quarta-feira, 20 de março de 2019

Notas - Morre Ronaldo Baptista


Enviado em 03/02/2012
 
Faleceu na madrugada do dia 16 de Janeiro, o dublador, narrador e locutor Ronaldo Baptista aos 78 anos de idade, vitima de um ataque cardíaco.

Ronaldo nasceu em 17 de Setembro de 1933. Desde cedo trabalhou em rádio, foi locutor, narrador até chegar a ser rádioator.

Ronaldo na década de 1960

Na dublagem foi convidado por Glauco Laurieli em 1958 na Rádio Bandeirantes, pois Ronaldo tinha uma voz muito bonita, e teria um lugar em destaque na dublagem. E assim se fez, Ronaldo seguiu carreira dublando os mais diversos personagens. Entre eles esteve primeiramente o Tenente Rip Masters, em uma das primeiras séries dubladas no Brasil: As Aventuras de Rin-Tin-Tin, que contava a história de um cachorro que trabalhava pra uma brigada militar comandada pelo Tenente Rip, também tinha como companhia do cabo Rusty, um menino que acompanhava o Tenente e era o fiel amigo do cão Rin-Tin-Tin, que foi dublado por Zezinho Cútulo, outro marco da dublagem brasileira.

Tenente Rip Masters

Além disso também protagonizou outra série de sucesso: Viagem Ao Fundo do Mar, aonde dublava o famoso Almirante Nelson. Nessa época, que foi por volta de 1967, alem de estar em alta como dublador, também recebera o premio Governador do Estado como melhor radio ator na Rádio Bandeirantes.

Almirante Nelson

Também ficou muito famoso dublando nos anos de 1960 o ator norte-americano Tyrone Power em diversos filmes, entre eles o filme Melodia Imortal ao lado de Kim Novak.

Tyrone Power

No final da década de 1960 é chamado para participar de um disco humorístico, no qual se torna conhecido e logo em seguida é chamado para narrar histórias para a Disney ao lado de outros dubladores que interpretavam os mais diversos personagens. Narrou em discos até os anos de 1980, também narrando histórias Disney em curtas da Disney para a TV e para VHS como Mickey & Donald. Entre os discos narrados estão Bambi, Se Minha Cama Voasse, Chapeuzinho Vermelho, Pedro e o Lobo, Dumbo, O Alfaiate Valente (com Mickey Mouse), Ursinho Puff, O Natal do Tio Patinhas, Pinóquio, Peter Pan, Mogli, Cinderela, O Carro Que Falava, O Gafanhoto e as Formigas, João e Maria, Branca de Neve, Donald e a Bruxa, 101 Dalmatas, entre outros.

Disco de Vinil de Branca de Neve e Os Sete Anões

Além de todos esse trabalho como radialista, radio ator, dublador e narrador humorístico e infantil, também foi narrador em comerciais na TV, além de também ter feito novelas e peças de teatro.


Fica marcado a história de mais um talento artístico nacional, que pegou praticamente todas as vertentes da atuação, mostrando o quão talentoso e trabalhador era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página