terça-feira, 19 de março de 2019

Luiz Brandão


Arquivo de Som:

 
Avalanche / Dominic Szilard Petros em X-Men - A Série Animada



Biografia:

 
Luiz Brandão foi um dublador Carioca.

 

Luiz Brandão Lisboa nasceu em 19 de Novembro, no Rio de Janeiro.

 

Rádio Tupi

 

Luiz Brandão começou a carreira em 1933, ainda criança, no programa Hora do Guri na Rádio Tupi.

 

Programa esse que deu oportunidade a vários artistas que viriam a fazer parte do rádio brasileiro, como o locutor Orlando Corrêa, os locutores esportivos Borelli Filho e Manoel Jorge, os redatores Carlos Pallut e Alba Regina, o animador Adolfo Cruz, a rádio-atriz Eugênia Levi, o grupo musical As Marias, entre muitos outros.

 

No programa, Luiz interpretava o personagem Poky, ao lado da anfitriã Silvia Autuori, que interpretava a Tia Chiquinha, e que apresentava o programa.

 

Rádio Mauá

 

Na década de 1940, seguiu carreira como locutor esportivo na Rádio Mauá, aonde narrava, entre outros, Lutas Livre.

 

Rádio Guanabara

 

Luiz Brandão (1951)

 

Luiz entrou na Rádio Guanabara, emissora de João Gonçalves de Carvalho, por volta de 1947. Fazia parte da equipe de Sérgio Paiva, em programas, como Esporte Sensacional (1947). Também foi locutor no programa Esportes e Mais Esportes (1947).

 

Com a saída de Sérgio Paiva da emissora para a Rádio Continental em 1948, começa a fazer locuções esportivas na emissora. No mesmo ano, narrava lutas livre na emissora.

 

Em 1949, era locutor esportivo dos jogos de futebol na emissora. Além de locutor esportivo, também fazia a leitura de anúncios.

 

Em 1950, apresentou o programa Vitaminas C-8, de Flávio Miranda, ao lado do rádio teatro da emissora. Programa esse que apresentava diversas curiosidades, como charadas, concursos e quebra-cabeças feitos a base de música.

 

Luiz Brandão, Ivete Garcia, e Maria Luiza (1951)


Em 1951, apresentou o programa Fan-Clube (1951), ao lado de Maria Luiza, aonde fazia entrevistas pedidas por fãs.

 

Na emissora, atuava no setor esportivo junto com Raul Longras, Mauro Pinheiro, Arlindo Monteiro, Alvaro Nascimento, Oscar Vareda, Afonso Soares, Dalia Garcia, Cláudio Moisés, Silvio Barcelos, Fernando José, César Augusto, Laercio Alves, Pedro Carvalho, Atila Nunes, e Nelson Soares.

 

Rádio Tupi

 

Por volta de 1952, retorna a Rádio Tupi, agora locutor esportivo.


Salazar, Luiz Brandão, Domingos Araújo, Oriovaldo Vargas, Henrique Alcides, e Doalcei Camargo (1954)


Tinha como seu diretor Gontijo Teodoro, e trabalhou ao lado de profissionais como Dalia Garcia, Afonso Soares, Claudio Moisés, Silvio Barcelos, Fernando José, Cesar Augusto, Laerte Alves, Pedro Carvalho, Atila Nunes, Nelson Soares, Wolner Camargo, Doalcei Camargo, entre outros.

 

Rádio Tamoio

 

Por volta de 1955, vai para a Rádio Tamoio trabalhar como locutor esportivo, e é auxiliar do locutor Oduvaldo Cozzi, ao lado de Oriovaldo Vargas.

 

Em 1956, ainda estava na emissora.

 

Rádio Tupi 


Nilo Sérgio, Luiz Brandão e Maria Luiza (1951)


Por volta de 1957/58, estava na Rádio Tupi.

 

Rádio Marajoara (PA)

 

Em 1958, vai para as Emissoras Associadas em Belém, no Pará, e ingressa na Rádio Marajoara, substituindo o narrador de futebol, Jayme Bastos. Na emissora, foi considerado o melhor locutor do estado do Pará.

 

Luiz Brandão (1955)


Em 1959, se torna diretor artístico da emissora.

 

Em 1962, parte para os EUA, para transmitir A Voz da América, para as emissoras associadas do país.

 

Rádio Mayrink Veiga

 

De volta ao Rio em 1963, é contratado pela Rádio Mayrink Veiga, junto com Oduvaldo Cozzi, para o departamento esportivo da emissora. Na ocasião, Odulvado ficou conhecido por receber o maior salário do rádio brasileiro.

 

Disc-Jóquei

 

Por volta de 1969, segue carreira trabalhando como disc-jóquei no rádio carioca.

 

Rádio Nacional

 

Por volta de 1975, estava na Rádio Nacional, fazendo narrações esportivas. Também participava de um programa esportivo ao lado de Raimundo Mendonça, e Vitorino Vieira.


Luiz Brandão (1950)


Em 1977, foi parabenizado pelo responsável pela torcida organizada do flamengo, a Raça Rubro-Negra, pela campanha que fez de apoio ao time, com a criação do slogan "O maior movimento de torcidas do Brasil".

 

Segundo o responsável pelo grupo, foi também com essa ajuda de Luiz que os flamenguista voltaram a ser unidos e presentes na torcida pelo time. A nota de agradecimento foi publicada no Jornal dos Sports.

 

Rádio Marajoara

 

Em 1979, retorna à Belém, no Pará a Rádio Marajoara como coordenador da equipe esportiva. Permaneceu pouco mais de seis meses na emissora, quando retorna ao Rio de Janeiro.


Rádio Tupi

 

Depois de vários anos afastado do rádio, retorna em 1986 à Rádio Tupi, como locutor de notícias na madrugada.

 

Também aos domingos, participava do programa de serestas de Samuel Correia.

 

TV Excelsior (RJ)

 

Na TV, esteve no programa Resenha Esportiva (1964) na TV Excelsior, ao lado de Oduvaldo Cozzi, com quem havia trabalhado na Rádio Tamoio, Geraldo Borges, e outros.

 

Em 1965, assume a direção do departamento de esportes da emissora.

 

Em 1966, Luiz não renova seu contrato, e deixa a emissora.

 

Sport Press

 

Nos anos de 1980, foi redator no Rio de Janeiro na agência de notícias Sport Press, de propriedade de José Dias. A agência foi a primeira do Brasil nesse seguimento.


Luta

 

Luiz Brandão de Kimono (1951)

 

Em 1946, começou a treinar jiu-jítsu com o professor Augusto Cordeiro, um dos responsáveis pela difusão da competição de luta no país, se interessando pelo esporte depois de suas experiências com narrações de lutas na Rádio Mauá. Mais tarde, entrou para a academia de Hélio Gracie, aonde treinava ao lado de outros profissionais do rádio, como Amaral Gurgel e Rosária Meireles.

 

Nomes Iguais

 

Nos anos de 1980, existia um apresentador de rádio chamado Luiz Brandão, e que apresentava em 1986 um programa na Rádio Bandeirantes, chamado Programa Luiz Brandão, com entrevistas e outras atrações.

 

Vida Pessoal

 

Luiz teve um irmão coronel na aeronáutica, conhecido como Coronel Lisboa. O filho mais velho de Lisboa, Sidnei, se formou em 1977 em Engenharia Elétrica.

 

Dublagem

 

Na dublagem, começa por volta de 1976 na Telecine. Também ingressa na Peri Filmes na mesma época. Nos anos de 1980, passa pelos estúdios Telecine, Peri Filmes, Herbert Richers, Delart, e VTI.

 

Nos anos de 1990, esteve na Herbert Richers, Doublesound, Sincrovídeo, Delart, VTI, e Áudio News. E nos anos 2000, na Doublesound, e Delart.

 

Bisonho

 

Em relação a seus personagens, Luiz esteve sempre muito marcado no universo dos desenhos animados, por conta de lá ter tido suas maiores atuações. Entre os personagens que marcaram sua carreira, está em primeiro lugar o burrinho Bisonho (posteriormente chamado e Ió) de As Novas Aventuras do Ursinho Puff (posteriormente chamado de Pooh), no qual foi convidado a fazer no final dos anos de 1980 na Herbert Richers. Dublou o personagem de 1989 à 2003. Também foi a voz de Orson de A Fazenda de Orson dentro do desenho Garfield dublado na Sincrovídeo. Bill Dauterive teve sua voz nas primeiras temporadas de O Rei do Pedaço. Avalanche e Senhor Sinistro foram dublados por ele em X-Men - A Série Animada. A primeira voz do Dr. Julius Hibbert foi dele em Os Simpsons.

 

Participou em outras produções Disney além de Ursinho Puff, como nos longas O Corcunda de Notre-Dame, As Aventuras de Ichabod e Senhor Sapo, e na séries Os Super Patos, respectivamente fazendo o Guarda Oafish, o Juiz e Siege.

 

Goldar

 

Em séries teve outro personagem marcante, novamente no universo infantil, que foi Goldar, dublado originalmente por Kerrigan Mahan na primeira produção de Power Rangers. Também o dublou nas duas dublagens de Power Rangers - O Filme, e na série Power Rangers Zeo. Também faz algumas participações em séries como Três é Demais e Blossom.

 

James Earl Jones

 

Em filmes fez o Detetive Steven Lim interpretado Robert Kim em Curtindo a Vida Adoidado, Rei Jaffe Joffer interpretado por James Earl Jones em Um Príncipe em Nova York, o lutador Oxblood Oxheart interpretado por Peter Bray em Popeye - O Filme, Tenente Harold Kaminsky interpretado por Neville Brand em Tora! Tora! Tora!, entre outros.

 

Por questão de problemas de saúde, se afasta da dublagem por volta de 2003. Na ocasião, seu personagem em Pooh foi pego pelo dublador Ednaldo Lucena.

 

Luiz acaba falecendo um tempo depois.


Trabalhos:

 

Filmes

 

- Rei Jaffe Joffer (James Earl Jones) em Um Príncipe em Nova York

- Amos (Forest Whitaker) em A Cor do Dinheiro

- Juiz Costello (George Murdock) em Desejos

- Samuel Bacon (Gene Lockhart) em O Intrépido General Custer

- Det. Steven Lim (Robert Kim) em Curtindo a Vida Adoidado
- Oxblood Oxheart, o Lutador (Peter Bray) em Popeye - O Filme
- Ten. Harold Kaminsky (Neville Brand) em Tora! Tora! Tora!
- Roulin (Niall MacGinnis) em Sede de Viver
- Tomas Milian (Calderon) em Amistad
- Brian Cox (Argyle Wallace) em Coração Valente
- Ben Stein (Professor da Escola) em Riquinho (Filme)
- Athens, delegado (Fitz Weir) em O Poderoso Quinn
- Robô (voz) (Dick Tufeld) em Perdidos no Espaço - O Filme
- Maitre D‘ (Louis Turenne) em Dragão - A História de Bruce Lee
- Rodman (Roger Ashton-Griffiths) em Jack - O Estripador
- Comandante Harry (Kenneth McMillan) em O Sequestro do Metrô
- Tiny (Tommy Lister) "Tiny" em Condenação do Além / Duro de Prender
- Polifemo - O Ciclope (Reid Ssato) em A Odisséia
- Coaly (Harry Caesar) em O Imperador do Norte
- Maitre D' (John Sharp) em Top Secret! Superconfidencial
- Senador Phil Schmidt (Allen Hamilton) em Reação em Cadeia
- Perito Criminal (Joe D. Lauck) em O Fugitivo (1ª Dublagem)
- Louis Lindstrom (Howard Platt) em A Rocha
- Batista (Ernesto Yáñez) em Coração Selvagem

 

Séries

 

- Goldar (voz) (Kerrigan Mahan) em Power Rangers, Power Rangers - O Filme (1ª e 2ª Dublagem), e Power Rangers Zeo
- Porto (voz) (Scott Page-Pagter) em Power Ranger Turbo

- Rodman (Roger Ashton-Griffiths) em Jack - O Estripador

 

Desenhos

 
- Bisonho em As Novas Aventuras do Ursinho Puff, A Maior Aventura do Ursinho Puff, O Point do Mickey, O Livro do Pooh - Diversão Com Os Amigos, Tigrão - O Filme, e Ursinho Pooh: Um Ano Muito Feliz
- Orson em A Fazenda do Orson
- Bill Dauterive (primeira voz) em O Rei do Pedaço
- Rupert Thorne (primeira voz), e Karl Rossum (segunda voz) em Batman - A Série Animada
- Avalanche (1ª Temporada), e Senhor Sinistro (1ª à 3ª Temporada) em X-Men - A Série Animada
- Mugsy, e Frederick Fournier em Batman Gotham Knights
- Dr. Julius Hibbert (primeira voz) em Os Simpsons
- Siege em Os Super Patos
- Tugmug (nos episódios 94 e 95) em Tundercats

- Steven em 101 Dálmatas - A Série Animada
- Digitamamon em Digimon

- Claude, Empregado dos D'Urbervilles em Ace Ventura: Detetive de Animais

- Múmia em Scooby-Doo e o Lobisomem (Longa-Metragem)
- Sultão em Scooby-Doo Em Uma Noite nas Arábias (Longa-Metragem)

- Vaca em Babe, O Porquinho Atrapalhado (Longe-Metragem)

- Guarda Oafish em O Corcunda de Notre-Dame (Longa-Metragem)
- Juiz As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (Longa-Metragem)


Novelas

 

- Batista (Ernesto Yáñez) em Coração Selvagem (CNT-Gazeta)

 

Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Revista do Rádio, Marcelo Coutinho, Sky Filmes, Quotes Gram, Wikia, UNT-I Movie Reviews, Radiolândia, Vida Doméstica, Wikipédia, A Cigarra, Jornal dos Sports, Sport Ilustrado, Expedido Leal.

3 comentários:

  1. Luis Brandão esteve duas vezes em Belém: em 1958 onde veio substituir o narrador de futebol, o titular da equipe, Jayme Bastos e retornou ao Rio em 1963, indo para a Mayrink Veiga que estreava uma equipe com Oduvaldo Cozzi no comando. Em 1979 passou de novo por Belém como coordenador da equipe esportiva. Ja estava com a voz muito ruim. Mas não demorou - senão seis meses.Não narrava mais. Teve passagem como redator da agencia Sport Press que ertencia ao saudoso José Dias. Depois ficou so como dublador de filme e série. Em Belém quando chegou em 1958 teve dificyldades para emplacar seu estilo totalmente estranho ao rádio esportivo paraense, onde consagrado Edyr Proença considerado o icone de todos os tempos da mpidia esportiva dominava audiencia ha maisde uma década. Inegvelmente a Marajoara foi uma das maiores emissoras associadas do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Bom, ele também fez o porquinho Orson e O Shaman, da Tropa Alfa em X-Men.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página