domingo, 23 de junho de 2019

Rodney Gomes



Arquivo de Som:

 
Iago em Aladdin e Os 40 Ladrões (Longa-Metragem)

 


Biografia:

 
Rodney Gomes foi um dublador Carioca.

 

Início


Rodney Gomes nasceu no dia 3 de Agosto de 1936 em Sorocaba, São Paulo. Se mudou com os pais para o Rio de Janeiro, ainda criança.

 

Cinema

 

Começou a carreira como ator aos 10 anos de idade, no filme Pinguinho de Gente (1947), convidado pelo cineatra Adhemar Gonzaga, dono da Cinédia, no clube do Flamengo aonde frequentava. Com o sucesso do filme, foi chamado para participar do filme Obrigado Doutor (1948), ao lado do ator Rodolfo Mayer.

 

Rodney Gomes em Maior Que o Medo (1951)

 

Também fez o filme Maior Que o Medo (1951), ao lado de Agnaldo Rayol, interpretando como criança o papel de Jorge Dória, e Agnaldo, o de Anselmo Duarte.

 

Rádio Mauá

 

Por volta de 1948, foi para a Rádio Mauá, aonde seguiu como rádioator. Começou no programa Boca de Forno (1948).

 

Rádio Tupi

 

Rodney Gomes (1954)

 

Em 1949, vai para a Rádio Tupi, levado por Silveira Lima, aonde atua no Programa do Guri (1949).

 

Rádio Nacional

 

Em Julho de 1949, faz teste para radioator na Radio Nacional com Isis de Oliveira, e entra para o cast da emissora.

 

Rodney Gomes (1957)

 

Na emissora, atua principalmente em novelas. Entre elas, estão: Solidão (1950), que Mário Brasini escreveu especialmente para Rodney, Coração Selvagem (1950), Família Braga (1950), O Direito de Nascer (1952), Mais Perto de Deus (1956), A Menina da Rua Nova (1956), Rosa Valente (1956), Mais Perto de Deus (1956), A Vida Continua (1959), Maria Farrel (1959), Do Amor Uma Saúde (1959), Amargo Silêncio (1959), Drama de Cada Um (1959), Uma Cidade Nas Trevas (1960), A Face do Pecado (1961), entre muitas outras.

 

Oswaldo Elias, Alvaro Aguiar, e Rodney Gomes (1958)


Em séries, participou de: Atomam, o Homem Atômico (1954), Aventuras do Anjo, em episódios como O Fantasma do Castelo (1957), na série Cidade Assassinada (1957), entre outras.

 

Em programas infantis, participou de Clube Juvenil Toddy (1954), e Tapete Mágico (1954).

 

Rodney Gomes (1961)


Em 1964, é demitido da Rádio Nacional junto a outros 35 artistas, por conta de um decreto assinado pelo presidente Castelo Branco do Governo Militar, referente a uma investigação.

 

Rádio Guanabara

 

Em 1965, vira diretor artístico da Rádio Guanabara, no lugar de Teixeira Filho.

 

Rádio Nacional

 

Retorna a emissora em 1980, após a anistia feita pelo governo.

 

Teatro

 

Em 1949, fez parte da inauguração do Teatro Infantil do Sesi, aonde participava de peças com fantoches e marionetes. Na estréia do teatro estava presente o presidente da república, Eurico Gaspar Dutra.

 

TV Rio

 

Na TV, estreou em 1957 na TV Rio, participando, entre outros do programa da Rádio Nacional, Novo Show (1957), ao lado de Zezé Macedo, Bruno Netto, e grande elenco.

 

TV Tupi (RJ)

 

Rodney Gomes (1954)


Em 1957, também atuou na TV Tupi, como no programa Câmara Um (1957), atuando em várias peças.

 

Posteriormente vai para São Paulo trabalhar na TV Tupi, aonde adapta a novela A Pequena Órfã (1968), na qual também atua.

 

Rede Globo

 

Nos anos de 1980, participa de episódios das séries Carga Pesada e Caso Verdade na Rede Globo.

 

Discos

 

Em LP's, participou do disco História do Brasil - Vol. II (1960), ao lado de vários radioatores da Rádio Nacional.

 

Dublagem

 

Na dublagem, iniciou em 1959 na Herbert Richers. Posteriormente, passou por empresas como Peri Filmes, e CineCastro. No ocasião, entre outras, foi também diretor de dublagem na Peri Filmes.

 

Por volta de 1968, transfere-se para São Paulo para atuar na TV Tupi, e começa a trabalhar na AIC. permanece poucos anos na cidade, e retorna ao Rio. Poucos anos depois, no início da década de 1970, retorna para a AIC, ficando novamente poucos anos, quando transfere-se em definitivo para o Rio.


Rodney Gomes, e Darcy Pedrosa (1955)


Nos anos de 1970, retorna à CineCastro e Tecnisom, e também atua nos estúdios Telecine, Televox, Herbert Richers, e Tecnisom. Nos anos de 1980, continua atuando na Telecine, e Peri Filmes, e também ingressa na VTI, e Delart. Na Herbert Richers retorna apenas em final dos anos de 1980, permanecendo afastado do estúdio desde a greve de 1978.

 

Nos anos de 1990, atua na Audivision, Sincrovídeo, Herbert Richers, Delart, VTI, e Telecine. E nos anos de 2000, atua na Delart, e Sincrovídeo,

 

Como diretor de dublagem, dirigiu na Peri Filmes (1960), AIC (1960-70), CineCastro (1970), Tecnisom (1970), Herbert Richers (1970), Telecine (1970-80), Delart (1990), e Sincrovídeo (1990).

 

Michael Rooney

 

Entre seus trabalhos, temos os atores Russ Tamblyn em Sangue Aventureiro, e Sete Noivas Para Sete Irmãos (2ª Dublagem), Malcolm McDowell em Juízo Final (1999), e O Heróico Covarde, Roddy McDowall em O Destino do Poseidon, e O Planeta do Macacos (Série), Mickey Rooney em A Mocidade é Assim Mesmo, e Marujos Intrépidos, Peter Lorre em Casablanca (3ª Dublagem), e O Falcão Maltês, além dos personagens Lucius em O Planeta dos Macacos (Filme - 1968), e De Volta Ao Planeta dos Macacos, e Mestre Yoda em Star Wars Episódios I, II e III.

 

Rodney Gomes (Anos 2000)


Além disso, também foi os atores Steve Guttenberg em Quando Os Jovens Se Tornam Adultos, Chris Rock em Doutor Dolittle, Andy Garcia em Os Intocáveis, James Caan em El Dorado, Kevin Costner em Sem Saída (DVD), James Dean em Assim Caminha a Humanidade (1ª Dublagem), John Ireland em A Queda do Império Romano, John Lithgow em 2010 - O Ano em Que Faremos Contato, Richard Pryor em Condição Crítica / Situação Crítica, Christopher Lloyd em Com a Corda no Pescoço, Martin Sheen em Ardil 22, Chevy Chase em Cachorro Divino, Sammo Kam-Bo Hung em Operação Dragão Gordo, Tim Curry em Os Sete Suspeitos, Nicolas Cage em Peggy Sue, Seu Passado a Espera, Dennis Weaver em A Rainha dos Renegados, Robert Redford em Esta Mulher é Proibida, John Astin em Simpático, Rico e Feliz / Malandro Contra Sabido, Fred Ward em De Volta Para o Inferno, Richard Young em Sexta-Feira 13 - Parte 5 - Um Novo Começo, e Alan Rick em Curtindo a Vida Adoidado.

 

Michael Landon

 

Em série, foi a voz do ator John Ritter em A Última Aventura (Filme), e (segunda voz) em Um é Pouco, Dois é Bom, e Três é Demais (Série), além dos personagens Little Joe em Bonanza, Robin nas primeiras temporadas de Batman, Galen em O Planeta do Macacos, e Sargento William Crowley "Bill" em Police Woman.

 

Uma curiosidade sobre Bonanza. Dublou as três primeiras temporadas na Peri Filmes, e após o encerramento da empresa no final dos anos de 1960, Ralph Norman, seu proprietário, e também distribuidor da série, entrega a série para Rodney terminar de dublar na AIC, em São Paulo. Quando Rodney retorna ao Rio, a Peri reabre, e Ralph o chama para terminar a dublagem da série.

 

Iago


Em desenhos, foi aonde Rodney teve maior atuação. Entre eles, destacam-se A Formiga Atômica na série clássica, a primeira voz de Chuck em Shazzan, a primeira voz de Robin em Super-Amigos, Greg em O Vale dos Dinossauros, Dog em CatDog, Lord Sampson em Cavalo de Fogo, e Iago em todos os filmes da franquia Aladdin, no filme Os Vilões da Disney, e nas séries Aladdin, e O Point do Mickey.

 

Rodney Gomes (1997)

 

Em suas direções de dublagens, estão produções, como os filmes D2: Nós Somos Campeões 2, Vida de Artista, e A Última Chance, e a série Blossom na Delart, as séries M.A.S.H., e Dr. Kildare na Peri Filmes, as séries Bonanza, Dr. Kildare, e Batman na AIC, a série A Maquina do Tempo, os desenhos CatDog, Speed Racer (2ª direção), e a segunda dublagem de Carangos e Motocas, e as novelas Império de Cristal, A Força de Uma Mulher, e Canavial de Paixões na Sicrovídeo. Entre outras.


Nos últimos anos de vida, Rodney perdeu a visão de uma vista por conta do glaucoma, sofreu com problemas renais que o obrigavam a realizar sessões de hemodiálises, além de problemas com o diabetes.
 
Foi internado, e faleceu no dia 15 de Setembro de 2006, em Niterói, Rio de Janeiro.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Mestre Yoda (Frank Oz) (voz) em Star Wars Episodio I: A Ameaça Fantasma, Star Wars Episodio II: Ataque dos Clones, e Star Wars Episodio III: A Vingança dos Sith

- Russ Tamblyn em Sangue Aventureiro / Rios de Aventura, e Sete Noivas Para Sete Irmãos (2ª Dublagem)

- Lucius (Lou Wagner) em O Planeta dos Macacos (1968), e De Volta Ao Planeta dos Macacos

- Franck Eggelhoffer (Martin Short) - O Pai da Noiva, e O Pai da Noiva 2 (2ª Dublagem)

- Malcolm McDowell em Calígula (DVD), Juízo Final (1999), e O Heróico Covarde

- Roddy McDowall em O Destino do Poseidon, e O Planeta do Macacos (Série)

- Mickey Rooney em A Mocidade é Assim Mesmo, e Marujos Intrépidos

- Peter Lorre em Casablanca (3ª Dublagem), e O Falcão Maltês

- Edward Simmons "Eddie" (Steve Guttenberg) em Quando Os Jovens Se Tornam Adultos
- Rodney (Chris Rock) em Doutor Dolittle

- Giuseppe Petri (Andy Garcia) em Os Intocáveis

- Alan Bourdillion Traherne "Mississioi" (James Caan) em El Dorado

- Tenente Tom Farrell (Kevin Costner) em Sem Saída (DVD)

- Jett Rink (James Dean) em Assim Caminha a Humanidade (1ª Dublagem)

- Ballomar (John Ireland) em A Queda do Império Romano

- Malcom Travers (David Griffin) em Trog - O Monstro das Cavernas

- Walter Curnow (John Lithgow) em 2010 - O Ano em Que Faremos Contato

- Eddie Lenahan / Dr. Kevin Slattery (Richard Pryor) em Condição Crítica / Situação Crítica

- Towfield (Christopher Lloyd) em Com a Corda no Pescoço

- Tenente Dobbs (Martin Sheen) em Ardil 22

- Browning (Chevy Chase) em Cachorro Divino

- Lung (Sammo Kam-Bo Hung) em Operação Dragão Gordo

- Wadsworth (Tim Curry) em Os Sete Suspeitos

- Charlie Bodell (Nicolas Cage) em Peggy Sue, Seu Passado a Espera

- Matt Jessup (Dennis Weaver) em A Rainha dos Renegados

- Owen Legate (Robert Redford) em Esta Mulher é Proibida

- Hector Vanson (John Astin) em Simpático, Rico e Feliz / Malandro Contra Sabido

- Wilkes (Fred Ward) em De Volta Para o Inferno

- Dr. Matt Leonard (Richard Young) em Sexta-Feira 13 - Parte 5 - Um Novo Começo

- Cameron Frye (Alan Rick) em Curtindo a Vida Adoidado
- Emil Antonowsky (Paul McCrane) em Robocop - O Policial do Futuro
- Romeu (Leonard Whiting) em Romeu & Julieta (1968)
- Bud Elder (Michael Anderson Jr.) em Os Filhos de Katie Elder
- Emil Antonowsky (Paul McCrane) em Robocop - O Policial do Futuro
- Jonathan (Doug McKeon) em A Primeira Transa de Jonathan
- Piloto (Carl Reindel) em Os Pára-Quedistas Estão Chegando
- Freddie (Denis Green) em O Médico e o Monstro

 

Séries

 

- John Ritter em A Última Aventura (Filme), e (segunda voz) em Um é Pouco, Dois é Bom, e Três é Demais

- Joseph Cartwright ''Little Joe'' (Michael Landon) em Bonanza

- Robin (Burt Ward) (primeira voz) em Batman (1966)

- Galen (Roddy McDowall) em O Planeta do Macacos

- Sargento William Crowley "Bill" (Earl Holliman) em Police Woman

 

Desenhos

 

- Iago em Aladdin (Longa-Metragem), O Retorno de Jafar (Longa-Metragem), Aladdin e Os 40 Ladrões (Longa-Metragem), Os Vilões da Disney (Longa-Metragem), Aladdin (Série Animada), e O Point do Mickey
- Tor (segunda voz) em O Poderoso Mightor
- Chuck (primeira voz) em Shazzan
- Robin em Super-Amigos (1973)
- Robin em Batman (Filmation)

- Formiga Atômica em Formiga Atômica
- Greg em O Vale dos Dinossauros
- Rocky Brita, e Pedregulho em Os Flintstones Nos Anos Dourados

- Lord Sampson em Cavalo de Fogo

- Jace em Space Ghost (2ª Dublagem)

- Grifo em Hercules - Série Animada

- Dog em CatDog

- Mestre Yoda em Star Wars: Guerras Clônicas (2003)

- Bartolomeo em As Peripécias do Ratinho Detetive (Longa-Metragem)

- Fagin em Oliver e Sua Turma (Longa-Metragem)

- Pedro e Lucas em A Pequena Sereia (Longa-Metragem)

- Abílio em Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (Longa-Metragem)

- Tigre em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste (Longa-Metragem)

 

Novelas

 

- Padre Pablo Williams (Aarón Hernán) em A Mentira

- Manuel Gorostiaga (Alejandro Tommasi) em A Força de Uma Mulher

 

Trabalhos de Direção de Dublagem:

 

Filmes

 

- Nós Somos Campeões 2

- Vida de Artista

- A Última Chance

- Débi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros

- A Última Chance

 

Séries

 

- Blossom (Delart)

- M.A.S.H.

- Dr. Kildare (Peri Filmes e AIC)

- Bonanza (AIC)

- Batman (AIC)

- A Maquina do Tempo

 

Desenhos

 

- Sawamu, O Demolidor (1ª Dublagem)

- Carangos e Motocas (2ª Dublagem)

- Speed Racer (2ª Direção) (2ª Dublagem)

- CatDog

 

Novelas

 

- Império de Cristal

- A Força de Uma Mulher (2ª Direção)

- Canavial de Paixões

 

Links Relacionados:

 

Entrevista com Rodney Gomes Para a Revista TV Séries - 10/1999

 

Fontes: Thomas Pappon, Revista do Rádio, A Noite, Dublanet, Tribuna da Imprensa, Wikipédia, Pinterest, Disney.Wikia.Com, Movie Actors, Dubla.com.br, Universo AIC, IMDB, Adoro Cinema.

Total de visualizações de página