domingo, 23 de junho de 2019

Carlos Leão



Arquivo de Som:

 
Gideon Patch (Gary Cooper) em O Navio Condenado


 

Biografia:

 
Carlos Leão foi um dublador Carioca.
 
Carlos Leão nasceu em 1923 em Pelotas, Rio Grande do Sul.

 

Início

 

Começou a carreira trabalhando em um banco. Por volta de 1949, vai trabalhar na Justiça do Trabalho da cidade.

 

Rádio Cultura de Pelotas


No final de 1949, foi convidado pelo amigo Jorge Chapon para fazer um teste na Rádio Cultura Pelotense, a terceira emissora a começar suas atividades no país. Carlos fez o teste, mas não se preocupou muito com o resultado, e não foi atrás para saber se tinha passado ou não. No dia 30 de Dezembro a emissora o liga, e diz que ele havia passado no teste, que a rádio o tinha contratado, e que ele começava em 1º de Janeiro de 1950. Foi assim que começou sua carreira no rádio.

Na emissora, entre outros, escreveu 27 capítulos da rádio novela Somos Todos Irmãos (1950), novela no qual também dirigiu e escalou os atores. Na escalação, estavam figuras conhecidas na emissora, como Hélio Moreira da Silva, Cláudio Martins, Laurinha Borguetti, entre outros. A rádionovela fazia uma campanha pra Cruz Vermelho, falando da importância da ajuda de pessoas que precisavam de cadeiras de rodas, remédios e outras necessidades.


Em 1953, em visita a Porto Alegre em suas férias, Carlos encontrou com um amigo, João Oliveira que o chamou para trabalhar na Rádio Gaúcha. A emissora tinha demitido um locutor, e em consideração ao amigo, todos os outros artistas se demitiram da emissora. Carlos tomou o lugar desse locutor apenas em seu período de férias.

 

Rádio Itaí

 

Após isso, retorna a Pelotas, e logo em seguida muda-se para Porto Alegre, mas acaba conseguindo contrato com a Rádio Itaí, na qual ficou por 2 anos, até 1955.

 

Rádio no Paraná

 

Consta que Carlos teria ido fazer rádio no Paraná, retornando em 1956 a Porto Alegre, mas não temos uma confirmação sobre isso.

 

Rádio Gaúcha

 

Em 1956, ingressa de fato na Rádio Gaúcha, ficando apenas 1 ano na emissora.


Rádio Guaíba


Em meados dos anos de 1957, o colega de Carlos, Mendes Ribeiro foi convidado para dirigir rádioteatro na Rádio Guaíba, que em seguida o convidou para a emissora. Carlos não queria sair da Rádio Gaúcha, mas o salário seria o dobro que ele recebia, e na época já tinha uma filha pequena para criar, então aceitou.


Rádio Gaúcha

 

Pouco tempo depois, recebeu o convite de voltar a Rádio Gaúcha, recebendo como proposta ganhar o dobro que ganhava na Guaíba. Carlos aceitou, e retornou a Gaúcha. Na ocasião, foi matéria de um jornal/revista da época que tinha como título O Locutor Mais Bem Pago do Rio Grande do Sul.

 

Apresentou na Rádio Gaúcha o programa Grande Carnaval Renner (1957), ao lado de Helmar Hugo. O programa era uma audição para novos talentos, que de vez em quando tinha em seu júri artistas do Rio. Em um programa de 1957, participaram Risadinha, Marlene, Jorge Veiga, e Blecaute.

 

Em novelas na emissora, entre outras atuou em O Sorriso de Maria Lúcia (1957), de Ciro Bassini, ao lado de Roque Viana, do Rio, O Homem da Casa Vermelha (1957), aonde também dirigiu, entre outros.

 

Rádio Nacional

 

Em 1960, por conta da transmissão da novela Romance da Eternidade da Rádio Nacional, a Rádio Gaúcha mandou Carlos e outros colegas ao Rio. Seu amigo Walter Ferreira, pediu para que Carlos entregasse um disco que tinha pego emprestado do diretor Odulvaldo Vianna. Carlos se encontra com Odulvaldo, que o convida para ingressar na Rádio Nacional. Carlos começa na emissora logo em seguida.

Teatro da Rádio Nacional


Na emissora, entre outros, atuou no programa Um Mundo em Março (1962), programa esse feito para a Embaixada Americana no Brasil, com apresentação de César Ladeira e José Américo. Com a saída de Américo em 1962, Carlos entra em seu lugar.

 

Na emissora fez diversos rádio teatros e rádio novelas, entre eles a novela Cavaleiro da Noite ao lado de Roberto Faissal; e o rádio teatro Teatro de Mistério, em episódios, como O Crime do Inspetor interpretando o Comissário Baptista, de Helio do Soveral.

 

Também foi diretor de rádioteatro, tendo dirigido entre outros alguns episódios de Teatro de Mistério, como Onde Está Marisa?, entre outros.

 

Rádio Record

 

Por volta de 1967, esteve em São Paulo contratado pelo grupo Paulo Machado de Carvalho que compunha a Rádio e TV Record. Ficou alguns meses na emissora, tendo posteriormente voltado para o Rio.

 

Rádio Nacional

Regressa por volta de 1967/68 para a Rádio Nacional.

 

Carlos Leão (último da direita), ao lado de colegas da Rádio Nacional (Anos de 1990)


Carlos ficou até o fim do rádioteatro na emissora, em 1987. Posteriormente, ficou apenas como locutor de notícias.

 

Teatro

 

Carlos fez parte de uma companhia teatral em Porto Alegre, chamada Seu Teatro, do empresário Clovis Renner Ghelen, com direção artística de Maria Ignêz.

 

a companhia, atuou nas peças O Advogado das Mulheres (1959), Chica Boa (1959), Aventura de Um Rapaz Feio (1959), Saudade (1959), Ferro em Brasa (1959), Marcelino Pão e Vinho (1959), Que Criada Trancinha (1959), O Céu Uniu Dois Corações (1959), Ultimo Natal (1959), entre outras, em uma tenda montada na Praça Fronteira, na Av. Rio Branco.

 

Atuou na companhia ao lado dos artistas Maria do Horto, Ceni Ariane, Edison Giangrossi, Aracy Giangrossi, Ricardo Wagner, e Dino.

 

Rede Record

 

Quando foi para São Paulo trabalhar na Rádio Record em 1967, também participou de algumas atrações na TV Record. Retornou ao Rio alguns meses depois.

 

Rede Globo

 

LP da novela A Patota (1972)

 

Na TV, atuou, entre outros, na novela A Patota (1972), e na série infantil O Sitio do Pica-Pau Amarelo (1977), ambos na Rede Globo.

 

Disco

 

Participou do LP, Alberto Santos Dumont Centenário 1873-1973 (1973), ao lado dos radio atores da Rádio Nacional, Arthur Costa Filho, Carmen Dolores, Cahué Filho, Carlos Marques, Célia de de Castro, Daisy Lúcidi, Geraldo Avellar, Neuza Tavares, e Wilton Franco.

 

Curiosidades

 

Além de rádioator, teleator, diretor de rádionovelas, escritor, dublador, e tradutor de filmes, também foi dançarino.

 

Vida Pessoal

 

Na vida pessoal, se casou no início dos anos de 1950. Sua filha nasceu em 1956.

 

Dublagem

 

Começou na dublagem em 1960, quando foi de Porto Alegre para o Rio de Janeiro trabalhar na Rádio Nacional. Foi convidado por seus colegas de emissora, Milton Rangel e José Américo. Ao que tudo indica, começou na Herbert Richers. Na ocasião, além da Richers, atuou na Riosom, CineCastro, e Dublasom Guanabara.

 

Por volta de 1966, vai para São Paulo trabalhar com dublagem na AIC. Participa de algumas séries da época, como Jornada nas Estrelas, e Perdidos no Espaço, mas logo retorna ao Rio.

 

Na ocasião, Hélio Porto consegue a concessão da TV Cinesom das mãos de Victor Berbara, e leva consigo vários dubladores de São Paulo, entre eles Carlos Leão. Ele chega no Rio contratado, e fica até o encerramento do estúdio em 1971. Logo em seguida, retorna aos outros estúdios, entre eles Herbert Richers, Dublasom Guanabara, e CineCastro.

 

Com o fim da CineCastro, e posteriormente da Dublasom Guanabara, Carlos permanece apenas na Herbert, mas logo ingressa na Telecine, aonde também atuou como um dos narradores do estúdio ao lado de outros colegas, tendo anos depois ficado fixamente nas mãos de Arlênio Lívio.

 

Carlos continuou nos anos de 1980 e 1990 na Herbert e Telecine, porém dublando com menor frequência. Se aposenta nos primeiros anos da década de 1990.

 

Henry Fonda em Sangue de Herói

 

Entre suas dublagens estão primeiramente os filmes, aonde dublou atores, como Cary Grant em Intriga Internacional, e Tarde Demais Para Esquecer, Clifton Webb em A Fonte dos Desejos, e Titanic (1953), Charlton Heston em A Marca da Maldade, e A Guerra Íntima do Major Benson, Gregory Peck em As Neves de Kilimanjaro, Céu Amarelo, e O Matador, Walter Pidgeon em Deus é Meu Juiz, e Como Era Verde o Meu Vale, Henry Fonda em Minha Vontade é Lei, e Sangue de Herói, Spencer Tracy em Eterno Conflito, e O Velho e o Mar, entre outros.

 

Também deu a voz a outros atores, como Kirk Douglas em O Malabarista, Gary Cooper em O Navio Condenado, Clark Gable em Beijos Que Não Se Esquecem, Charles Boyer em Como Roubar Um Milhão de Dólares, James Garner em Eu, Ela e a Outra, Arturo de Córdova em Por Quem os Sinos Dobram, Ray Milland na primeira dublagem de Farrapo Humano, entre outros.

 

Fred MacMurray em Meus Filhos e Eu

 

Em séries também teve boas participações, como o Doutor Leonard Gillespie em Dr. Kildare, Capitão Edward Parmalee em Laredo, Steve Douglas em Meus Filhos e Eu, entre outros.

 

Rei em A Princesa e o Cavaleiro

 

Em desenhos, foi uma das vozes mais constantes do Rei em A Princesa e o Cavaleiro, Frajola em alguns episódios de Looney Tunes, Senhor Suwa em Super Dínamo, Dr. Zen em Dr. Zen, entre outros.

 

Carlos Leão veio a falecer por volta de início da década de 2000.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Cary Grant em Cupido é Moleque Teimoso, Intriga Internacional, Orgulho e Paixão, Tarde Demais Para Esquecer, e Terra de Fogo

- Michael Rennie em Désirée - O Amor de Napoleão, e O Dia em que a Terra Parou (1951)

- Clifton Webb em A Fonte dos Desejos, A Lenda da Estátua Nua, Laura, e Titanic (1953)

- Charlton Heston em A Marca da Maldade, e A Guerra Íntima do Major Benson

- Gregory Peck em As Neves de Kilimanjaro, Céu Amarelo, e O Matador

- Walter Pidgeon em Deus é Meu Juiz, e Como Era Verde o Meu Vale

- Henry Fonda em Minha Vontade é a Lei, e Sangue de Herói

- Joseph Cotten em Com a Maldade na Alma, e Tentação

- Spencer Tracy em Eterno Conflito, e O Velho e o Mar

- Hans Muller (Kirk Douglas) em O Malabarista

- Gideon Patch (Gary Cooper) em O Navio Condenado

- Russell Ward "Russ" (Clark Gable) em Beijos Que Não Se Esquecem

- DeSolnay (Charles Boyer) em Como Roubar Um Milhão de Dólares

- Nicholas Arden (James Garner) em Eu, Ela e a Outra

- Don Birnam (Ray Milland) em Farrapo Humano (1ª Dublagem)

- DeSolnay (Charles Boyer) em Como Roubar Um Milhão de Dólares

- O Profeta (Dennis Hopper) em A Marca da Forca (1ª Dublagem)

- Nate Cheever (John Carradine) em A Fazenda Crowhaven

- Michael O’Reilly (Lorne Greene) em Cavalgada Para o Inferno

- Red Grant (Robert Shaw) em Moscou Contra 007

- Agustín (Arturo de Córdova) em Por Quem os Sinos Dobram

- Jean-Baptiste Bernadotte (Michael Rennie) Désirée, O Amor de Napoleão

- Big Mac (James Westerfield) em Sindicato de Ladrões

- Milton Wing (Regis Toomey) O Último Pôr-do-Sol

- Coronel Wilkinson (Mervyn Johns) em Os Heróis de Telemark

- Klaatu/Carpenter (Michael Rennie) em O Dia Em Que a Terra Parou

- Inspetor Kanof (Patrick Troughton) em A Górgona

- Plautius (Felix Aylmer) em Quo Vadis (1ª Dublagem)

 

Séries

 

- Dr. Leonard Gillespie (Raymond Massey) em Dr. Kildare

- Cap. Edward Parmalee (Philip Carey) em Laredo

- Steve Douglas (Fred MacMurray) em Meus Filhos e Eu

- Sr. Kima (Dennis Patrick) em Perdidos no Espaço (1ª Temporada)

- Dr. Boyce (John Hoyt) em Jornadas nas Estrelas

- Tenente Philippe Gerard (Barry Morse) em O Fugitivo

- Soldado Primeira Classe Paul LeMay "Caje" (Pierre Jalbert) em Combate (TV Cinesom)

 

Desenhos

 

- Frajola em Ligieirinho e Seus Amigos, e Looney Tunes (CineCastro)
- Rei em A Princesa e o Cavaleiro (CineCastro)

- Professor Floyd em As Aventuras de Shadow Boy

- Apresentador e Narrador em Bom Bom e Mau Mau (DePartie Estúdios)

- Senhor Suwa em Super Dínamo

- Dr. Zen em Dr. Zen

- Narrador em Sawamu, o Demolidor (1ª Dublagem)

 

Links Relacionados:

 
Entrevista com Carlos Leão Para a Revista TV Séries - 12/2000

 

Fontes: Revista do Rádio, Lojinha dos Discos, IMDB, Dublanet, Disney's Dream Makers, Pinterest, Mercado Livre, Vendedor Cesar281064, Jaerte Antônio Junior, Augusto Bisson, História da Dublagem, Marcelo Almeida, Jornal do Dia, Forebears, Carlos Amorim, Marco Antônio Silva Santos.

Total de visualizações de página