terça-feira, 19 de março de 2019

Marcos Miranda


Arquivo de Som:

 
Rett Butler (Clark Gable) em ...E O Vento Levou

 


Biografia:

 

Marcos Miranda foi um dublador Carioca.
 
Wayne Geisler Dutra, nasceu em 15 de Junho de 1936 em Bagé, Rio Grande do Sul. Começou ainda jovem na radio.

 

Rádio Farroupilha (RS)

 

Marcos começou a carreira em 1954, na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre, como cantor, levado por Dinarte Armando. Atuava como cantor tenor.

 

Entre os programas em que participou na emissora, estão Vesperal Alegre (1955), Uma Boite em Seu Lar (1955), Um Canto de Cada Canto (1955), Rapsódia (1955), Linha 56 (1956), Melodias Kolynos (1956), Rádio-Sequência (1956), Expressinho H-2 (1957), Cancioneiro Royal (1957), entre outros.

 

De Julho de 1955 à Abril de 1956, fica afastado da emissora para cumprir o serviço militar obrigatório.

 

Em 6 de Dezembro de 1957, deixa Porto Alegre, para tentar carreira como cantor no Rio de Janeiro.

 

Rádio Nacional (RJ)

 

Renato Murce, Marcos Miranda e Banda (1959)


No final dos anos de 1950, se apresentava em rádios no Rio de Janeiro, como a Rádio Nacional, em programas, como, Papel Carbono (1959), de Renato Murce.

 

Chegou a atuar em outros programas da casa, como Tribunal de Calouros (1959), ao lado de Paulo Gracindo e Mário Lago.

 

Rádio São Paulo

 

Na década de 1960 trabalhou na Radio São Paulo.
 

Teatro

 

Chegou no teatro em 1958 no Rio de Janeiro, pelas mãos de Dinarte Armando, que o colocou na Rádio Farroupilha em 1954 em Porto Alegre. Na ocasião, apresentou Marcos para o escritor de peças de revista, Meira Guimarães, que o apresentou para o empresário de revistas, Geisa Boscoli.

 

Na ocasião, Geisa tinha uma companhia em parceria com Colé, no Teatro Jardel, e contratou Marcos para integrar seu elenco. Nessa ocasião, começa a usar o nome artístico de Marcos Miranda. Atuava muitas vezes nas revistas como tenor.

 

Na Companhia de Colé, esteve nas peças, O Rei do Xadrez (1958), ao lado de Colé, Adolar, Adolfo Machado, Lídio da Riva, e Rosemarie Sulquer, no Teatro Jardel.

 

Garotas em Hi-Fi (1958), ao lado de Lilian Fernandes, Rosemaria Sulquer, Gloria Ladany, Adolfo Machado, Adolar, e Luisa Morgan, no Teatro Natal, em São Paulo.

 

E, Xadrez Só Com Muita Mulher (1958), ao lado de Lilian Fernandes, Rosemarie Sulquer, Adolar, Valeria Amar, Cecília Nardelli, Adolfo Machado, Handy, Luisa Morgan, Ernesto Teccerari, e Blanche Mur, no Teatro Natal, em São Paulo.

 

Posteriormente vai para a Companhia Carlos Machado, e atua na peça, The Million Dollar Baby (1959), ao lado de Grande Otelo, Elizabeth Belair, e outros, na Boate Night And Day.

 

No mesmo ano, atua na Companhia Geysa Boscoli, na peça, O Brasil é Nosso (1959), ao lado de Mendez, Judi Clair, Lia Mara, Rubens Leite, Rosinha Rosa, Lera Baido, Nestor Montemor, Terezinha Tapajós, Ana Maria, Farnétto, e Feraldo Castro Filho, no Teatro Jardel.

 

Marcos Miranda (1960)


No ano seguinte, atua na revista, Mulheres? Me Afobei (1960), ao lado de Siwa, Vagareza, Silveirinha, Carla Cabral, Dilene, Marlene Barros, Osvaldo Senra, Lúcia Regina, e outros, no Teatro Natal.

 

Pela Companhia Teatro das Bandeiras, atua na peça, O Mundo é das Mulheres (1961), ao lado de Badu, Blake, Manula, Grande Otelo, e Valter Teixeira, no Teatro das Bandeiras.

 

No mesmo ano, atua em, Rei Momo em Travesti (1961), ao lado de Brigitte Blair, Valéria Montese, Isa de Souza, Miriam Grey, e outros.

 

Sua última atuação em teatro de revista, foi pela Companhia Geysa Boscoli, na peça, Entre Louras e Morenas (1961), ao lado de Silvana, Dilma Cunha, Manon Godoy, Dedé, Araci Côrtes, Luís Ribaches, Fininho, César Macedo, Reinaldo Loio, e Oswaldo Santos, entre outros, no Teatro Jardel.

 

Em 1961, larga o teatro de revista, e atua como corretor no Rio de Janeiro. Em 1962, transfere-se para São Paulo, para atuar na TV Tupi.

 

Retorna ao teatro em São Paulo, na peça My Fair Lady (Minha Querida Lady) (1963-64), substituindo Hélio Paiva na temporada da peça em São Paulo. Na peça, entre outras, interpretou a canção, La Calle Donde Tu Vives.

 

Passaram pela peça, atrizes e atores, como Bibi Ferreira, Paulo Autran, Suzzy Arruda, Jaime Costa, Estelita Bell, Elza Gomes, Marília Pêra, Paulo Goulart, Sérgio Viotti, e tantos outros, no Teatro Paramount, em São Paulo.

 

Se afasta do teatro para se dedicar à televisão, retornando anos depois, na peça O Gato Com Botas (1967), ao lado de Otávio Luís, Márcia Gargiulo, e Victor Domenech, no Teatro da Juventude, em São Paulo.

 

Laerte Morrono, Marcos Miranda e Osvaldo Barreto (1967)


No mesmo ano, atua no musical, Marat-Sade (1967), ao lado de Osvaldo Barreto, Larte Morrone, e Araci Balabanian, que cantavam no musical, e os atores Armando Bogus, Serafim Gonzales, e outros, no Teatro João Caetano, em São Paulo.

 

No ano seguinte, atua em uma opereta de Gianfrancesco Guarnieri, Marta-Saré (1968), ao lado do próprio Giangrancesco, Fernanda Montenegro, Beatriz Segall, Miriam Muniz, Silvio Zilber, Paulo César Pereio, Antônio Fagundes, Graça Mello, e outros, no Teatro São Pedro, em São Paulo.

 

Em seguida, dirige a peça Três Peraltas na Praça (1969), de José Valuzzi, ao lado de Maralisi, Dulcemar Vieira, Marcelino Moreira, Marcelo Gastaldi, e Silvio Navas, no Teatro das Nações.

 

Também atua nas peças, Comédia Atômica (1969), ao lado de Esther Mellinger, Rolando Boldrin, Atila Iorio, Jofre Soares, Liz Carlos Arutin, Antônio Petrin, Osmiro Campos, e outros, no Teatro Gazeta.

 

E, Um Violinista no Telhado (1970), ao lado Oswaldo Loureiro, Etty Frazer, Bilda Maria, Maria Helena Dias, Fernando Resk, Teatro Aquários, São Paulo.

 

Em seguida, larga o teatro, se dedicando apenas à dublagem, e anos depois ao cinema e TV.

 

Retorna ao teatro anos depois, no Rio de Janeiro, na peça infantil, O Castelo das Sete Torres (1979), ao lado de Elke Maravilha, Ana Lúcia Torre, Denise Assunção, Luis Carlos Nino, Lucy Montebello, Fernando Wellington, e outros, no Teatro Glaucio Gill.

 

No início dos anos de 1980, atua na peça, A Mágica da Praça (198?), ao lado de Mira Palheta, Joel Silva, Kinha Costa, e outros, no SESC Tijuca.

 

E posteriormente na peça, Evita-Me... Que Assim Não Dá (1982-83), ao lado de Tamara Taxman, Yolanda Cardoso, Miriam Tereza, Ângela Leal, e grande elenco, no Teatro Rival, Rio de Janeiro.

 

Dirige a peça infantil, Tistu - O Menino do Dedo Verde (1983), ao lado de Oberdan Junior, Nádia Carvalho, Dirceu Rabello, Bia Sion, Deoclides Gouvêa, e outros, no Teatro Villa-Lobos, Rio de Janeiro.

 

No ano seguinte, dirige o musical infantil, Como a Lua (1984), de Vladimir Capella, no Teatro da Universidade Federal de Fluminense, Rio de Janeiro.

 

Marcos Miranda (1985)


Pai (1985), ao lado de Camilo Bevilaqua, Flor Duarte, Carlos Seidl, Miriam Ficher, Jena Kopelman, e Gilberto Gawornski, no Teatro Nelson Rodrigues (BNH).


E por fim, dirige a comédia musical infantil, Lenda do Beija-Flor (1985), de Ana Elisa Gregori, no Teatro Dulcina, Rio de Janeiro.

 

Cinema


Marcos Miranda (Anos 1970-80)


Marcos também trabalhou no cinema. Atuou nos filmes, Águias em Patrulha (1969), Desafio à Aventuras (1972), reunindo 4 episódios da primeira temporada da série O Vigilante Rodoviário feitos em 1962, Rogo a Deus e Mando Bala (1972), Desejo Proibido (1973), As Cangaceiras Eróticas (1974), Gente Que Transa (1974), O Bem Dotado - O Homem de Itu (1978), Mágoa de Boiadeiro (1978), O Outro Lado do Crime (1979), O Porão das Condenadas (1979), O Beijo no Asfalto (1980), e Rodeio de Bravos: Onde o Chão é o Limite (1982).

 

Em curtas-metragens, esteve em Leilão (1971), e narrou Negócios Coloniais (1974). Como diretor de dublagem, comandou a dublagem do filme, Mulheres Violentas (1979).
 

TV Tupi (SP)

 

Em 1962, é contratado pela TV Tupi de São Paulo, para atuar na série, O Vigilante Rodoviário (1962).

 

TV Excelsior (SP)

 

Em 1964, é contratado pela TV Excelsior de São Paulo. Na emissora, entre outros, esteve nas novelas, A Indomável (1965), e A Pequena Karen (1966).

 

No ano seguinte, se afasta da TV, para se dedicar ao teatro.

 

TV Cultura

 

Em 1973, entrou para a TV Cultura, aonde atuou na série, Vila Sésamo III (1973-77), fazendo o papel de Funga-Funga, que entrava naquele ano na atração, junto com Garibaldo, Gugu, feitos, respectivamente por Laerte Morrone, e Roberto Orozco.

 

No programa, atuou ao lado de Paulo José, Flávio Migliaccio, Aracy Balabanian, Armando Bogus, Sônia Braga, Milton Gonçalves, Manoel Inocêncio, Antônio Petrin, Carlos Seidl, Siomara Naggy, entre outros.

 

Rede Globo

 

Anos mais tarde, ingressa na Rede Globo, e atua na novela, Louco Amor (1983).

 

Rede Record

 

Em 1986, retorna à São Paulo para atuar na Rede Record, na novela, As Professorinhas (1986). Com o fim das gravações, retorna ao Rio de Janeiro.

 

Nomes Iguais

 

No início dos anos de 1950, existia um militar da aeronáutica chamado Marcos de Miranda Valle.

 

Houve um ator chamado Marcus Miranda, que atuava na Companhia O Grupo, no final dos anos de 1950, realizando leituras dramáticas.

 

No final dos anos de 1960, início de 1970, havia um ator chamado Marcos Miranda, que fazia teatro no Ceara, e havia ido para o Rio de Janeiro com seus colegas para atuar nos palcos da capital. Uma das peças que atuou no Rio de Janeiro foi, Morro de Ouro (1972).

 

Nos anos de 1960 e 1970, havia um corretor de seguros famoso nos jornais, chamado Marcos Miranda Fagundes.

 

Existia nos anos de 1980, um velejador pernambucano, conhecido em competições, chamado Marcos Miranda, que fazia dupla com Sérgio Leal.
 
Dublagem


Na dublagem, ingressou na AIC por volta de 1967, quando havia largado a televisão e estava atuando no teatro. Esteve mais presente nos anos de 1967 e 1968, quando esteve em séries como Batman, e Daniel Boone. Nos anos seguintes, teve diversos hiatos, por conta de suas atuações no palco.

 

Marcos Miranda (Anos 1970)


No início dos anos de 1970, atua mais fortemente no estúdio, principalmente em longas metragens. Nessa época, surgem atuações dublando Paul Newman, Tony Curtis, Errol Flynn, Richard Harris, e tantos outros. Também esteve em séries, como A Feiticeira.

 

Por volta de 1974, também estava na Odil Fono Brasil, atuando como dublador e narrador, inclusive para o cinema nacional, como no curta Negócios Coloniais (1974), aonde atuou como narrador. No mesmo ano tem um pequeno hiato para atuar no filme carioca, As Cangaceiras Eróticas (1974), mas logo retorna à São Paulo.

 

Por volta de 1977, parte para o Rio de Janeiro e ingressa na Herbert Richers. Na ocasião, também ingressa na Telecine e Peri Filmes. Teve alguns hiatos na dublagem por conta do cinema em São Paulo, principalmente nos anos de 1978, 1979, 1980 e 1982.

 

Clark Gable


Entre seus trabalhos, temos os atores William Shatner em Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu 2, e em alguns filmes de Jornada nas Etrelas, Dean Martin em Artistas e Modelos, e O Rei do Laço, Tony Curtis em Boeing Boeing, Cavaleiros da Bandeira Negra, Frank Sinatra em Era Uma Vez...Em Hollywood, e O Expresso de Von Ryan, Clark Gable em Esse Homem é Meu, e ...E O Vento Levou, Burt Lancaster em O Gavião e a Flecha (2ª Dublagem), e Os Profissionais, William Daniels em Alguém Lá Em Cima Gosta de Mim, e A Lagoa Azul (1ª Dublagem), Gary Cooper em A Árvore dos Enforcados, e Sublime Tentação, George Kennedy em Aeroporto 77 (1ª Dublagem), e Horizonte Perdido (1973), Robert De Niro em O Poderoso Chefão - Parte 2, e O Último Magnata, John Lithgow em Footloose - Ritmo Louco, e No Limite da Realidade, Humphrey Bogart em Anjos de Cara Suja, e Heróis Esquecidos, Gregory Peck em Duelo Ao Sol, e O Falcão dos Mares, e Paul Newman em A Delícia de Um Dilema, e Hombre.

 

Além disso, também foi a voz dos atores John Wayne em Rastros de Ódio, Clint Eastwood Doido Por Briga... Louco Para Amar, Dennis Hopper em O Selvagem da Motocicleta, Donald Sutherland em Os Guerreiros Pilantras, Kirk Douglas em Cactus Jack - O Vilão, Laurence Olivier em Maratona da Morte, Rod Taylor em 36 Horas, Charlton Heston em No Mundo de 2020, Peter Graves em Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu!, Roy Scheider em O Show Deve Continuar, Christopher Walken em Próxima Parada - Bairro Boêmio, Richard Harris em Os Heróis de Telemark, David Carradine em Cavalgada dos Proscritos, Richard Widmark em Pânico nas Ruas, Errol Flynn em Raízes do Céu, Peter Lorre em O Diabo Riu Por Último, Robert Mitchum em Feitiço Branco, Dan Aykroyd em 1941 - Uma Guerra Muito Louca, Tommy Lee Jones em Os Olhos de Laura Mars, Hulk Hogan em Rocky 3 - O Desafio Supremo, Yaphet Kotto em O Esquadrão da Justiça, entre outros.

 

William Shatner em Carro Comando


Em séries, foi a voz de T. J. Hooker em Carro Comando, a segunda voz de Coringa em Batman, primeira voz de Tenente Bojay em Galáctica - Astronave de Combate (1978), primeira voz de Josh Clements em Daniel Boone, Cletus Hogg em Os Gatões, primeira voz de Trevor Ochmonek em Alf - O Eteimoso (1ª Dublagem), entre outros.


Mentor


Em desenhos, foi a voz do Mentor em He-Man, Doutor Terror em Centurions, Kup em Transformers - O Filme, Genghis Rex em Dinosaucers, Trapaçeiro em Silver Hawks, Conroy / Kato em Patrulha Estelar, primeira voz de Bruticus, e segunda voz de Megatron/Galvatron em Transformers, Duke no longa-metragem As Aventuras de Puppy e a Cachorrada do Barulho, a primeira voz de Zarm em Capitão Planeta, entre outros.
 
Marcos veio a falecer na manhã de 10 de Outubro de 1988, vítima de infarto enquanto dormia. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, no final da tarde, no Cemitério de Alcântara, município de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

 

Marcos sofria muito com o filho que era usuário de drogas, e nos últimos tempos, segundo amigos dubladores, andava muito abatido com a situação.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- William Shatner em Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu 2, Carro Comando (Série), Jornada nas Estrelas - O Filme, Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan, e Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock

- Dean Martin em A Barbada do Biruta, A Farra dos Malandros, Artistas e Modelos, Morrendo de Medo, O Marujo Foi na Onda, O Meninão, O Rei do Laço, Ou Vai Ou Racha, e Sofrendo da Bola

- Tony Curtis em Boeing Boeing, Cavaleiros da Bandeira Negra, Médica, Bonita e Solteira, Persuaders (Série), Serras Sangrentas, Spartacus (1960), e Trama no Deserto

- Clark Gable em Esse Homem é Meu, Começou em Nápoles, ...E O Vento Levou, Fruto Proibido, e Meu Pecado Foi Nascer

- Frank Sinatra em Era Uma Vez...Em Hollywood, O Crime Sem Perdão, O Expresso de Von Ryan, e Tony Rome

- Burt Lancaster em Atlantic City, O Aventureiro, O Gavião e a Flecha (2ª Dublagem), Os Profissionais, e Sua Majestade

- Kris Kristofferson em Amantes e Finanças, Comboio (1ª Dublagem), e Nasce Uma Estrela (1976)

- William Daniels em Alguém Lá Em Cima Gosta de Mim, e A Lagoa Azul (1ª Dublagem)

- Gary Cooper em A Árvore dos Enforcados, Sargento York, e Sublime Tentação

- George Kennedy em Aeroporto 77 (1ª Dublagem), e Horizonte Perdido (1973)

- James Donald em Fugindo do Inferno, e Uma Sepultura Para a Eternidade

- Robert De Niro em O Poderoso Chefão - Parte 2, e O Último Magnata

- John Lithgow em Footloose - Ritmo Louco, e No Limite da Realidade

- Alan Arkin em Um Clarão nas Trevas, e Visões de Sherlock Holmes

- Humphrey Bogart em Anjos de Cara Suja, e Heróis Esquecidos

- Josef Sommer em Esposas em Conflito, e Na Calada da Noite

- Gregory Peck em Duelo Ao Sol, e O Falcão dos Mares

- Paul Newman em A Delícia de Um Dilema, e Hombre

- Ethan Edwards (John Wayne) em Rastros de Ódio

- Philo Beddoe (Clint Eastwood) Doido Por Briga... Louco Para Amar

- Pai (Dennis Hopper) em O Selvagem da Motocicleta

- Sargento Oddball (Donald Sutherland) em Os Guerreiros Pilantras

- Cactus Jack (Kirk Douglas) em Cactus Jack - O Vilão

- Dr. Christian Szell (Laurence Olivier) em Maratona da Morte
- Major Walter Gerber (Rod Taylor) em 36 Horas
- Thorn (Charlton Heston) em No Mundo de 2020

- Capitão Clarence Oveur (Peter Graves) em Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu!

- Joe Gideon (Roy Scheider) em O Show Deve Continuar

- Robert Fulmer (Christopher Walken) em Próxima Parada - Bairro Boêmio

- Knut Straud (Richard Harris) em Os Heróis de Telemark

- Cole Younger (David Carradine) em Cavalgada dos Proscritos

- Clinto Reed (Richard Widmark) em Pânico nas Ruas

- Forsythe (Errol Flynn) em Raízes do Céu

- Julius O'Hara (Peter Lorre) em O Diabo Riu Por Último

- John Douglas "Lonni" (Robert Mitchum) em Feitiço Branco

- Sargento Frank Tree (Dan Aykroyd) em 1941 - Uma Guerra Muito Louca

- John Neville (Tommy Lee Jones) em Os Olhos de Laura Mars
- Thunderlips (Hulk Hogan) em Rocky 3 - O Desafio Supremo

- Detetive Harry Lowes (Yaphet Kotto) em O Esquadrão da Justiça
- Oficial do Calvário (ldo Pial) em Ben-Hur
- Martin Klove (John Kreese) em Karatê Kid - A Hora da Verdade
- Comissário da Polícia (Stephen Elliott) em Desejo de Matar
- Cor. Kramer (Anton Diffring) em O Desafio das Águias

- Capitão Harper (Antonio Molino Rojo) em Três Homens Em Conflito
- Murrey Futterman (Dick Miller) em Gremlins
- Igor Bounin (Frank Finlay) em As Sandálias do Pescador
- James Lee Bartlow (Dick Powell) em Assim Estava Escrito
- Leslie Barbara (Donovan Scott) em Loucademia de Polícia
- General Leonid Pushkin (John Rhys-Davies) em 007 - Marcado Para Morte (1ª Dublagem)
- Rudolph Junkins (Harry Dean Stanton) em Christine - O Carro Assassino
- Julien Mistral (Stacy Keach) em Quando Pinta o Amor
- Josh Clemens (Jimmy Dean) (segunda voz) em Daniel Boone
- Detetive Gillette (Martin Balsam) em Sindicato dos Ladrões
- George Bissinger (Patrick O'Neal) em Nosso Amor de Ontem
- Piloto do Biplano (Ben Blue) em Deu a Louca no Mundo
- Sir John Burleson (Donald Crisp) em O Gavião do Mar
- Falvão (Thom Christopher) em Buck Rogers no Século XXV
- Felix (Theodore Marcuse) em A Mesa do Diabo
- Joe Finley (Hume Cronyn) em Cocoon

 

Séries

 

- T. J. Hooker (William Shatner) em Carro Comando

- Larabee (Robert Karvelas) em O Agente 86

- Coringa (Cesar Romero) (segunda voz) em Batman (1966)

- Tenente Bojay (Jack Stauffer) (primeira voz) em Galáctica - Astronave de Combate (1978)

- Josh Clements (Jimmy Dean) (primeira voz) em Daniel Boone

- Cletus Hogg (Rick Hurst) em Os Gatões

- Trevor Ochmonek (John LaMotta) (primeira voz) em Alf - O Eteimoso (1ª Dublagem)

 

Desenhos

 

- Mentor em He-Man e Os Defensores do Universo
- Vincent Van Doido em Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo (Longa-Metragem)

- Dr. Terror em Centurions
- Kup em Transformers - O Filme
- Bruticus (primeira voz), e Megatron/Galvatron (segunda voz) em Transformers
- Duke em As Aventuras de Puppy e a Cachorrada do Barulho (Longa-Metragem - 1ª Dublagem)
- Jeff Hunt em Mulher Aranha (Estúdios DePartie)
- Genghis Rex em Dinosaucers
- Trapaçeiro em Silver Hawks
- Conroy / Kato em Patrulha Estelar

- Draco em Voltes V

- Sr. Mitchel (primeira voz) em Dennis, o Pimentinha
- Infinata em Super Robin Hood do Espaço

- Flash (segunda voz) em Super Amigos

 

Fontes: Jornal dos Sports, Diário da Noite (SP), A Luta Democrática, Radiolândia, O Seminário, Correio Paulistano, Jornal do Commercio, Diário da Noite (RJ), Tribuna da Imprensa, Diário de Notícias (RS), Jornal do Dia (RS), Todo Teatro Carioca, Cinemateca Brasileira, Enciclopédia Itaú Cultural, O Fluminense.

4 comentários:

  1. Excelente trabalho sobre dublagens, parabéns! Gostaria de saber se Marcos Miranda dublou o Senhor Ochmonek, marido da Raquel, vizinhos da Família Tanner, Programa Alf, O Eteimoso.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Segundo o Dublanet, ele foi a primeira voz desse personagem. Um abraço, e obg pelo prestígio.

    ResponderExcluir
  3. Ele tambem dublou o sr. Mitchell - o pai do Dennis o Pimentinha

    ResponderExcluir
  4. Foi a última voz do Super-Homem em Superamigos e Vincent Van Doido(Vincent Price) em Scooby-Doo e os 13 Fantasmas. Ele era simplesmente perfeito como o Dean Martin nos filmes com o Jerry Lewis.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página