quarta-feira, 20 de março de 2019

Walmir Barros


Arquivo de Som:

 
Guarda da Coroa em Pica-Pau

 


Biografia:

 
Walmir Barros foi um dublador Paulistano.


Início


Walmir Barros (conhecido também como Whalmyr) é oriundo do Rio Grande do Sul, e começou sua carreira como ator.

 

TV Piratini (RS)

 

Nos anos de 1960, Walmir teve uma passagem pela TV Piratini de Porto Alegre, aonde, entre outros, atuou no Grande Teatro Varig, em peças, como A Justiça do Acaso (1964), ao lado de Eleu Salvador, Vinicius Salvatori, entre outros.

 

TV Cultura

 

Walmir Barros (1980)


Em 1980, participava do Cabaret Literário, programa realizado pela TV Cultura. Programa esse que era uma espécie de Teleteatro, aonde se apresentava várias peças de teatro.

 

Teatro

 

Entre as peças que atuou, estão As Aventuras de Peer Gynt (1971), ao lado de Stênio Garcia, Roberto Fruta, Lucia Capuani, Nadia Lippi, Ricardo Blat, Jonas Bloch, Ivete Bonfá, Ewerton de Castro, e outros, no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro.

 

Verso e Reverso (1971), de José de Alencar, ao lado de Wanda Marchetti, Rachel Forner, Enrique Amoedo, Mali Luly, Wagner Cavalcanti, Wilson Ribaldo, Dirceu Gomes, e Joaquim Ferreira, no Teatro Payol, no Rio de Janeiro.

 

Frank V. (1973), com Beatriz Segall, Selma Egrei, Esther Goes, Genato Borghi, Sérgio Mamberti, Jonas Bloch, entre outros, no Teatro Studio São Pedro, ou Teatro São Paulo, em São Paulo.

 

Pintores de Cano (1974), ao lado de Sérgio Mamberti, e José Fernandes no Teatro São Pedro, em São Paulo.

 

Walmir Barros, Othon Bastos, Martha Overbeck, Mirian Mehler, Márcia Real, e Renato Borgui (1975)

 

Um Grito Parado no Ar (1975), de Gianfrancesco Guarnieri, ao lado de Othon Bastos, Miriam Mehler, Martha Owerbeck, Renato Borghi, e Márcia Real, estreou em São Paulo no Teatro João Caetano, e rodou o país, fazendo apresentações em Manaus, Belém, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.


A Gaiola das Loucas (1976), ao lado de Jorge Dória, Carvalhinho, Maria Pompeu, Lourdes Mayer, Nélia Paula, Lia Ferrel, Sozi Arruda, César Montenegro, Gésio Amadeu, Cláudio Mamberti, e outros, no Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro.

 

Alegre Desbum (1976-77), de Oduvaldo Viana Filho, ao lado de Nair Belo, Walter Breda, Francarlos Reis, Henrique César, Marcos Caruso, Márcia Regina, e Isa Kopelmann, no Teatro João Caetano, em São Paulo.

 

Walmir Barros e Othon Bastos (1975)


Mortos Sem Sepultura (1977), ao lado de Othon Bastos, Antônio Petrin, Aryclê Perez, José Fernandes, Paulo Guarinieri, Wolf Maya, Walter Breda, e Oswaldo Campozano, no Teato Maria Della Costa, em São Paulo.

 

E, Como Arranjar Marido (1978), ao lado de Cleo Ventura, e Francarlos Reis, no Teatro Alfredo Mesquita, localizado na Rua Santa Madalena, 275, próxima a Rua Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo.

 

Macunaíma (1978)

 

Mas foi em Macunaíma (1978) que Walmir viveu o seu maior sucesso no teatro, no papel de Pietro Pietra. A peça de Mário de Andrade, estreou em meados de 1978, no Teatro João Caetano em São Paulo pelo Grupo Pau-Brasil, e rodou o país todo, por capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Campinas, Recife e Rio de Janeiro. A peça foi até 1980.

 

Macunaíma (1979)


No elenco, estavam, Carlos Augusto Carvalho, o Macunaíma, Salomé Parisi, Salma Buzzar, João Henique Bonifácio, Mirtes Mesquita, Luiz Henrique, Angela de Castro, e grande elenco.

 

No ano seguinte, estréia em mais uma peça do Grupo Pau-Brasil, de Antunes Filho, chamada Nelson Rodrigues: O Eterno Retorno (1981-82), ao lado de Tássia Camargo, Ary França, Bia Lessa, Cissa Carvalho, Geisa Gama, Lígia Cortez, Luiz Henrique, Ferreira Neto (Ferrugem), e grande elenco, no Teatro São Pedro, em São Paulo. Em 1982, estréia no Teatro João Caetano, em São Paulo.

 

Posteriormente, participou também da segunda montagem de Alegro Desbum (1987), ao lado de Laura Cardoso, Antônio Petrin, Francarlos Reis, Márcio de Lucca, Eugênia Di Domênico, Graça Berman, Henrique Lisboa, e Noemi Gerbelli, no Teatro Itália, em São Paulo.

 

Cinema

 

No cinema, atuou nos filmes, Ainda Agarro Esse Machão (1975), e Os Insaciados (1981).

 

Nomes Iguais

 

Nos anos de 1960, existia um jornalista do Jornal Última Hora, chamado Walmir Barros.

 

Dublagem

 

Na dublagem, ingressou por volta de 1965 na AIC, quando esteve em São Paulo viajando com uma de suas peças de teatro. Também trabalhou na CineCastro paulistano. Permaneceu alguns anos na profissão, se afastando no final dos anos de 1970.

 

Nos anos de 1980, retorna a profissão, aonde permanece por um tempo mais longo, agora trabalhando na BKS. Também atuou na S&C. Ficou na dublagem até o final dos anos de 1980, quando se afasta definitivamente.

 

Waldir sempre fez muitos personagens caricatos, com sotaque e entonações exageradas, e por isso também dublava em muitos desenhos. Participou de muitas séries nos tempos de AIC, e de muitos filmes, nos tempos de BKS.
 
Em filmes, foi a voz de Avery Schreiber em Aeroporto 79 - O Concorde, Alan Napier em Coração Rebelde, Lloyd Nolan em Terremoto, Tom Tully em Meu Nome é Coogan, John Alexander em Winchester '73, Mario Gallo em Capone - O Gangster, Carl Gottlieb na primeira dublagem de Tubarão, entre outros.
 
Em séries, teve algumas participações como convidado, dublando Bill Whalen, Guarda, e Jay Warbell em A Feiticeira, e Policial, Dr. Jelko, Goldsmith, entre outros personagens em Terra de Gigantes.

 

Reginaldo em Pica-Pau


Entre seus personagens em desenhos, estão Reginaldo, o relojoeiro Herr Spring Chefe do O'Hoolihan, Lenhador que fica segurando vários troncos de madeira, Dapper Denver Dooley, Zé Jacaré, Cientista Louco no episódio do puxa frangos, João Seboso, Capitão Blah, entre outros personagens em Pica-Pau, Clyde, Tripulante que bajula o Smedley e Homem da Carrocinha em Picolino, entre outros.

 

Além de dublador, Walmir também foi locutor. Foi dele algumas locuções de trailers Disney lançados em VHS's pela Abril Vídeo, gravados na S&C, como o primeiro trailer de lançamento de Dumbo em VHS, que chegou ao mercado em Julho de 1990.


Walmir veio a falecer por volta de final dos anos de 1990.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Professor Joe B. Larson (Alan Napier) em Coração Rebelde

- Treinador Markov (Avery Schreiber) em Aeroporto 79 - O Concorde
- Dr. James Vance (Lloyd Nolan) em Terremoto
- Xerife McCrea (Tom Tully) em Meu Nome é Coogan
- Griggs (Fred Clark) em Papai Pernilongo
- Grogan (Hal Galili) em Os Titãs Voltam à Luta na Atlântida

- Renfield (Tony Haygarth) em Drácula (1979 - 1ª Dublagem)
- Passageiro (Aldo Rendine) em Vingança Cega
- Feiticeiro (Ferdy Mayne) em Conan - O Destruidor (1ª Dublagem)
- Yeller (Cab Calloway) e Card Dealer (Dub Taylor) em Mesa do Diabo
- Benny Garfield (Avon Long) e Vince Combs (Arch Johnson) em Golpe de Mestre
- Ben Meadows (Carl Gottlieb) em Tubarão (1ª Dublagem)

- Buffalo (Don Barry "Red") em Shalako (1ª Dublagem)
- Jack Riker (John Alexander) em Winchester '73
- Giuseppe Aiello "Joe" (Mario Gallo) em Capone - O Gangster
- Juiz (Frank Campanella) em Desejo de Matar 2

 

Séries


- Bill Whalen (Paul Sand), Guarda (Donald Mitchell), e Jay Warbell (Robert P. Lieb) em A Feiticeira

- Policial (Dennis Cross), Dr. Jelko (Kent Taylor), Goldsmith (George Sperdakos) entre outros personagens em Terra de Gigantes

 

Desenhos

 

- Reginaldo, Herr Spring, Relojoeiro, Chefe do O'Hoolihan, Lenhador, Dapper Denver Dooley, Zé Jacaré, Cientista Louco, João Ceboso, Capitão Blah, entre outros personagens em Pica-Pau
- Clyde, Tripulante 1, e Homem da Carrocinha em Picolino

 

Fontes: Acervo Pessoal, Ivan Betarelli, TV Sinopse, Jornal do Brasil, Marcelo Almeida, Aníbal Munhõz, Robert Farrell, TVeCinema, A Luta Democrática, Diário de Notícias (RS), A Tribuna, Manchete, Diário de Pernambuco, Diário da Noite (SP), O Pasquim (RJ).

Total de visualizações de página