Enviado em 09/07/2013
Oriunda de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, veio cedo para São Paulo, em 1957, junto com a irmã, a cantora Luely Figueiró, tentar televisão e cinema.
Luely Figueiró
Nordeste Sangrento, de 1962
Na década de 1980, participou do Programa do Bozo fazendo a personagem Maroca, uma jurada que cantava toda desafinada, entre outros personagens que interpretou no programa.
Bozo e Maroca
Leda Figueiró, falando sobre seu personagem Maroca, no Programa do Bozo
Já nos anos de 1990, dedicou-se muito à empresa Dublavídeo, aonde alem de ser dubladora também era diretora de dublagem. Léda fez personagens como a mimada Laurinha na primeira dublagem de Os Ursinhos Carinhosos, Pelúcia na primeira dublagem de Popples, Gato Felix em As Novas Aventuras do Gato Felix, Sally na primeira dublagem, feita na Maga de A Turma do Charlie Brown, Patinho Duque nas dublagens da BKS de Tom e Jerry, entre muitos outros.
Laurinha em Os Ursinhos Carinhosos
Mei em Meu Vizinho Totoro
Paty em Chaves
Direção de Dublagem de Futurama
No final dos anos 2000, Leda se aposentou, e estava morando em Itapecerica da Serra, São Paulo. Leda Figueiró marcou a infância, principalmente de quem viveu nos anos de 1980 e 1990, principalmente nos desenhos animados. Leda tinha uma veia nata para o publico infantil, alem de uma voz e risada únicas, que contagiava quem assistia seus trabalhos. Pelos amigos de profissão era conhecida como uma pessoa de bom coração, humana, como ela demonstrava em sua voz e interpretação. Como diretora de dublagem também foi uma das melhores de sua época. Ou seja, só somava qualidades, e tanto essa qualidade, quanto seu bom coração, farão falta aos amigos e fãs, que admiravam sua pessoa e trabalhos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário