quarta-feira, 20 de março de 2019

Zodja Pereira


Arquivo de Som:

 
Benikiba Chounin (Hiromi Nohara) em Jiraiya, o Incrível Ninja

 


Biografia:

 
Zodja Pereira é uma dublador Paulistana.
 

Início


Zodja Pereira nasceu em 5 de Dezembro de 1946 em Natal, Rio Grande do Norte. Começou a carreira como atriz em Recife, Pernambuco.

 

Teatro

 

Zodja começou no teatro em peças infantil promovidas pelo Departamento de Extensão Cultural.

 

Em 2 de Agosto de 1960, estréia na peça O Tempo e Os Conways (1960), de J. B. Priestley, pelo Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), ao lado de Adhelmar de Oliveira, Diná Rosa Borges de Oliveira, Dinara Gouveia, Geninha Sá da Rosa Borges, Janice Lôbo, Jomir Austregésilo, Josefina de Aguiar Navarro, Otávio da Rosa Borges, e Reinaldo de Oliveira no Teatro Santa Isabel, em Recife, Pernambuco.

 

Em 16 de Dezembro de 1960, estréia na peça O Pequeno Príncipe (1960), pelo grupo Os Pequenos, com direção de Heitor O'Dwyer, ao lado de Ana Maria Rosa Borges, Silvia Montarroyos, Neslon Sena, Luiz Alberto Gois, José Renato Calábria, Geraldo Silva, e Sérgio Castilho, no Auditório da Faculdade de Filosofia de Recife, Pernambuco.

 

Retorna ao Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) na peça Onde Canta o Sabiá (1961), com direção de Hermilo Borba Filho, ao lado de Adelmar de Oliveira, Antônio Brito Miguel, Waldemar de Oliveira, Dinah da Rosa Borges Oliveira, Geninha Sá da Rosa Borges, Leda Sodré, Janice Lobo de Oliveira, José Maria Marques, Reinaldo de Oliveira, Joel Pontes, e Otávio Rosa Borges.

 

Em 1962, estréia na peça Julgamento em Novo Sol (1962), pelo Teatro do Povo, ao lado de ao lado de Luiz Mendonça, Ilva Niño, Edmilson Catunda, no Teatro Santa Isabel.

 

Em 1962, está na peça A Volta do Camaleão Alface (1962), pelo Teatro de Cultura Popular (TCP), ao lado de Carlos Alberto, Conceição Pinheiro, Delmiro Lira, Ivanildo Oliveira, Joacir Castro, José Wilker, Márcio Olivar, Marco Porto Carreiro, Mário Ferreira, Moema Cavalcanti, Nadja Pereira, Vladimir Miranda, no Teatro Santa Isabel, em Recife, Pernambuco.

 

Em 29 de Dezembro de 1962, estréia na peça A Incelença (1962), de Luiz Marinho Falcão, pelo Teatro de Cultura Popular (TCP), com direção de Luiz Mendonça, ao lado de Ilva Nino, Orlando Vieira, Fernando Soares, Elaine Soares, e Divaldo Coutinho, no Teatro Santa Isabel.

 

Em 1964, ingressa no grupo Atores Profissionais Unidos. Na ocasião, substitui a colega Jane Mendes no papel de Emília, na peça A Hora Marcada (1964).

 

Seu primeiro personagem original no grupo veio na peça O Beijo no Asfalto (1964), ao lado de James Mendonça, Djalma Almeida, Irandir Costa, Paulo Ribeiro, Fernanda Amaral, Eliezer Ataíde, Lúcio Lombardi, Caetana Vasconcelos, Wilberto Guerra, Mário Aguiar, Afra Coimbra, Neuzita Campos, e René Amaral, no Teatrinho do AIP.

 

No mesmo ano esteve na peça infantil Os Tripulantes do Disco Voador (1964), pelo grupo Atores Profissionais Unidos, ao lado de Fernanda Amaral, Eliezer Ataíde, Duilio Araújo, Mário Aguiar, Wiberto Guerra, Irandir Costa, Neuzita Campos, e Eugênio Aguiar, no Teatrinho da AIP.

 

Em 6 de Março de 1965, estréia na peça Os Mistérios do Sexo (1965), pelo grupo Atores Profissionais Unidos, com direção de Paulo Ribeiro, ao lado de Irandir Costa, Lúcio Lombardi, Fernanda Amaral, Antônio Napoles, Miriam Moreno, Elizer Ataide, Afra Coimbra, e Wilberto Guerra, no Teatrinho da AIP.

 

Em 1966, vai para São Paulo, e estréia no Teatro Ruth Escobar no grupo carioca Grupo Opinião a peça de Oduvaldo Viana Filho, Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come (1966), ao lado de Agildo Ribeiro, Oduvaldo Viana Filho, Marília Pera, e outros.

 

Em 1967 entra para o Teatro de Arena em São Paulo e estréia na peça Escola de Mulheres (1967), de Moliére, ao lado de Antônio Franco, João Carlos Costa, Luiz Carlos Arutin, Luiz Serra, Mário Amilcar, Tessy Iemma, e Zanoni Ferrite.

 

Em 1969 estreou na peça de Martins Penna, Os Diletantes (1969), ao lado de Adolfo Machado, José Luiz Rodi, Leda Silva, Izaura Bruno, Ewerton Castro e Décio Tangará, com a direção de Ewerton Castro. A peça estreou no Teatro Oficina, no bairro do Bexiga em São Paulo.

 

Ivete Bonfá na peça O Divertido Casamento do Guaxo Zacarias

 

Em 15 de Abril de 1969, estreou no musical de comédia O Divertido Casamento do Guaxo Zacarias (1969), de criação e direção de Barbosa Lessa, com o elenco de Ivete Bonfá, Ideli Costa, Maria Antonieta Penteado, Jorge Karan, Henrique Cesar, Lafayette Galvão, Crayton Sarze, Cláudio Lazarotto, João Perera, Douglas Fontinelli e Carlos Castilho. A peça estreou no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo.

 

Marcos Curado, Adilson Wladimir, Carlos Arena, Zodja Pereira e Roberto Azevedo em O Aprendiz de Feiticeiro

 

Em 17 de Maio 1969 estréia em outra peça, Aprendiz de Feiticeiro (1969), com direção de Eduardo Curado. No elenco Carlos Arena, Adilson Wladimir, Roberto Azevedo e Marcos Granado. A peça ficou em cartaz no Teatro Popular do SESI, em São Paulo, por mais de 8 meses.

 

Álbum de Família (1970), de Nelson Rodrigues, ao lado de Annamaria Dias, Carlos Martins, Gilberto Barolli, Graça Mello, Jonas Bloch, José Caldas, Lea Camargo, Lurdes de Moraes, e Myra Rozani, no Pequeno Teatro das Nações.

 

Em 1974, atuou na peça Teatro de Cordel: A Sedutora Maldita (1974), em São Paulo.

 

Em 1997, participa da leitura dramática da peça Cora Coralina - Pelos Reinos de Goiás (1997), ao lado de Eliná Coronado e da dubladora e colega Isabel de Sá, com direção de Marapuã de Oliveira. A estréia foi no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo.

 

Ballet

 

Zodja também fez ballet. Fez diversas apresentações em Recife, Pernambuco, em teatros como Santa Isabel em 1962, entre outros. Também se apresentou na TV.

 

Zodja pertencia ao Curso de Danças Clássicas Modernas e Folclóricas Flávia Barros. Se apresentou pelo curso principalmente no período de 1962 à 1966.


TV Bandeirantes

 

Zodja como Emília ao lado do elenco de O Sítio do Pica-Pau Amarelo (1968)

 

Em 1968, chega à TV Bandeirantes a série que anteriormente era da TV Tupi, Sítio do Pica-Pau Amarelo (1968), apresentada no programa Pullman Júnior. No elenco os atores Lúcia Lambertini, Leonor Pacheco, Edi Cerri, Isaura Bruno, Bentinho, Mauro Tasck, Roberto Osório, Malbo Curi, Marta Greis, Décio Tangará e Geraldo Del Rey. Direção do radialista Júlio Gouvêa, que também apresentava a série. Zodja começa participando como Peter Pan, e posteriormente fica no lugar de Lúcia Lambertini como Emília, eternizando a personagem na televisão. Alguns anos depois a série vai para a Rede Globo, e Zodja é substituída.

 

Rede Record

 

Logo da novela Vidas Marcadas (1973)


Em 1973, foi para a Rede Record, aonde fez a novela Vidas Marcadas (1973), ao lado de Laura Cardoso, Suzy Camacho, Osmano Cardoso, Lia de Aguiar, Wilma de Aguiar, Astrogildo Filho, Rodolfo Mayer, Gervásio Marques, Jonas Mello, Márcia Real, Jussara Freire, Hélio Souto e Cléo Ventura.

 

TV Tupi
 
Em 1974, foi para a TV Tupi, aonde participou da novela Ídolo de Pano (1974), ao lado de Tony Ramos, Elaine Cristina, Denis Carvalho, Carmem Rocha, Aadriano Reys, Jana Fomm, Laura Cardoso, Glauce Graieb, Xandó Batista, Yara Lins, Judy Teixeira, José Parisi Jr, Jonas Bloch, entre outros

 

Zodja Pereira

 

Também na Tupi estreou em 1975 na novela Um Dia, o Amor (1975), ao lado de Carlos Zara, Maria Estela, Henrique Martins, Rodolfo Mayer, Lélia Abramo, Glauce Graieb, Luiz Carlos de Moraes, Flávio Galvão, Renato Restier e Cleyde Yáconis.

 

SBT
 
Em 1985 participou da novela Uma Esperança no Ar (1985) no SBT, ao lado de Cleyde Yáconis, Percy Aires, Edney Giovenazzi, Mário Cardoso, Celso Frateschi, Angela Muniz, Eliane Giardini, Antônio Petrin, Hélio Souto, Yara Lins, Turíbio Ruiz, Geny Prado e Elias Gleizer.

 

Poesia

 

Antologia de Poesias e Poemas (2009)

 

Em 2009, mostra também seus dotes como escritora lançando suas poesias ao lado de outros 17 escritores no livro Antologia de Poesias e Poemas, pela editora Madio Editorial. O livro foi lançado oficialmente em 24 de Outubro de 2009, na Livraria da Vila, nos Jardins em São Paulo.

 

Vida Pessoal

 

Hermes Baroli

 

Zodja era filha do jornalista Hiram de Lima Pereira. Sua estréia no teatro profissional foi com seu pai a acompanhando, na peça O Teatro e Os Conways (1960).


Seu pai também era ativista comunista, e desapareceu em 1975, aos 62 anos, durante o regime militar.

 

Em 1964, quando estava no grupo Atores Profissionais Unidos, começou a namorar o colega e ator de grupo, Wilberto Rocha.

 

Na década de 1970 conheceu Gilberto Baroli com quem foi casada por alguns anos. Em 21 de Junho de 1976, Zodja deu a luz à Hermes Baroli, o qual futuramente iria se tornar um dublador como os pais. Zodja também teve outro filho, Hiram Baroli, em homenagem à seu pai. Alguns anos depois do nascimento dos filhos, se divorcia de Giberto.

 

Dublagem

Na dublagem entrou por volta de 1978, na época em que a dramaturgia paulista estava decaindo, o que fez Zodja procurar outra forma de trabalho. Começou atuando na Álamo, mas também passou pela Maga, Clone e pela Pré-Estréia, entre outras.

 

Benikiba Chounin em Jiraiya


Entre seus trabalhos em dublagem temos destaque nas séries japonesas que vieram para a Álamo nos anos de 1980, sendo os trabalhos mais conhecidos de Zodja, com as personagens Lady M interpretada por Chiaki Kojou em Machineman, Professora Sazorian interpretada por Kumiko Nishiguchi em Goggle V, Benikiba interpretado por Hiromi Nohara em Jiraiya, o Incrível Ninja, entre outros.

 

Márcia na dublagem da Maga de A Turma do Charlie Brown


Em desenho temos a Mulher Serpente 1 em Vampire Hunter D, Márcia na primeira dublagem de A Turma do Charlie Brown, Medea em Os Cavaleiros do Zodíaco: Omega, entre outros.

 

Richenda Carey


Em filmes temos Dra. Gowman interpretada por Sally Jackson em Amaldiçoada, Lauren Whitaker interpretada por Mary Margaret Lewis em Ted Vai Ser Papai, Dra. Maryann Mulvihill interpretada por Maryann Mulvihill em O Segredo da Felicidade, Sra. Cartwright interpretada por Richenda Carey em Uma Cidade em Pó de Guerra, Pam Garrety interpretada por Debra Monk na redublagem para VHS de O Advogado do Diabo, entre outros.

 

Zodja ao lado da escritora Tatiana Belinky

 

Em 1999, retornou para sua terra natal para cuidar de sua mãe. Na cidade, aproveitou para se especializar na voz, fez um curso de Programa Neurolinguistico no instituto PAHC, e posteriormente ajudando o mesmo em sua divulgação.

 

Zodja Pereira ao lado de seus alunos e de seu filho Hermes na DuBrasil

 

Com o falecimento de sua mãe, retorna para São Paulo, e em Fevereiro de 2000 criou ao lado do filho Hermes Baroli a empresa de dublagem DuBrasil. Lá, como já era em outras empresas, desempenhou a função de diretora, alem de também mestra aulas de dublagem na empresa.
 
Como diretora, dirigiu na DuBrasil em conjunto com Hermes a série Saint Seiya - Lost Canvas, alem dos filmes Quem Somos Nós?, em conjunto com Hermes e Sérgio Moreno, O Mercador de Veneza, (com Hermes), Cidade em Pó de Guerra (com Hermes e S. Moreno), Homem do Ano (com Hermes), Alem dos Limites (com Hermes), Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário (com Hermes), entre outros.

 

Em Janeiro de 2007, ganhou em um evento o troféu Anime Dreams ao lado do também ator e dublador Christiano Torreão eu homenagem a sua carreira de 30 anos na dublagem.

 

 

Zodja Pereira ao lado dos colegas dubladores Antonio Moreno e Sumára Louise


Atualmente apenas dirige e mestra cursos de dublagem na DuBrasil, alem de gerenciar a empresa junto com seu filho.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Pam Garrety (Debra Monk) em O Advogado do Diabo (VHS)
- Lauren Whitaker (Mary Margaret Lewis) em Ted Vai Ser Papai
- Dra. Maryann Mulvihill (Maryann Mulvihill) em O Segredo da Felicidade
- Sra. Cartwright (Richenda Carey) em Cidade em Pó de Guerra
- Dra. Gowman (Sally Jackson) em Amaldiçoada

- Sharon Waters (Vana O'Brien) em Garotos de Programa

 

Séries

 

- Lady M (Chiaki Kojou) em Machineman
- Professora Sazorian (Kumiko Nishiguchi) em Goggle V
- Benikiba Chounin (Hiromi Nohara) em Jiraiya, o Incrível Ninja

- Madogarbo (Kuzutoshi Yokoyama) em Policial de Aço Jiban (os últimos 3 episódios na DuBrasil)

 

Desenhos

 

- Márcia em A Turma do Charlie Brown (1ª Dublagem)

- Mulher Serpente 1 em Vampire Hunter D

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- O Segredo da Felicidade

- Uma Cidade em Pó de Guerra

- Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos (Junto c/ Hermes Baroli)

- Quem Somos Nós? (Junto c/ Hermes Baroli e Sérgio Moreno)

- O Mercador de Veneza (2ª Dublagem) (Junto c/ Hermes Baroli)

- Cidade em Pó de Guerra (Junto c/ Hermes Baroli e Sérgio Moreno)

- Homem do Ano (Junto c/ Hermes Baroli)

- Alem dos Limites (Junto c/ Hermes Baroli)

- Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos (Junto c/ Hermes Baroli)

- Ultraman Tiga, Ultraman Dyna e Ultraman Gaia - A Batalha no Hiperespaço (Junto c/ Hermes Baroli)

- Ultraman Zero - O Filme: A Vingança de Belial (Junto c/ Hermes Baroli)

 

Séries

 

The Walking Dead (4ª Temporada) (Junto c/ Hermes Baroli)

Silicon Valley (3ª Temporada) (Junto c/ Hermes Baroli)

 

Desenhos

 

- Saint Seiya - Lost Canvas (Junto c/ Hermes Baroli)

- Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário (Junto c/ Hermes Baroli)

- Os Cavaleiros do Zodíaco - O Mito dos Cavaleiros Renegados (Junto c/ Hermes Baroli)

- Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (Junto c/ Hermes Baroli)

- H2O: Meninas Sereias (Junto c/ Hermes Baroli)

 

Jogos

 

- Os Cavaleiros do Zodíaco - Alma dos Soldados (Junto c/ Hermes Baroli e Fábio Campos)

 

Fontes: Diário de Notícias, Correio da Manha, DuBrasil, Wikipédia, Cine TV News, Trash 80's, Acervo Pessoal, Brechó das Vadia, Folha de São Paulo, Zodja Pereira, Itaú Cultural, Diario de Pernambuco, Elenco Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página