quarta-feira, 20 de março de 2019

Waldyr Sant'Anna


Arquivo de Som:

 
Maxwell Tenyson (primeira voz) em Ben 10

 


Biografia:

 
Waldyr Sant'Anna é um dublador Carioca.

 

Início
 
Waldyr Sant'Anna nasceu em 26 de Novembro 1936, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Quando adolescente, por volta de 1954/55, serviu o exército e foi mandado para São Paulo.

 

Rádio Excelsior

 

Após sair do exército, começou sua carreira no rádio. Ingressou em 1956 como locutor e disque jóquei na Rádio Excelsior.

 

Rádio Nacional (SP)

 

Um tempo depois, foi para as Organizações Victor Costa, e ingressou na Radio Nacional de São Paulo, e na TV Paulista.


Emissoras de Rádios (RJ)


Em 1964, retorna ao Rio de Janeiro para trabalhar em rádio. Entre as emissoras que passou, estão Agencia Nacional, Mauá, Continental, Jornal do Brasil, entre outras. Na Rádio Nacional do Rio, foi assessor da direção da emissora.

 

TV Paulista

 

Em TV, suas primeiras atuações foram na TV Paulista. Na emissora, participou de muitas peças no programa Teledrama.


TV Excelsior (RJ) e TV Continental


No Rio, atuou na TV Excelsior do Rio, e na TV Continental.

 

Rede Globo

 

Em 1978, entrou para a Rede Globo na série Sítio do Pica-Pau Amarelo (1978). Atuou posteriormente em outras séries, como Mulher (1998), alguns episódios da série policial Linha Direta (2000), Força-Tarefa (2009), entre outros.
 
Em novelas, fez Água-Viva (1980).

 

TV Bandeirantes

 

Em 1981, foi para a TV Bandeirantes aonde fez a novela Rosa Baiana (1981).

 

Rede Globo

 

No mesmo ano, volta para a Rede Globo aonde faz a novela Baila Comigo, depois fez Sol de Verão em 1982, Guerra dos Sexos e Louco Amor em 1983, Corpo a Corpo em 1984, Roque Santeiro em 1985, O Salvador da Pátria em 1989, Suave Veneno 1999, Sete Pecados em 2008, entre outras.

 

Jornal Luta Democrática

 

Em 1974, escrevia uma coluna para o jornal Luta Democrática, intitulada A Luta no Rádio, aonde contava, além de fatos que ocorriam nas emissoras, casos envolvendo rádioatores, sendo muitos deles colegas seus de dublagem. Além disso, também falava sobre a televisão.

 

Vida Pessoal

 

Em 1964, quando já estava no Rio, teve um romance com a cantora Dora Camargo.


Dublagem


Na dublagem, começou em 1958 em São Paulo, na AIC, tendo se afastado por um tempo para se dedicar ao rádio e televisão. Retorna à dublagem em 1966, quando já estava no Rio de Janeiro. Na ocasião, passou pela TV Cinesom, Dublasom Guanabara, Herbert Richers e CineCastro.
 

Na década seguinte, continua na Herbert Richers, CineCastro, Dublasom Guanabara, e também ingressa na Telecine, Tecnisom, e Peri Filmes.

 

Nos anos de 1980, sua área de atuação ficou restrita à Telecine, e VTI, e alguns trabalhos nos primeiros anos da década na Peri Filmes, até seu fechamento.

 

Nos anos de 1990, passou pela Doublesound, Dublamix, Sincrovídeo, e Telecine. Nos anos 2000, abre um leque maior de estúdios, e atua na Sérgio Moreno Filmes, Delart, Wan Macher, Cinevídeo, Audiocorp, Áudio News, e Som de Vera Cruz, e ficando até o fim da vida dos estúdios VTI, Telecine, e Sincrovídeo.

 

Waldyr Sant'Anna, Walmir Barbosa, e Carmen Sheila na Audio News (2011)


Em começo de 2004, Waldyr volta a trabalhar na Herbert Richers, no qual tinha saído em 4 de Março de 1978, ficando num total de 25 anos sem atuar no estúdio. Retorna a casa e ao seu antigo personagem, Homer Simpson, que também não dublara há muitos anos. Volta essa graças ao diretor Mário Jorge de Andrade, que dirigia a série, e conseguiu trazer Waldyr de volta ao personagem. Permanece no estúdio também seu fechamento.

 

E por vim, nos anos de 2010, atua nos estúdios, Áudio News, Sérgio Moreno Filmes, Voice Brazil, Wan Macher / Wan Mark, Bravo Studios, Grupo Macias (Som de Vera Cruz, Rio Art), Áudiocorp, e Riosound.

 

Eddie Murphy em Um Príncipe em Nova York

 

Entre seus trabalhos, temos primeiramente grandes atores em filmes que Waldyr deu voz em mais de uma ocasião. Entre eles, estão Kirk Douglas em A Lista de Adrian Messenger e a primeira dublagem de Sede de Viver, William Shatner em Showtime - A Hora do Show, e Jornada Nas Estrelas V: A Última Fronteira, Eddie Murphy em Trocando as Bolas, e Um Príncipe em Nova York, Stan Laurel em Ladrão Que Rouba Ladrão, e Os Filhos do Deserto, Ving Rhames em Eu Os Declaro Marido e... Larry, e Missão Impossível 2, Sidney Poitier em Quando Só o Coração Vê, e Uma Vida em Suspense, Danny Glover em Pescando Confusão, e Vamos Pescar, Louis Gossett Jr. em Juízo Final, e Rebeldes e Heróis, entre outros.

 

Além disso, também deu voz a atores famosos em filmes específicos, como Gart Cooper em Se Eu Tivesse Um Milhão, Richard Harris em Camelot (1967), Don Ameche em Uma Noite no Rio, Gene Hackman em Meu Pai, Um Estranho, Sean Connery na primeira dublagem de Marnie, Confissões de Uma Ladra, George Kennedy em Sua Última Façanha, Dustin Hoffman em O Amor Não Tira Férias, Rod Taylor em Os Mercenários (1968), Louis Gossett Jr.) em Rebeldes e Heróis, William H. Macy em Força Aérea Um, Robert Redford em Butch Cassidy, Robert Taylor em A Bela e o Renegado, John Lithgow em Um Tiro na Noite, James Cromwell em À Espera de Um Milagre, Gérard Depardieu em 102 Dálmatas, Christopher Walken em O Enigma do Colar, Ed Harris em A Rocha, Mel Gibson em O Ano Que Vivemos Em Perigo, Rock Hudson em Tobruk, Dean Martin em Os Filhos de Katie Elder, entre outros.


Homer Simpson até a 18ª Temporada


Em desenhos, foi a voz de Homer Simpson da 1ª a 7ª temporada, e da 15ª até o episódio 6 da 18ª temporada de Os Simpsons, no qual foi seu trabalho mais famoso, também fez o Narrador e personagens secundários em Sheep na Cidade Grande, a primeira voz do avô de Ben, Maxwell Tenyson em Ben 10, Rock Bottom em O Gato Félix, Doutor Paul Williams em Laboratório Submarino 2020, Peter Potamus em A Arca do Zé Colméia, Nagatomi Rikiei em Samurai Champloo, Okyoko na segunda dublagem de Yu Yu Hakusho, entre outros.

 

Doutor Harold Samuels em Uma Turma Genial


Em séries, deu a voz ao Detective Drummer em Em Nome da Justiça, George Feeny em O Mundo é Dos Jovens, Doutor Harold Samuels em Uma Turma Genial, Tenente Theo Kojak em Kojak (2006), Engenheiro Montgomey Scott na segunda dublagem de Jornada nas Estrelas, San Dorba e Boiser em Policial do Espaço Gavan, Saperstein em Kojak (1976), entre outros.
 
Como diretor, Waldyr dirigiu na VTI (Anos de 1980, 1990, e 2000), e Áudiocorp (2000 e 2010). Entre seus trabalhos de direção, estão os filmes Filhos da Esperança, Os Melhores Dias de Nossas Vidas, Te Pego Lá Fora, O Amor Não Tira Férias, Stay Alive - Jogos Mortal, Ressaca de Amor, Entre Amigos, entre outros.
 
Em séries, dirigiu Jornada Nas Estrelas - A Nova Geração, Arquivo X, a segunda dublagem de A Ilha da Fantasia, entre outros.
 
Em 2007, o personagem foi tirado de Waldyr Sant'Anna por uma briga com a Fox sobre direitos autorais, e substituído por Carlos Alberto Vasconcellos.

 

Waldyr (2011)

 

Em 2007 e 2011, foi homenageado no Oscar da Dublagem no evento Anime Friends, em São Paulo, pela dublagem da série Os Simpsons, ao lado do elenco da série.

 

Waldyr faleceu em 21 de Abril de 2018. Foi mencionada a causa da morte, mas em anos anteriores, Waldyr havia tido problemas de coração, e feito alguns procedimentos.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Kirk Douglas em A Cidade dos Desiludidos (1ª Dublagem), A Lista de Adrian Messenger, Chaga de Fogo (2ª Dublagem), Duelo de Titãs, Glória Feita de Sangue (1ª Dublagem), História de Três Amores, Movidos Pelo Ódio, O Invencível / O Campeão, Sede de Viver (1ª Dublagem), e Sete Dias de Maio (1ª Dublagem)

- Eddie Murphy em 48 Horas: Parte 2, A Melhor Defesa é o Ataque, Até Que a Fuga os Separe (2ª Dublagem), Os Donos da Noite, Trocando as Bolas, Um Tira da Pesada 2, e Um Príncipe em Nova York

- Ving Rhames em Corrida Mortal 2, Corrida Mortal 3 - Inferno, Eu os Declaro Marido e... Larry, Idlewild, Missão Impossível II (3ª Dublagem), e Vivendo no Limite

- William Shatner em Fanboys, Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para Casa, Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira, e Showtime - A Hora do Show

- Sidney Poitier em Os Legendários Vikings, Quando Só o Coração Vê, Sangue Sobre a Terra, Um Por Deus, Outro Pelo Diabo, e Uma Vida em Suspense

- William Shatner em Showtime - A Hora do Show, Jornada Nas Estrelas IV: Regresso à Terra, e Jornada Nas Estrelas V: A Última Fronteira
- Stan Laurel em A Bomba, A Ceia dos Veteranos, Ladrão Que Rouba Ladrão, Os Filhos do Deserto, Perdão Para Dois, e Sossega Leão

- Dean Martin em Emboscada para Matt Helm, O Agente Secreto Matt Helm, Os Filhos de Katie Elder, e Pôquer de Sangue
- Robert Mitchum em A Lista de Adrian Messenger, El Dorado, Pancho Villa, e Ruptura das Linhas Inimigas

- Frank Sinatra em Assalto a um Transatlântico, Deus Sabe Quanto Amei, e Quando Explodem as Paixões
- Danny Glover em A Era dos Dragões, Andron: Labirinto Negro, Pescando Confusão, e Vamos Pescar

- Yaphet Kotto em Com 007 Viva e Deixe Morrer (1ª Dublagem), e Nova York - Terra de Ninguém

- Mykelti Williamson em Free Willy (DVD), e Free Willy 2 - A Aventura Continua (2ª Dublagem)

- O.J. Simpson em Corra que a Polícia Vem Aí, e Corra que a Polícia Vem Aí 2/12 (Globo)

- Cheech Marin em Paulie - Uma Papagaio Bom de Papo, e Um Natal Muito, Muito Louco

- Bruno Kirby em Harry & Sally - Feitos Um Para o Outro (Globo), e Um Novato na Máfia
- Robert Ridgely em Ameaça Subterrânea, e Boogie Nights - Prazer Sem Limites

- Robert Costanzo em Helter Skelter (2002), e Joody Moody em Férias Incríveis

- Cary Hiroyuki-Togawa em A Cilada (2ª Dublagem), e Neve Sobre os Cedros

- Bill Paxton em Guardiões da Honra (2ª voz), e U751 - A Batalha do Atlântico

- Alan Blumenfeld em Em Seu Lugar, O Chamado, e O Lado Sombrio da Lua

- Dan Hedaya em A Família Addams, e As Filhas de Marvin (Rede Telecine)

- Alec Baldwin em Quero Ficar Com Polly, e Uma Secretária de Futuro

- Dabney Coleman em Inspetor Bugiganga, e Mensagem Para Você

- Bill Travers em A Encruzilhada dos Destinos, e A História de Elsa

- Nick Searcy em A Garota Morta, e Um Pobretão na Casa Branca

- John Lithgow em Torturado pelo Passado, e Um Tiro na Noite

- Gérard Depardieu em 102 Dálmatas, e Vidocq: O Mito
- Adam Baldwin em Drillbit Taylor, e Meu Nome é Taylor

- Richard Roundtree em Shaft (1971), e Shaft na África

- Louis Gossett Jr. em Juízo Final, e Rebeldes e Heróis

- Michael Jeter em Crime Verdadeiro, e Jurassic Park 3

- Allen Garfield em A Conversação, e O Último Portal

- Derek Jacobi em Gladiador, e Voltar a Morrer

- James Cosmo em Distante, e Tróia

- Nevada Smith (Alan Ladd) em Os Insaciáveis

- Juiz Reinhold (Billy Dee Williams) em Fanboys

- Tom Winters (Cary Grant) em Tentação Morena

- Commodus (Christopher Plummer) em A Queda do Império Romano

- Flash Jensen (Dennis Hopper) em O Rei da Paquera

- Solange (E.G. Marshall) em A Maldição da Montanha

- Earl Edwards (Fred Ward) em Caindo na Estrada

- Dr. Theodore Cuza (Ian McKellen) em A Fortaleza Infernal / A Fortaleza Maldita

- Mike (James Caan) em Faixa Vermelha 7000

- Ten. Bobby Dougherty (James Gandolfini) em Maré Vermelha

- Rupert (Jeff Bridges) em Meu Adorável Fantasma

- Sargento Magruder (Lee Marvin) em Seminole

- David Stewart (Liam Neeson) em O Preço da Traição

- Guy Hamilton (Mel Gibson) em O Ano em Que Vivemos em Perigo

- Detetive Loren Visser (M. Emmet Walsh) em Gosto de Sangue

- Presidente Beck (Morgan Freeman) em Impacto Profundo

- Arnold Dix (Peter Graves) em Rochedos da Morte

- Johnny Crawford (Robert Duvall) em Utopia - O Caminho Para a Vitória

- Detetive Particular Charles Sievers (Telly Savalas) em Círculo do Medo

- Sansão (Victor Mature) em Sansão e Dalila (1ª Dublagem)

- Professor Henry Jarrod (Vincent Price) em Museu de Cera

- Steve Gallagher (Gary Cooper) em Se Eu Tivesse Um Milhão

- Rei Arthur (Richard Harris) em Camelot (1967)

- Larry Martin / Baron Duarte (Don Ameche) em Uma Noite no Rio

- Gene Garrison (Gene Hackman) em Meu Pai, Um Estranho

- Mark Rutland (Sean Connery) em Marnie, Confissões de Uma Ladra (1ª Dublagem)

- Deputado Xerife Gutierrez (George Kennedy) em Sua Última Façanha
- Dustin Hoffman (Dustin Hoffman) em O Amor Não Tira Férias
- Capitão Curry (Rod Taylor) em Os Mercenários (1968)

- The Sundance Kid (Robert Redford) em Butch Cassidy
- Rio (Robert Taylor) em A Bela e o Renegado
- Warden Hal Moores (James Cromwell) em À Espera de Um Milagre
- Monsier Le Pelt (Gérard Depardieu) em 102 Dálmatas
- Conde Cagliostro (Christopher Walken) em O Enigma do Colar
- Brigadeiro-General Francis X. Hummel, Usmc (Ed Harris) em A Rocha
- Guy Hamilton (Mel Gibson) em O Ano Que Vivemos Em Perigo
- Major Donald Craig (Rock Hudson) em Tobruk

- Astrologer (Eduard Franz) em Átila, o Rei dos Hunos

- Conde Vronsky (Kieron Moore) em Anna Karenina (1948)

- Marvin Marciano e Charles Barkley (Charles Barkley) em Space Jam - O Jogo do Século
- Frank Bryce (Eric Sykes) em Harry Potter e o Cálice de Fogo

- Andre Devereaux (Frederick Stafford) em Topázio
- Carson ''Jughead'' (Dan Dailey) em Asas de Águia
- Sgt. Jimmy Inkamala (David Ngoombujarra) em Kanguru Jack
- Doutor (Stephen Furst) em As Ridículas Férias de Ed
- Reverendo Scroggins (Richard Riehle) em Tomates Verdes Fritos
- William P. Moran "Bernie" (Allen Garfield) em A Conversação

- Dr. Chapman (John Dierkes) em O Monstro do Ártico
- Sr. Dietrichson (Tom Powers) em Pacto de Sangue
- Ministro (Bill Cobbs) (segunda voz) e Todd (Todd Lynn) em Eu, A Patroa e As Crianças
- Det. Nordberg (O.j. Simpson) em Corra Que a Polícia Vem Ai! e Corra Que a Polícia Vem Ai 2 1/2
- Felix Ducotel (Leo G. Carroll) em Não Somos Anjos
- John Brown-Pryce (Philip Stainton) em Mogambo
- Labão (Danny Webb) em No Início
- Munchkin (Billy Curtis) em O Mágico de OZ (2ª Dublagem)
- Tigre (Albert Brooks) em Doutor Dolittle
- Pastor Quint (Donald Pleasence) em E O Bravo Ficou Só
- Lemke (Ted Levine) em O Quarto Poder
- Joey Renda (Richard Portnow) em O Homem da Casa
- Tenente Andre Sobinski (Tim Matheson) em Sou Ou Não Sou
- Clifford Anderson (Donald Moffat) em Encurralados no Paraíso
- Arthur Stanhope (John Bennett Perry) em George - O Rei da Floresta

 

Séries

 

- Frankie Faison em A Escuta, e Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais

- William Daniels em Garota Conhece o Mundo, e O Mundo é dos Jovens

- Peter Boyle em Arquivo X, O Rei do Queens, e Raymond e Companhia
- Bill Duke em Arquivo Morto, e Fastlane: Vivendo no Limite

- John Rubinstein em Arquivo Morto, e Desaparecidos
- Dr. Harold Samuels (William G. Schilling) em Uma Turma Genial

- Tobias Zachary Ziegler "Toby" (Richard Schiff) em West Wing - Nos Bastidores do Poder
- San Dorba (Ken Nishida) e Boiser (Shinichi Chiba) em Policial do Espaço Gavan

- Engenheiro Montgomey Scott (James Dooham) em Jornada nas Estrelas (2ª Dublagem)

- Saperstein (Mark Russell) em Kojak (1976)

- Tenente Theo Kojak (Ving Rhames) em Kojak (2006)

- Detective Drummer (Barry Shabaka Henley) em Em Nome da Justiça

- Diamond Jack Bassiter (Michael Ansara) em A Cidade do Pecado (Piloto)

 

Desenhos

 

- Homer Simpson e Vovô Simpson (1° à 7° temporada e da 15° ao 6° episodio da 18° temporada) em Os Simpsons
- Patolino (uma das vozes) em Luney Toones (CineCastro)
- Narrador e personagens secundários em Sheep na Cidade Grande
- Doutor Bender em Os Padrinhos Mágicos
- Bernie Rast em Super Choque
- Maxwell Tennyson (primeira voz) em Ben 10

- Nagatomi Rikiei em Samurai Champloo
- Oukyoku em Yu Yu Hakusho (2ª Dublagem)
- Cecil em Beany e Cecil

- Dr. Paul Williams em Laboratório Submarino 2020

- Harry Boyle em Papai Sabe Nada (2ª Dublagem)

- Mesmero em X-Men Evolution
- Rock Bottom em O Gato Félix
- Pai do Irwin em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

- Espantalho e Lucius Fox em Batman: O Cavaleiro de Gotham

- Rutt em Irmão Urso 2 (Longa-Metragem)
- Melo em Bee Movie - A História de Uma Abelha (Longa-Metragem)

- Beethoven em Esquadrão do Tempo

- Peter Potamus em A Arca do Zé Colméia

- Estroy em Mal Encarnado

- Professor Leland Bergstein em Os Oblongs

- Guerreiro Huno em Mulan (Longa-Metragem)

- Professor Codatorta em O Clube das Winx

- Diretor Pavio Curto em Jonas, o Robô

- Rançoso em CatDog

- General Mandíbula em Formiguinhaz (Longa-Metragem)

- Hacker em Cyberchase

- Diretor em Sonic X
- Diretor Willoughby em Jimmy Neutron

- Alfred Pennyworth em O Batman Vs. Drácula

- Merlin em Shrek Terceiro (Longa-Metragem)

 

Novelas

 

- Luis Bayardo em Amanhã é Para Sempre (2ª Dublagem), Cuidado com o Anjo, e Por Ela... Sou Eva
- Rosales (Raúl Padilla "Chóforo") em A Feia Mais Bela
- Von Klauss (Teo Tapia) em Coração Indomável (2ª Dublagem)

- Túlio (primeira voz) (Jean Sfont em Que Pobres Tão Ricos

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Filhos da Esperança

- Os Melhores Dias de Nossas Vidas

- Te Pego Lá Fora

- O Amor Não Tira Férias

- Stay Alive - Jogos Mortal

- Ressaca de Amor

- Entre Amigos

- Dois é Bom, Três é Demais

- Assombrações

- Um Assassino Entre Nós

- Desejo e Reparação

- A Ponta de Um Crime

- Tudo Por Elas - A Vitória é Nossa

- Encurralados

- Animal Attraction: Carnal Desires

- Aqueles Que Ficaram

- Filhos da Esperança

- Circuito Fechado

- Sedução Virtual

- Daddy's Dyin'... Who's Got The Will?

- Terror na Estrada (2008)

- 12 Horas

- Um Professor Quase Perfeito

- Câmera Oculta

- A Filha de Hitler

- Santo Matrimônio

- Tudo é Possível

- Kung Phooey

- Little Girl Lost

- Almôndegas

- Superando os Limites

- Rastros da Violência

- Path of Destruction

- Antes Só Do Que Mal Acompanhado

- Prisioneiro do Amor

- Entre Amigos

- The Immortal Voyage of Captain Drake

- O Parceiro Ideal Para a Mamãe

- Um Lobisomen Entre Nós
 
Séries

 

- Jornada Nas Estrelas - A Nova Geração

- Arquivo X

- A Ilha da Fantasia (2º Dublagem)

- Nascidos Para Matar

- Catch My Killer

- Dinosapien

- Dynamo: Mágica Impossível

- Family Tree

- O Golpe

- Lei e Ordem: Los Angeles

- Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (1º Diretor)

- Love Bites

- My Kitchen Rules

- Reconstruindo Corações

- Rough Diamond

- Stay Alive - Jogo Mortal

- Os Agentes do Destino

- O Amor Não Tira Férias

 

Fontes: Dublanet, Revista do Rádio, Acervo Pessoal, Getty Images, SheKnows, Adoro Cinema, Augusto Bisson, IMDB, História da Dublagem.

Um comentário:

  1. Curiosidade: segundo o Fórum Dublanet ele já foi dublado pelo Renato Márcio no filme Josef Mengele - http://dublanet.com.br/forum1/showthread.php?26802-Josef-Mengele-(My-Father-Rua-Alguem-5555)

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página