domingo, 23 de junho de 2019

Helena Samara


Arquivo de Som:

Dona da Festa a Fantasía (Angelines Fernández) em Chapolin


Biografia:

Helena Samara foi uma dubladora Paulistana.

Início

Lia Kalme nasceu em 19 de Julho de 1933 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Rádio Kosmos (América)

Começou a carreira ainda bem nova como Bancaria, ao lado da irmã Elvira Samara. Em sua adolescência, Helena junto a sua irmã frequentavam o auditório da Rádio Tupi e da Rádio Kosmos, na esperança de conseguirem entrar para esse mundo artístico. Até que um dia o locutor Mário Guimarães, apresentador do programa Cartório de Protestos na Rádio Kosmos, um programa em defesa do consumidor, contratou Helena para fazer algumas locuções no programa.

Rádio Tupi

Um tempo depois, sua irmã ingressou na Rádio Tupi como rádioatriz no programa Conto das 17 Horas, e sempre Helena ia buscá-la. Ao ver isso, a diretora do programa, Sarita Campos contratou Helena também para o rádio teatro, alegando que agora ela não precisaria ir lá somente para buscar a irmã. Na emissora, entre seus trabalhos, atuou na novela, Uma Vida Roubada (1951).

Desde cedo, usava nome artístico junto com a irmã para trabalhar no Rádio. Lia Kalme virou Helena Samara, e Elvira Kalme virou Elvira Samara. A hora de seus nomes, surgiu quando helena tinha 14 anos, e viu um letreiro de uma loja, na região da 25 de Março em São Paulo, chamada Tecidos Samara. Na região, sua mãe tinha uma fábrica de chapéus, e Helena passava sempre por lá. Comentava sempre com sua mãe que se um dia fosse rádioatriz, usaria Samara como sobrenome. Ao entrar no rádio, por haver muitas Lia's famosas na época, a batizaram de Helena, nascendo assim seu nome artístico.

Rádio Nacional (SP)

Helena Samara também trabalhou como rádioatriz na Rádio Nacional de São Paulo, estreando na emissora em 1952, ao lado da irmã Elvira Samara, e das rádioatrizes Alcina Toledo, e Maria Teresa.

Na emissora, encenou entre outros, as novelas, Padre Leonel (1954), de Amaral Gurgel, Enquanto o Sono Não Vem (1956), de Amaral Gurgel e Paulo de Gramont, ao lado de Waldir Guedes, Borges de barros, Ivete Jaime, Walter Foster, Iara Lins, e grande elenco, Campo de Sangue (1960), ao lado de Waldir Guedes e Rogério Márcico, Amor Selvagem (1960), ao lado de Judy Teixeira e Waldir Guedes, entre outras.

Em peças, esteve no programa Grande Teatro Otávio Gabus Mendes, em peças, como Safo-História de Uma Paixão (1959), e em peças avulsas, como Marty (1958), de Paddy Chaiefsky.

Em programas atuou em Todos Cantam a Sua Terra (1956), O Destino Mora Ao Lado (1958), Gente Nossa (1959), Alegria Sadia (1960), Festa na Varanda (1960),, programa sertanejo apresentado pro Nhô Zé,

Rádio Cultura

Como fazia parte das Organizações Victor Costa, também atuou em outras de suas emissoras radiofônicas, a Rádio Cultura. Atuava na emissora ao mesmo tempo que atuava na Rádio Nacional.

Na emissora, entre outras, atuou na novela: Isto é Sertão!... (1955), ao lado de Daniel Guimarães, e Luís Pini.

TV Tupi

Na TV, entrou no início dos anos de 1950 na TV Tupi, fazendo pontas em teledramas e novelas.

TV Paulista

Osmano Cardoso, Cristina Mendes, e Helena Samara (1957)

Em 1952 também ingressa na TV Paulista, aonde atuou, entre outras, nas novelas, Conflito (1953), ao lado de Gervásio Marques, e Paulo Pinheiro, A Herdeira de Ferlac (1960-61), As Grandes Esperanças (1961), e A Pequena Lady (1962).

Francisco Negrão e Helena Samara (1955)

Em programas teatrais, esteve em Teledrama, nas peças, O Morro dos Ventos Uivantes (1955), Delito na Ilha das Cabras (1955), A Procura de Silvia (1955), Os Deuses Riem (1956), Laços Humanos (1957), Alma em Suplícios (1957),O Rosto Misterioso (1957), Alma em Suplício (1957), O Treze Brumário (1957), O Solar de Chico Rita (1958), Direto Ao Coração (1958), Estrela de Uma Noite Verão (1958), Horas Desesperadas (1958), Cinzas Ao Vento (1958), Um Nome de Mulher (1958), Estrela de Uma Noite de Verão (1958), O Homem Que Viu o Diabo (1959), Macbeth (1959), Sétimo Céu (1959), Kean (1960), Por Ternura Também Se Mata (1960), e Almas Torturadas (1960).

Helena Samara, Edson França e Lucí Rangel (1961)
 
Também esteve nos programas, Teledrama Três Leões, que apresentava peças de teatro aos sábados, nas peças, Laços Humanos (1957), O Homem Que Viu o Diabo (1959), Horas de Desespero (1959), e Sétimo Céu (1959). Grande Teatro OVC, nas peças, Fogo, Faz Favor (1961), e O Solar de Chico Rita (1961).

Conto Policial, na peça, O Preço da Inocência (1957). Em Nome da Lei, na peça, Uma Boa Oportunidade (1958). Teatro em Três Tempos, na peça, Vidas Ilustres (1960). Clube do Lar, na peça, O Lado Claro da Vida (1960). E, Tele-Teatro, na peça, As Bodas de Ouro (1961).

Raquel Martins, Lourdes Rocha, Helena Samara, Judy Teixeira, e Waldir Guedes (1960)
 
Em séries, esteve em O Lado Claro da Vida (1960), e História de Um Avô (1960-62), de Líbero Miguel, ao lado de Rogério Márcico, Osmar Prado, Márcia Cardeal e Paulo Pinheiro. O seriado é refeito em 1962, também com Helena no elenco, ao lado de Judy Teixeira, Dráusio de Oliveira, e novamente Osmar Prado.

Em programas, esteve em Isto é Sertão!... (1955), apresentado por Nhô Zé, Um Nome de Mulher (1958), e O Tema é Mulher (1958).

Se retira da emissora em 1962.

TV Cultura

Em 1961, ao mesmo tempo que atuava na TV Paulista, estava na TV Cultura, atuando, entre outros, na novela A Fugitiva (1961).

TV Excelsior

Muitos anos depois, ingressou na TV Excelsior, aonde atuou na novela A Pequena Órfã (1968).

Cinema
 
No cinema, trabalhou no filme de Zé do Caixão, Como Consolar Viúvas (1976), e dublou a atriz Meiry Vieira no papel de Rainha, no filme Histórias Que Nossas Babás Não Contavam (1979).

Vida Pessoal

Helena tinha uma irmã chamada Elvira Kalme (Elvira Samara), que a levou para a Rádio Tupi em 1951. Também trabalharam juntas na Rádio Nacional

Dublagem

Na dublagem, começou no início dos anos de 1960 na Ibrasom ao lado da irmã Elvira. Por volta de 1960, entra para a GravaSon, aonde trabalhar na área administrativa, desempenhando trabalhos como datilografa, e outros. Permaneceu nessa função por 13 anos.

Na ocasião, precisavam de uma voz para uma convidada na série Papai Sabe Tudo, e pelo porte físico de Helena ser parecido com o da atriz em questão, a convidaram para a personagem. Só em 1961 que Helena começa a atuar de forma fixa na dublagem, dublando em Os Flintstones. Em pouco tempo, já era uma das vozes mais escaladas para as dublagens no estúdio.

Na Gravason em 1961, suas atuações começam nos desenhos, dando sequência nos anos seguintes na AIC. Já as séries, começa a atuar mais fortemente na AIC a partir de 1962 até por volta de 1970/71.

Entre as produções em que fez participações, estão os desenhos Wally Gator, Manda-Chuva, Leão da Montanha, Pica-Pau, e as séries A Feiticeira (1ª e 2ª Temporada), Viagem Ao Fundo do Mar (1ª, 2ª Temporada), Lancer (1ª , 2ª Temporada), Cidade Nua (3ª e 4ª Temporadas), Túnel do Tempo, e Terra de Gigantes (2ª Temporada).

Helena Samara (2005)

Até por volta de 1970/71 esteve dublando, e na área administrativa esteve até por volta de 1973, quando se afasta da dublagem.

Só retorna à profissão em 1984, quando estava a procura de emprego nos Estúdios de Dublagem da TVS, e é convidada pelo colega de AIC, Marcelo Gastaldi, que cuidara de um estúdio no local, a Maga. Nessa época, ela passa no teste para dublar na série Chaves.

Helena Samara

Nos anos de 1980, também atua na BKS e na Álamo, mas logo vai trabalhar no escritório da Megassom, aonde mais trabalhava na administração, do que dublava. Trabalhou na empresa por 8 anos.

A partir dos anos de 1990, retorna com força aos estúdios, atuando na Álamo, Dublavídeo, Mastersound, Marshmellow, Sigma, Parisi Vídeo, e muitas outros.

Endora

Entre seus trabalhos, começamos inicialmente pelas séries. Entre elas, temos Endora, da 3ª à 8ª temporada de A Feiticeira, Maureen Robinson em Perdidos no Espaço, Tenente Uhura em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem), Cinnamon Carter em Missão Impossível (AIC), Amanda Bellows (2ª à 5ª Temporada) em Jeannie é um Gênio, dividia o papel com a irmã Elvira Samara até a 4ª temporada, a segunda voz de Lottie Hatfield em E As Noivas Chegaram, Bruxa do 71 em Chaves, Chapolin, e Clube do Chaves, e Yetta em The Nanny. Além disso, também dublou a atriz June Lockart de Perdidos no Espaço, em uma participação na série, A Feiticeira


Vilma Flintstone

Nos desenhos, foi a voz de Vilma Flintstone em Os Flintstones, Bam Bam e Pedrita, Flintstones Especial, e no longa-metragem Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram, Senhora Spacely na versão dos anos de 1960 de Os Jetsons, Professora de Literatura em Disney's Doug, Vovó em Hey Arnold!, Pinako Rockbell em Full Metal Alchemist, Mãe do Wally Presa em Músculo Total, Yae Kinohara Vovó da Licca em Super Doll Licca-Chan, Rainha Adamis em Zillion, Velha Kaede em Inuyasha, Maga Patológica em Ducktales (VHS), Dorothy em Efeito Cinderela, Martha Kent Jovem em Super-Homem - Série Animada, entre outras.

Shirley MacLaine

Em filme, foi a voz das atrizes Shirley MacLaine em Charity, Meu Amor, e Os Abutres Têm Fome, Kim Novak em Aconteceu Num Apartamento, e Férias de Amor, além das atrizes Carolyn Seymour em Mortal Kombat - A Aniquilação, Kathleen Freeman em Os Irmãos Cara de Pau 2000, Debbie Reynolds em Será Que Ele é?, Lauren Bacall em Dogville, Yvonne De Carlo em Reflexo do Demônio, Agnes Moorehead em Sublime Obsessão (BKS), Deborah Kerr em Bom Dia, Tristeza, Eva Gabor em Artistas e Modelos (1ª Dublagem), entre outras.

Em novelas, foi Dona Flor em A Vingança, Marquesa Carmen Santillana de la Roquette em Zorro: A Espada e a Rosa, Fidelia em Gata Selvagem, entre outras.

Helena Samara (2007)

Em Julho de 2007, Helena Samara passou seu ultimo aniversario ao lado do Fã-Clube Chespirito Brasil, aonde foram homenageados seus mais de 45 anos de carreira, e seus 74 anos de idade. Os amigos dubladores também fizeram uma festa de aniversário para Helena.

Helena tinha problemas cardíacos, e veio a falecer em 8 de Novembro de 2007. Helena foi velado no Cemitério São Paulo, e cremada no Crematório da Vila Alpina.

Trabalhos:

Filmes

- Shirley MacLaine em Bruno, Charity, Meu Amor, Como Possuir Lissu, e Os Abutres Têm Fome
- Kim Novak em Aconteceu Num Apartamento, e Férias de Amor
- Gigi (Sharon Wilkins) em Eu, Robô
- Deusa Anciã da Água (Carolyn Seymour) em Mortal Kombat - A Aniquilação
- Dr. Ruth (Sylvia Kauders) em O Predador 2
- Tia Em (Clara Blandick) em O Mágico de Oz (BKS)
- Irmã Maria (Kathleen Freeman) em Os Irmãos Cara de Pau 2000
- Harriet Fox-Smith (Stephanie Beacham) em Amor a Toda Prova
- Anita Atwater (Constance Collier) em Festim Diabólico
- Sra. Reeves (Miriam Hopkins) em Caçada Humana
- Jill, o Sapo (Kathryn Mullen) em Os Muppets Babies Conquistam Nova York
- Bessie (Evelyn Ellis) em A Dama de Shanghai
- Ana (Regina Bianchi) em Jesus
- Julia (Rosalind Ivan) em O Manto Sagrado
- Farrah a Mãe (Jessica Dublin) em Trinity Ainda é Meu Nome
- Hilda (Sigrid Valdis) em Guerra, Sombra e Água Fresca
- Vovó Addams (Alice Ghostley) em O Retorno da Família Addams (VHS)
- Berniece Brackett (Debbie Reynolds) em Será Que Ele é?
- Vovó (Carol Kane) em A Família Addams 2 (VHS)
- Sra. Ginger (Lauren Bacall) em Dogville
- Gigi (Sharon Wilkins) em Eu, Robô
- Feiticeira (Christina Pickles) em Os Mestres do Universo
- Ilsa (Carroll Baker) em Vidas Em Jogo
- Helen Jackson (Lois Smith) em A Promessa
- Nora Manning (Lupe Ontiveros) em Melhor é Impossível
- Sra. Ochoa (Antonia Rey) em A Razão do Meu Afeto
- Bianca (Brenda Vaccaro) em Supergirl - O Filme
- Princesa Dragomiroff (Wendy Hiller) em Assassinato no Expresso Oriente
- Sra. Fisher (Sylvia Miles) em Ela é O Diabo (1ª Dublagem)
- Hanna (Lynn Redgrave) em Deuses e Monstros
- Sarah Keller (Joan Plowright) em Callas Forever
- Primeira-Dama Mathews (Marla Adams) em O Homem do Presidente (1ª Dublagem)
- Raquel Reyes (María Margarita Giraldo) em Paixões Ardentes
- Angelina (Cremilda Gil) em Olhos D’Água
- Sra. Lucy Stark (Anne Seymour) em A Grande Ilusão
- Sra. Croft (Eileen Atkins) em Assassinato Em Gosford Park
- Emelin (Yvonne De Carlo) em Reflexo do Demônio
- Nancy Ashford (Agnes Moorehead) em Sublime Obsessão (BKS)
- Anne Larson (Deborah Kerr) em Bom Dia, Tristeza
- Sonia (Eva Gabor) em Artistas e Modelos (1ª Dublagem)
- Belle Breckenridge (Dorothy Malone) em O Último Pôr-do-Sol

Séries

- Angelines Fernández em Chaves, Chapolin, Clube do Chaves, Chaves (DVD), Chapolin (DVD), Charrito, Um Herói Mexicano e Aventuras Em Marte
- Endora (Agnes Moorehead) (3ª à 8ª Temporada) e Gladys Karvitz (Alice Pearce) (2ª Temporada) em A Feiticeira
- Maureen Robinson (June Lockart) em Perdidos no Espaço
- Tenente Uhura (Nichelle Nichols) em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem)
- Cinnamon Carter (Barbara Bain) em Missão Impossível (AIC)
- Amanda Bellows (Emmaline Henry) (2ª à 5ª Temporada) em Jeannie é um Gênio
- Lottie Hatfield (Joan Blondell) (segunda voz) em E As Noivas Chegaram
- Yetta (Ann Morgan Guilbert) em The Nanny
- Sharron Macready (Alexandra Bastedo) em Os Campeões
- Peggy Fair (Gail Fisher) em Mannix
- Dorothy Baxter (Witney Blake) em Hazel
- Mamãe Parker (Shelley Winters) em Batman (AIC)
- Eloise Wilson (Sara Seegar) em Dennis, O Pimentinha

Desenhos

- Vilma Flintstones em Os Flintstones (Anos de 1960), Bam Bam e Pedrita, Flintstones Especial e Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram (Longa-Metragem)
- Sra. Estela Spacely em Os Jetsons (Anos de 1960)
- Professora de Literatura em Disney's Doug
- Velha Kaede em Inuyasha
- Maga Patológica em Ducktales (VHS)
- Dorothy em Efeito Cinderela
- Pinako Rockbell em Full Metal Alchemist
- Mãe do Wally Presa em Músculo Total
- Yae Kinohara Avó da Licca em Super Doll Licca-Chan
- Rainha Adamis em Zillion
- Martha Kent Jovem em Super Homem (Anos de 1990)
- Vovó em Hey Arnold!
- Fada Madrinha em A Turma da Mônica e A Estrelinha Mágica (Longa-Metragem)
- Inspetora da Escola em A Hora do Recreio
- Mãe do Batatinha em Manda-Chuva
- Vovó em Futebol de Rua
- Anna Watson (segunda voz) em Homem Aranha (Desenho - Anos de 1990)
- Vilamena em O Poderoso Hércules (1ª Dublagem)
- Mãe da Wilma em Os Flintstones - I Yabba Dabba Do (Longa-Metragem)
- Vovó Uranai (segunda voz) em Dragon Ball Z
- Hagatha, Nagatha e Sophia em Pokemon
- Joy Idosa em Pokemon Chronicles

Novelas

- Dona Flor (não creditada) em A Vingança
- Marquesa Carmen Santillana de la Roquette (Teresa Gutiérrez) em Zorro: A Espada e a Rosa
- Fidelia (Nelida Ponce) em Gata Selvagem


Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Revista do Rádio, Mofolândia, Fórum Chaves, The Apkers, Role Play Gateway, TCM, Wikipédia, Radiolândia, Diário de Notícias (SP), Correio Paulistano, A Gazeta Esportiva (SP), Última Hora (PR).

Total de visualizações de página