quarta-feira, 20 de março de 2019

Waldemar Rocha



Arquivo de Som:

 
John Butler em O Vale dos Dinossauros

 


Biografia:

 
Waldemar Rocha foi um dublador Carioca.


Waldemar teve sua primeira experiência artística como ator amador fazendo parte da Sociedade Brasileira de Belas Artes Franciscone.


Teatro


 Sua primeira experiência profissional foi na Companhia Dercy Gonçalves, com a peça Nega Maluca (1950), de Luiz Peixoto, Freire Junior, e Walter Pinto, ao lado de Lourdinha Bittencourt, Nelson Gonçalves, Bilinha, Spina, J. Cabral, Walkiria Roas, e Almeidinha, no Teatro Recreio. Ao lado de Milton Carneiro, excursionou pelo interior do Brasil com a peça.

 

Um tempo depois, atua em outra peça pela companhia, chamada Paris 1900 (1952), ao lado de Dercy Gonçalves, Oscar Felipe, Luís Cataldo, Fernando Villar, Delfim Gomes, Berta Ajs, Maria do Céu, entre outros, no Teatro Regina, no Rio de Janeiro, e no Teatro Santana, em São Paulo.

 

Posteriormente, foi para São Paulo atuar Companhia Nicette Bruno, aonde atuou na peça De Amor Também Se Morre (1952), ao lado de Felipe Wagner, Fernando Villar, Kleber Macedo, Margarida Rey, e Nicette Bruno, estreando e sendo a primeira peça do Teatro de Alumínio.

 

Waldemar também passou pelas Companhias Milton Ribeiro, e Isnard Fonseca, na década de 1950.

 

Waldemar Rocha, Glauce Rocha, Samaritana Santos, e Alda Garrido (31/08/1954)

 

De volta ao Rio, atua na Companhia Alda Garrido, nas peças Dona Xepa (1954), de Pedro Bloch, Madame Sans Gêne (1954), e Se Guilherme Fosse Vivo (1954), ao lado de Glauce Rocha, Samaritana Santos, e Alda Garrido, Cleuza Muniz, e outros, no Teatro Rival.

 

Waldemar e Dercy Gonçalves em Miloca Recebe Aos Sábados (1955)

 

Em 1955, retorna para a Companhia Dercy Gonçalves, aonde segue atuando em algumas peças, como, Um Marido Pelo Amor de Deus (1955), ao lado de Lúis Cataldo, Jorge Diniz, Domingos Terras, Déa Selva, Nena Napoli, e Suely Rios, no Teatro de Cultura Artística, em São Paulo.

 

Miloca Recebe Aos Sábados (1955), ao lado de Jorge Diniz, Kleber Macedo, Déa Selva, Roberto Duval, Joselita Alvarenga, e Domingos Terras, no Teatro Serrador, e no Teatro Glória.

 

Lucrécia Borgia em (1955-56), de Danilo Bastos, ao lado de Ribeiro Fortes, Luís Cataldo, Luiz Tito, Roberto Duval, Déa Selva, Kleber Macedo, Jorge Diniz, Domingos Terras, no Teatro Glória, no Rio de Janeiro, e no Teatro de Cultura Artística, em São Paulo.

 

A Dama das Camélias (1956), com direção de Ruggero Jacobbi, ao lado de Dary Reis, Domingos Terras, Renato Consorte, Helena Martins, Walter Teixeira, e outros, no Teatro Glória, no Rio de Janeiro, e no Teatro de Cultura Artística, em São Paulo.

 

Uma Certa Viúva (1956), ao lado de Luís Cataldo, Jorge Diniz, Kleber Macedo, Carlos Duval, e Domingos Terras, no Teatro Glória.

 

Miss Tarada (1956), ao lado de Walter Teixeira, Lindberg Santos, Vicente Marzulo, Deise Santana, Dary Reis, Renato Consorte, Kleber Macedo, e outros, no Teatro Glória.

 

É Das Birutas Que Eles Gostam Mais (1956), ao lado de Kleber Macedo, Dary Reis, Renato Consorte, Loudes Bergmann, Helena Martins, Walter Teixeira, Lindberg Leite, e Domingos Terras, no Teatro Glória.

 

E, Nossa Vida Com Mamãe (1957), ao lado de Iracema de Alencar, Sérgio de Oliveira, Dary Reis, Iolanda Cardoso, Joana D'Arc, Carmen Silva, Carlos Costa, Waldemar Teixeira, no Teatro Glória, no Rio de Janeiro, e no Teatro de Cultura Artística, em São Paulo.

 

Cocó My Darling (1965)

 

Anos mais tarde, está novamente ao lado de Dercy Gonçalves, agora na peça Cocó My Darling (1965), de Croque Monsieur de Marcel Mithois, e tradução de Hedy Maia. Contava no elenco também Oscarito, Lourdes Mayer, Ribeiro Fortes, Fernando Villar, Ida Gomes, Armandio, Manon Kroff, Perpétuo Silva, Carlos Jurt, Luís Carlos, e Sérgio Rovitto, no Teatro João Caetano, e Teatro Dulcina.

 

Também esteve na peça de Dercy, Fé no Santo e Pé na Estrada (1966), ao lado de Milton Morais, Spina, Aracy Cortez, Lourdes Mayer, Duarte de Moraes, Norbert Nordene, Luiz Carlos, Cirene Tostes, e Lídia Vânia, no Teatro República.

 

TV Tupi (RJ)

 

Esteve na emissora por volta de 1952, quando suas atuações no teatro não estavam tão assíduas.

 

Na ocasião, atuou no programa História do Teatro Universal, interpretando a peça A Dama das Camélias (1953), ao lado de Paulo Porto, Fernanda Montenegro, Ida Gomes, e Aidée Miranda.

 

Waldemar Rocha (1954)


Mais tarde, retorna a emissora para interpretar a peça que saia há poucos de cartaz pela Companhia Dercy Gonçalves, Lucrécia Borgia (1956), também ao lado de Dercy e companheiro de companhia.


TV Rio

 

Em seguida, ingressa na TV Rio, aonde atua, entre outros no programa Teatro de Variedades, nas peças, A Gilda do Barreto (1956), Um Beijo Com Molho (1956), e Vote em Mim, Dona Xandóca (1956).


TV Tupi (RJ)

 

Um tempo depois, retorna a TV Tupi.

 

Também participa na emissora de programas teatrais, como, Teatro de Equipe, em O Avarento (1959), Teatro do Lar Feliz, em A Noite Há de Chegar (1959), e Ribalta, em O Coração Surpreso (1960).

 

Atua também na peça, O Badejo (1962), ao lado de Oduvaldo Vianna Filho, Ida Gomes, e Carlos Duval.

 

TV Excelsior (RJ)

 

Em 1964, vai para a TV Excelsior do Rio, aonde atua no programa de Dercy Gonçalves, Derci Beaucoup (1964), em comédias, como Rosa das Sete Saias (1964), Trapalhadas de Rebecca (1964), Divórcio à Brasileira (1964), O Avarento (1965), entre outros.

 

Todos as peças tinham a direção de Wilton Franco, seguida de atores e atrizes, como Dary Reis, Renata Fronzi, Isaac Bardavid, Ribeiro Fortes, Glauce Rocha, Jorge Loredo, Iara Salles, Mário Lago, entre muitos outros.

 

TV Tupi (RJ)

 

Na mesma época também começa a atuar na TV Tupi, aonde, primeiramente esteve na novela, O Acusador (1964), ao lado de Jardel Filho, Sônia de Moraes, Iracema de Alencar, Zilca Salabery, Átila Iório, Suzana Negri, Edson Silva, Márcia de Windsor, entre outros.

 

Por volta de Março de 1965, começa a atuar mais fortemente na emissora, participando, entre outros, de peças do programa Teatro de Comédia, como Dessa Água Não Beberei (1965), ao lado de Ida Gomes, Sueli Franco e Osmano Cardoso, e Aconteceu no Rio (1965), ao lado de Suely Franco, Roberto Duval, Francisco Milani, e Lourdes Mayer.

 

Em 1970, esteve no humorístico, Café Sem Concerto (1970), apresentado por Paulo Celestino, ao lado de Ari Leite, Glauco Ferreira, Carlos Kurt, Matinhos, Francisco Leite, Milton Teixeira, Paulo Rodrigues, Nair Belo, Noira Mello, Geraldo Barbosa, Odilon Del Grande, Martin Francisco, Cstrinho, Tutuca, Nick Nicola, Paulete Silva, Margot Morel, Orlando Druumond, Riva Blanche, Selma Lopes, e outros.

 

Rede Globo

 

Na Rede Globo, esteve na década de 1970 e 1980. Participou como figurante de vários programas humorísticos e novelas na emissora.

 

LP da Novela Memórias de Amor

 

Entre as novelas que esteve presente, está a novela infantil humoristica Linguinha x Mr. Yes (1972), ao lado de Chico Anysio, Grande Otelo, Arnaud Rodrigues, Jorge Lorêdo, Tony Tornado, Nizo Neto, entre outros, e Memórias de Amor (1979), ao lado de Sandra Bréa, Jardel Filho, Ary Fontoura, Castro Gonzaga, e Eva Todor.

 

Além das novelas, também esteve no programa infantil, Sítio do Picapau Amarelo, no episódio Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura (1980), e no programa Caso Verdade, no episódio Os Filhos de Maria (1983).

 

Em final dos anos de 1970, início de 1980, começou a participar de quadro do programa Chico City, e da série Os Trapalhões, atuando por muitos anos nas mesmas.

 

Comerciais

 

Waldemar Rocha e Gérson de Oliveira Nunes

 

Em 1976, participou de um dos comerciais mais famosos de seu tempo, o comercial do Cigarro Vila Rica, aonde interpretava um entrevistador, e o jogador Gérson interpretava ele mesmo, falando bem do cigarro, e com sua frase marcante "Gosto de Levar Vantagem em Tudo".

 

Dublagem

 

Na dublagem, ingressou no início dos anos de 1970, passando pela CineCastro e Herbert Richers, e ficando na área até o final da década.

 

John Butler em O Vale dos Dinossauros

 

Entre os personagens marcantes que fez na dublagem, estão o personagem John Butler no desenho de Hanna Barbera, O Vale dos Dinossauros, e o Oficial T.J. McCabe na série S.W.A.T.

 

Waldemar Rocha já é falecido.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Magistrado Simon Cordier (Vincent Price) em Diário de Um Louco

- John (Arthur O'Connell) em Trama Diabólica

- Oficial T.J. McCabe (James Coleman) em Swat (1975)

- Marullus (George MacReady) em Júio César (1953)

- Primeiro Oficial (Theodore Bikel) em Uma Aventura na África

 

Séries

 

- Oficial T.J. McCabe (James Coleman) em S.W.A.T.

- Mercúrio (voz) (não identificado) em Capitão Marvel (Série)

Cap. Frank McNeil (Dan Frazer) (primeira voz) em Kojak (1973)

 

Desenhos


- John Butler em O Vale dos Dinossauros

 

Fontes: Carlos Amorim, Mário Monjardim, Youtube, Wikipédia, IMDB, Augusto Bisson, Cinefago, Virginia Maria de Souza Maisano Namur, Jornal das Moças, Guia de Teatro, O Cruzeiro, Jornal dos Spots, Elenco Brasileiro, O Jornal, Itaú Cultural, Jornal do Brasil, InfanTV.

2 comentários:

Total de visualizações de página