quarta-feira, 20 de março de 2019

Marly Marcel


Arquivo de Som:

Jersey Janet (Gretchen Wyler) em Punky, a Levada da Breca (1ª Dublagem)


Biografia:

Marly Marcel foi uma dublador Paulistana.

Marly Marcel começou a carreira na dublagem em meados dos anos de 1970. Passou por todos os principais estúdios da época. Entre eles destacamos a Álamo, a BKS, a S&C, e a Elenco e Maga no Núcleo de Dublagem da TVS.

Com uma boa e bonita postura de voz, Marly sempre costumava fazer personagens com mais força na voz, ou personagens mais velhos. Nesse caminham entram personagens vilãos, mães, e também mulheres sensuais.

Urânia em Jem e As Hologramas

Um dos campos que teve maior atuação, foi o da animação. Fez alguns trabalhos de relevância nesse âmbito. Entre eles A mãe de Edmundo, Dorothy “Dory” interpretada por Kathryn Holcomb no desenho Chantecler - O Rei do Rock, Mortícia Addams na versão de 1973 de A Família Addams, Vovó na primeira dublagem feita na Elenco de Os Ursinhos Carinhosos, Phyllis Gabor "Urânia" em Jem e As Hologramas, Dinak X em Os Defensores da Terra, entre outros.

Mia Farrow

Em filmes fez algumas participações. Entre elas estão Rosemary Harris em Os Meninos do Brasil, Mia Farrow em Supergirl - O Filme, Carole Davis em Piranha 2 - Assassinas Voadoras, Lynn Whitfield em Dr. Detroit e Suas Mulheres, O-Lan Jones em Edward Mãos de Tesoura, Susan Kellermann em Elvira, a Rainha das Trevasentre outros. Participou também da dublagem do documentário lançado em VHS, Aeróbica - Condicionamento Avançado.

Gretchen Wyler

Também houveram algumas participações em séries. Entre elas temos Akiko Matsumoto no episódio 42 em Jiraiya, o Incrível Ninja, Shinigami Beast no episódio 22 em Sharivan, o Guardião do Espaço, Jersey Janet no episódio 5 da 2ª temporada da primeira dublagem de Punky, a Levada da Breca, entre outros.

Histórias Que Nossas Babás Não Contavam (1979)

Em 1979, foi responsável pela voz da personagem Clara das Neves, interpretada por Adele Fátima, na pornochanchada Histórias Que Nossas Babás Não Contavam. Na época os filmes nacionais eram dublados, pois a qualidade de captação de áudio não era boa. Muitas vezes o ator da trama não conseguia se dublar, ou os atores eram primários, então chamar um dublador profissional, ou um ator de cinema que tinha facilidade com a dublagem, ajudava a alavancar o filme. No filme também temos a participação de outros dubladores, como Marcelo Gastaldi, Helena Samara, Xandô Batista, Luís Pini, José Soares, Muíbo Cury, Nelson Batista e Marcos Lander. A dublagem foi realizada na Álamo.

Marly apesar de ter começado a se destacar na Álamo, e ter sido chamada para dublar longas na BKS, foi no Núcleo de Dublagem da TVS que teve mais trabalhos. Com o final do núcleo por volta de 1990, a Elenco acabou, e a Maga migrou para a Marshmellow, e Marly continuou trabalhando na empresa.

Sua voz sempre foi muito confundida com a de Arlete Montenegro, e muitas vezes creditada erroneamente como tal. As pessoas só tiveram conhecimento de seu nome em 2009, com a pesquisa de Ivan Betarelli, com a ajuda de Alessandra Araújo, Carlos Campanile e Cecília Lemes. Sua voz também já foi confundida com a de outras dubladoras.

Se afastou da dublagem no início dos anos de 1990, e nunca mais ouviu se falar nela.

Trabalhos:

Filmes

- Anita (Anita Ekberg) em Artistas e Modelos (1ª Dublagem)
- Sra. Doring (Rosemary Harris) em Os Meninos do Brasil
- Alura In-Ze (Mia Farrow) em Supergirl - O Filme
- Jai (Carole Davis) em Piranha 2 - Assassinas Voadoras
- Thelma Cleland (Lynn Whitfield) em Dr. Detroit e Suas Mulheres
- Esmeralda (O-Lan Jones) em Edward Mãos de Tesoura
- Patty (Susan Kellermann) em Elvira, a Rainha das Trevas
- Dorothy “Dory” – Mãe (Kathryn Holcomb) em Chantecler - O Rei do Rock

Séries

- Akiko Matsumoto (Yukiko Yoshino) no episódio 42 em Jiraiya, o Incrível Ninja
- Shinigami Beast (Machiko Soga) no episódio 22 em Sharivan, o Guardião do Espaço
- Jersey Janet (Gretchen Wyler) no episódio 5 da 2ª temporada de Punky, a Levada da Breca (1ª Dublagem)

Desenhos

- Mortícia Addams em A Família Addams (1973)
- Vovó em Os Ursinhos Carinhosos (Elenco)
- Phyllis Gabor "Urânia" em Jem e As Hologramas
- Dinak X em Os Defensores da Terra

Fontes: Liz Angel, Ivan Betarelli, Marcelo Almeida, Dublanet, Estado do Paraná, Aramis Millarch, Edson Arist, RafA3L, Alessandra Araújo, Carlos Campanile, Cecília Lemes, Orkut, Eduardo K, Reinaldo, Elton Brasil, Paulo Borges, Luiz Prata, Movpins, Santa Barbara Le Site Francais, Pinterest, Sander Rodriguez, Rockjem.com, IMDB, Augusto Bisson, História da Dublagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página