terça-feira, 25 de junho de 2019

Luci Guimarães



Arquivo de Som:

 
Lucrécia Normile (Quentin Dean) em Lancer

 



Biografia:

 
Luci Guimarães foi uma dubladora Paulistana.


Início


Dirce Zamataro nasceu em 4 de Julho.

 

Rádio Cultura

 

Também creditada como Lucy, começou a carreira por volta de 1948 como rádioatriz na Rádio Cultura, aonde se tornou famosa.

 

Nota da Revista do Rádio (1951)

 

Desde cedo, já se destacava uma grande intérprete, sendo falava em revistas de rádio de todo o país.

 

Na emissora, atua em programas como Revista Sonora (1949), e Passatempo E-4 (1950).

 

Também atua nas novelas Alma das Flores (1949), Com Você é Assim (1949), Aconteceu Assim (1949), e Confidências do Chichilo (1949), Alma Cabocla (1949), e A Grande Verdade (1949).


Um Homem Que Volta (1952)

 

Entre as diversas rádionovelas em que participou, estão entre elas Um Homem Que Volta (1952), de Mara Lux, ao lado Ezequiel de Araújo, e Perci Aires.

 

Rádio Nacional (SP)

 

No mesmo ano sai da Rádio Cultura, ao lado também de Perci Aires, e do locutor Paulo Barbosa, passando a atuar na recém-inaugurada Radio Nacional de São Paulo, conhecida como Rádio da Rua Consolação.

 

Rádio São Paulo

 

Em 1954, vai para a Rádio São Paulo, aonde faz longa carreira. A partir de 1959, também começa a atuar na emissora como datilógrafa.

 

E de Amor Se Morre (1964)

 

Entre as novelas em que atuou na emissora, estão Teu Amor Silencioso (1959), de Cardoso Silva, ao lado de Ilka Ferreira e Dante Rui, Quando o Amor é Pecado (1959), Miguel Strogoff (1960), O Santo Casamenteiro (1960), Sorria Para Mim (1960), Um Homem e Sua Alma (1960), Suplicio de Uma Consciência (1960), Nossas Vidas Sem Rumo (1960), Tarde Demais, Meu Amor! (1960), Há Justiça no Céu (1960), A Vida Que Eu Não Quis (1960), Amarga Realidade (1960), Santa Zita (1960), Santo Antonio de Padua (1960), Triste Amor (1961), Maria Madalena (1961), Há Um Segredo Em Cada Vida (1961), A Vida Não Sabe Perdoar (1962), de Eurico Silva, ao lado de Ilka Ferreira e Newton Sá, Sem Sombras do Passado (1962), No Rumo Das Estrelas (1962), O Escravo Branco (1962), O Mundo Precisa de Amor (1962), A Vida em Do-Re-Mi (1962), E de Amor Se Morre (1964), de Eurico Silva, ao lado de Ceci de Alencar, Arquimedes Messina, Osvaldo Calfat, Rita de Souza, Marcelo Ponce e Sônia Lago, entre outras.

 

Elza Faria, Luci Guimarães, Sônia Moreira, Mary Seródio, e Eduardo Cúri, ao lado de Horácio de Freitas Filho e Seu Repórter Assistente, ambos da Revista Radiolândia (1958)


Em série na emissora, esteve em Há Justiça no Céu (1960), ao lado de Maria Estela Barros e Gastão Malta.

 

TV Paulista

 

Não Identificado, Luci Guimarães, Cacilda Lanuza, Daniel Guimarães, e Raul Roulien (1959)


Por volta de 1959, estava na TV Paulista, entre outros atuando no programa teatral de Raul Roulien, Grande Hotel Philips (1959).


Dublagem

 

Na dublagem, começou no final dos anos de 1950 na GravaSon. Na ocasião, participava de séries da época, como Teatro Ford, Papai Sabe Tudo, entre outros. Por ser muito atuante no rádio, Luci acabou não tendo uma atuação muito grande nos anos de 1960 na dublagem, só começando a ter destaque por volta de 1967, já na AIC, participando de séries como Jornada nas Estrelas (3ª Temporada), Agente 86, O Besouro Verde, Lancer, Roy Rogers, O Gordo e o Magro, A Feiticeira (8ª Temporada), entre outras.

 


Luci Guimarães (1972)


Com um tempo de não muita atuação nos anos de 1970, retorna muito atuante na década de 1980 na BKS, dublando diversas atrizes, como Susan Saradon, Susan Clark, e seu carro chefe Doris Day.

 

Além da BKS, também atuou em outros estúdios, como na Centauro, em filmes como Confusões Carnívoras, em meados dos anos de 1990. Também na mesma época dublou na BKS filmes como O Sargento Trapalhão, ao lado de André Filho, entre outros. Veio a se afastar da profissão por volta do início dos anos 2000.

 

Doris Day

 

Entre seus trabalhos, temos as atrizes Doris Day em Confidências à Meia Noite, e Não Me Mandem Flores, Susan Sarandon em A Primeira Página, e Quando As Águias Se Encontram, Barbara Rush em O Escudo Negro de Falworth, e O Príncipe dos Piratas, Ann Blessing em Eu, O Desejo, e Uma História de Vampirismo, Susan Clark em Os Dobermans Atacam, e Os Impiedosos, e Virginia Leith em A Lei do Bravo, e Um Sábado Violento, além das atrizes Agnes Moorehead em Tudo o Que o Céu Permite, Janet Leigh em Estradas do Inferno, e Elizabeth Taylor em Um Lugar Ao Sol (1ª Dublagem).

 

Wende Wagner

 

Em séries, foi a voz de Lucrécia Normile em Lancer, Lenore Case ''Casey'' em Besouro Verde, Dale Evans em Roy Rogers, e Carol Parker em O Sótão, e Betty Anderson (primeira voz) em Papai Sabe Tudo.

 

Úrsula em A Família Urso

 

Em desenhos, foi a terceira voz e mais constante de Úrsula, a esposa de Ursolão em A Família Urso, Wanda em Hardy Boys, Steffy em Putch Cassidy e Os Sundance Kids, além de participações em Tom e Jerry (BKS), e Os Verdadeiros Caça Fantasmas.

 

Luci faleceu em 8 de Março de 2009.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Doris Day em Capricho, Confidências à Meia Noite, Favor Não Incomodar, Não Me Mandem Flores, O Homem Que Sabia Demais, Tempero do Amor, e Volta Meu Amor

- Susan Sarandon em A Primeira Página, e Quando As Águias Se Encontram

- Barbara Rush em O Escudo Negro de Falworth, e O Príncipe dos Piratas

- Ann Blessing em Eu, O Desejo, e Uma História de Vampirismo
- Susan Clark em Os Dobermans Atacam, e Os Impiedosos

- Virginia Leith em A Lei do Bravo, e Um Sábado Violento

- Sara Warren (Agnes Moorehead) em Tudo o Que o Céu Permite

- Tenente Anna Marladovna Shannon / Olga Orlief) (Janet Leigh) em Estradas do Inferno

- Angela Vickers (Elizabeth Taylor) em Um Lugar Ao Sol (1ª Dublagem)

- Beth Garrison (Rosemary Murphy) em Ben - O Rato Assassino

- Laura (Ines Pedroza) em Terremoto

- Ellie (Claudette Colbert) em Aconteceu Naquela Noite
- Edie Doyle (Eva Marie Saint) em Sindicato de Ladrões
- Loretta (Dimitra Arliss) em Golpe de Mestre
- Chrissie (Susan Backlinie) em Tubarão
- Baylock (Billie Whitelaw) em A Profecia (1976)
- Margie (Elizabeth Thompson) em O Carro - A Máquina do Diabo
- Mina Van Helsing (Jan Francis) em Drácula (1979)
- Gretchen (Monica Lewis) em Aeroporto 80 - O Concorde
- Vivien Skill (Yvonne Sanson) em O Dia da Ira
- Kasturba Gandhi (Rohini Hattangadi) em Gandhi (1ª Dublagem)

- Gloria (Doris Dowling) em Farrapo Humano

- Lili (Juliet Prowse) em Saudades de Um Pracinha

 

Séries

 

- Betty Anderson (Elinor Donahue) (primeira voz) em Papai Sabe Tudo

- Lucrécia Normile (Quentin Dean) em Lancer

- Ela Própria (Dale Evans) em Roy Rogers

- Lenore Case "Casey" (Wende Wagner) em Besouro Verde

- Carol Parker (Barbara Bostock) em O Sótão

 

Desenhos

 

- Úrsula (terceira voz) em A Família Urso

- Wanda em Hardy Boys

- Steffy em Putch Cassidy e Os Sundance Kids

Fontes: Acervo Pessoal, Marcelo Almeida, Marco Antônio Silva Santos, Dublanet, Universo AIC, Jornal das Moças, Revista do Rádio, A Cena Muda, Leão Lobo, Augusto Bisson, Marcelo Lima, Vanderlei Lima, Radiolândia, Correio Paulistano, Marcelo Santana.

Total de visualizações de página