terça-feira, 19 de março de 2019

Allan Lima


Arquivo de Som:

Professor Severo Snape (Alan Rickman) em Harry Potter e a Pedra Filosofal


Biografia:

Allan Lima foi um dublador Carioca.

Início

Allan Lima nasceu em 1931 na cidade do Rio de Janeiro.

Na adolescência, estudou no famoso Colégio Pedro II, incentivador do teatro no Brasil, e responsável por revelar dezenas de nomes que se tornariam famosos no cenário do teatro, rádio e TV nacional.

Rádio Roquete Pinto

Allan Lima, Daisy Lúcidi, Theresa Amayo, Prof. Libanio Guedes, Augusto Gomes Neves, e as entrevistadoras Marly e Maron, no Programa A Juventude Cria

Na escola, entrou no grupo de teatro, e logo fizeram parte de um programa que era transmitido na Rádio Roquete Pinto, chamado A Juventude Cria (1947). Allan começou como redator no programa, e por conta da ausência de Orlando Prado do mesmo, teve sua primeira chance diante dos microfones, que um tempo depois o perpetuou no programa. O programa ficou no ar por 4 anos.

Rádio Ministério da Educação

Com o término do programa em 1951, foi chamado para trabalhar na Rádio Ministério da Educação. Na emissora, fez carreira por muitos anos trabalhando ao lado de amigos que dividiriam palco com ele também na dublagem, como Orlando Prado, Telmo de Avelar, Magalhães Graça, entre outros.

Um de seus primeiros programas na emissora foi o programa infantil, Reino da Alegria, em histórias como O Ponto da Profecia das Flores (1951), entre outras. Também trabalha em outros programas infantis na emissora, como Teatrinho da Alegria.

Allan Lima e Ieda de Oliveira

Em peças, atuou em diversas, como em: Perlipate e o Quebra Nozes (1954), Sítio da Saudade (1954), e em peças do programa Grande Teatro PRA-2, como O Crédito (1957); entre outras.

Já em programas, teve uma gama grande de atuação, tendo inclusive apresentado diversos deles. Entre os programas, temos: Temas Com Variações (1955), em programas como Os Índios na Música e na Literatura (1955), e Os Rios na Música e na Literatura (1955), com apresentação dividida com Telmo de Avelar, foi um dos apresentadores de Vivamos com Saúde (1955), um programa que focava na higiene e na saúde, apresentou Vida e Fantasia (1955), com várias histórias, muitas vezes interpretadas por Fernanda Montenegro, apresentou Memórias de Um Sargento de Milícias (1957) (que viera a atuar nos palcos em 1956), apresentou Ouvindo, Lendo e Contando (1959-61), entre outros.

Allan Lima (1952)

Em 1955, em homenagem ao aniversário da diretora de Reino da Alegria, Geni Marcondes, participou ao lado de outros colegas do programa da homenagem feita pela TV Rio, no programa Recreio Musical, recriando o programa de rádio para a televisão.

Por volta de 1955, participa do programa Passeio Literário, na história O Pônei Alazão (1955), programa esse que era apresentado por Fernanda Montenegro. No mesmo ano, começa a se destacar também como diretor de rádioteatro, dirigindo histórias no programa, como Circo de Coelhinhos (1955), entre outros.

Também dirigiu outros outras histórias em programas, como em Tribuna da História, com histórias como A Ribeirinha (1955), entre outros.

Como diretor de rádionovelas, também começou a se destacar em 1955, dirigindo produções, como: Vidas Secas (1955), Poesia Viva (1955), entre outros.

Também dirigiu programas, como: Noite, Música, Poesia! (1956), Em Poucas Palavras (1959), entre outros.

Rádio Globo

Em 1960, é contratado pela Rádio Globo, aonde começa a atuar como ator, e em meados do mesmo ano como diretor de rádioteatro.

Maurício Quadrio, Allan Lima, e Moacir Farelli (1960)

Também foi apresentador na emissora, tendo comandado os programas: O Assunto é... (1960), e Radioscope (1960)

Rádio MEC

No ano seguinte, retorna a Rádio Ministério da Educação, agora chamada de Rádio MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Na emissora atuou, entre outros, também como produtor. Entre suas produções, estão as peças: As Obras Primas da Literatura Universal (1961), Romances Brasileiros (1962), Vida e Fantasia (1964), entre outros.

Também fez adaptações na emissora. Entre elas temos a peça Macunaíma (1963), com Sadi Cabral, João Valluzi, Gualter de França, e outros.

Em 1973, participou do projeto governamental, chamado de Projeto Minerva. Dentro do projeto, produziu e narrou o programa Conversa de Domingo.

Teatro

Allan Lima, Henriette Morineau, e Francisco Dantas em Os Ovos de Avestruz (1952)

Allan atuou em diversas peças de teatro na década de 1950. Entre elas, temos, Casamento à Força (1950), de Moliere, dirigido por Luiza Barreto Leite, ao lado de Tereza Amayo, no Teatro Escolar do Colégio Pedro II.

 

E, Teatro Popular de Arte: Manequim (1951), Beatriz Segall, Jardel Filho, Nelson Vaz, Marilu Montenegro, Allan Lima, Walter Amendola, e Maria de Lamaignere, no Teatro Copacabana.

 

Na ocasião, ingressou na companhia Os Artistas Unidos, aonde atuou nas peças A Poltrona 47 (1951), Armando Braga, Beyla Genauer, Henriette Morineau, Jardel Filho, Judith Vargas, e Silva Ferreira, no Teatro Ginástico.

 

Josefina e o Ladrão (1952),  Francisco Dantas, Henriette Morineau, Jardel Filho, Judith Vargas, Oscar Felipe, Ricardo Novais, Sara Dartus, e Wanda Kosmo, no Teatro Copacabana Palace.


Laura Suarez, Allan Lima, e Francisco Dantas em Os Ovos de Avestruz (1952)

E, Os Ovos de Avestruz (1952), ao lado de Francisco Dantas, Henriette Morineau, Laura Suarez, Jardel Filho, e Judith Vargas, no Teatro Copacabana.

 

Em 1952, chegou a ensaiar a peça Já é Manhã no Mar (1952), pelo Teatro de Arte, mas não pode encenar, por falta de tempo. Na ocasião já tinha um trabalho intenso no rádio.

 

No mesmo ano, ingressa na Companhia Zilco Ribeiro, na revista Olha o Pixe! (1952), ao lado de Nelia Paula, Walter D'Ávila, Ruy Cavalcante, Paula Silvi, Emílio Castelar, Glória May, Carla Neli, Tilda Jordan, J. do Carmo, Yolanda Jacomo, Suzy de Marco, e Gene de Marco, no Teatro Follies.

 

Fora da companhia, também atua nas revistas Encontro à Meia Noite (1952), ao lado de Záquia Jorge, os bailarinos Valdo e Alba, Rosita Lopes, Joana D'Arc, Plo Celestino, Rose Rondelli, Ivone Nelson, Zé Trindade, La Raina, Yole Manon, entre outros, na Boate Acapulco.


Allan Lima e Carmen Verônica em Olho Mecânico (1958)

E, Os 7 Pecados de Mulher (1953), de Jean Cartier, ao lado de Evilázio Marçal, Zaquia Jorge, Sady Cabral, Fininho, Nick Nicola, Jaime Silva, Celes Aida, Valéria Amar, Anilza Leoni, Terezinha e Auri, o bailarino José Moleta, e Lilian Reis, no Teatrinho Jardel.

 

Em seguida, atua nas peças, O Bouquet (1953), ao lado de Manuel Pêra, Dinorah Marzullo, e Ruth Anarey, no Teatro Municipal. Na ocasião, a peça foi apresentada dentro da comemoração de 40 anos da atriz Sarah Nobre.

 

E, Mambembe (1955), ao lado de Claudiano Filho, Francisco Moreno, Sarah Nobre, Celma Silva, Sadi Cabral, Jackson de Souza, Labanca, Hélcio de Souza, Gláucio Gil, Janete Jane, Átila Iório, Luiz Espindola, Colé, Almeidinha, Delorges Caminha, Henriette Morineau, Otelo Zeloni, Oswaldo Louzada, e outros, no Teatro Municipal, e posteriormente no Teatro João Caetano.

 

Em 1956, participa do espetáculo anual Poeira de Estrelas (1956), feito pela Fundação Brasileira de Teatro, ao lado de grande elenco, como Antônio Gnzaroli, Brandão Filho, Conchita de Moraes, Cláudio Corrêa e Castro, Dulcina de Moraes, Delorges Caminha, Elza Gomes, Eva Todor, Ambrósio Fregolente, Geande Otelo, Hamilton Fereira, Henriette Morineau, Ítala Ferreira, Ítalo Rossi, Iracema de Alencar, Jorge Dória, Laura Suarez, Luiz Delfino, Milton Morais, Marlene, Magalhães Graça, Mara Rúbia, Manuel Pêra, Natalia Timberg, Nancy Vanderley, Odilon Azevedo, Oscarito, Oscar Felipe, Paulo Autran, Paulo Goulart, Paulo Padilha, Paulo Porto, Renata Fronzi, Roberto de Cleto, Tônia Carrero, Yara Salles, Silveira Sampaio, Sérgio de Oliveira, e outros, no Teatro Municipal.

 

Posteriormente, atua nas peças, Memórias de Um Sargento de Milícias (1956), pelo Teatro Nacional de Comédia, ao lado de Magalhães Graça, Graça Moema, Cirena Tostes, Labanca, Diego Cristian, Miriam Roth, Hilda Cândida, Munira Haddad, Flávia Martino, Regina Aragão, Edson Silva, José Jonas, Francisco Romão de Lima, no Teatro Maison de France.


Aurimar Rocha, Allan Lima e Teresa Austregésilo em Infelicidades em Petit-Comité (1957)

Infidelidades em Petit-Comité (1957), pelo Teatro de Bolso, ao lado de Aurimar Rocha, Teresa Austregésilo, e Marilú Bueno.

 

Jornada de Um Longo Dia Para Dentro da Noite (1958), pela Companhia Teatro Cacilda Becker, ao lado de Cacilda Becker, Fredi Kleemann, Kleber Maced, Walmor Chagas, Ziembinski, no Teatro Dulcina.

 

Olho Mecânico (1958), comédia musical pela companhia Tônia-Ceni-Autran, ao lado de Luiz Oswaldo, Laercio Laurelli, Edson Guimarães, Margarida Rey, Paulo Autran, Tônia Carrero, Carmen Verônica, e Adolfo Celi, no Teatro Mesbla.

 

Alô... 35-5499 (1959), pela companhia Os Artistas Unidos, ao lado de Laura Suarez, Irina Grecco, Glória Ladany, Sérgio de Oliveira, Armando Costa, e Sylvia Rocha, no Teatro Copacabana.

 

Fernanda Montenegro e Allan Lima (1960)


Mambembe (1959-60), ao lado de Sérgio Britto, Grace Moema, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Yolanda Cardoso, Zilka Sallaberry, Renato Consorte, Milton Carneiro, Labanca, Tarciso Zanete, Napoleão Moniz Freire, e Yara Cortes, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Sinos de Natal (1959), com direção de Fábio Sabag, ao lado Paulo Padilha, Roberto de Cleto, Norma Blum, Munira Haddad, Inezir de Abreu, Roberto Montenegro, Edna Lúcia, Haroldo de Oliveira, Carlos Jamil, Henrique Osvaldo, Armando Nascimento, e Mário Petraglia, nas escadarias do Teatro Municipal.

 

A peça é repetida no natal de 1960, com o elenco Suely Franco, Paulo Padilha, Roberto de Cleto, Norma Blum, Munira Haddad, e outros artistas, e no natal de 1961, ao lado de ao lado de Suely Franco, Paulo Padilha, Roberto de Cleto, Norma Blum, Munira Haddad, Haroldo de Oliveira, Germano Filho, e Henrique Oswaldo, ambas também no Teatro Municipal, e sempre com a direção de Fábio Sabag.

 

E, Alegoria Carioca (1960), ao lado de ao lado de Aurora Miranda, Grande Otelo, Grace Moema, Jorge Goulart, Linda Batista, Mafra Filho, Mara Rúbia, Onéssimo Gomes, Paulo Moreno, Ruth de Souza, Paulo Padilha, Sadi Cabral, Vera Regina, Valdir Maia, e numeroso elenco, no Maracanãzinho.


Cinema

O Camelô da Rua Larga (1958)

No cinema atuou em alguns filmes, como: Mãos Sangrentas (1955), Rebelião Em Vila Rica (1957), Pista de Grama (1958), O Camelô da Rua Larga (1958), e Missão: Matar (1972).

TV Rio

Allan Lima (1954)

Na TV, começou a atuar em 1956. Atuou em diversas peças, como as peças do programa Teatro do Rio: O Diabo Cospe Vermelho (1956); as peças do programa A História da Semana: A Herança (1957); e a peça A Vida é Assim (1958), de João Loredo; entre outras.

Em programas, foi o narrador de Gente Importante (1957).

Em 1958, participava do programa Estúdio V ao lado de Leonardo Villar, Margarida Rey, Nídia Lícia, Paulo Autran, Tônia Carrero, e grande elenco.

TV Record

Por volta de 1959, teve uma passagem rápida pela TV Record do Rio, atuando em peças, como: Dr. Jivago (1959).

TV Tupi (RJ)

 

Em 1959, esteve na TV Tupi, aonde, entre outros, atuou na peça natalina, Sinos de Natal (1959), de Fábio Sabag, no programa Vesperal Trol. Também atuou em outras peças do programa em 1959 e 1960.

 

Chegou a atuar em Sinos de Natal, no Teatro Nacional, no natal de 1959, 1960, e 1961, com alguns colegas que atuou na peça na emissora.


TV Continental

Em 1961, ingressa no elenco da TV Continental. Lá atua ao lado da amiga, e também de quem Allan é responsável por chegar a fama, Joanna Fon.

Entre as atuações na emissora, temos no Teatro de TV Continental: Distrito Federal 1960 (1961), entre outras.

Também foi apresentador na casa, tendo apresentado O Repórter na História (1961), e Presença da Grã-Bretanha (1962).

TV Rio

Em 1962, transfere-se para a TV Rio, e volta a apresentar O Repórter na História, agora como um quadro do programa de Flávio Cavalcanti, Noite de Gala (1962).

 

Também na emissora, atuou nos programas Cobrás Comanda o Sucesso! (1962), ao lado de Agnes Fontoura, e Mundo Ilustrado (1962), com direção de Luís Carlos Miele, o qual apresentava.

 

Foi professor ao lado de Maurício Barroso no programa de alfabetização Tele-Escola (1963-64), que mudou o nome para TV Escola em 1964, ensinando as matérias de português, matemática, conhecimentos gerais, história, e geografia do Brasil.


TV Tupi (RJ)

Nos anos de 1970, criou scripts para peças da TV Tupi, como para o programa Curso de Donas de Casa, aonde conselhos domésticos eram teatralizados, apresentado por Gilson Amado, com quem trabalhava como professor no projeto TV Educativa (sem ligação com a futura emissora de mesmo nome).

TV Educativa

Em 1981, foi chamado para apresentar o programa É Preciso Cantar (1981) na TV Educativa, ao lado de Grande Otelo, e outros.

TV Manchete

Em 1986, chega a TV Manchete. Na emissora, trabalha como narrador, redator e editor do noticiário internacional do Programa de Domingo de 1986 à 1989. Chegou a ser entrevistado em 1987 pelo programa.

Na emissora também teatralizou e adaptou peças de teatro pra TV, como Quebra Nozes (1986), com Lucinha Lins e Cláudio Tovar, entre outras.

Discos Infantis

 

Em 1968, começou a participar de discos infantis pela Companhia Brasileira de Discos, participando da série Edição Sonora Infantil Sétimo Céu (1968), das Empresas Bloch, pelo Selo Luxuosa, e gravadas nos estúdios da Atonal. No projeto, além de ator, também foi diretor, narrador e adaptador de textos. Teve ao seu lado nesse projeto, entre outros, o Maestro Luís Almeida.

 

Magalhães Graça, desconhecido, Paulo Pereira, e Allan Lima (1968)


Entre outras edições, esteve na Edição Sonora Infantil Pais e Filhos, em histórias como Gúliver e Os Gigantes (1968), Simbad, o Marujo (1968), Pinóquio (1968), O Gato de Botas (1968), Os Sapatinhos Vermelhos (1968), O Flautista de Hamelin (1968), João Sortudo (1969), O Patinho De Ouro (1969), Uma Verdadeira Princesa (1969), A Bela Adormecida (1969), O Músico Maravilhoso (1969), João Mata-Sete (1969), O Ladrão de Bagda (1969), O Gigante Egoísta (1969), Cinderela (1969), João e Maria (1973), além de histórias, como A Sereia, Chapeuzinho Vermelho, O Sino Misterioso, O Soldadinho de Chumbo, entre outras.

 

Nesse projeto, trabalhou ao lado de diversos dubladores, como Magalhães Graça, Paulo Pereira, Edson Silva, Cleonir dos Santos, Nelly Amaral, Carlos Marques, Luiz Motta, Mário Monjardim, Ruth Schelske, Waldir Fiori, Jefferson Duarte, Estelita Bell, Gualter de França, Cordélia Santos, Norka Smith, Lauro Fabiano, Nilton Valério, Orlando Drummond, Enio Santos, além de artistas como Henriqueta Brieba, Maria Creusa, Sérgio Melo, Nara Leão, Yeda Oliveira, Simone Morais, Sônia Lemos, Rosita Tomaz Lopes, Jair Rodrigues, Cinara, Regininha, e outros.


Vida Pessoal

 

Alda Acioli e Allan Lima (1962)


Em 1958, teve um romance com a vedete de TV, Angelita Martinez. Em Julho de 1961, casou-se com a bailarina do Teatro Nacional, Alda Acioli, passando a se chamar Alda Soares de Lima. No meio do ano de 1962, nasce o filho do casal. Alda era irmã de Aristarco Acioli, campeão mundial de natação.


Outros

Allan também trabalhou na Embaixada Britânica no Rio de Janeiro a partir de meados dos anos de 1950, atuando como tradutor de filmes para o Reino Unido.

Em 1969, participou de um projeto criado pela Fundação Brasileira de Televisão Educativa, em convênio com a Secretaria de Educação da Guanabara, chamado TV Educativa, aonde ensinou sobre roteiros de TV, e também como falar na TV. As aulas aconteciam no Instituto de Educação, e o curso tinha pelo menos 40 alunos de outros estados. As aulas aconteceram até 1971.

Dublagem

Na dublagem, ingressou em 1959, ao lado de outros colegas da Rádio Ministério da Educação. Passou pelos principais estúdio de dublagem do país, como Herbert Richers, Dublasom Guanabara, Riosom, entre outras.

Na CineCastro foi diretor de dublagem, tendo sido responsável pelas dublagens de Looney Tunes e Merries Melodies, entre outros. Na Dublasom Guanabara foi o narrador do estúdio por alguns anos. Em meado dos anos de 1960 vai para a TV Cinesom, aonde também desempenha um grande trabalho. Com o fim de diversos estúdios, Allan permanece apenas na Herbert Richers, sempre conciliando seu trabalho de radioator com o de dublador.

Nilton Valério, Juraciara Diácovo e Allan Lima na Sincrovídeo (1990)

Também trabalhou muito na empresa Sincrovídeo de Luiz Manoel, companheiro seu do início da dublagem no Brasil, que fazia questão de dar importância para esses dubladores clássicos no cast de sua empresa.

Além disso, Allan também era tradutor, tendo traduzido, entre outros, os filmes Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança, Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca, Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi, entre muitos outros.

Em 1965, fez parte do primeiro Sindicato dos Dubladores, aonde era vice-presidente, seguido de Luís Motta como Presidente, Roberto Mendes como 1º Secretário, Bruno Netto como 2º Secretário, Gualter de Grança, como 1º Tesoureiro, Orlando Drummond como 2º Tesoureiro, Lourdes Mayer como Diretora Social, Ribeiro Santos, Domício Costa, e Orlando Tavares como Conselheiros Fiscais, e Peri dos Santos, Orlando Prado, e Milton Rangel como Suplentes.

   
Soneca

Entre os seus trabalhos, estão principalmente os desenhos, como a primeira voz do Dick Vigarista em Corrida Maluca, o anão Soneca na segunda e mais clássica dublagem de Branca de Neve e Os Sete Anões, Narrador na primeira dublagem de Os Apuros de Penélope, Narrador na segunda dublagem de Jambo e Ruivão, a voz mais constante do Diretor Auto Astral em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, Tampinha em Avatar - A Lenda de Aang, entre outros.

Alan Rickman

Em filmes Professor Severo Snape interpretado por Alan Rickman em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, George S. Patton interpretado por Gerald McRaney em Ike: O Dia D, Coringa interpretado por Jack Nicholson na versão para VHS de Batman, além do ator Michael Caine em Expresso Para Pequim e Meia-Noite em Moscou, entre outros.

Robert Conrad

Em séries foi a primeira voz de James T. West interpretado por Robert Conrad em James West, a segunda voz de Don Diego de la Vega / Zorro interpretado por Guy Williams na primeira dublagem, para a Herbert Richers, de Zorro, entre outros.

Allan Lima (2002)

Já nos últimos anos de vida trabalhava muito na Delart, aonde também era tradutor. Allan veio a faleceu de câncer no dia 26 de Março de 2006.

Trabalhos:

Filmes


- Michael Caine em Expresso Para Pequim e Meia-Noite em Moscou
- Coringa (Jack Nicholson) em Batman (Filme - VHS)
- George S. Patton (Gerald McRaney) em Ike: O Dia D
- Dr. French (Don Brady) em Agora Você Vê
- Professor Severo Snape (Alan Rickman) em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Pai de Bridget (Ernie Lively) em Quatro Amigas e Um Jeans Viajante
- Hamilton Fisk (Dan O'Herlihy) em Amar, Trair e Roubar
- Frei Ramon (Joaquim de Almeida) em A Vida Por Um Dólar

Séries

- James T. West (Robert Conrad) (primeira voz) em James West
- Don Diego de la Vega / Zorro (segunda voz) (Guy Williams) em Zorro (1ª Dublagem - Seriado)

Desenhos

- Dick Vigarista (primeira voz) em Corrida Maluca
- Soneca em Branca de Neve e Os Sete Anões (2ª Dublagem)
- Don Blake/Thor em O Poderoso Thor
- Reed Richards/Senhor Fantástico (em dois episódios) em Os Quatro Fantásticos (Riosom)
- Narrador em Os Apuros de Penélope (1ª Dublagem)
- Narrador e personagens secundários em Jambo e Ruivão (2ª Dublagem)
- Lao Shi Long "Vovô" (primeira voz) em Jake Long - O Dragão Ocidental
- Duende Chefe (segunda voz) em Os Padrinhos Mágicos
- Imediato Fídias P. Mentira em A Arca do Zé Colméia
- Tampinha em Avatar - A Lenda de Aang
- Diretor Auto Astral (uma das vozes) em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

Trabalhos de Direção de Dublagem:

Desenhos


- Looney Tunes
- Merries Melodies

Trabalhos de Tradução de Dublagem:

Filmes


- Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança
- Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca
- Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi

Fontes: Correio da Manhã, Revista do Rádio, Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Gazeta de Notícias, Última Hora, O Jornal, Tribuna da Imprensa, O Fluminense, A Noite, As Tertúlias, Diário Carioca, Soarmec, Dublanet, Carlos Amorim, Wiki Disney Princesas, Histórias de Cinema, Revista Alterosa (MG), O Mundo Ilustrado, Discogs, Roberto de Magalhães Gouvêa - Leiloeiro Oficial, Coleção Aplauso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página