quarta-feira, 20 de março de 2019

Matérias - Dia do Dublador


Enviado em 29/06/2011
 
Hoje dia 29 de Junho se comemora o dia do dublador, ou pensavam que os nossos profissionais da voz não tinham data comemorativa?

Em 1997 foi criado por um vereador paulista o dia desta comemoração, não sabemos se por decorrência da greve que paralisou Rio e São Paulo e fez com que alguém notasse a presença desta classe, mas de qualquer forma foi um dia muito bem vindo, afinal de contas os dubladores entram em nossos lares desde que nos entendemos por gente e fazem parte de nossas vidas, são uma classe trabalhista como qualquer outra, e que só pelas lutas que já tiveram mereciam essa data, fora os atributos já citados.

Inicialmente a data era apenas comemorada em São Paulo, mas com o passar dos anos o Rio também aderiu, comemoração essa que não saia do âmbito São Paulo, pois a lei havera se criado apenas na cidade, mas os próprios dubladores do Rio começaram a comemora-la, pois a dublagem brasileira não se concentra apenas em São Paulo, mas também no Rio.
Em 2007 foi à mídia através da Rede Bandeirantes e da TV e Rádio Cultura, reportagens sobre esse dia e sobre a festa que foi realizada para a data. Com organização da dubladora Alessandra Araújo aqui em São Paulo, comemoraram três datas em uma, o dia do dublador, os 50 anos da dublagem brasileira e o aniversário de um dos pioneiros e veteranos da área Mário Jorge Montini, na casa do mesmo. Lá vários dubladores tiveram presentes, muitos deles atores que são conhecidos da TV como Turíbio Ruiz, Walter Breda, Luiz Carlos de Moraes, Gessy Fonseca, Borges de Barros, entre outros.
 
  
Borges de Barros, Walter Breda e Turíbio Ruiz no Dia do Dublador em 2007.

Os dubladores brasileiros são uma das classes mais unidas do Brasil, não sei se por decorrência das grandes greves que ocorreram desde de 1966 ou pela classe ser pequena e sempre muito injustiçada, e a união era necessária, seja qual for o fator, é algo bonito de se ver, e isso acontece principalmente em São Paulo. Na capital paulista desde os anos de 1990 principalmente, os jovens dubladores que entraram por essa época começaram a unir mais a classe, em festas de aniversários dos amigos dubladores, dos veteranos dubladores ou uma simple reunião depois das gravações. Já no Rio essa união é mais tímida, mas também acontece, principalmente com os jovens que entraram nos últimos anos. Desde 2004 a união da classe se tornou ainda mais presente literalmente falando, é que a partir desse ano começou a ser feito o Oscar da Dublagem no evento de anime e mangá Anime Friends, realizado pela Yamato, e desde então é um encontro marcado para tanto os fãs quanto os próprios dubladores de se reunirem e comemorarem os melhores dubladores em todas as categorias nas produções dubladas no ano anterior à comemoração. Em 2010 tivemos o maior Oscar da Dublagem desde 2004, aonde boa parte dos grandes nomes de São Paulo e do Rio estiveram presentes, como ilustra a foto do início desta matéria.
 
Então fica aqui os nossos parabéns a todos os dubladores do país, e que essa classe se torne cada vez mais unida, justiçada e sólida, e que sempre prevaleça os estúdios de melhor qualidade, tanto para o profissional exercer da melhor forma sua profissão, como para o publico apreciar o trabalho desses grandes profissionais, que são considerados um dos melhores do mundo nessa arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página