terça-feira, 19 de março de 2019

Júlio Chaves



Arquivo de Som:

 
Ashley Wilkes (Leslie Howard) em ...E O Vento Levou


 

Biografia:

 
Júlio Chaves é um dublador Carioca.
 

Teatro

 

Júlio Chaves nasceu em 28 de Dezembro de 1944.


Começou a carreira numa pequena companhia de teatro nos anos de 1960.

 

Posteriormente atuou na peça de Milton Luís, O Coelhinho Pitombo (1971), ao lado de Milton Luís, Teresa Fiuza, Conrado Freitas, e Walney Vianna, no Teatro de Arena da Guanabara. Na ocasião, o pôster nos jornais da peça, informava que Júlio tiraria foto das crianças ao lado do personagem do coelho, aliando seu hobbie de fotógrafo com o trabalho de ator.

 

Em seguida, atuou em A Bruxinha Jovem / A Bruxinha Jovem-Guarda (1973), como diretor, com interpretação de Antônio Miranda, Rita Fiuza, Walney Viana, Kid Cartano, e Théo José, no Teatro de Arena da Guanabara.

 

TV Globo

 

Na TV, esteve nas novelas, Irmãos Coragem (1970-71), Feijão e o Sonho (1976), Maria, Maria (1978), entre outras, todas na Rede Globo.

 

Fotógrafo

 

Atuou quando jovem como fotógrafo, também aliando ao teatro. Atuou muito como hobbie, mas a dublagem ofuscou essa sua paixão.

 

Nomes Iguais

 

Existia um doutor e escritor nos anos de 1960, 1970 e 1980, chamado Júlio Chaves.

 

Existia um jogador e operador de bolsa de valores do time carioca Vasco da Gama em 1979, chamado Júlio Chaves.

 

No anos de 1980 e 1990, existia um boxeador mexicano chamado Júlio César Chaves, mais conhecido como Júlio Chaves, e que era conhecido no Brasil.

 

Dublagem


Júlio Chaves começou a carreira em meados dos anos de 1970, na Herbert Richers, muito provavelmente convidado pelo colega de teatro, Milton Luís. Na década de 1970, também passou pela Telecine.


Júlio Chaves (Anos 2000)

 

Nos anos de 1980, esteve na Herbert Richers, Telecine, Peri Filmes, e Sincrovídeo. Nos anos de 1990, esteve na Herbert Richers, Telecine, VTI, Sincrovídeo, Audiocorp, Áudio News, Delart, Double Sound, e Cinevídeo.

 

Júlio Chaves e Carmen Sheila (2015)

 

Nos anos 2000, esteve na Herbert Richers, Wan Macher, Telecine, VTI, Delart, Audiocorp, Áudio News, Cinevídeo, Double Sound, e Som de Vera Cruz. E nos anos de 2010, esteve na Wan Macher / Wan Marc, Delart, Áudio News, Cinevídeo, Alcatéia, Som de Vera Cruz, MGE Studios, Double Sound / SDI Media, e Bravo Estúdios.

 

Além de dublagem pra TV e cinema, dublou filmes nacionais para Carlos Imperial, Tanco, e outros diretores. 
 

Tommy Lee Jones


Entre suas centenas de personagens nós temos os grandes atores dos filmes, como Mel Gibson, no qual é a voz oficial no Brasil do ator e que sem sobra de duvidas é sua dublagem mais conhecida, o dublou em Conspiração Tequila, O Patriota, Um Dia, Dois Pais, Coração Valente, Eternamente Jovem, Alta Tensão, Fomos Heróis, Teoria da Conspiração, Maverick, Do Que as Mulheres Gostam (as 2 versões), O Troco (TV), O Preço de Um Resgate, Máquina Mortífera, Máquina Mortífera 2, Máquina Mortífera 3, Máquina Mortífera 4, Sinais, Mad Max - Além da Cúpula do Trovão, O Homem Sem Face e Gallipoli, também é a voz oficial de de Andy Garcia tendo o dublado nos filmes Onze Homens e Um Segredo, Doze Homens e Outro Segredo, Treze Homens e Um Novo Segredo, Jennifer 8 - A Próxima Vitima, O Golpe Perfeito, A Marca, A Última Cartada e Chuva Negra, Tommy Lee Jones é mais um em que Júlio é a voz oficial, o dublou em filmes como Batman Eternamente (TV), MIB- Homens de Preto, MIB - Homens de Preto 2, O Fugitivo, U.s. Marshals - Os Federais, Desaparecidas, A Força em Alerta, Risco Duplo, Assassinos Por Natureza, Volcano - A Fúria, O Homem da Casa, Cowboys do Espaço e Céu Azul, tambem é a voz oficial de Russell Crowe tendo feito os filmes Amor em Chamas, Los Angeles - Cidade Proibida, Assassino Virtual, Prova de Vida o O Gangster, tambem dubla Gabriel Byrne em Ajuste Final, Assalto à 13ª Dp, Fim dos Dias, Inimigo do Estado, Návio Fantasma, Shade - Nos Bastidores do Jogo, Tempo de Rebeldia e Tribunal Sob Suspeita, dublou muitos filmes tambem de Rowan Atkinson, o eterno Mister Bean em 007 - Nunca Mais Outra Vez, As Férias de Mr. Bean (2ª Dublagem), Como Fazer Bebês, Scooby-Doo - O Filme e Top Gang - A Missão, o ator Jon Voight em A Arca de Noé, Em Busca de um Sonho, João e o Pé de Feijão, Lara Croft: Tomb Raider, Marcação Cerrada, Missão Impossível e Procurado, entre muitos outros.
 

David Hasselhoff


Em séries, foi a voz de Jason Roland Seaver interpretado por Alan Thick em Tudo Em Família, foi o pai de família Andrew Brown em Everwood - Uma Segunda Chance, foi a voz de Michael Knight (David Hasselhoff) na clássica série Super Máquina, viveu o ator David Hasselhoff novamente, agora como Tenente Mitch Buchannon em S.o.s. Malibu, é John Michael Malone em Desaparecidos, foi o Doutor Greg Ficher em Plantão Médico, foi Chucky Pancamo em Oz - A Vida é Uma Prisão, entre outros.
 

Max Tennyson


Em desenhos, um de seus primeiros protagonistas em desenhos foi Robin Hood em Super Robin Hood do Espaço, também fez o Mestre Fung em Duelo Xiaolin, Didi em Clue Club, Brock em Godzilla, Hot Rod em Transformers - O Filme, Agente Kay em Homens de Preto, Arqueiro Verde em Liga da Justiça Sem Limites, Coringa na nova série do Batman, Horácio em na série animada de 101 Dálmatas, foi a segunda voz de Max Tennyson, substituindo Waldyr Sant'anna em Ben 10, e o fez nos filmes Ben 10: O Segredo do Omnitrix e Ben 10: Força Alienígena, entre outros.
 
Em animações também é muito presente, como Merlin em Procurando Nemo, Wesley em Nem Que a Vaca Tussa, Barkis Bittern em A Noiva Cadáver, Murilo em O Galinho Chicken Little, Doutor Doppler em Planeta do Tesouro, entre outros.

 

Eric del Castillo


Em novelas, foi a voz oficial do saudoso ator Manuel Saval, tendo o dublado em Carinha de Anjo, Cúmplices de Um Resgate, Rosalinda e Viva As Crianças - Carrossel 2, como também a voz oficial do veterano ator Eric del Castillo tendo o dublado em Amigas & Rivais e Menina Amada Minha.
 

Júlio Chaves (2009)


Como diretor, esteve na Cinevídeo em meados dos anos de 1990, na Delart por volta de 1996/97, e na Herbert Richers por volta de 2006. Não permaneceu em períodos longos dirigindo, pois preferia mais dublar.


Júlio faleceu em 10 de Agosto de 2021, vítima de Covid-19.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Tommy Lee Jones em A Canção do Carrasco, A Família, A Força em Alerta, Ad Astra - Rumo às Estrelas, Assassino a Preço Fixo 2: A Ressurreição, Assassinos Por Natureza, Batman Eternamente (TV), Capitão América: O Primeiro Vingador, Céu Azul, Contagem Regressiva (Rede Telecine), Cowboys do Espaço, Desaparecidas (2003), Imperador (2012), Jason Bourne, JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar (SBT), Lua Negra - O Super Carro / O Super Carro Negro, Mente Criminosa (2016), MIB - Homens de Preto, MIIB - Homens de Preto 2, MIB³ - Homens de Preto 3, Nova York: Terra de Ninguém, O Cliente, O Destino Mudou Sua Vida, O Fugitivo (Globo/SBT), O Homem da Casa, O Rio da Traição / Rato de Areia, Onde Os Fracos Não Têm Vez, Os Desalmados, Risco Duplo, U.S. Marshals - Os Federais, e Volcano - A Fúria

- Harvey Keitel em U-571: A Batalha do Atlântico, A Chave do Enigma, A Juventude (2015), A Lenda do Tesouro Perdido, A Lenda do Tesouro Perdido - O Livro dos Segredos, Acerto de Contas (2009), Be Cool: O Outro Nome do Jogo, Bugsy, Cães de Aluguel (Cinemax), Caminhos Perigosos, Cop Land, Cortina de Fumaça (Smoke), Dois Homens Contra Uma Cidade (2014),  Dragão Vermelho (Globo), Fogo Sagrado, Irmãos de Sangue (1995), Moonrise Kingdom, Mudança de Hábito, Little Nicky: Um Diabo Diferente, O Calendário da Morte; O Irlandês, O Príncipe do Central Park (2ª Dublagem), Pensamentos Mortais, Sol Nascente, The Ridiculous 6, Thelma & Louise, e Um Drink no Inferno

- Mel Gibson em Air America - Loucos pelo Perigo (Globo), Alta Tensão, Conspiração Tequila, Coração Valente, Do Que As Mulheres Gostam Eternamente Jovem (2ª Dublagem), Fomos Heróis, Gallipoli, Hamlet (1990), Herança de Sangue (Globo), Mad Max - Além da Cúpula do Trovão (Globo), Máquina Mortífera, Máquina Mortífera 2, Máquina Mortífera 3, Máquina Mortífera 4, Maverick, O Fim da Escuridão (2ª Dublagem), O Hotel de Um Milhão de Dólares, O Homem Sem Face, O Patriota, O Preço de um Resgate (SBT), O Troco (SBT), Os Mercenários 3, Pai em Dose Dupla 2, Plano de Fuga, Rebelião em Alto-Mar, Sinais, Teoria da Conspiração, e Um Dia, Dois Pais
- Andy Garcia em A Marca, A Mula (2018), A Última Cartada, Angie, Um Novo Amor, Caça-Fantasmas (2016), Chuva Negra, Do Jeito Que Elas Querem (2ª Dublagem), Doze Homens e Outro Segredo, Em Busca pela Verdade, Jennifer 8 - A Próxima Vítima, Justiça Cega, Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!, Meu Jantar com Hervé, Morrer Mil Vezes, Natal em Conway (2013), O Golpe Perfeito, O Poderoso Chefão - Parte 3, Onze Homens e Um Segredo, Roubo à Máfia (Globo), Sombras da Lei, Tempestade: Planeta em Fúria, Treze Homens e Um Novo Segredo, e Voltar a Morrer

- Jeff Bridges em A Qualquer Custo (2016), Bravura Indômita (2010), Cidade das Ilusões, Homem de Ferro, Kingsman: O Círculo Dourado, King Kong (1976) (2ª Dublagem), Maus Momentos no Hotel Royale, O Doador de Memórias, O Grande Lebowski, O Guarda-Costas / Tempos Insanos (1976), O Pescador de Ilusões, O Sétimo Filho, R.I.P.D. - Agentes do Além, Seabiscuit - Alma de Herói, Starman - O Homem das Estrelas (Globo), Tron - O Legado, Um Ano do Cão, e Um Caminho Para Recomeçar (Cinemax)

- Dustin Hoffman em A Loja Mágica de Brinquedos, A Primeira Noite de Um Homem (2ª Dublagem), American Buffalo (VHS), Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés, Confidence: O Golpe Perfeito (Record), Desventuras em Série, Dick Tracy, Hook - A Volta do Capitão Gancho (DVD), Mais Estranho Que a Ficção, Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, Tinha Que Ser Você (2ª Dublagem), Trocando os Pés, e Um Amor de Estimação

- Richard Jenkins em A Chave Mágica (Globo), A Forma da Água, Deixe-me Entrar (Rede Telecine), E a Vida Continua, Espiões Sem Rosto, Eu, Eu Mesmo e Irene, Filhos do Divórcio, Fora de Controle (SBT), Jack Reacher: O Último Tiro, Kong: A Ilha da Caveira, O Reino, Passe Livre, Promessa é Dívida, Queime Depois de Ler, e Terra Fria
- James Woods em A Filha do General, As Virgens Suicidas (SBT), Cassino (Globo), Cidadão Cohn, Crime Verdadeiro (VHS), Fantasmas do Passado, Nixon, O Ataque, O Especialista (2ª Dublagem), O Golpe Perfeito, Os Garotos da Minha Vida, Salvador - O Martírio de Um Povo (1ª Dublagem), Todo Mundo em Pânico 2, e Um Domingo Qualquer

- Ben Kingsley em Amor em Tempos de Guerra (2017), Assumindo a Direção, Crime e Castigo (1998), Ender's Game - O Jogo do Exterminador, Êxodo: Deuses e Reis, Ilha do Medo, Missão no Mar Vermelho, Príncipe da Persia: As Areias do Tempo, O Guru do Amor, O Triunfo do Amor, Suspeito Zero, e War Machine

- Gabriel Byrne em A Assassina, Ajuste Final, Assalto à 13ª DP (2005), Está Sobrando uma Mulher (2ª Dublagem), Fim dos Dias, Inimigo do Estado, Navio Fantasma, O Jogo Mortal, Os 33, Os Suspeitos (VHS), Shade - Nos Bastidores do Jogo, Tempo de Rebeldia, Tribunal Sob Suspeita, e Uma Virada do Destino
- John Malkovich em A Troca, Ainda Mais Perigosos, Alvo Triplo (2ª Dublagem), Conspiração Terrorista, Cut Bank - Assassinato Por Encomenda, Educação Siberiana, Meu Namorado é Um Zumbi, Red - Aposentados e Perigosos (Globo), Red 2 – Aposentados, Secretariat: Uma História Impossível, e Zoolander 2
- Jeremy Irons em A Casa dos Espíritos, A Pantera Cor-de-Rosa 2, Adorável Julia, Assassin's Creed (2016), Callas Forever (2ª Dublagem), Cruzada, Dezesseis Luas, Duro de Matar - A Vingança, Lolita (1997), M. Butterfly, O Quarto Anjo, Operação Red Sparrow, e Sobrevivendo Ao Meu Pai
- John Lithgow em À Qualquer Preço, A Escolha Perfeita 3A Vida e Morte de Peter Sellers, As Aventuras de Buckaroo Banzai, Armas na Mesa (Rede Telecine), Interestelar, O Contador (2016), Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, e Sem Limites Para Vingar
- Jeff Goldblum em A Estranha Família de Igby, Como Cães e Gatos, Ernie Kovacs: Muito Mais Que Risos, Independence Day, Independence Day: O Ressurgimento, Uma Manhã Gloriosa, e Vibes: Médiuns em Apuros / Boas Vibrações

- Lando Calrissian (Billy Dee Williams) em  Star Wars: A Ascensão Skywalker, Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca (2ª e 3ª Dublagens), e Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi (Edição Especial) (2ª e 3ª Dublagens)

- Tio Válter Dursley (Richard Griffiths) em Harry Potter e A Câmara Secreta, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
- David Hasselhoff em Baywatch (2017), Guardiões da Galáxia Vol. 2, Hop - Rebelde Sem Páscoa, Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D., Medidas Desesperadas (2017), Novo no Pedaço, O Anel dos Mosqueteiros, e Super Máquina 2000

- Michael York em A Ilha do Dr. Moreau (1977), Austin Powers - O Agente Bond Cama, Austin Powers - Um Agente Nada Discreto, O Fantasma da Ópera (1983), O Poder da Mídia, Uma Cavaleira em Camelot, e Zeppelin
- Alfred Molina em Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco, Chocolate, Como Você Quiser, Justiça Sem Fronteiras, Nada Melhor Que o Natal (2ª Dublagem), O Aprendiz de Feiticeiro, e Túmulo Com Vista: Uma Fábula

- Jon Voight em A Arca de Noé (Minissérie), Em Busca de um Sonho, João e o Pé de Feijão (Minissérie), Lara Croft: Tomb Raider, Marcação Cerrada, Missão Impossível, Procurado (1997), e Resgate em Alta Velocidade

- Scott Glenn em Caçado Pelos Cães de Guerra, Coragem Sob Fogo, Cortina de Fogo (2ª Dublagem), Cowboy do Asfalto, Escritores da Liberdade, Limite Vertical, O Legado Bourne, Os Eleitos, e Poder Absoluto

- Rowan Atkinson em 007 - Nunca Mais Outra Vez, As Férias de Mr. Bean (2ª Dublagem), Como Fazer Bebês, Johnny English 3.0, O Retorno de Johnny English, Scooby-Doo - O Filme, e Top Gang 2! - A Missão

- Peter Sellers em A Pantera Cor-de-Rosa (1963) (2ª Dublagem), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (2ª Dublagem), A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (DVD), e O Prisioneiro de Zenda (1979) (2ª Dublagem)
- James Remar em Cotton Club, De Médico e de Louco Todo Mundo Tem Um Pouco, Duplex (2ª Dublagem), Inferno (1998), Somente Elas, Um Tira de Aluguel, Warriors - Os Selvagens da Noite, e Revelação

- Robin Williams em Moscou em Nova York, Tempo de Despertar, Segredos da Vida, Nove Meses, Patch Adams - O Amor é Contagioso, Amor Além da Vida, Retratos de uma Obsessão, Férias no Trailer
- Rick Moranis em A Pequena Loja dos Horrores, Inimigos para Sempre, O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra, Querida, Estiquei o Bebê, Querida, Encolhi a Gente, e S.O.S. - Tem Um Louco Solto no Espaço

- Sam Neill em A Antena, A Caçada ao Outubro Vermelho, Memórias de Um Homem Invisível, O Aventureiro: A Maldição da Caixa de Midas, O Enigma do Horizonte, e O Livro da Selva, Terror a Bordo
- Billy Burke em A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, A Saga Crepúsculo: Eclipse (Globo), A Saga Crepúsculo: Lua Nova (Globo), Crepúsculo (Globo)
- Peter Stormare em Anjos da Lei 2, Armageddon, Brincando Com a Morte (Band), Inquilino Desajeitado, Inseparáveis, João e Maria - Caçadores de Bruxas, e O Terno de 2 Bilhões de Dólares

- Robert De Niro em Coringa, Entrando Numa Fria, Entrando Numa Fria Maior Ainda, Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família, O Lado Bom da Vida (Avião), e Os Especialistas (Globo)

- John Hurt em Alien - O Oitavo Passageiro,  ​Crime e Castigo (2002), Dramática Travessia (2ª Dublagem), O Carniçal / O Ente Diabólico, O Casal Osterman (2ª Dublagem), e O Homem Elefante

- Bruce Davison em Amigos Para Sempre, Jogada de Verão, O Beijo da Viúva Negra, Seis Graus de Separação, Vendetta - Escravos do Ódio, X-Men - O Filme, e X-Men 2

- Bruce Dern em Ambição Acima da Lei, Domingo Negro, Espírito Selvagem, Meus Vizinhos São Um Terror, O Legado Kennedy, Os Anjos Selvagens, e Rédeas da Redenção

- William Sadler em Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo, Controle Absoluto, Duro de Matar 2, Nadando Contra a Corrente, O Bordel de Sangue, e Um Sonho de Liberdade

- Treat Williams em Além da Sala de Aula (Globo), Confirmação (2016), Miss Simpatia 2 - Armada e Poderosa, O Preço da Traição (Band), e Tentáculos (1998)

- Richard Dreyfuss em Agente Asher, Contatos Imeditos do Terceiro Grau (2ª Dublagem), Poseidon, Red - Aposentados e Perigosos (Avião), e Uma Nova Tocaia

- Robert Forster em Assassinato em Greenwich, Firewall - Segurança em Risco, Invasão à Casa Branca, Tudo o Que Tivemos, e Um Fim de Semana Diferente

- David Morse em A Isca, A Negociação, Destinos Ligados, Fúria Sobre Rodas, Guerra Mundial Z Ilusão de Morte, O Anjo Malvado (2ª Dublagem), e Paranoia
- Kurt Russell em Desafio no Gelo, Fuga de Nova York (2ª Dublagem), Silkwood - O Retrato de uma Coragem, e Sky High - Super Escola de Heróis

- Russell Crowe em Amor em Chamas, Assassino Virtual, Los Angeles - Cidade Proibida, O Gangster, Prova de Vida, Rápida e Mortal, e Rede de Mentiras

- Brad Dourif em A Cor da Noite, Alien - A Ressurreição, Brinquedo Assassino, Deadwood - O Filme, Halloween - O Início, e Halloween II (2009)

- Robert Foxworth (Voz de Ratchet) em Transformers, Transformers - A Vingança dos Derrotados, e Transformers - O Lado Oculto da Lua

- John Ritter em A Única Saída (Globo), Impróprio Para Menores, Montana, Veio do Céu, Tensão em Malibu, e Viagem do Medo / O Próximo Alvo

- Jonathan Pryce em Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, Piratas do Caribe - No Fim do Mundo, e Piratas do Caribe - O Baú da Morte

- Joe Mantegna em As Coisas Mudam, Cinturão Vermelho, O Último Assassino Questão de Vida (2ª Dublagem), e Sob Suspeita

- Jack Nicholson em Alguém Tem Que Ceder, Antes de Partir, Os Infiltrados, Sem Destino (Blu-ray), e Tratamento de Choque

- Sam Shepard em Neve Sobre Os Cedros, e Marido Por Acaso, e O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford

- Elias Koteas em Além da Linha Vermelha, Atirador (2007), Deixe-Me Entrar (2ª Dublagem), O Maior Jogo da História, e Possuídos
- Clive Owen em Elizabeth - A Era de Ouro, Hemingway & Martha, Intrusos, O Plano Perfeito, e Sin City: A Cidade do Pecado
- Ted Danson em Creepshow - Arrepio do Medo, Feita Por Encomenda, Loch Ness - O Mistério do Lago, O Grande Milagre
- Steve Buscemi em Fuga de Los Angeles, Nancy: Em Busca de Si Mesma, e Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas

- Chazz Palminteri em Hurlybury - O Alvoroço, Jade, Máfia no Divã, O Céu Pode Esperar (2001) (SBT), e Os Suspeitos

- Robert Hays em A Iniciação de Sarah, Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu, e Apertem Os Cintos, e O Piloto Sumiu 2
- F. Murray Abraham em A Revanche Final, Mutação (2ª Dublagem), O Nome da Rosa (Cinemax), e O Último Duelo
- Bernie Mac em As Panteras - Detonando, Até Que a Fuga Os Separe (VHS / TV Paga), e Surpresa em Dobro

- Christopher Walken em Beary e os Ursos Caipiras, Candidato Aloprado, Canguru Jack, e O Último Matador
- Ciarán Hinds em Margot e o Casamento, Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança, e Questão de Pele
- Burt Young em Rocky Balboa, Rocky 2 - A Revanche (2ª Dublagem), Os Assassinatos de Amityville
- Paul Ben-Victor em Demolidor - O Homem sem Medo, Hóspede Por Acaso, O Banqueiro, O Durão
- Anthony Perkins em Os Miseráveis, Psicose, Psicose 2, Psicose 3, e Psicose 4 - A Revelação

- Gérard Depardieu em 1900, Bogus: Meu Amigo Secreto (1ª Dublagem), e Cidade Fantasma

- J.K. Simmons em O Chacal, O Dom da Premonição (Record), e Paixão Obsessiva (HBO)
- Albert Brooks em Perdidos na América, Um Romance Moderno, e Um Visto Para o Céu
- Gary Oldman em O Quinto Elemento, Pecados do Passado, e Um Tiro de Misericórdia

- Josh Brolin em Jonah Hex - Cacador de Recompensas, MIB³ - Homens de Preto 3e W

- Chevy Chase em Correndo Atrás do Diploma (SBT), e O Homem da Casa (1995)

- Robert Vaughn em A Ponte de Remagen, O Rio da Morte, e Superman III (DVD)

- Richard Gere em As Duas Faces de Um Crime, e Justiça Vermelha (Record)

- Martin Sheen em Imagine Só!, O Amor Acontece, e Regras Não Se Aplicam
- Jared Harris em A Herança de Mr. Deeds, e Resident Evil - Apocalipse

- Steve McQueen em O Inferno é para os Heróis , e O Preço do Prazer
- Gary Cole em A Família Sol-Lá-Si-Dó, e Um Encontro com seu Ídolo
- Keith Carradine em O Diamante de Jeru, e O Imperador do Norte
- Kiefer Sutherland em Os Três Mosqueteiros, e Roubando Vidas

- Kenneth Branagh em Conspiração, e Um Homem Determinado
- Cheech Marin em Noivo Por Acaso, e O Segredo do Fantasma

- William Hurt em Robin Hood (2010), e Um Conto do Destino

- Carl Weathers em Rocky 4, e Um Maluco no Golfe
- Chris Farley em Mong e Lóide, e Ovelha Negra

- Joe Pesci em Jimmy Hollywood, e Moonwalker
- Damon Pennington (Liam Neeson) em 72 Horas (3ª Dublagem)

- Pierre Niemans (Jean Reno) em Rios Vermelhos 2 - Anjos do Apocalipse

- Simpático Estranho (Arnold Schwarzenegger) em Cactus Jack, O Vilão

- Ed Masterson (Bill Pullman) em Wyatt Earp

- Humphrey Van Weyden (Christopher Reeve) em O Lobo do Mar

- Sean Kane (Chuck Norris) em O Ajuste de Contas

- Bowen (Dennis Quaid) em Coração de Dragão

- Ben Baker (Eli Wallach) em O Ouro de Mackenna

- Miguel (Frank Sinatra) em Orgulho e Paixão

- Sonny (Giuliano Gemma) em Os Anjos Também Comem Feijão

- Don Gallagher (Jack Lemmon) em Aeroporto 77 (2ª Dublagem)

- Dono do Bar El Sleezo (James Coburn) em Muppets - O Filme

- Centurião na Crucificação (John Wayne) em A Maior História de Todos os Tempos

- Crassus (Laurence Olivier) em Spartacus (1960) (DVD)

- Comandante J. J. Adams (Leslie Nielsen) em O Planeta Proibido

- Padre Michael William Logan (Montgomery Clift) em A Tortura do Silêncio

- Eddie Felson (Paul Newman) em A Cor do Dinheiro (2ª Dublagem)

- Ashley Wilkes (Leslie Howard) em ...E O Vento Levou

- Tenente Frank Taylor (Randy Hermann) em Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1ª Dublagem)
- Carter J. Burke (Paul Reiser) em Aliens, O Resgate
- Rodney Miller (Bruce Grayentrand) em Casamento Grego
- Dr. Simms (Peter Stormare) em O Terno de 2 Bilhões de Dólares
- Richard Cole (Eric Pierpoint) em O Mentiroso
- Conde de Reynaud (Alfred Molina) em Chocolate
- Agente Especial Shue (Robert Knepper) em Os Vigaristas

- Maximilian Fargas (Gerry Becker) em Homem-Aranha
- Nick Savage (Adam Nelson) em Sobre Meninos e Lobos

- Dwight McCarthy (Clive Owen) em Sin City - A Cidade do Pecado
- Dr. Nekhorvich (Rade Serbedzija) em Missão Impossível 2
- Prof. Jonathan Chase (Simon MacCorkindale) Manimal
- Alexander Knox (Robert Wuhl) em Batman
- Ra's Al Ghul (Ken Watanabe) em Batman Begins

- Dr. Tolian Soran (Malcolm McDowell) em Star Wras - Generations
- Cap. J.T. Esteban (Phillip Richard Allen) em Jornada nas Estrelas 3 - Á Procura de Spock
- Doutor (Robert Picardo) em Jornada nas Estrelas - Voyager

- Quentin Glass (Will Patton) em O Justiceiro

- Dohlen (William Atherton) em O Quarto Poder
- Melville Crump, Dds (Sid Caesar) em Deu a Louca no Mundo

 

Séries

 

- Det. Dave Starsky (Paul Michael Glaser) em Starsky & Hutch - Justiça em Dobro

- Michael Knight (David Hasselhoff) em Super Máquina
- Ten. Mitch Buchannon (David Hasselhoff) em S.O.S. Malibu

- Jason Roland Seaver (Alan Thick) em Tudo Em Família

- Ninjor (Kurt Strauss) em Power Rangers

- Dr. Greg Ficher (Harry J. Lennix) em Plantão Médico

- Chucky Pancamo (Chuck Zito) em Oz - A Vida é Uma Prisão

- Sensei Kanoi Watanabe (Grant McFarland) em Power Rangers - Tempestade Ninja
- Dr. Andrew Brown "Andy" (Treat Willians) em Everwood - Uma Segunda Chance

- John Michael Malone "Jack" (Anthony Lapaglia) em Desaparecidos

- Paul Hennessy (John Ritter) em 8 Regrinhas Básicas Para Namorar Minhas Filhas Adolescentes

 

Desenhos

 

- Max Tennyson (segunda voz) em Ben 10, Ben 10: Força Alienígena, Ben 10: O Segredo do Omnitrix (Longa-Metragem), e Ben 10: Supremacia Alienígena

- Arqueiro em He-Man e She-Ra - Especial de Natal, He-Man e She-Ra - O Segredo da Espada Mágica, e She-Ra - A Princesa do Poder

- Sinestro em Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda, e Lanterna Verde: Primeiro Vôo

- Spike em As Aventuras de Tom e Jerry, e Tom & Jerry Encontra Sherlock Holmes

- Smithers em Os Simpsons (Últimas Temporadas), e Os Simpsons - O Filme

- Hermes em Hércules (Longa-Metragem), e Hércules (Série Animada)

- Coringa em O Batman, e O Batman vs. Drácula
- Hades em Mulher-Maravilha, e Liga da Justiça

- Dr. Bruce Banner / Hulk em Quarteto Fantástico - Os Maiores Heróis da Terra

- Didi em Clue Club
- Brock em Godzilla

- Agente Kay em Homens de Preto
- Rei de Jurai em Tenchi Muyo (OVA)
- Hot Rod em Transformers - O Filme
- Arqueiro Verde em Liga da Justiça Sem Limites

- Merlin em Procurando Nemo
- Coringa em Batman - A Nova Série Animada

- Robin Hood em Super Robin Hood do Espaço

- Hortelino Mor em Duck Dodgers

- Mel Gibson e personagens secundários em Os Simpsons

- Plo Koon em Star Wars: A Guerra dos Clones
- Sauron / Karl Lykos em X-Men - Série Animada

- Knives em Trigun

- Mestre Fung em Duelo Xiaolin

- Spike em Tom & Jerry - O Anel Mágico

- Hary em Aquateen

- Tom em Tom e Jerry - O Filme (Dublagem Carioca - 1992)
- Billy Batson / Capitão Marvel em Shazam

- Horácio em 101 Dálmatas (Série Animada)

- Punhos de Macaco em Kim Possible

- Don Wei em Oban Star Racers

- Toby em O Cão e a Raposa (Longa-Metragem)

- Rato em As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (Longa-Metragem)

- Doutor Doppler em Planeta do Tesouro (Longa-Metragem)

- Gilberto Lima em Os Incríveis (1ª Dublagem) (Longa-Metragem)

- Barkis Bittern em A Noiva Cadáver (Longa-Metragem)
- Murilo em O Galinho Chicken Little (Longa-Metragem)
- Wesley em Nem Que a Vaca Tussa (Longa-Metragem)

- Marlim em Procurando Nemo (Longa-Metragem) (1ª e 2ª Dublagens)

- Gilberto Lima em Os Incríveis (Longa-Metragem) (1ª e 2ª Dublagens)

- Skipper em Aviões (Longa-Metragem)

 

Novelas

 

- Eric del Castillo em A Dona, A Mentira, Abismo de Paixão, Amigas & Rivais, Coração Que Mente, Menina Amada Minha, e O Que a Vida Me Roubou

- Manuel Saval em Carinha de Anjo, Cúmplices de Um Resgate, Rosalinda, e Viva As Crianças - Carrossel 2

- Otto Sirgo em Cachito do Céu, Por Ela... Sou Eva, e Sortilégio
- Giovanni Méndez López (Christian Chávez), e Franco Colucci (Juan Ferrara) em Rebelde
- Néstor (Gastón Tuset) em Laços de Amor

- René Manzanares (Adalberto Parra) em Amanha é Para Sempre (2ª Dublagem)

- Saturnino Juárez "Nino" (Santiago Meléndez) em A Rainha do Tráfico

- Eliud (Manuel Gómez) em Maria Madalena

- Padre Feliciano (Guillermo Aguilar) em Por Teu Amor

- Salomão Ladino (Manuel Guízar) em Que Pobres Tão Ricos

- Padre Caetano (Ricardo Saldarriaga) em Bonita e Azarada

- Rodolfo Moreno (José Ángel García) em No Limite da Paixão

- Everaldo Rey Martínez (Fernando Luján) em Os Rey

- Arango (Juan Carlos Barreto) em Não Acredito nos Homens

 

Jogos

 

- Tevis em Destiny

- Ezra Loomis em Gears of War: Judgment

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Sombras da Lei

- Será Que é Ele?

- A Segunda Chance

 

Séries

 

- S.O.S. Malibu

 

Fontes: A Luta Democrática, O Fluminense, Natan Lisboa, Dublanet, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Telenoveleiros, Maycon Vinicius.

3 comentários:

  1. Voz marcante, grande profissional! Cresci ouvindo sua vos em séries e filmes, desde quando Manimal foi exibido no Brasil em 1984.

    Parabéns pela matéria Gerson.

    ResponderExcluir
  2. Dublou o capitão Buck Rogers no século 25.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página