quarta-feira, 20 de março de 2019

Rebello Neto


Arquivo de Som:

Sr. Spock (Leonard Nimoy) em Jornada nas Estrelas


Biografia:

Rebello Neto foi um dublador Paulistano.

Manoel Bittencouty Rebello Neto nasceu no dia 18 de Maio de 1938, em São Paulo, Capital.

Começou a carreira como locutor de rádio, tendo trabalhado em rádios como 9 de Julho, Bandeirantes, entre outras.

Também exerceu no rádio outras funções como produtor e rádioator. Na TV participou da sub-estação da TV Paulista criada na cidade de Santos e fundada por seu pai Rebello Junior.

Na emissora, atuou como diretor geral ao lado de J. B. Macedo por volta de 1958. Entre os programas que indiretamente cuidou, está Tête-à-tête (1958), de apresentação de Lourdes Mayer e Cacilda Lanuza.

Na dublagem começou por volta de 1966 na lendária AIC São Paulo. Lá sempre teve personagens pequenos, participações em séries, até que surgiu seu primeiro personagem fixo, o Senhor Spock, interpretado por Leonard Nimoy, tendo o dublado na primeira e segunda temporadas da série, sendo substituído por Turíbio Ruiz.

Na mesma época que conseguiu o personagem Spock, conseguiu outro fixo que o marcaria mais ainda, Professor Robinson, interpretado por Guy Williams, substituindo Astrogildo Filho que estava doente, a partir do episódio 12 da segunda temporada até a terceira e última temporada da série.

Rebello Neto permaneceu na AIC até início dos anos de 1970, se afastado da dublagem desde então. Após isso mudou-se para Curitiba, Paraná, e no ano de 1985 apareceu no programa Fantástico como o primeiro cardíaco a fazer o transplante de um coração de plástico, transplante esse feito por decorrência do quadro clinico grave do dublador, mas infelizmente não foi bem sucedido, e Rebello veio a falecer alguns dias depois, no dia 8 de Junho, aos 47 anos de idade.

Esse foi mais um excelente profissional da dublagem que passou e marcou seu trabalho e sua voz na história do país.

Trabalhos:

- Sr. Spock (Leonard Nimoy) (primeira voz) em Jornada nas Estrelas
- Professor Robinson (Guy Williams) (segunda voz) em Perdidos no Espaço
- Jack Burden (John Ireland) em A Grande Ilusão
- Murtrah (Michael Ansara) em Terra de Gigantes

Fontes: Radiolândia, Universo AIC, Revista do Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página