terça-feira, 19 de março de 2019

Batista Linardi


Arquivo de Som:

General Heywood Kirk (Whit Bissel) em O Túnel do Tempo


Biografia:

Batista Linardi foi um dublador Paulistano.

Início

João Batista Linardi nasceu em Campinas, São Paulo. Começou a carreira trabalhando em um escritório que funcionava no mesmo prédio de uma emissora de rádio. Por ter sempre contato com os profissionais da rádio, acabou pegando gosto pela coisa, e um tempo depois ingressou no rádio.

Batista fez de tudo no rádio, foi jornalista policial, locutor, produtor, diretor de várias rádios, autor de rádionovelas e programas humorísticos, entre outros.

Em 1952, funda em Campinas a Associação Campeira de Rádio, ao lado de vários outros sócios.

Rádio Cometa

Fica na emissora até por volta de 1960/61, quando vai para a Capital Paulista, trabalhar como diretor gerente da Rádio Cometa S.A.

Em 1961, apresenta o programa de audições na Rádio Cometa, Eu Quero é Disco.

Nota do Jornal do Brasil de 16 de Janeiro de 1962, de uma ameaça à Batista Linardi

Por volta de 1961/62, começou a apresentar o programa Falando Com Franqueza, aonde fazia críticas a política dos Estados Unidos em relação à América Latina. Nessa ocasião, a emissora começou a receber ameaças em nome do grupo MAC (Movimento Anticomunista), chamava Batista de lacaio de Moscou, e ameaçava mandar pelos ares a emissora. Na ocasião o delegado do DOPS, Ítalo Ferrigno, disse que havia localizado o núcleo do MAC, e que iria realizar várias prisões.

Rádio Gazeta

Por volta de 1965/66, Batista entra na Rádio Gazeta, aonde apresenta o programa Candidatos Ao Sucesso, um conhecido tipo de programa que revelava cantores.

Rádio Tupi

Em 16 de Fevereiro de 1970, estréia o programa diário, A Hora do Pingado na Rádio Tupi, as 7h30, ao lado de Plínio Marcos, aonde se discute todo o tipo de assunto, com bom humor, crítica, ironia, e gozação, Também coloca no ar notícias e entrevistas, além da Roda de Samba, quadro do programa aonde é reproduzido músicas de diferentes gêneros da música popular brasileira.

Na mesma época também participava de outros programas na casa, como em Gaiola do Borba, aonde fazia parte do júri, e Sucesso de Todos os Tempos, produzido e apresentado por Batista, aonde o ouvinte a música, mas precisa contar um fato de sua vida relacionado com a música que escolheu.

No mesmo ano, começa a participar de outro programa diário, agora as 20h10, ao lado de Gualberto Curado, chamado O Ouvinte Topa a Parada.

Em uma reportagem feita com Linardi e publicada no dia 25 de Setembro de 1970 no Diário da Noite, é citada a vontade do radialista de lançar um livro de contos chamado Mariazinha Vai Às Compras, no qual ele já tinha todo imaginado, e com muitas anotações. O livro seriam contos que retratam a mulher moderna.

Sebastião Justino é o vencedor do 1º Festival Brasileiro de Calouros

Também em 1970, por sua fama como jurado na Rádio Tupi, foi convidado ao lado de outros colegas de outras emissoras, para fazer parte do corpo de jurados do 1º Festival Brasileiro de Calouros.

Em 1971, inaugura outro programa matinal, chamado Comece Bem o Seu Dia, de produção de José Roberto Gama, que vai ao ar das 6h35 às 7h da manhã, com músicas, informações, notícias curiosas e policiais, muito semelhante ao outro programa em que participava, chamado A Hora do Pingado.

Também em 1971, a Rádio Tupi lança o programa Matutino Tupi, depois do sucesso alcançado pelo Grande Jornal Falado Tupi, no horário noturno. Quem cuida do programa é Enézio Velozo Teixeira, e Antônio de Oliveira, com coordenação de Batista Linardi, e apresentado todos os dias as 7h00.

Batista tinha uma versatilidade tão grande em abordar tantos tempos distintos, que algumas vezes ficava apresentando programas no lugar de colegas que estavam de férias, como foi o caso de Luiz Aguiar que foi tirar férias no Paraguai, e deixou seu programa diária, Super Tarde Tupi, nas mãos de Batista por 1 mês.


Nota do Jornal Diário da Noite de 9 de Fevereiro de 1973

Também em 1973, estréia seu programa Você Fez o Sucesso, programa musical do início das noites na Rádio Tupi. O programa começava as 18h00. Em 1974, o programa passou para o horário das 15h00 às 16h00. O programa também teve um jingle, que era assim: "Alô, alô, você fez o sucesso! Alô, alô, Batista Linardi, Tupi! Tupi!".

TV Tupi

Por volta de 1968/69, ingressa na TV Tupi, aonde trabalha em programas jornalísticos expondo sua opinião forte sobre vários temas, o que o fez ficar conhecido muitas vezes como agressivo.

Também trabalhou em outras emissoras e programas, como no programa de Blota Junior, chamado Diálogos, e em programas de J. Silvestre, entre outros.

O Advogado do Diabo (1969)

Em 1969, ingressa no programa Leopoldo Heitor - Advogado do Diabo, apresentado todas as quintas-feiras, as 22h30, e posteriormente as 22h15, no qual criava um ambiente de tribunal, com juiz, testemunhas, advogados, e debates. Batista sempre representava o papel do contra.

Ayrton Rodrigues

Em 1973, participou do quadro de calouros no programa Ayrton Rodrigues na TV Tupi, ao lado de Geórgia Gomide, Henrique Martins, Walter Stuart, Gioia Stefanini, Odilon Coutinho e Tony Ramos.

Dublagem

General Heywood Kirk

Na dublagem, Batista ingressou por volta de 1963/64 na AIC. Participou em diversas séries, como Terra de Gigantes, Daniel Boone, Lancer, Jornada nas Estrelas, mas foi em Viagem Ao Fundo do Mar que teve o seu primeiro destaque, dublando Kowalski interpredado por Del Monroe. Um tempo depois, marcou sua voz em outro personagem, o General Heywood Kirk interpretado por Whit Bissell em O Túnel do Tempo. Também dublou Whit Bissell em um episódio da segunda temporada da primeira dublagem de Jornada Nas Estrelas.

Direção de Dublagem de As Aeromoças

Na mesma época, se torna diretor de dublagem na Odil Fono Brasil, o qual desempenhou esse papel até o final da empresa no início dos anos de 1980. Entre as produções que dirigiu, está a série As Aeromoças. Também participa dublando em inúmeros filmes, como Crocodilo - A Fera Assassina, Corrida Com o Diabo, entre outros.

Também na mesma época, dirigiu, narrou e dublou em muitas produções para a TV Educativa.

Com o seu intenso trabalho no rádio no final dos anos de 1960 e início de 1970, não esteve tão presente quanto antes na dublagem, voltando aos estúdios com maior força em meados dos anos de 1970.

Gig Young

Nos anos seguintes, continua na empresa, mesmo após a mudança de dono e nome na AIC, agora chamada de BKS. É na empresa aonde dubla seus melhores protagonistas em filmes, como Dion O’Banion interpretado por John Orchard em Capone - O Gangster, Willie Conklin interpretado por Kenneth McMillan em Na Época do Ragtime, Almirante Burns interpretado por Ian Keith em O Monstro do Mar Revolto, Helmut Unger interpretado por Hardy Krüger em O Homem Com a Lente Mortal, Dr. Ham Hamilton interpretado por Gig Young em Espectro, Sidney Broome interpretado por Ted de Corsia em A Dama de Shanghai, Presidente dos EUA interpretado por Robert Beatty em Superman IV - Em Busca da Paz, entre outros.

Além da BKS, Batista também atuou muito na Álamo, principalmente nos anos de 1980 em séries e desenhos japoneses. Entre elas Esquadrão Relâmpago Changeman, O Fantástico Jaspion, e Comando Dolbuck.

Veio a falecer por volta de 1989.

Trabalhos:

Filmes

- Dion O’Banion (John Orchard) em Capone - O Gangster
- Willie Conklin (Kenneth McMillan) em Na Época do Ragtime
- Almirante Burns (Ian Keith) em O Monstro do Mar Revolto
- Helmut Unger (Hardy Krüger) em O Homem Com a Lente Mortal
- Dr. Ham Hamilton (Gig Young) em Espectro
- Sidney Broome (Ted de Corsia) em A Dama de Shanghai
- Presidente dos EUA (Robert Beatty) em Superman IV - Em Busca da Paz
- Coronel do Exército (George Murdock) em Terremoto
- Empregado de Joshua (Bobby Rhodes) em Crocodilo - A Fera Assassina
- Charlie (Robert Chambers) em Tubarão
- Nataniele (Angel Alvarez) em Django

Séries

- General Heywood Kirk (Whit Bissell) em O Túnel do Tempo
- Kowalski (Del Monroe) em Viagem Ao Fundo do Mar
- Joe Penhall (Robert Sampton) e Charles Struthers (Yaphet Kotto) na primeira temporada de Esquadrão Classe A
Centurião (John Warburton) na primeira temporada, e Lurry (Whit Bissell) na segunda temporada em Jornada Nas Estrelas (1ª Dublagem)
- Policial (John Pickard), Lobo (Lane Bradford) na primeira temporada de Terra de Gigantes
- Tenente Daglieri (Curt Lowens), Andreas Solowiechek (David Sheiner), Klimi (James Lanphier), e a primeira voz de Oscar Beregi Jr. (Comandante), ambos na primeira temporada de Missão Impossível
- Comandante Supremo Johnson (Eiji Maruyama) no episódio 5, Monstro Espacial Drácula (Eiji Maruyama) no episódio 8, Monstro Espacial Ghost (Eisuke Yoda) no episódio 11 em Esquadrão Relâmpago Changeman
- Rei do Planeta Bidge (não creditado) no episódio 1, Cérebro Eletrônico Sakurá (Shouzou Iizuka e Eisuke Yoda) no episódio 2, Pai de Yumiko (não creditado) no episódio 43, Repórter (não creditado) no episódio 44, e Bombeiro (não creditado) no episódio 45 em O Fantástico Jaspion

Fontes: Dublanet, Marcelo Almeida, Eduardo K, Ivan Betarelli, Rhcsschr, Universo AIC, Marco Antônio Silva Santos, Diário da Noite, Revista do Rádio, Jornal do Brasil, Sao Paulo in the 40s, 50s & 60s, IMDB, Gettyimages, Scarecrow, Memória da Fama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página