domingo, 23 de junho de 2019

Orlando Prado


Arquivo de Som:

Lula Lelé em A Lula Lelé



Biografia:

Orlando Prado foi
um dublador Carioca.

Início
 
Orlando Amaro Prado nasceu em 1927, na cidade do Rio de Janeiro.

Teatro

Na adolescência, quando estava se formando no ensino médio no Colégio Pedro II, fez parte do Teatro Amador do colégio. Desse colégio saíram vários atores que depois viriam a se tornar renomados no teatro o no rádio.

Anos depois, foi convidado, junto a outros atores que começaram nesse teatro, juntamente com atores do Teatro do Estudante pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, para atuar em Otelo (1950), de Shakespeare, na sede da Sociedade.

Rádio Roquette Pinto

Após se formar, cursou a faculdade de contabilidade, aonde se formou, mas acabou abandonando a carreira pelo rádio.

Foi na adolescência que surgiu o rádio. A primeira estação que esteve, foi a Rádio Roquette Pinto, entrando em meados dos anos de 1940.

Rádio Ministério da Educação

Mas foi em 1947, que ingressou naquela que seria a emissora que faria longa carreira, a Rádio Ministério da Educação.

Na emissora, ingressou por conta de seu antigo colégio, o Pedro II, que organizou um programa com alunos e ex-alunos, chamado: A Juventude Cria (1947), exibido por 4 anos na emissora, de 1947 à 1951. Entre as diversas peças que atuou nesse programa, estão: Os Lances Épicos do Descobrimento da América (1950), Os Grandes Momentos da Vida de Caxias (1950), entre outras.

Hamilton Santos, Yeda de Oliveira, um visitante, Cora Costa, Orlando Prado, e Paulo Santos (1955)

Um dos campos de grande atuação de Orlando na emissora, foram os programas infantil. Entre eles, temos: Reino da Alegria, em peças, como: O Ponto da Profecia das Flores (1951), o programa: Teatrinho da Alegria; e peças, como: Perlipate e o Quebra Nozes (1954), O Sítio da Saudade (1954); entre outras. Na emissora, era atuante no elenco de rádioteatro infantil.

Cora Costa, Vitória Régia, F. Andrade, Ziembinski, Orlando Prado, e Magalhães Graça (1956)

Em programas, destacamos: Passeio Literário, programa de Fernanda Montenegro, em peças, como: O Pônei Alazão (1955); Vivamos Com Saúde (1955), de Leopoldo Ferreira, Conversa Puxa Conversa (1956), Histórias Que a Vida Escreveu, em peças, como: Os Noivos de Luiza (1957), Histórias Que a Vida Escreveu, em peças, como: A Técnica do Varela (1958); Em Poucas Palavras (1959), com direção de Allan Lima; entre outros.

No Grande Teatro PRA-2, atuou em diversas peças, como: A Importância de Ser Severo (1957), A Grande Estiagem (1957), Uma Mulher Sem Importância (1957), Prova de Amor (1958), Rio de Janeiro - Verso e Reverso (1958), entre outras.

Em novelas na emissora, esteve em: Em Poucas Palavras (1959).

Mayrink Veiga

Por ser contratado de uma rádio federal, podia atuar livremente em outras emissoras. Entre essas emissoras, tivemos a Mayrink Veiga, aonde atuou em programas, como o programa infantil: Clube Juvenil (1950).

Rádio Cruzeiro do Sul

Esteve na Rádio Cruzeiro do Sul, na novela: O Castigo Vem do Céu (1952).

Também consta que Orlando teria atuado na Rádio Nacional e Rádio Globo, também em curtas participações.

Rádio Globo

Orlando ingressa na Rádio Globo por volta de 1961.

Orlando Prado (ao centro) e elenco do programa Escolinha do Caçula (1961)

Entre as produções que atuou, esteve as novelas A Herança de Gaúcho (1962), ao lado de Moisés Alchenbalt, Noturno (1963), inspirada na história de Chopin, Sonata de Amor (1963), A Que Depois de Morta Foi Rainha (1964), entre outras.

Também atuou no programa Os Amores Célebres, nas novelas Romeu e Julieta, Os Amores de Verona (1963), e Inês de Castro (1964).

Aírton Valadão, Orlando Prado e alunos da Escola Visconde de Ouro Preto (1962)

Em programas, esteve no infantil Escolinha do Caçula (1962), aonde fazia o Professor Sabe-Tudo, ao lado de Aírton Valadão, Dilo Gonzaga, e Isaac Schneider. Entre as séries que foram feitas dentro do programa, e que Orlando atuou, estão A Herança do Gaúcho (1962), Cacareco Enfrenta a Bruxa (1964), Minhoca à Francesa (1964), Emprego da Preguiça (1964), entre outras.

Além disso, também atuou em programas variados, como Amores Célebres (1963), e A Cidade Contra o Crime (1963).

Henrique Bernardo, Moisés Weltman, e Orlando Prado (1962)

Em programa teatral, esteve em Teatro X-9, nas peças Um Marido Para Duas Irmãs (1963), aonde atuou como contra-regras, Uma Bala Amigável (1963), O Batom Denunciador (1963), e O Ano Novo de Candy (1963).

Rádio Ministério da Educação

Retorna a casa em 1964 para atuar no programa Espetáculos PRA-2 (1964), aonde fazia leituras de poemas sobre a profissão e o trabalho, entre outros.

Rádio Mayrink Veiga

Em 1964, sai da Rádio Ministério da Educação, e é contratado pela Rádio Mayrink Veiga.

Entre as produções que atuou, está o programa teatral, Grande Teatro de Gala, nas peças A Casa (1964), e Meu Filho (1964).

Rádio Nacional

No mesmo, vai para a Rádio Nacional, ao lado de Ayrton Cardoso e outros rádioatores.

Entre as novelas que atuou, estão Primavera Sem Flores (1964), ao lado de Neyda Rodrigues, Domício Costa, Maria Alice, e outros, e Travessuras de Um Anjo (1969), ao lado de Juraciára Diácovo, e Nilton Valério.

LP

Em 1964, atua nas histórias que Henrique Bernardo escreveu para o programa Escola do Caçula da Rádio Globo, no qual era um dos apresentadores, e que foram lançadas em LP. As histórias são: Cacareco Enfrenta a Bruxa (1964), Minhoca à Francesa (1964), e Emprego da Preguiça (1964).

Em 1971, participou de uma séries de LP's da Coleção No Mundo Infantilmente Pequeno, pela CBS - Editora, para a Biblioteca Sonora, nas histórias A Hemácia Vaidosa, A Gruta Fantástica, e A Invasão. Estavam com ele Yeda de Oliveira, Cahuê Filho, Wanda Costa e Paulo Santos.

TV Rio

Em 1955, participava do programa infantil Reino da Alegria, de Geni Marcondes, na Rádio Ministério da Educação, e em homenagem ao aniversário da diretora da produção, participou ao lado de outros colegas do no especial feito pela TV Rio, no programa Recreio Musical, recriando o programa de rádio para a televisão. Essa foi uma das raras vezes que Orlando atuou na televisão.

Dublagem

Na dublagem, ingressou por volta de 1959, passando por estúdios como CineCastro, Dublasom Guanabara, TV Cinesom, Herbert Richers, Telecine, Tecnisom, entre outros.

Na dublagem fez, papeis inesquecíveis em desenhos e séries, e era uma das vozes mais constantes nos anos de 1970 e 1980.

Lula Lelé

Por ter facilidade com produções infantis desde os tempos de rádio, Orlando dublou diversos personagens em desenhos animados. Entre eles, estão a Lula Lelé em A Lula Lelé e A Arca do Zé Colméia, a Arca era chamado de Polvorosa, foi o gênio Bunko em As Aventuras de Gulliver, Hal em Laboratório Submarino 2020, Tom Chan em Charlie Chan, Chet Boyle na 1ª Dublagem de Papai Sabe Nada, a segunda voz do Esperto em Ursuat, Curly em Os Robobos, Aquaman em Super Amigos e em O Desafio dos Super Amigos, a segunda voz do Salsicha substituindo Mário Monjardim em Scooby Doo, Salsicha nos Longas-Metragens, Scooby-Doo e A Escola Assombrada, Scooby-Doo e O Lobisomem, Scooby-Doo e Os 13 Fantasmas e e a 1ª Dublagem de Scooby-Doo e Os Irmãos Pavor, foi a segunda voz do Salsicha novamente substituindo Mário Monjardim em O Pequeno Scooby-Doo, Fred Flintstone em Flintstones nos Anos Dourados, o mecânico Sandor em Patrulha Estelar, Mini Polegar em Mini Polegar e Yogui, Webstor em He-Man, Herc em Jayce e Os Guerreiros do Espaço, entre muitos outros.

Omar Sharif em Lawrence da Arábia

Em filmes, foi a voz de atores, como Al Pacino em Autor de Família, O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão - Parte 2, Richard Gere em A Força de um Amor e Cinzas no Paraíso, Osmar Sharif em Dr. Jivago e Lawrence da Arábia, Bruce Lee em O Dragão Chinês e O Vôo do Dragão, Clint Eastwood em Alcatraz Fuga Impossível, O Cavaleiro Solitário, O Cidade Ardente, O Desafio das Águias, Rota Suicida e Três Homens em Conflito, Gene Kelly em Les Girls e Os Três Mosqueteiros - 1948, Elvis Presley em Feitiço Havaiano e Kid Gallaahad, Burt Young em Rocky - Um Lutador, Rocky 2 - A Revanche, Rocky 3 - O Desafio Supremo, alem de tambem ter feito Peter Coyote, Martin Sheen, William Shatner, John Lithgow, Fred Astaire, Orson Welles, George Gaynes, Steve Mcqueen, Joe Pesci, Christophen Walken, entre muitos outros.
 
Alem de grandes atores, também dublou filmes memoráveis, como o Doutor Lao e outros 6 personagens interpretados por Tony Randall em As Sete Faces do Dr. Lao, Le Chiffre interpretado por Orson Welles em Cassino Royale (1967), Tenente John Curtis interpretado por George Peppard em Operação Crossbow, o Prefeito Munchkin interpretado por Charles Becker em O Mágico de Oz, Major Warden interpretado por Jack Hawkins em A Ponte do Rio Kwai, Sam Burns interpretado por John Lithgow em Laços de Família, entre muitos outros.

Larry Hagman

Em séries, foi a voz do Treinador Bell interpretado por Bill Edwards em Magnum, Gomez interpretado por Victor Campos em Kojak, a primeira voz de J.R. Ewing interpretado por Larry Hagman em Dallas, a segunda voz de John Bosley interpretado por David Doyle na 1ª Dublagem de As Panteras, entre outros.Em novelas participou fazendo o José Rivera interpretado por Johnny Laboriel em Carrossel.
 
Orlando teve um derrame cerebral em Dezembro de 1990, tendo se afastado da dublagem por conta disso. Na ocasião, dublava J.R. Ewing em Dallas, e a dublagem da série parou por conta disso, sendo retomada meses depois com Nilton Valério em seu lugar. Orlando tentou retornar anos depois a dublagem, mas já não conseguia dublar como antigamente.

Veio a falecer em Novembro de 1999, por consequências do AVC.

Trabalhos:

Filmes

- Clint Eastwood em Alcatraz Fuga Impossível, A Raposa de Fogo, Cidade Ardente, O Cavaleiro Solitário, O Desafio das Águias, Rota Suicida e Três Homens em Conflito
- Osmar Sharif em A Noite dos Generais, A Queda do Império Romano, Dr. Jivago, Lawrence da Arábia, e Os Ladrões
- Burt Young em Rocky - Um Lutador, Rocky 2 - A Revanche, Rocky 3 - O Desafio Supremo
- Al Pacino em Autor de Família, O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão - Parte 2
- Donald Sutherland em Invasores de Corpos e Os Doze Condenados
- Richard Gere em A Força de um Amor e Cinzas no Paraíso
- Robert de Niro em O Franco Atirador e Touro Indomável
- Bruce Lee em O Dragão Chinês e O Vôo do Dragão
- Cougar (John Stockwell) em Top Gun - Ases Indomáveis
- Calvin Stanhope "Slick" (Jeff Goldblum) em Silverado
- Johnny Smith (Christopher Walken) em Hora da Zona Morta
- Michael O'Hallorhan (Steve Mcqueen) em Inferno na Torre
- Soldado M. Drake (Mark Rolston) em Aliens - O Resgate
- George Wilson (Scott Wilson) em O Grande Gatsby
- Toht (Ronaldo Lacey) em Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
- Albert Ganz (James Remar) em 48 Horas
- Frankie Monaldi (Joe Pesci) em Era Uma Vez Na América
- Keys (Peter Coyote) em E.T. - O Extraterrestre (1ª Dublagem)
- Jon Voight (Peter Miller) em Dossiê de Odessa
- Kit (Martin Sheen) em Terra de Ninguém
- Capitão América (segunda voz) em Capitão América
- Sam Burns (John Lithgow) em Laços de Família
- Dr. Ballinger (Michael Tolan) em O Show Deve Continuar
- Padre (William Shatner) em Quatro Confissões
- Chekov (Walter Koenig) em Jornada nas Estrelas - O Filme
- Major Warden (Jack Hawkins) em A Ponte do Rio Kwai
- Prefeito Munchkin (Charles Becker) em O Mágico de Oz
- Tenente John Curtis (George Peppard) em Operação Crossbow
- Gene Kelly em Les Girls e Os Três Mosqueteiros - 1948
- Capitão Jerome (Steve Kanaly) em O Vento e o Leão
- Chefe Donaldson (Len Birman) em O Expresso de Chicago
- Ravitch (George Gaynes) em Sou Ou Não Sou
- Elvis Presley em Feitiço Havaiano e Kid Gallaahad
- Le Chiffre (Orson Welles) em Cassino Royale (1967)
- Josh Barkley (Fred Astaire) em Ciúme - Sinal de Amor
- Michael Riley, 40 Anos (Robert Urich) em Jovem de Novo
- Ezra Liam Kennedy (Alan Reed) em O Destino Bate a Sua Porta
- Eli Matson (J.M. Kerrigan) em O Gavião do Mar
- Thomas (John Roper) em Topázio
- Moxon (Mirko Ellis) em Ódio Por Ódio
- Dr. Lao / Merlin / Pan / Abominavel Homem Das Neves / Medusa / Serpente Gigante / Apollonius de Tyana / Membro da Audiência (Tony Randall) em As Sete Faces do Dr. Lao
- Sam Loomis (John Gavin) em Psicose
- Tami Giacopetti (Gerald Mohr) em Chaga de Fogo
- Zarko em As Aventuras de Huckleberry Finn
- Paul (Michael Higgins) em A Conversação

Séries

- John Bosley (David Doyle) (segunda voz) em As Panteras (1ª Dublagem)
- J.R. Ewing (Larry Hagman) (primeira voz) em Dallas
- Treinador Bell (Bill Edwards) em Magnum
- Gomez (Victor Campos) em Kojak (1967)

Desenhos

- Lula Lelé em A Lula Lelé
- Bunko em As Aventuras de Gulliver
- Zippy em Os Apuros de Penélope Charmosa (1ª Dublagem)
- Hal em Laboratório Submarino 2020
- Tom Chan em Charlie Chan
- Chet Boyle em Papai Sabe Nada (1ª Dublagem)
- Esperto (segunda voz) em Ursuat
- Curly em Os Robobos
- Aquaman em Super Amigos e O Desafio dos Super Amigos
- Babu em Jeannie é Um Gênio, Larry em Os Três Patetas, Don Knotts em Don Knotts e outros personagem em Scooby-Doo Filmes
- Irmão Metralha Pipa 761-176 (primeira voz) em Ducktales
- Salsicha (segunda voz) em O Pequeno Scooby-Doo
- Salsicha em Scooby-Doo e A Escola Assombrada (Longa-Metragem), Scooby-Doo e O Lobisomem (Longa-Metragem), Scooby-Doo e Os 13 Fantasmas (Longa-Metragem) e Scooby-Doo e Os Irmãos Pavor (1ª Dublagem)
- Kent Brockman em Os Simpsons
- Webstor em He-Man
- Herc em Jayce e Os Guerreiros do Espaço
- Steve Rogers / Capitão América em Heróis Marvel (2ª Dublagem)
- Demônio da Sombra (primeira voz), General Orc (segunda voz) e outros personagens em Caverna do Dragão
- Coringa em As Novas Aventuras de Batman e Robin (1ª Dublagem)
- Dragão Negro em Rambo (Desenho)
- Fred Flintstone em Flintstones nos Anos Dourados
- Sandor em Patrulha Estelar
- Mini Polegar em Mini Polegar e Yogui Cão
- Dono em Marmaduke
- Polvorosa em A Arca do Zé Colméia
- Mogul em Galaxy Rangers
- Heat Seeker em Gobots
- Shrapnel e Scraper em Transformers
- Sherman Fangsworth / Bicudo em Bicudo, O Lobisomem
- Snow Job em Comando Em Ação
- Wheelie em Transformers - O Filme

Novelas

- José Rivera (Johnny Laboriel) em Carrossel

Links Relacionados:

 
Fontes: Acervo Pessoal, Carlos Amorim, Revista do Rádio, Dublanet, Diário Carioca, Diário da Noite, Última Hora, Diário de Notícias, O Jornal, A Manhã, Correio da Manhã, Indie Wire, Washington Times, Sorria Sempre, Diário de Notícias (RJ), Jornal dos Sports (RJ), Jornal do Commercio (RJ), O Jornal (RJ).

Total de visualizações de página