quarta-feira, 20 de março de 2019

Alceu Silveira


Arquivo de Som:

Fred Flintstone em Os Flintstones



Biografia:

Alceu Silveira foi um dublador Paulistano.

Início

Alceu Silveira nasceu em 17 de Abril de 1911.

Rádio Tupi (SP)

Fachada da Rádio Difusora (1943)

Começou a carreira no rádio na Rádio Tupi (conhecida na época como Rádio Difusora, que é o seu nome oficial, sua razão social), por volta de 1940. Na época, era redator e locutor na emissora.

Por volta de 1943, passa a atuar na parte comercial da empresa, deixando de atuar como rádioator.

Rádio Cosmos

Roberto de Assis e Alceu Silveira (1944)

Em 1944, com a inauguração da Rádio Cosmos, localizada na Rua Consolação, em São Paulo, integra o elenco da emissora, sendo o primeiro locutor e rádioator a trabalhar na casa. Alceu se firmou como locutor padrão na emissora.

Rádio Tupi (RJ)

Por volta de 1946, vai para o Rio de Janeiro trabalhar na Rádio Tupi carioca. Lá participa principalmente de peças teatrais, como as encenadas no Grande Teatro Eucalol: Tudo Isto e o Céu Também (1946), O Filho Querido (1946), O Rei Vagabundo (1946), A Revolta dos Anjos (1946), entre outras.

Rádio Bandeirantes

Em 1947, retorna à São Paulo, e entra para a Rádio Bandeirantes, estreando no Teatro de Ivani Ribeiro, ao lado de Gessy Fonseca e grande elenco.

Alceu Silveira (1944)

Na emissora, participava do Novela de Todo o Dia (1947), programa que apresentava rádionovelas. Fez ao lado de Gessy Fonseca, Castro Gonzaga, Zezinho Cútolo, e muitos outros.

Também em novelas, atuou da novela juvenil, O Cavaleiro Fantasma (1947), ao lado de Castro Gonzaga, entre outros.

Alceu também atuou no programa Expresso da Alegria (1947), ao lado de um extenso elenco de atores, redatores, locutores, e conjuntos musicais. Além de atrações diversas, o programa também dava prêmios em dinheiro e uma viagem de 8 dias ao Rio de Janeiro.

Alceu Silveira, Ruth Schelske, Luiza Montez, e Enzo de Almeida Passos, na Rádio Bandeirantes (1952)

Também esteve em séries, como: O Homem de Aço (1947), e programas, como: Cinema em Seu Lar: Desencanto (1948), entre outros.

Em 1948, a Eucalol, que patrocinavas o rádioteatro na Tupi virou parceira da Bandeirantes, dando origem ao Teatro Eucalol, aonde Alceu, entre outras participou das peças: Tudo Por Amor (1948), Sombra (1948), Lágrimas Benditas (1949), Sulamita (1949), Eu Acuso o Céu (1949), entre outros.

Rádio Mayrink Veiga

Alceu Silveira, Paulo Gongalves, Auricélia Bernard, Radamés Celestino, Selma Lopes, Neyda Rodrigues, Wilma Faria e Manoel Braga (1951)

Em 1951, vai para a Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro.

Na emissora, atuou no programa Rádio-Folhetim, em peças como Páginas da Vida (1951), de sua própria autoria, entre outras.

Em novelas, participou de  Ainda Resta Uma Esperança (1951), ao lado de Paulo Gonçalves, Norka Smith, Estelita Bell, e grande elenco.

Rádio Bandeirantes

Retorna à Rádio Bandeirantes no mesmo ano.

No ano seguinte, atua na emissora em várias novelas no programa Novelas Para Você (1952).

Curiosidade

Uma curiosidade. Na década de 1950, existia um centro de luta livre e boxe em São Paulo só para radioatores, e Alceu fazia parte dele.

Vida Pessoal

Alceu Silveira era tio do também dublador, Neville George.

Dublagem

Fred Flintstone, a partir da 4ª temporada em Os Flintstones

Alceu Silveira começou na dublagem Por volta de 1965/66 na AIC.

Entre diversos personagens que fez, com certeza o mais marcante foi Fred Flintstone em Os Flintstones, personagem no qual Alceu pegou a partir da terceira temporada do desenho, já que Marthus Mathias havia saído do personagem. Alceu não ficou devendo em nada no personagem, chegou muito próximo ao que Marthus fazia, também pela razão de ter a voz parecida com seu antecessor.

Alceu também esteve presente em muitas séries dubladas na casa, como Perdidos no Espaço, Jeannie é Um Gênio, Além da Imaginação, Durango Kid, Viagem Ao Fundo do Mar, Jornada nas Estrelas, entre outras.

Leo G. Carroll

Além de Os Flintstones, Alceu também ficou conhecido com outro grande trabalho, o Chefe da Uncle, Alexander Waverly, interpretado por Leo G. Carroll em O Agente da U.n.c.l.e.. Ainda em séries, dublou no episódio Viajante Astral de Perdidos no Espaço, o viajante Hamish, interpretado por Sean McClory. Entre outros.

Broderick Crawford

Em filmes, fez um papel muito marcante que foi o do político norte-americano Willie Stark, interpretado por Broderick Crawford em A Grande Ilusão, alem do General Homma, interpretado por Leonard Strong em Espírito Indomável, e de Pedro interpretado por Finlay Currie na 1ª dublagem do filme bíblico, Quo Vadis, entre outros.

Alceu era tio do também dublador, e tradutor Neville George, com o qual trabalhou por muitos anos. Vale ressaltar um trabalho marcante que fizeram juntos, que foi a dupla Fred e Barney em Os Flintstones, a partir da quarta temporada, em que Neville substituiu Rogério Marcico no papel de Barney. Os 2 dão um show de interpretação, tão impecáveis quanto Marthus e Marcico foram nos personagens.

Por volta de 1966, Alceu se retira da AIC, e vai para o Rio de Janeiro com o sobrinho Neville George, trabalhar na TV Cinesom, aonde permanece por alguns anos.

Alceu veio a falecer no final dos anos de 1970, devido a problemas cardíacos.


Trabalhos:

Filmes

- General Homma (Leonard Strong) em Espírito Indomável
- Willie Stark (Broderick Crawford) em A Grande Ilusão
- Pedro (Finlay Currie) em Quo Vadis (1ª Dublagem)
- Holden (Harry Woods) em Inferno nos Trópicos
- General Gage (Olaf Hytten) em O Primeiro Rebelde

Séries

- Hamish (Sean McClory) em Perdidos no Espaço
- Alexander Waverly (Leo G. Carroll) (segunda voz) em O Agente da U.N.C.L.E.
 
Desenhos

- Fred Flintstone (segunda voz) em Os Flintstones

Fontes: Universo AIC, Acervo Pessoal, O Governador, Revista do Rádio, Eu Sei Tudo, A Noite: Supplemento, Rede TV Tupi, Caros Ouvintes, Correio Paulistano, Jornal de Notícias, Revista Fon Fon.

Total de visualizações de página