terça-feira, 19 de março de 2019

Maria Alice


Arquivo de Som:

 
Branca de Neve em Branca de Neve e Os Sete Anões (2ª Dublagem)



Biografia:

 
Maria Alice foi uma dubladora Carioca.
 
Maria Alice Barreto nasceu em 12 de Setembro de 1935 em Florianópolis, Santa Catarina.

 

Rádio Guarujá (SC)

 

Maria iniciou sua carreira com apenas 14 anos em 1949 na Rádio Guarujá em Florianópolis, Santa Catarina, na primeira rádionovela do estado, chamada Nuvem Negra em Céu Azul (1949), de Gustavo Neves Filho, que também era o galã da produção. Também atuou na novela Céu Sem Estrela (1955), entre outras.

 

Em programas teatrais, atuou no programa Teatro Romântico, em peças como Encontro de Amor (1950), e em peças no programa Hora Literária (1952), entre outros.

 

Em programas, esteve em Vitrine (1952), de Cáio Pinho, ao lado de Palmeiro da Fortuna, e Nancy Domaria

 

Como diretora, dirigiu o programa Hora Infantil (1949), com Helena Martins. O programa voltou ao ar em 1954.

 

Foi na emissora também que começou a cantar.

 

Rádio Diário da Manhã (SC)

 

Em 1955, foi para a recém inaugurada Rádio Diário da Manhã, também em Florianópolis, trabalhar como locutora.

 

Permaneceu na Rádio Guarujá enquanto atuava na emissora.

 

Rádio Nacional (RJ)

 

Em final de 1955, foi a passeio para o Rio de Janeiro, e fez teste para radioatriz na Rádio Nacional e na Rádio Mayrink Veiga, sendo aprovada em ambas, mas optando apenas por trabalhar na Rádio Nacional. Na ocasião, também era contratado o comediante Pituca.

 

Gilberto Milfont, Fernando Lobo, Manuel Leão, Nelson Faria, Maria Alice e Alvimar (1960)


Sua estréia na emissora se deu em 15 de Novembro de 1955, na novela Há Sempre Outra Mulher (1955), de Sanches Arcilla e adaptada por Roberto Faissal, no papel de Miriam, ao lado de José Américo, Castro Gonzaga, Daisy Lucidi, Domício Costa, e Wahyta Brasil.

 

Além de novelas, atuou também em programas, como Lendas de Todo o Mundo (1955).

 

Permaneceu na emissora até o ano de 1965.

 

Música

 

Maria Alice, começou a cantar no rádio, na Rádio Guarujá em Florianópolis, Santa Catarina.

 

Teatro

 

Sua primeira atuação no teatro, foi no Grupo Experimental Novo, em Florianópolis, na peça O Caixeiro da Taverna (1950), de Martins Pena, ao lado de Nelson Teixeira, H. Mund Jr., João Paulo Silveira, Leni Ballod, entre outros.

 

No mesmo ano, faz parte da fundação do Teatro Catarinense de Comédia, e estréia na peça O Retrato de Dorian Gray (1950), de Jalvio de Oliveira, ao lado de Layla Freys Leben, Helvetia Wildi, Elzinha Guimarães, Zoraide Castro, Paulo Medeiros, entre outros.

 

Também no Teatro Catarinense de Comédia, atua na peça Irene (1952), de Pedro Bloch, ao lado de Vininha Moelmann, Ilza Damiani, e Mozart Régis.

 

Em seguida, esteve no início do Teatro Infantil de Pituca, na peça Festa dos Coelhos (1952), ao lado de Pituca, Waldir Brasil "Zecatau", Oci Campos, e Silvio do Vale Pereira.

 

Entre outras peças infantis que participou, está a primeira versão para o teatro de Pinóquio, interpretando o Grilo Falante. Infelizmente não sabemos a data, nem local da peça.

 

Curiosidades

 

Em 1963, fez parte da fundação do sindicato CTI (Fundação do Comando dos Trabalhadores Intelectuais), ao lado de vários artistas do Rádio, TV, entre outras artes em profissões. Alguns deles foram colegas de Maria na dublagem, como Neuza Tavares, Mário Monjardim, Rodney Gomes, Domício Costa, Newton da Matta, e Ênio Santos.

 

Nomes Iguais

 

Por volta de 1951, existia no Rio de Janeiro uma jovem da alta sociedade chamada Maria Alice Barreto.

 

Havia uma Maria Alice cantora em Petrópolis, Rio de Janeiro, que se tornou vocalista do Conjunto Quitandinha em 1955, e se apresentava na boate do Hotel Quitandinha.

 

Por volta de 1960, havia uma atriz da TV Tupi do Rio, chamada Maria Alice Barroso, bastante famosa na época.

 

Havia uma locutora chamada Maria Alice Barreto que era locutora na Rádio Tribuna da Imprensa no Rio Grande do Sul em 1961.

 

Vida Pessoal

 

Maria teve apenas uma filha, nascida em 1960, com quem morava em sua volta à Florianópolis em 1978. Sua primeira neta nasceu em Julho de 1987.

 

Maria adorava ler livros voltado a histórias familiares, como os de Érico Veríssimo e João Ubaldo Ribeiro. Também era fã de um bom Rock'n Roll.

 

Maria também gostava de cantar. Em uma ocasião, em Agosto de 1955 n Sabino's Bar, em Florianópolis, cantou algumas músicas de Noel Rosa.


Dublagem

 

Começou na dublagem em 1958, dublando para o cinema nacional na cinematográfica Atlântida. Em 1959, ingressa na Herbert Richers, e começa a dublar para a TV. Sua primeira dublagem para a TV, foi fazendo coadjuvantes na série Bat Masterson.

 

Aurora em A Bela Adormecida

 

No ano seguinte, em 1960, surge seu primeiro grande papel na dublagem, de fazer a Princesa Aurora em A Bela Adormecida. Na ocasião, retorna a Atlântida para realizar essa dublagem.

 

Dois anos depois, é chamada para dublar mais um personagem da Disney, Prenda em A Guerra dos Dálmatas. Dessa vez realizou a dublagem na casa que atuava, a Herbert Richers.

 

Branca em Branca de Neve e Os Sete Anões

 

Mas é em 1965 que surge seu mais marcante trabalho, dublar a Princesa Branca na redublagem de Branca de Neve e Os Sete Anões, realizada no estúdio Riosom.
 
Além das empresas Herbert Richers e Riosom, também atuou na Dublasom Guanabara.

 

Saiu do Rio de Janeiro em 1978, após a grande greve de dubladores, e retornou a Florianópolis.

 

Nos anos seguintes, retorna a Rádio Guarujá, aonde, entre outros, atuou no programa Tarde Milionária (1988), de Mário Silva. Intercalava os trabalhos na rádio, com o trabalho de síndica no prédio aonde moravam.

 

Na década de 1980, e começo de 1990, ia esporadicamente dublar algum personagem fixo na Herbert Richers, como a empresa fazia com alguns dubladores que moravam em outras cidades, como foi o caso também de Celso Vasconcellos.

 

Entre seus trabalhos, primeiramente temos a atriz Romy Schneider, interpretando a Imperatriz Elisabeth na série de filmes Sissi. No Brasil, como costumava a acontecer na ocasião, os filmes eram divididos em pequenos trechos e passados como um seriado.

 

Em séries, foi a voz de Afton Cooper, uma das amantes de JR, interpretada por Audrey Landers em Dallas.

 

Além dos personagens Disney citados anteriormente, também foi a voz da loirinha Garota Gloriosa, no original Florious Gal, em Escola de Heróis.

 

Maria Alice (2009)

 

Em 28 de Setembro de 2010, Maria Alice veio a falecer de falência múltipla de órgãos.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Imperatriz Elisabeth da Áustria / Sissi (Romy Schneider) em Sissi, Sissi, A Imperatriz, e Sissi e Seu Destino

 

Desenhos

 

- Branca de Neve em Branca de Neve e Os Sete Anões (Longa-Metragem) (2ª Dublagem)

- Bela Adormecida em A Bela Adormecida (Longa-Metragem)

- Prenda em A Guerra dos Dálmatas (Longa-Metragem)

- Garota Gloriosa (Glorious Gal) em Escola de Heróis

 

Séries

 

- Afton Cooper (Audrey Landers) em Dallas

 

Fontes: Coisas de Garoutas, Fanpop, Caros Ouvintes, Acervo Pessoal, Revista Auto Falante, Ricardo Ribeiro, Correio da Manhã, Zero, IMDB, O Estado de Florianópolis, O Tempo, O Estado de Florianópolis, A Noite, Radiolândia, Jornal do Dia, Correio da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página