terça-feira, 19 de março de 2019

César Leitão


Arquivo de Som:

Edgar Vivar em Clube do Chaves


Biografia:

César Leitão foi um dublador Paulistano.

Início

Joaquim Maria da Costa Leitão nasceu em 12 de Janeiro de 1929 em Cantanhede, Portugal. Migrou com a família para o Brasil em 1939, por conta da segunda guerra mundial.

Rádio São Paulo

Na década de 1950, ingressou no rádio pela Rádio São Paulo. Na ocasião, foi recebido por Urbano Reis, diretor artístico da emissora, que mudou o nome de Joaquim para César.

César Leitão (1959)

Na emissora, primeiramente foi contra-regras, aonde atuou, entre outros na novela Deus Lhe Pague (1956).

Seu trabalho, inclusive lhe rendendo um Roquette Pinto em 1957 como melhor contra-regras, ao lado de Benito de Nardo, que ganhou como sonoplasta. Benito esteve com César anos depois trabalhando na AIC.

Em 1954, participou da peça A Muralha na TV Record, com transmissão pela Rádio São Paulo, ao lado de Marthus Mathias, Nícia Soares, Ênio Ferreira, Dante Rui, Geraldo Alves, Mário Jorge Montini e grande elenco.

César também fez humor na emissora, era parceiro de Divo Dacol no programa Clube do Fã (1954), todo o domingo de manhã. Posteriormente, o programa de nome para O Domingo Está no Fim (1955-56), já com um elenco maior de rádioatores como apoio.

No ano seguinte, atuou na emissora na novela O Mártir do Calvário (1955).

Rádio Piratininga

José Luís, Neuza Maria, Leonor Navarro, Wilma de Aguiar, César Leitão, Maria Aparecida Alves, Neide Garcia, Henzo de Almeida Passos, Wolner Camargo e Lucília Freire (1958)

Em 1958, vai para a Rádio Piratininga, aonde atua por algum tempo. Na emissora, atua em diversas novelas, entre elas Pedacinho de Céu na Terra (1958), Recalque (1958), Lágrimas de Maria Rosa (1958), Ciúmes (1958), Ódio Que Perdoa (1958), Três Homens Iguais (1958), O Padeiro Corre a Freguesia (1958), Quando Os Corações Condenam (1958), A Solteirona (1958-59), A Grande Conquista (1959), A Canção da Lembrança (1959), e Quem Não Tiver Pecado... (1959).

Em peças, atuava no programa Teatro Matinal Sertanejo, em peças como Santa Rita de Cássia (1958).

Também fazia o programa semanal Novela Semanal, atuando em Migalhas (1959), entre outras.

Em séries, fez parte de Juvêncio, o Justiceiro do Sertão (1959), e em peças fez Corações Solitários (1959).

Como sonoplasta, atuou em Menino Podre Não Tem Papai Noel (1959), e O Caboclo Não Morre Sem Deus (1959).

Rádio Marconi

Nos anos de 1960, vai para a Rádio Marconi, trabalhando com o também sonoplasta Benito de Nardo.

Distribuidora

César entra por volta de final dos anos de 1960 na distribuidora CBS Filmes do Brasil. Acreditamos que tenha surgido na dublagem, por seu trabalho na distribuidora, mas não há certeza nisso. Provavelmente tenha surgido na dublagem por conta de seu trabalho no rádio. Trabalhou na CBS por 30 anos.

Publicidade

Também foi publicitário na empresa Multi-Propagandas.

Direto

Em 1983, se formou em direito, e começou a atuar na área jurídica. Aliou esse trabalho, ao da CBS, e ao de dublagem.

Prêmios
 
Elvira Samara, César Leitão, Mari Caldeira, Benito Di Nardo, Dulce Santucci e Alfredo Todaro (1958)

Em 1958, ganhou da Revista Radiolândia o prêmio de melhor contra-regras de São Paulo de 1957.

Vida Pessoal

César Leitão casou-se em 30 de Maio de 1953, com Flausina Gaete Leitão, com quem teve 2 filhos. Seus filhos são Eduardo César Leitão (12/07/54 - 14/03/2013), e Alexandre César Leitão (21/09/59).
 
César teve 1 único neto, Fernando Henrique César Leitão, filho de Alexandre. Fernando chegou a fazer algumas pontas em dublagens que o avô dirigiu, como em Bananas de Pijamas, e Chespirito, na Gota Mágica.
 
Dublagem

Na dublagem, ingressou por volta de 1965 na AIC. Na empresa, fazia algumas pontas em episódios e filmes da dupla Gordo e o Magro, até o dia que surgiu o personagem Joe em Os Três Patetas. César dublou todos os episódios da série. No final dos anos de 1960, se afasta dublagem, reaparecendo anos depois esporadicamente na Álamo.

Nos final dos anos de 1980, volta mais fortemente a dublagem. Começa atuando principalmente na Megassom, e posteriormente passa pela Master Sound, Álamo, BKS, Clone, Marshmellow, Parisi Vídeo, e outras.
 
Tio Ted em O Fantástico Mundo de Bobby
 
Seus personagens, primeiramente estão nos desenhos, como Tio Ted em O Fantástico Mundo de Bobby, Patriarca de Namekusei em Dragon Ball Z, a primeira voz de Brian Griffin em Uma Família da Pesada, Herb em Darkwing Duck, entre muitos outros.
 
Joe em Os Três Patetas
 
Em séries, além de Joe em Os Três Patetas, também foi a voz dos personagens de Edgar Vivar no Clube do Chaves, que no caso é a segunda dublagem do programa Chespirito, e o Inspetor Toragoru interpretado por Shinichi Satou em Esquadrão Especial Winspector, além de participações na série Kamen Rider Black RX, entre outros.
 
Em filmes, fez a voz de alguns atores, como Jack Elam em Comando Suburbano, e na segunda dublagem de Matar ou Morrer, M. Emmet Walsh em Destino Cruzados, e na segunda dublagem de Tempo de Matar, Robert Duvall em O Apóstolo, e na segunda dublagem de A Qualquer Preço, entre outros.
 
Chegou também a ser diretor de dublagem na Gota Mágica, aonde entre outros, dirigiu alguns episódios de Bananas de Pijamas, também dirigidos por Mário Lúcio de Freitas e Nelson Machado, e cerca de 50 episódios do Clube do Chaves, ao lado de Osmiro Campos e Mário Lúcio de Freitas.
 
César Leitão (2000)
 
Veio a falecer no dia 11 de Agosto de 2000, aos 71 anos de idade, vítima de um infarto fulminante em sua casa, aonde residia desde 1949. A foto acima, foi tirada 1 dia antes de sua morte.

Trabalhos:

Filmes

- M. Emmet Walsh em Destino Cruzados, e Tempo de Matar (2ª Dublagem)
- William Donohue (James Cromwell) em Queima de Arquivo (2ª Dublagem)
- Jack Elam em Comando Suburbano, e Matar ou Morrer (2ª Dublagem)
- Robert Duvall em O Apóstolo, eA Qualquer Preço (2ª Dublagem)
- Tony Two-Toes (Joe Viterelli) em Queima de Arquivo
- Piloto (Jack Black) em Waterworld - O Segredo das Águas

Séries

- Joe (Joe Besser) em Os Três Patetas
- Botijão, Nhonho (Edgar Vivar) em Clube do Chaves
- Inspetor Toragoru (Shinichi Satou) em Esquadrão Especial Winspector

Desenhos

- Pai do Dennis em Pestinha e Feroz
- Herb em Darkwing Duck
- George Wolfe (primeira voz) em A Vida Moderna de Rocko
- Patriarca de Namekusei em Dragon Ball Z
- Louis Kalhern Pickles II "Vovô Lou" (segunda voz) em Rugrats - Os Anjinhos
- Sr. Hyunh (primeira voz) em Hey Arnold!
- Tenente Daniel Turpin "Terrível" (primeira voz) em Super-Homem - A Série Animada
- Tio Ted em O Fantástico Mundo de Bobby
- Brian Griffin (primeira voz) em Uma Família da Pesada

Trabalhos de Direção de Dublagem:

Séries

- Bananas de Pijamas (alguns episódios)
- Clube do Chaves (50 episódios)

Fontes: Acervo Pessoal, Osmiro Campos, Dublanet, Universo AIC, JusBrasil, Augusto Bisson, IMDB, Cartoon HD, The Grandstooges, Radiolândia, Correio Paulistano, Fernando Henrique César Leitão.

Total de visualizações de página