagem)

- De Volta Para o Futuro II (2ª Dublagem)

- De Volta Para o Futuro III (2ª Dublagem)

- Mutação

- Um Dia Perfeito Para Casar

- Mar de Fogo

- A Casa Caiu

- Desventuras em Série

- Terremoto em Nova York

- Jogos Mortais

- Beethoven, O Magnífico (TV)

- Beethoven 2

- Beethoven: A Corrida Para a Fama

- Hook - A Volta do Capitão Gancho

- Duelo de Titãs (2000)

- Selena

- Gol! - O Sonho Impossível

- A Cor Púrpura

- Um Tira no Jardim de Infância

- Operação Valquíria

- A Vila

- Um Dia Perfeito Para Casar

- Maria Antonieta

- Revelação

- Olha Quem Está Falando

- Em Busca do Coração de David

- A Lavanderia

- Entre Vinho e Vinagre

- High Flying Bird

- O Menino Que Descobriu o Vento

 

Séries

 

- C.S.I.: Investigação Criminal (2ª Dublagem)

- C.S.I.: Miami (7ª Temporada)

- C.S.I.: Nova Iorque (1ª à 3ª Temporada)

- Agentes da S.H.I.E.L.D. (1ª Dublagem)

- Caçadora de Relíquias

- As Feras da Música

- Power Rangers (4ª Diretora)

- Power Rangers - Dino Trovão

- Power Rangers no Espaço

- Power Rangers Turbo

- Power Rangers - Força Mística (2ª Diretora)

- Turbo: Power Rangers 2

- Orange Is The New Black

- Vikings (2ª Diretora)

- Teen Wolf (2ª Diretora)

- Saúdem Todos o Rei Julien (2ª Diretora)

- Those Who Kill

- Agente Carter

- Sense8 (1ª Dublagem)

- The Deep End

- Fleabag

- Boneca Russa

- Osmosis

- A Jogada (1ª Temporada)

- A Mulher Biônica (2007)

 

Desenhos

 

- Carmen Sandiego

- Pinky e Cérebro
- Animaniacs (1ª Diretora)
- Freakazoid (1ª Diretora)

- Seis Dezesseis
- Castores Pirados
- Circo da Jojô

- Serviço de Entregas da Kiki

- Voltron: O Defensor Lendário

- Madeline: Série Animada

- Turbo F.A.S.T.

- Trailer Park Boys: The Animated Series (1ª Temporada)

- O Clube das Winx (1ª Temporada)

- Luluzinha (1995) (Herbert Richers)
- Shrek (Longa-Metragem)
- Shrek 2 (Longa-Metragem)

- Kung Fu Panda (Longa-Metragem)

- Kung Fu Panda 2 (Longa-Metragem)

- Simbad - A Lenda dos Mares (Longa-Metragem)

- Bee Movie - A História de Uma Abelha (Longa-Metragem)

- Madagascar 2 (Longa-Metragem)

- Madagascar 2: A Grande Escapada (Longa-Metragem)
- Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca (Longa-Metragem)
- O Corcunda de Notre-Dame II (Longa-Metragem)
- O Estranho Mundo de Jack (2ª Dublagem e Disney Digital 3D) (Longa-Metragem)

- Barbie em A Princesa e a Plebéia (Longa-Metragem)

- Ursinho Pooh: A Páscoa de Guru (Longa-Metragem)

- Pooh e o Elefante (Longa-Metragem)

 

Novelas

 

- A Vida é Um Jogo

- O Diário de Daniela

- Amigos Para Sempre (2ª Diretora)

- Viva As Crianças - Carrossel 2 (2ª Diretora)

- Chiquititas 2008 (1ª Direção)

- Serafim

- A Usurpadora (2ª Diretora)

- Carrossel

- Carrossel das Américas

- Marimar

- Maria do Bairro

 

Fontes: Quem Dubla, Dublanet, IMDB, O Jornal, Diário da Noite, Marco Aurélio Queiroz, DjBetoMixCriciúma, Dublagempédia, Acervo Pessoal, Dubla.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página