quarta-feira, 20 de março de 2019

Rebello Neto


Arquivo de Som:

 

Sr. Spock (Leonard Nimoy) em Jornada nas Estrelas

 


Biografia:

 
Rebello Neto foi um dublador Paulistano.
 
Manoel Bittencouty Rebello Neto nasceu no dia 18 de Maio de 1938, em São Paulo, Capital.

 

Rebello Estudou nos colégios Paes Leme e Rio Branco, em São Paulo.

 

Seu pai, Rebello Júnior, era um homem atuante no meio artístico, tendo trabalhado em algumas emissoras de rádio como locutor esportivo e animador de programas de auditório e humorísticos, chegando a ser diretor artístico da Rádio Bandeirantes durante muitos anos. Além de ter participado do início da televisão nas Organizações Victor Costa / TV Paulista, antes de ser vendida à TV Globo.

 

Rebello Neto começou a carreira locutor de rádio, muito provavelmente na Rádio Bandeirantes, aonde seu pai atuava. Também exerceu no rádio outras funções, como produtor e rádioator.

 

Apesar de estar no rádio, cursou a universidade, e se formou em jornalismo.

 

Rádio 9 de Julho

 

Rebello Neto (1958)


Ingressa no início da Rádio 9 de Julho, em 1956, como locutor da emissora, ao lado de Diva Francisca, Getúlio Alves, Iguatemi Pinto, Manoel Inácio de Morais, Olga Burjakian, e Paulo César Carneiro.

 

Em início de 1957, deixa a emissora para ir trabalhar na filial da TV Paulista, em Santos.

 

TV Paulista

 

Na TV, participou da sub-estação da TV Paulista criada na cidade de Santos, e fundada por seu pai Rebello Junior. Na emissora, atuou como diretor geral ao lado de J. B. Macedo por volta de 1958.

 

Norberto Pereira, Anibal Paulo, e Rebello Neto, Antônio do Nascimento, Juarez Bahia, e Rebello Junior (1958)


Entre os programas que indiretamente cuidou, está Tête-à-tête (1958), de apresentação de Lourdes Mayer e Cacilda Lanuza, Cartaz Das Doze (1958), Estrela Ao Meio-Dia (1958), e Interlúdio (1958), musical com a cantora Elza Aguiar.

 

Também trabalhou como ator em programas, como Teatrinho de Bolso, em peças, como Os Olhos (1958).

 

TV Tupi (SP)

 

Em 1963, passou no teste de candidatos para trabalhar no programa Reporter Esso da TV Tupi, ao lado de seu pai, Rebello Junior.
 

Nomes Iguais

 

Nos anos de 1930, 1940, e 1950, havia um cirurgião plástico chamado José Rebello Neto.

 

Vida Pessoal

 

Rebello era filho de Rebello Junior e Ruth Motta, e teve uma irmã também chamada Ruth Rebello. Em 1949, seu pai casa-se novamente, com a radioatriz Daisy Fonseca, irmã de Gessy Fonseca, e tem dois filhos, Marco Antônio e Regina Maria. Rebello é criado desde então por Daisy.

 

Além disso, também era primo do então tradutor, dublador e diretor de dublagem, Hélio Porto.

 

Mariúza Diniz (1959)


Rebello namorou Mariúza Diniz, garota-propaganda da TV Paulista, em 1959.

 

Rebello Neto e Ivone Rodrigues (1960)


Em 5 de Novembro de 1960, casou-se com Ivone Rodrigues, na Igreja da Consolação, centro de São Paulo. Seus padrinhos foram José Motta e Angelina Motta, da família de sua mãe. Rebello foi casado com Ivone até o final da vida.

 

Dublagem


Na dublagem, começou por volta de 1966 na AIC - São Paulo. Participou de diversas séries da casa, como Viagem ao Fundo do Mar (3ª, 4ª Temporada), O Túnel do Tempo, Daniel Boone, Terra de Gigantes (1ª Temporada), A Feiticeira (3ª, 4ª , 5ª Temporada), Lancer (1ª Temporada), Perdidos no Espaço (1ª Temporada), James West (1ª Temporada), entre outras.

 

Entre seus personagens fixos, foi a voz de Sr. Spock em Jornada nas Estrelas, do início da 1ª até a 3ª temporada da série, sendo depois substituído por Turíbio Ruiz, Professor Robinson em Perdidos no Espaço a partir da 2ª temporada até o final da série, substituindo Astrogildo Filho, que na época se encontrava enfermo, e Willy em Missão Impossível, da 1ª à 3ª temporada.
 

Sr. Spock


Na mesma época que conseguiu o personagem Spock, conseguiu outro fixo que o marcaria mais ainda, Professor Robinson, interpretado por Guy Williams, substituindo Astrogildo Filho que estava doente, a partir do episódio 12 da segunda temporada até a terceira e última temporada da série.

 

Para o cinema, deu a voz aos atores John Ireland em A Grande Ilusão, Tol Avery em Fibra de Herói, Raymond Burr em Seu Tipo de Mulher, Geoffrey Toone em A Seita do Dragão Vermelho, Murray Hamilton em Anatomia de Um Crime, Paul Fix em Inferno nos Trópicos, entre outros.
 
Rebello permaneceu ativamente na AIC até 1969/70, quando no início da década de 1970 se afastado da dublagem. Após isso mudou-se para Curitiba, Paraná, aonde atua apenas no rádio.

 

Rebello Neto (1985)


No ano de 1985, Rebello apareceu no programa Fantástico da Rede Globo como o primeiro brasileiro a transplantar um coração de plástico. Esse tipo de transplante ocorre por decorrência de um estado cardíaco grave, até a chegada de um coração para o transplante definitivo.

 

Nesse caso o procedimento não foi bem sucedido, e Rebello veio a falecer 47 dias depois, no dia 8 de Junho, aos 46 anos de idade. A cirurgia durou 4 horas e 30 minutos, e ele foi o sexto paciente a receber um coração de plástico no Brasil, e o primeiro no Paraná.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Jack Burden (John Ireland) em A Grande Ilusão

- Juiz Simon Angry (Tol Avery) em Fibra de Herói

- Nick Ferraro (Raymond Burr) em Seu Tipo de Mulher

- Capitão Jackson Sale (Geoffrey Toone) em A Seita do Dragão Vermelho

- Alphonse Paquette (Murray Hamilton) em Anatomia de Um Crime

- Joe (Paul Fix) em Inferno nos Trópicos

- Capitão Lussan (Ian Keith) em O Pirata dos Sete Mares

- Trader Callendar (Brian Donlevy) em O Primeiro Rebelde

 

Séries

 
- Sr. Spock (Leonard Nimoy) em Jornada nas Estrelas (1ª à Início da 3ª Temporada)
- Professor Robinson (Guy Williams) em Perdidos no Espaço (2ª Temporada)

- Willy (Peter Lupus) em Missão Impossível (1ª à 3ª Temporada)

 

Desenhos

 

- Capitão Magenta em Capitão Escarlate

 

Fontes: Radiolândia, Universo AIC, Revista do Rádio, Correio Paulistano, A Cigarra, A Gazeta Esportiva, Revista do Rádio, Diário da Noite.

2 comentários:

  1. Téxto cheio de informações falsas.Nome errado,data de nascimento, estado civil etc..

    Que pena!
    Sylvia Rebello (,filha)

    ResponderExcluir
  2. Todas as informações foram tiradas das fontes descritas no final da página. Reportagens, entrevistas, matérias sobre Rebello, além da ajuda de Marco Antônio do finado blog Universo AIC, que entrevistou diversos dubladores da AIC, que contaram diversos relatos sobre Rebello.

    Informações falsas é quem inventa ou não dá a fonte das pesquisas. Todos esses periódicos podem ser consultados em memoria.bn.br, acervo digital de periódicos dos século 20.

    Mas se há alguma informação errada passada por esses veículos, entre em contato comigo por e-mail relatando-as. Pesquiso pra você novamente o que você diz estar errado, e vamos conversando.

    gersonferreirabr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página