quarta-feira, 20 de março de 2019

Ronaldo Baptista


Arquivo de Som:

 
Eddy Duchin (Tyrone Power) em Melodia Imortal



Biografia:

 
Ronaldo Baptista foi um dublador Paulistano.

 

Ronaldo Baptista (conhecido no rádio como Ronaldo Batista) nasceu em 18 de Setembro de 1933, em São Paulo, Capital. Nasceu e cresceu no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo.

 

Rádio América

 

Começou no rádio por volta de 1949, ainda adolescente, na Rádio América.

 

Rádio Cultura

 

Em 1950, começa a cursar interpretação na Universidade Artística de Rádio (UAR), de Normet Pinheiro e Ruth Sauaya, aonde, inclusive, se formaram Cláudio Marzo, Francisco Cuoco, entre outros.

 

Semanalmente, os donos da universidade, levavam ao ar pela Rádio Cultura, o programa Teatro Experimental, do qual Ronaldo participava.

 

Rádio América

 

Ronaldo Baptista (1958)


Um ano depois, em 13 de Julho de 1951, assina seu primeiro contrato, na Rádio América, ao lado de seus pais, pois ainda tinha 17 anos de idade.

 

Sua primeira função na emissora é de locutor. Depois se torna rádioator. No início de sua carreira, usava o nome artístico de Ronald Batista.

 

Rádio Cultura

 

Posteriormente, ingressa contratado na Rádio Cultura.

 

Na emissora, entre outros, atuou em novelas, como, Meu Nome é Cultura (1953), entre outras.

 

Em 1953, é demitido emissora junto à outros rádioartístas.

 

Rádio Bandeirantes

 

No mesmo ano, entra para a Rádio Bandeirantes, aonde constrói longa carreira.

 

Aramis Dela Torre, Henrique Lobo, Ronaldo Baptista, Mária Estela Barros, Henzo de Almeida Passos e Gessy Fonseca (1955)


Entre seus primeiros trabalhos na emissora, estão as rádionovelas. Entre elas, temos, O Morro dos Ventos Uivantes (1954), Sombras da Cidade (1955), O Mistério da Terceira Carta (1955), E o Passado Voltou... (1956), Seu Único Amor (1957), Sob o Signo da Fome (1957), Um Anjo Caiu do Céu (1958), Maria Sem Deus (1964), Rua da Saudade (1965), entre outras.

 

Mas é como locutor e apresentador que se notabiliza na emissora. Entre os programas que atuou, temos, Aquarela (1954), que escolhia as mulheres mais bonitas de cada região de São Paulo, coroadas como rainhas.

 

O Estalo de São Paulo (1956), aonde interpretava, ao lado de um elenco de rádioatores, as notícias ali passadas.

 

Ronaldo Baptista (1958)


Rádio Folhinha (1958-59), no qual dirigia a maioria das atrações. Programa esse que era apresentado para todo o país.


Patrulha Bandeirantes, que radiofonizava casos policiais verídicos em forma de rádioteatro. O programa foi famoso na década de 1960.

 

Bom à Beça, no qual era o apresentador, recebendo diversos artistas. Foi nesse programa, inclusive, que o cantor Roberto Carlos divulgou pela primeira vez seu primeiro disco, Louco Por Você (1961).

 

Além do programa, Riso Futebol Clube (1960-62), do qual participou por alguns anos.

 

Na emissora, também atuou por algum tempo como cantor.

 

Ingressa em outras emissoras nos anos de 1950, 1960 e 1970, mas continua na Bandeirantes, saindo da mesma em 1974, tendo ficado um total de 21 anos na casa.

 

Rádio Record

 

A Rádio Record surgiu por volta de 1957, aonde permaneceu até final dos anos de 1960. Na Record, foi o locutor oficial da emissora.

 

Ronaldo também foi o responsável por lançar o cantor Adoniran Barbosa, no programa, História das Malocas (1957). O programa foi sucesso na emissora nos anos de 1950 e 1960, tendo ganhado também uma versão em 1958 para a TV Record, também com Adoniran no comando.

 

Ronaldo permaneceu por 10 anos na emissora.

 

Rádio Piratininga

 

Em 1958, quando a Rádio Piratininga é comprada pela Rádio Bandeirantes, e transformada e emissora de rádionovelas, Ronaldo é convidado para também integrar o elenco.

 

Maria Aparecida Alves e Ronaldo Baptista (1959)


Entre as novelas que participou, estão, Camisola Cor-de-Rosa (1958), Obrigado, Madama (1958), O Homem Que Não Pecou (1958), Recalque (1958), Meu Maior Amor (1958), Ódio Que Perdoa (1958), O Céu é Ali na Esquina (1959), Lágrimas de Madalena (1959), É Preciso Viver (1959), e Um Rosto Marcado (1959).

 

Rádio América

 

Em 1961, estava na Rádio América, aonde apresentava o programa, O Sucesso Roda em 33 (1961).

 

Também produzia e apresentava o programa Música Três Por Um (1961-62), aonde consistia na apresentação de três números musicais.

 

Rádio Capital

 

Por volta 1984/85, ingressa na Rádio Capital, no qual trabalhou por mais de 20 anos, saindo da mesma em 2005.

 

Cinema

 

No cinema, fez apenas dublagens, como no filme, Da Terra Nasce o Ódio (1954), no qual dublou ao lado de Maria Estela Barros, e outros artistas do rádio paulista.

 

ABETERB

 

Ronaldo Baptista (1958)


Em 1958, se torna presidente da Associação Beneficente dos Trabalhadores da Rádio Bandeirante - ABETERB, que responsável pelos profissionais de rádio de São Paulo.

 

Prêmios

 

O trabalho na Rádio Bandeirantes lhe rendeu o premio Governador do Estado, em 1967, pelo seu desempenho com rádio ator.

 

Walt Disney

 

Em 1969, Ronaldo é convidado pela Editora Abril para ser o narrador no projeto das Estorinhas de Walt Disney em disco. Contratado pela empresa, as gravações eram feitas na gravadora RCA no Jaguaré, aonde dividiu estúdio com o colega da AIC, Older Cazarré que o dirigia. Também contava com a participação de um elenco variado, também oriundo da AIC.

 

A parceria nos disquinhos, também ao lado da escritora infantil Edy Lima, durou até 1986, quando as histórias já eram gravadas em Fitas K7.

 

Discos Disney


Entre os discos narrados, estão Bambi, Se Minha Cama Voasse, Chapeuzinho Vermelho, Pedro e o Lobo, Dumbo, O Alfaiate Valente (com Mickey Mouse), Ursinho Puff, O Natal do Tio Patinhas, Pinóquio, Peter Pan, Mogli, Cinderela, O Carro Que Falava, O Gafanhoto e as Formigas, João e Maria, Branca de Neve, Donald e a Bruxa, 101 Dálmatas, entre outros.

 

Em 1981 o selo Disneylândia também contratou o elenco da RCA para uma série de discos, tendo a mesma sido transferida anos mais tarde para o Rio de Janeiro.

 

No final dos anos de 1980, com o lançamento de longas-metragens e curtas-metragens em VHS, Ronaldo é chamado mais uma vez pela Editora Abril para as narrações, empresa essa que também era responsável pelo lançamento dos longas e curtas-metragens no Brasil.

 

Ronaldo narrava trailers, e curtas, tendo narrado não só a abertura, como o conteúdo desses curtas. As narrações no início eram feitas na S&C Produções Artísticas, continuando na empresa quando a mesma mudou seu nome para Megassom, e por última na Sigma, que fechou contrato com todos os distribuidores que trabalhavam com a S&C/Megassom, por se tratar de uma empresa em que o titular havia sido diretor de dublagens no estúdio citado.

 

As narrações duraram até 1999, quando esse trabalho também foi transferido para o Rio de Janeiro. Com isso, Ronaldo Baptista trabalhou para a Editora Abril e automaticamente para a Disney por 30 anos.

 

Outros Trabalhos Artísticos

 

Ronaldo também foi jornalista e artista plástico, além de narrador em Rádio e TV. Também trabalhou em televisão, como em novelas e programas humorísticos, e em várias peças de teatro.

 

Alem dos discos infantis, Ronaldo também narrou discos humorísticos, como os da dupla Vitório e Marieta, Show Riso (1965), e A Volta Ao Mundo Em Um Só Riso (1966).

 

Também foi locutor de propagandas televisivas, como dos comerciais da Wolkswagen (1960), com Regina Duarte aprendendo a dirigir um fusca, e Pilhas Duracell (1980), com os coelhinhos testando e comparando outras pilhas com as da empresa, entre outros.

 

Dizem que no meio publicitário, Ronaldo foi uma das vozes que mais narrou comerciais para o rádio e a televisão no Brasil.

 

Ronaldo também chegou a escrever um livro de memórias, chamado Na Pele do Lobo, que iria lançar, mas acabou não acontecendo por conta de seu falecimento.

 

Alguns pesquisadores de dublagem e rádio que eram próximos de Ronaldo, conseguiram esse livro, com o intuito de revisá-los, e contaram algumas das histórias de Ronaldo na internet, depois de seu falecimento.

 

Nomes Iguais

 

Nos anos de 1950, havia um fotógrafo contratado pelo jornal Correio Paulistano que se chamava Ronaldo Batista, e que as vezes cobria encontros de famosos da TV e afins.

 

Existiu outro Ronaldo Baptista, só que esse era diretor e empresário. Foi na década de 1950 diretor da Rádio Cruzeiro do Sul, futura Metropolitana, e diretor de departamento de turismo no Rio de Janeiro. Também trabalhou na TV Excelsior.

 

Vida Pessoal

 


Terezinha, Ronaldo e seu filho Ronaldo (1960)


Em 28 de Março de 1958, casa-se, na igreja matriz da Consolação, as 18h, com Terezinha Soares Clarck. Em 1959, nasce seu primeiro filho, também com o nome de Ronaldo.

 

Dublagem

 

Na dublagem, foi convidado para trabalhar na GravaSon pelo diretor artístico da casa, Glauco Laurieli, em 1957, na qual estreou ao lado de Dennis Carvalho, e posteriormente ao lado de Zezinho Cútolo, uma das primeiras séries dubladas para a TV, chamada As Aventuras de Rin-Tin-Tin, aonde ele dublava o Tenente Rip Masters.

 

Wolner Camargo e Ronaldo Baptista (1959)


Ronaldo foi um dos primeiros dubladores para a TV do Brasil, como também da GravaSon, como Garcia Neto, Glauco Laurielli, Dennis Carvalho, Zezinho Cútolo, Mário Jorge Montini, Wolner Camargo, e muitos outros. No estúdio, também foi o narrador da série, Além da Imaginação (por 6 episódios).

 

Foi também de responsabilidade de Ronaldo, vários desses profissionais terem ingressado na profissão. Ronaldo convidou elenco de rádioatores das rádios São Paulo, Bandeirantes, Piratininga, entre outras.

 

Almirante Nelson


Em 1962, a GravaSon se torna AIC, e Ronaldo continua atuando no estúdio. Em 1965, ganha a voz de Almirante Nelson na série Viagem ao Fundo do Mar, que iria dublar até o fim da série, em 1969.

 

Além disso, também foi o narrador da série, Quinta Dimensão, as personagens Paladino na 1ª temporada de O Paladino do Oeste, e Mike Mercury em Supercar, e o ator Tyrone Power em Melodia Imortal, entre outros.

 

Além de atuar na GravaSon/AIC, também atuava, nos anos de 1960, na Ibrasom.

 

Ficou na GravaSon/AIC, de 1957, até por volta de 1969/70 de forma quase ininterrupta, quando começou a dar mais prioridade para o rádio e as propagandas televisivas.

 

Nessa época também, é convidado pela Editora Abril, para narrar histórias Disney em discos. Os trabalhos começaram em 1969 no estúdio RCA, com direção de Older Cazarré e elenco da AIC, e foram até os anos de 1980.

 

Nos anos de 1970, além da AIC, também atuou na BKS, casa essa que atuou até os anos 2000. Nos anos de 1980, esteve na Álamo, principalmente por volta dos anos de 1982/83, participando dos filmes da Turma da Mônica, e na S&C, já por volta de 1988/89.

 

Nos anos de 1990, continua na S&C, e posteriormente ingressa na Megassom. Atuou na dublagem até os anos 2000, mas de forma muito esporádica, principalmente com narrações e locuções.

 

Pateta nas Olimpíadas


Entre suas narrações, temos no estúdio S&C pela Abril Vídeo, os trailers em VHS dos curtas e longas Disney, além da narração de vários curtas, principalmente de contos de fadas, e do trio Donald, Mickey e Pateta. Esteve nessa função até o ano de 1999, tendo sido uma de suas últimas narrações, o trailer para VHS do longa Hércules.

 

Além das narrações Disney, também foi a voz narrador de diversos trabalhos em vários, como GravaSon, AIC, BKS, Megassom e Álamo.

 

Ronaldo veio a falecer no dia 16 de Janeiro de 2012, aos 78 anos de idade, de um ataque cardíaco.


Trabalhos:

 

Filmes

 

- Eddy Duchin (Tyrone Power) em Melodia Imortal

 

Séries

 

- Almirante Nelson (Richard Basehart) de Viagem ao Fundo do Mar

- Tenente Rip Masters (James L. Brow) em As Aventuras de Rin-Tin-Tin

- Narrador (Rod Serling) em Além da Imaginação (Em 6 Episódios)

- Narrador (não creditado) em Quinta Dimensão

- Paladino (Richard Boone) em O Paladino do Oeste (1ª Temporada)

 

Desenhos

 

- Espírito da Aventura / Narrador (Paul Frees) em Donald no País da Matemática

- Narrador (Roy Dotrice) em O Príncipe e o Mendigo

- Narrador em Mickey & Donald (Dublagem da S&C)

- Locutor de TV em As Aventuras da Turma da Mônica

- Narrador em Turma da Mônica em A Princesa e o Robô

- Mike Mercury em Supercar

 

Trabalhos de Locução de Dublagem

 

Filmes

 

- A Incrível Jornada (Trailer)

- Os Muppets na Ilha do Tesouro (Trailer)

- James e o Pêssego Gigante (Trailer)

- 101 Dálmatas - O Filme (Trailer)

 

Séries

 

- A Família Dinossauro (Trailer)

 

Desenhos

 

- Branca de Neve e Os Sete Anões (VHS) (Trailer)

- Pinóquio (VHS) (Trailer)

- Dumbo (2º Trailer) (VHS) (Trailer)

- Bambi (VHS) (Trailer)

- O Dragão Relutante (VHS) (Trailer)

- Alice no País das Maravilhas (VHS) (Trailer)

- Cinderela (VHS) (Trailer)

- A Dama e o Vagabundo (VHS) (Trailer) (2º Trailer)

- A Bela Adormecida (VHS) (Trailer)

- Robin Hood (VHS) (Trailer)

- A Maior Aventura do Ursinho Puff (VHS) (Trailer)

- Bernardo e Bianca (VHS) (Trailer)

- O Cão e a Raposa (VHS) (Trailer)

- Oliver e Seus Companheiro (Oliver e Sua Turma) (VHS) (Trailer) (1º e 2º Trailer)

- O Ratinho Detetive (As Peripécias do Ratinho Detetive) (VHS) (Trailer)

- A Pequena Sereia (2º Trailer) (VHS) (Trailer)

- DuckTales: O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida (VHS) (Trailer)

- A Bela e a Fera (VHS) (Trailer)

- O Rei Leão (VHS) (Trailer)

- Pateta: O Filme (VHS) (Trailer)

- O Retorno de Jafar (VHS) (Trailer)

- Aladdin e os 40 Ladrões (VHS) (Trailer)

- O Corcunda de Notre Dame (VHS) (Trailer)

- Pocahontas (VHS) (Trailer)

- Toy Story (VHS) (Trailer)

- Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (VHS) (Trailer)

- Hércules (VHS) (Trailer)

- Pateta nas Olimpíadas (VHS) (Trailer)

- O Príncipe e o Mendigo (VHS) (Trailer)

- Pedro e o Lobo (VHS) (Trailer)

- A Orquestra Maluca do Mickey (VHS) (Trailer)

- Um Namoro Proibido (VHS) (Trailer)

- Donald no País da Matemágica (VHS) (Trailer)

- O Aniversário do Pato Donald (VHS) (Trailer)

- Mickey e o Pé de Feijão (VHS) (Trailer)

- Mickey e Seus Amigos (VHS) (Trailer)

- Donald e Seus Amigos (VHS) (Trailer)

- Os Maiores Sucessos de Mickey (VHS) (Trailer)

- Os Maiores Sucessos de Donald (VHS) (Trailer)

- Histórias Arrepiantes de Disney (VHS) (Trailer)

- Tico & Teco e os Defensores da Lei (VHS) (Série) (Trailer)

- Aladdin: O Resgate (VHS) (Série) (Trailer)

- As Novas Aventuras do Ursinho Puff (VHS) (Série) (Trailer)

- A Pequena Sereia (VHS) (Série) (Trailer)

- Esquadrilha Parafuso (Série) (VHS)

- Donald no País da Matemática (VHS)

- O Príncipe e o Mendigo (VHS)

- Mickey & Donald (VHS)

- Pateta nas Olimpíadas (VHS)

 

Fontes: Dublanet, Universo AIC, Acervo Pessoal, Radiolândia, Correio Paulistano, Revista do Rádio, TVeCinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página