domingo, 23 de junho de 2019

Luís Motta


Arquivo de Som:

 
Rei Tritão em A Pequena Sereia (Série)

 


Biografia:

 
Luís Motta foi um dublador carioca.


Início

 
Joaquim Motta nasceu em 1935 na Bahia. Começou a carreira como ator. Adotou o nome artístico de Luís Motta desde cedo, mas também era credito nas produções e matérias como Joaquim Motta.

 

Cinema


Um de seus primeiros campos de atuação foi o cinema. Atuou nos filmes Da Terra Nasce o Ódio (1955), Fugitivos da Vida (1957), Xica da Silva (1976), e Quilombo (1984).

 

Rádio Tupi

 

Jani Fontes, Amélia Simone, e Luís Motta (1961)


Na Rádio Tupi, esteve por volta de 1960.


Genny Fontes, Luís Motta, e Amélia Simone (1961)

 

Na emissora, atuou em novelas, como: A Moeda Maldita (1960), Onde Dormem As Estrelas (1960), As Mulheres São Todas Irmãs (1960), Isto é Amor (1961), Tarde Demais Para Chorar (1962), entre outras.

 

Rádio Globo

 

Alguns anos depois, transfere-se para a Rádio Globo.

 

Na emissora, atuou em várias peças do Teatro X-9, como Um Marido Para Duas Irmãs (1963), Uma Bala Amigável (1963), O Ano Novo de Candy (1963), Na Sombra do Cárcere (1963), O Casaco Chinês (1963), entre outras.

 

No programa Amores Célebres, atuou na novela Inês de Castro, A Que Depois de Morta Foi Rainha (1964). Também atuou na novela Amor de Perdição (1964).

 

Rádio Tupi

 

Nos anos de 1980, estava atuando novamente na Tupi, aonde esteve no programa Histórias Incríveis (1986), apresentado por Antônio Carlos, ao lado de Décio Araújo, Jorge Pachego, Aldenora Santos, Lauro Fabiano, e outros. O programa consistia-se no envio da cartas pelos leitores contando histórias inusitadas.

 

TV Tupi

 

Por volta de 1960, esteve na TV Tupi.

 

Na emissora, atuou em peças, como: Atire a Primeira Pedra (1960); no Teatro de Comédia, em peças, como: A Sombra (1962); além da novela Onde Dormem As Estrelas (1960), entre outras.

 

TV Globo

 

Em 1969, entrou para a Rede Globo. Na emissora, atuou nas novelas: A Ponte dos Suspiros (1969), O Verão Vermelho (1970), e Feijão Maravilha (1979).

 

TV Manchete

 

Anos mais tarde, esteve na TV Manchete, aonde atuou na novela Carmem (1987).

 

Teatro

 

Em 1960, fez uma parceria com os colegas de Rádio Tupi, Ribeiro Fortes e Paulo Gonçalves, e iniciou a companhia Os Associados. A companhia teve apenas uma única peça: Nó de 4 Pernas, em 1960, de Nazareno Tourinho, com direção de Cláudio Correa e Castro, ao lado de Terezinha Moreira, Ribeiro Fortes, Elza Martins, Paulo Gonçalves, Valdir Maia, e Leda Maria, todos colegas das associadas.

 

A peça passou por vários teatros do Rio, e por várias cidades do estado do Rio. Houve uma reestréia da peça em 6 de Outubro de 1961, no Teatro Tijuca, com um elenco modificado: Ribeiro Fortes, Paulo Gonçalves, Ida Gomes, Elza Martins, Leda Maria, Norka Smith, Terezinha Moreira, Lauro Fabiano, Alberto Herrera, Orlando Tavares, e Édio Guerra. A peça reestreou mais uma vez em final de Março de 1962.

 

Em 1967, participa de uma palestra ilustrada, apresentada pelo Teatro Brasileiro, com patrocínio do Serviço de Teatros Guanabara, no Teatro Gláucio Gill. Na palestra, vários poemas românticos de diversos autores foram lidos por Luís Motta, ao lado de Miguel Rosenberg, Fernanda Montenegro, Jorge Cheques, Roberto de Cleto, Ida Gomes, e Leila Bulcão.

 

Posteriormente, atuou na peça: Ralé (1968), de Maximo Gorki, ao lado de Marco Nanini e grande elenco, no Teatro Novo. A peça foi em prol da Policlínica Israelita do Rio de Janeiro.

 

Entrevistas

 

Em 1986, foi entrevistado com Edna Savaget, na TV Bandeirantes.


Dublagem

 

Luís Motta nos anos de 1960


Na dublagem, ingressou no final dos anos de 1950, iniciando na Riosom. Nos anos de 1960, além da Riosom, também esteve na Dublasom Guanabara, Herbert Richers, e CineCastro.

 

Nos anos de 1970, passou pela Dublasom Guanabara, Telecine, Herbert Richers, Tecnisom, CineCastro, e Peri Filmes.

 

Luís Motta (1977)

 

Em 1977, Luís Motta, que na época estava em alta dublando o personagem Telly Savalas em Kojak, pede aumento na dublagem do personagem, e é trocado pela Rede Globo. Imediatamente os fãs mandam uma enxurrada de cartas para a Rede Globo, pedindo a volta de Luís ao personagem.

 

Na mesma época, começa a grande greve de dubladores, e Luís adere a ela. Com isso Luís se torna a voz da greve, e é entrevistado por diversas vezes para falar sobre substituição, e sobre o manifesto de sua categoria. Castro Gonzaga o substitui, mas pouco tempo depois ele retorna à seu personagem.

 

Após a greve, Luís não volta a dublar nos estúdios clássicos, ficando apenas na cooperativa Combate, que foi criada após a greve, na Peri Filmes, e na Telecine. Diferente do que muitos falam, Luís não deixou de dublar na Herbert Richers. Em algumas ocasiões, esteve em produções da empresa, mas em raríssimas vezes.

 

Nos anos de 1980, além da Telecine, e Peri Filmes, também ingressa na Delart. E por fim, nos anos de 1990, atua nos estúdios Delart, Telecine, VTI, Sincrovídeo, e Cinevídeo.

 

Como narrador e diretor de dublagem, iniciou na empresa Riosom, no início dos anos de 1960. Posteriormente também dirige em outras casas.

 

Orson Welles em A Marca da Maldade

 

Entre seus trabalhos, temos os atores Orson Welles em A Marca da Maldade, e O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, George Kennedy em Aeroporto (2ª Dublagem), e Corra Que a Polícia Vem Aí, Vincent Price em A Câmara de Horrores do Abominável Dr. Phibes, e A Casa do Terror, Leonardo Nimoy em Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para a Casa, e Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira, Telly Savallas em Sindicato do Crime, Os Guerreiros Pilantras, Rod Steiger em Doutor Jivago (1965), Ruptura das Linhas Inimigas, John Wayne em Os Filhos de Katie Elder, e Rio Vermelho, Burt Lancaster em A Embriaguez do Sucesso, e Julgamento em Nuremberg, Robert Mitchum em Pôquer de Sangue, e Os Fantasmas Contra Atacam, Charlton Heston em ...E O Bravo Ficou Só, e Lafitte - O Corsário, Gene Hackman em A Conversação, e Os Amantes do Perigo, Bud Spencer em Os 4 da Ave Maria, e Trinity é o Meu Nome, e Ray Milland em Califórnia, e Trama Sinistra.

 

Além disso, também foi Robert Taylor em Irmão Contra Irmão, Alec Guinness em Irmão Sol, Irmã Lua, Lee Marvin em O Aventureiro do Pacífico, Lee J. Cobb em Doze Homens e Uma Sentença, Dean Jagger em Natal Branco, Yul Brynner em Pancho Villa, Paul Newman em A Senhora e Seus Maridos, Jack Palance em Batman (VHS), Peter Boyle em Os Covardes Vivem Bem, Laurence Olivier em Othello, Anthony Quinn em Lawarence da Arábia, Humphrey Bogart em Não Somos Anjos, Danny Glover em A Testemunha, Marlon Brando em A Fórmula, Fred MacMurray em Lembra-Se Daquela Noite?, James Avery em O Príncipe Guerreiro 2: O Portal do Tempo, e Charles Boyer em Vingança Pérfida.

 

Terry Savalas

 

Em séries, foi a voz do Tenente Theo Kojak em Kojak, Eric Cartwright "Hoss" nas 3 primeiras temporadas de Bonanza, entre outros.

 

Gepeto, Rei Tritão e Bagheera

 

Em desenhos, esteve principalmente em clássicos Disney dublando personagens, como Rei Tritão na série A Pequena Sereia, Morça em Alice no Pais das Maravilhas, Feliz na dublagem dos anos de 1960 de Branca de Neve e Os Sete Anões, Gepeto na dublagem dos anos de 1960 de Pinóquio, Bagheera em Mogli, O Menino Lobo, e Roscoe em Oliver e Sua Turma. Além de personagens de outras produções, como a primeira voz de Steve Rogers / Capitão América em Capitão América (1966), e Pops Racer na segunda dublagem de Speed Racer.

 

Luís Motta alem de ator e dublador, também era um respeitado líder religioso do Candomblé no Rio de Janeiro, e nele era conhecido como Joaquim Motta.
 
Luís veio a falecer no final dos anos de 1990 de um ataque cardíaco, na Bahia, aonde residia.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Orson Welles em A Marca da Maldade, A Rosa Negra, Carta Ao Kremlim, Gente Muito Importante, O 3º Homem, O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, e Os Bravos Tártaros

- George Kennedy em Aeroporto (2ª Dublagem), Aeroporto 75 (2ª Dublagem), Corra Que a Polícia Vem Aí, e Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2 (2ª Dublagem)

- Vincent Price em A Câmara de Horrores do Abominável Dr. Phibes, A Casa do Terror, Bagdá, As Sete Máscaras da Morte, e O Abominável Dr. Phibes

- Leonardo Nimoy em Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para a Casa, e Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira

- Telly Savallas em Falha Fatal, Sindicato do Crime, Os Guerreiros Pilantras, e Uma Batalha no Inferno

- Rod Steiger em Doutor Jivago (1965), Ruptura das Linhas Inimigas, e Terror em Amityville (1979)

- John Rhys-Davies em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, e Sahara (1983)

- John Wayne em O Morro dos Maus Espíritos, Os Filhos de Katie Elder, e Rio Vermelho

- James Mason em A Sedutora Madame Bovary (1949), e Intriga Internacional

- Dan Seymour em Uma Aventura na Martinica, e Watusi - O Gigante Africano

- Burt Lancaster em A Embriaguez do Sucesso, e Julgamento em Nuremberg

- Robert Mitchum em Pôquer de Sangue, e Os Fantasmas Contra Atacam

- Albert Dekker em Os Assassinos (1946), e Nas Margens do Rio Grande

- Charlton Heston em ...E O Bravo Ficou Só, e Lafitte - O Corsário

- Gene Hackman em A Conversação, e Os Amantes do Perigo

- Bud Spencer em Os 4 da Ave Maria, e Trinity é o Meu Nome

- Gilbert Roland em Homens do Deserto, e Inferno no Oeste

- Ray Milland em Califórnia, e Trama Sinistra

- Steve Sinclair (Robert Taylor) em Irmão Contra Irmão

- Papa Inocêncio (Alec Guinness) em Irmão Sol, Irmã Lua

- Thomas Aloysius Gilhooley "Boats" (Lee Marvin) em O Aventureiro do Pacífico

- Jurado # 3 (Lee J. Cobb) em Doze Homens e Uma Sentença

- General Thomas F. Waverly (Dean Jagger) em Natal Branco

- Pancho Villa (Yul Brynner) em Pancho Villa

- Larry Flint (Paul Newman) em A Senhora e Seus Maridos
- Carl Grissom (Jack Palance) em Batman (VHS)

- Barry Fenaka (Peter Boyle) em Os Covardes Vivem Bem

- Othello (Laurence Olivier) em Othello
- Auda Abu Tayi (Anthony Quinn) em Lawarence da Arábia

- Joseph (Humphrey Bogart) em Não Somos Anjos

- Detetive James McFee (Danny Glover) em A Testemunha

- Adam Steiffel (Marlon Brando) em A Fórmula

- John Sargent (Fred MacMurray) em Lembra-Se Daquela Noite?

- Tenente Coberly (James Avery) em O Príncipe Guerreiro 2: O Portal do Tempo

- Henry Maurier (Charles Boyer) em Vingança Pérfida

- Tom Wyatt (Arthur O’Connell) em Cimarron

- Michael (Robert Shaw) em A Imagem do Medo

- Ollinger (R.G. Armstrong) em Pat Garrett e Billy the Kid

- Coronel Erhardt (Charles Durning) em Sou Ou Não Sou?

- Dr. Ray Flemming (Gene Barry) em Formula Para Matar
- Pierre (Adolphe Menjou) em Assim São Os Fortes
- Inpector (Aubrey Mather) em O Médico e o Monstro
- Percy Garris (Strother Martin) em Butch Cassidy
- Narrador / Apresentador (Bill Burrod) em Mundo Animal
- Marcus Brody (Denholm Elliott) em Indiana Jones e a Última Cruzada
- Campbell (William Demarest) em A Fuga do Forte Bravo
- Juiz Chamberlain Haller (Fred Gwynne) em Meu Primo Vinny
- Sargento Eliot "Mac" (Bill Duke) em Predador
- Gângster Johnny (Ralph Foody) em Esqueceram de Mim
- Harvey Pollitt "Velho" (Burl Ives) em Gata Em Teto de Zinco Quente
- Incacha (Abraham Sofaer) em A Selva Nua
- Sr. Henderson (Lawrence Tierney) em O Maior Espetáculo da Terra
- Buster (George Wendt) em Fábrica de Loucuras
- Sr. Tonit (Wilton Graff) em Lili
- Polybius (Andrew Keir) em A Queda do Império Romano
- Coronel Erhardt (Charles Durning) em Sou Ou Não Sou
- Howard Joyce (James Stephenson) em A Carta
- Knauer (William Fichtner) em Golpe Baixo
- Coronel Powers (Ronny Cox) em Apuros e Trapalhadas de Um Herói
- Senor Ferrari (Sydney Greenstreet) em Casablanca
- Dr. Franz Edlemann (Onslow Stevens) em A Casa do Drácula
- Addison De Witt (George Sanders) em A Malvada
- Joseph Banks (Henry Stephenson) em O Grande Motim
- Morty (Harvey Atkin) em Almondegas
- Jake Kranmer (Barton McLane) em O Último Refúgio
- Randolph Duke (Ralph Bellamy) em Trocando As Bolas

- Tio Remus (James Baskett) em A Canção do Sul (2ª Dublagem)
- Major-General Mann (Les Tremayne) em Guerra dos Mundos (1953)
- Ton (Mark Joy) em Passado Perigoso
- Ira (Zach Norman) em Tudo Por Uma Esmeralda
- Reverendo Phelps (Andra R. Ward) em Operação Kickboxer 3: Sem Retorno

 

Séries

 

- Tenente Theo Kojak (Telly Savalas) (primeira voz) em Kojak
- Eric Cartwright "Hoss" (Dan Blocker) em Bonanza (1ª, 2ª e 3ª Temporadas) (Peri Filmes)

- Henry (Danny Kamekona) em Chefe Burke

- E. G. Boyd (Gerald S. O'Loughlin) em Automan

 

Desenhos


- Deus-Tigre em Aladdin (Longa-Metragem)

- Rei Tritão em A Pequena Sereia (Série)

- Morça em Alice no Pais das Maravilhas (Longa-Metragem - 2ª Dublagem)

- Feliz em Branca de Neve e Os Sete Anões (Longa-Metragem - 2ª Dublagem)

- Gepeto em Pinóquio (Longa Metragem - 2ª Dublagem)

- Bagheera em Mogli, O Menino Lobo (Longa-Metragem)

- Caco em A Dama e o Vagabundo (Longa-Metragem)

- Frei Tuck em Robin Hood (Longa-Metragem)

- Diretor do Circo em Dumbo (Longa Metragem - 2ª Dublagem)

- Roscoe em Oliver e Sua Turma (Longa-Metragem)

- Coruja em Puff e a Àrvore de Mel (Curta-Metragem) e Puff e o Dia Chuvoso (Curta-Metragem)

- Steve Rogers / Capitão América (primeira voz) em Capitão América (1966)

- Pops Racer em Speed Racer (2ª Dublagem)

- Lycos em De Volta Ao Planeta dos Macacos (Desenho)

- Grandão em A Polegarzinha (Longa-Metragem)

- Mister Magoo em Mister Magoo - As Maiores Historias de Todos os Tempos

 

Novelas

 

- Carlos Gorostiagelher (Carlos Cámara) em A Força de Uma Mulher

 

Trabalhos de Direção de Dublagem:

 

Filmes

 

- Mares da China

- Mrs. Parkington, A Mulher Inspiração

 

Links Relacionados:

 

 

Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Ricardo Ribeiro, Jornal do Brasil, Marcos Pedini, Augusto Bisson, Revista do Rádio, Jaerte Antonio Junior, Ricardo Salles Zardoz, Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Disney.Wikia.com, Quotation Of, Disney Clips, Wikipédia, IMDB, Film Forum.

Total de visualizações de página