domingo, 23 de junho de 2019

Marta Volpiani


Arquivo de Som:

Personagem Não Identificada (Florinda Meza) no episódio Vovô Matusquela em Chapolin


Biografia:

 
Marta Volpiani é uma dublador Paulistana.
 
Marta Volpiani nasceu em 9 de Abril de 1957, em Votuporanga, São Paulo.

 

Início

 

Quando adolescente cursou a Faculdade Unifev em Votuporanga.

 

Por volta de 1975/76 já em São Paulo, atua na EAD, Escola de Arte Dramática, mas não concluiu o curso por problemas financeiros. Na ocasião, trabalhava em um banco de manhã, atuava em um curso técnico de noite, e na EAD de tarde.
 

TVS


Nessa ocasião, em 1976, surge o teste para atuar na novela O Espantalho (1977) na TVS. E assim ingressa na vida artística. A novela é produzida pela TVS e exibida na Rede Record em 1977, quando a mesma ainda tinha vinculo com Silvio Santos, por ainda fazer parte do grupo de sócios da Rede Record, como também da TV Tupi, aonde a novela foi re-exibida em 1978 e 1979.

 

Abertura de O Espantalho (1977)

 

A novela foi escrita por Ivani Ribeiro, e dirigida por David Grimberg e José Miziara, ao lado de Fábio Cardoso, Theresa Amayo, Jardel Filho, Hélio Souto, Léa Camargo, Lídia Costa, Marthus Mathias, Nathália Timberg, Newton Prado, Percy Aires, Roberto Maya, Rolando Boldrin, Suzy Camacho, Walter Stuart, Riva Nimitz, e Wanda Kosmo.

 

Participou também da série, Minha Vida é Uma Novela (1977), no episódio Cara a Cara.

 

Em 1977, fez a novela Solar Paraíso (1978), de Luiz Quirini, com direção de David Grimberg e Roberto Monteiro, ao lado de Antônio Fonzar, Narjara Turetta, Matheus Carrieri, Antônio Petrin, David Neto, entre outros. Essa novela foi ao ar apenas no Rio de Janeiro, no final de 1978.
 

TV Tupi


No mesmo ano foi para a TV Tupi aonde fez uma participação na novela O Profeta (1978), de Ivani Ribeiro, com direção de Antonino Seabra e Álvaro Fugulin, ao lado de Carlos Augusto Strazzer, Débora Duarte, Elaine Caristina, Glauce Graieb, Rolando Boldrin, Cláudio Corrêa e Catro, Aldo César, Luiz Carlos de Moraes, Irene Ravache, John Herbert e Roberto Maya

 

Marta Volpiani (1977)


Em 1979, atua na novela, Tudo Bem (1979), de Ney Marcondes Braga e Carlos Lombardi, baseada nas histórias infantis escritas por Tatiana Belink, com direção de Attílio Ricco, ao lado de Ivana Bonifácio, Esther Goes, Geraldo Del Rey, Monique Lafont, Lilian Lemmertz, Elias Gleizer, Rogério Márcico, Jacques Lagoa, e grande elenco.

 

Muito provavelmente essa novela não chegou a ir ao ar, mas foi noticiado seu nome e elenco no jornal Correio Braziliense.

 

TV Bandeirantes


1 ano afastada das telenovelas, trabalhando em relações públicas, é convidada por Walter Avancini para ser a Malú, em A Deusa Vencida, na TV Bandeirantes, remake da novela homônima da TV Excelsior de 1965. Quem acaba pegando seu papel foi a atriz Neuci Lima, e Marta ficou com Lalucha, da novela Cavalo Amarelo, um de seus maiores sucessos na dramaturgia.

 

Nota do Jornal do Brasil (1980)

 

Cavalo Amarelo (1980) foi escrita por Ivani Ribeiro, dirigida por Henrique Martins e David José, e com supervisão de Walter Avancini. Atuou ao seu lado Dercy Gonçalves, Yoná Magalhães, Fulvio Stefanini, Rodolfo Mayer, Jorge Dória, Rolando Boldrin, Maximira Figueiredo, Newton Prato, Etty Fraser, Guilherme Corrêa, Aldo César, e grande elenco.

 

SBT


Em 1982 retorna a TVS, agora SBT, e participa de diversas novelas, entre elas Destino (1982), baseada na estória de Marisa Garrido, com adaptação de Raymundo Lopes e Crayton Sarzy, com direção de Waldemar de Moraes, Renato Petrauskas e David Grimberg, com o elenco de Ana Rosa, Flávio Galvão, Percy Aires, Guy Loup, José Parisi, Valter Santos, Eleu Salvador, Wandel Bezerra e Ulisses Bezerra.

 

Abertura de A Leoa (1982)

 

No mesmo ano atua em A Leoa (1982), de Crayton Sarzy e Raimundo Lopes, com direção de Waldemar de Moraes, Renato Petrauskas e David Grimberg, ao lado de Maria Estela, Luiz Parreiras, Suzy Camacho, Fábio Tomasini, Valter Santos, Wilma de Aguiar, entre outros

 

Em 1983 fez Anjo Maldito (1983), novela baseada na estória de Luiza Xammar, com direção de Waldemar de Moraes, e como o elenco de Elaine Cristina, Ênio Gonçalves, Arlete Montenegro, Guy Loup, Miriam Pires, Antônio Petrin, entre outros.

 

Marta em Vida Roubada (1983)

 

No mesmo ano fez Vida Roubada (1983), baseada em mais uma história estória Marissa Garrido, foi adaptada por Raimundo Lopes, com direção de Waldemar de Moraes e Antonino Seabra, e com o elenco de Suzy Camacho, Fausto Rocha, Eliane Gardini, Rogério Márcico, Maria Estela, Ana Rosa, Maria Luíza Castelli, Antônio Petrin Luiz Carlos de Moraes, Mário Cardoso e Yara Lins.

 

Em 1984 participou de Meus Filhos, Minha Vida (1984), escrita por Ismael Fernandes, Henrique Lobo e Crayton Sarzy, com direção de Antonino Seabra e Jardel Mello, e com o elenco de Miriam Pires, Dênis Derkian, Carlos Briani, Arlete Montenegro, Rogério Márcico, Patrícia Scalvi, Cleyde Yáconis, Carmen Silva, Eleu Salvador, Dante Ruy, Eudes Carvalho, Gessy Fonseca, Hélio Souto, José Parisi, José Parisi Jr., Marly Marley, Tereza Teller, Wendel Bezerra, Wilma de Aguiar e Xandó Batista.
 

Rede Record


Em 1997 foi para a Rede Record aonde participou da minissérie Por Amor e Ódio (1997), de de Vívian de Oliveira, com doreção de Atílio Riccó, e ao lado dos atores Gabriel Braga Nunes, Gisela Reimann, Daniela Camargo, Sérgio Viotti, Cleó Ventura, Cláudio Curi, Gerson Brenner, Jonas Mello, entre outros.

 

SBT

 

Márcio Ribeiro, Marta Volpiani e Sérgio Rufino em Câmera Café

 
Em 2007 Marta retorna ao SBT no programa humorístico Câmera Café (2007), aonde atuou entre outros ao lado dos atores Sérgio Rufino e Márcio Ribeiro.

 

Rede Record

 

Em 2011, participou do programa documentário, Marcas da Vida (2011), feito pela FremantleMedia, e exibido na Rede Record.

 

Cinema

 

Marta Volpiani (1980)


No cinema, atuou nos filmes, As Trapalhadas de Dom Quixote e Sancho Pança (1977), Belinda dos Orixás na Praia dos Desejos (1979), e A Noite dos Imorais (1979).

 

Teatro

 

No teatro, atuou na peça, Descalços no Parque (1995), ao lado de Eduardo Galvão, Tácito Rocha, Arlete Montenegro, e Walter Breda, no Teatro Ruth Escobar.

 

Curiosidades

 

Em 1983, Marta, junto ao apresentador Gugu Liberato, e a Matilde Mastrangi e Waltinho Magalhães, participou de uma brincadeira no quadro Sonho Maluco, do programa Viva a Noite. No quadro, os quatro entraram em uma caixão gigante.

 

O que não esperavam, é que quando a tampa se fechou, a tranca interna do caixão fechou. A chave para abrir a tranca estava no bolso de Gugu. Talvez pela dificuldade de Gugu pegar a chave, por estar em um espaço muito apertado, a produção acabou arrombando o caixão e tirando todos de dentro para evitar uma asfixia.

 

Vida Pessoal

 

Em 1980, seus pais mudaram-se para o interior, e Marta começa a morar sozinha desde então. Na ocasião, foi morar em um apartamento.

 

Dublagem

 

Na dublagem, ingressou no início dos anos de 1980, quando trabalhava na TVS e foi convidada para fazer um teste no estúdio Maga, que funcionava dentro da emissora. Nos anos de 1980, também esteve na Álamo, Pré-Estréia, e Elenco.


Marta Volpiani dublando Dona Florinda no Estúdio Gábia (2005)

 
Nos anos de 1990, passou pela Maga, Álamo, Gota Mágica, BKS, e Parisi Vídeo. Nos anos 2000, passou pelo Studio Gábia, Dublavídeo, Sigma, Gota Mágica, e DuBrasil. e nos anos de 2010, passou pelo Studio Gábia, TV Digital Group, e DuBrasil.


Marg Helgenberger


Entre seus trabalhos, temos as atrizes Marg Helgenberger em A Experiência 2: Mutação, e Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento, Debi Mazar em Batman Eternamente (VHS), e Beethoven 2 (VHS), Kathleen Marshall em Noiva Em Fuga, e nos dois filmes de O Diário da Princesa, Kathleen Turner em As Virgens Suicidas (VHS), e Um Passe de Mágica, e Sharon Stone em Alpha Dog, e Bobby (DVD).

 

Emma Thompson

  
Além disso, também dublou as atrizes Marilyn Monroe em Quanto Mais Quente Melhor (2ª Dublagem), Emma Thompson em Júnior (1ª Dublagem), e Meryl Streep em A Morte Lhe Cai Bem (VHS).

 

Dona Florinda


Em séries, sem duvida alguma a atriz mais marcante de todos os tempos que Marta dublou foi a Florinda Meza interpretada por Florinda Meza. A dublou em todas as produções que vieram para o Brasil até 2020, como Chaves, Chapolin, Chesperito, O Clube do Chaves, entre outros.

 

Hissae em Winspector


 Ainda em séries, Marta também fez a voz de Hissae Koyama interpretada por Sachiko Oguri em Winspector.
 

Em desenhos, foi Dona Florinda e Pópis em Chaves, Sra. Moroboshi em A Turma do Barulho, Vivian em Rei Arthur (1979), Rainha em Angel, a Menina das Flores, Narradora em Guerreiras Mágicas Rayearth, e Gail em Alvin e os Esquilos (Longa-Metragem).

 

Marta Volpiani e Cecília Lemes (2015)


Em novelas, foi Fiona Valente em Acorrentada, Cecilia Ocampo em Alma indomável, e Alicia Villagómez em A Força do Destino.

 

Marta Volpiani ao lado de dubladores no Festival da Boa Vizinhança

 

Em 24 de Outubro de 2010 participou do maior evento de Chaves no Brasil, o Festival da Boa Vizinhança, aonde compareceram todos os dubladores vivos da série, além da presença de Edgar Vivar e Carlos Villagrán.

 

Sandra Mara Azevedo e Marta Volpiani no Nacho Libre

 

Em 1 de Dezembro de 2012 participou ao lado de Sandra Mara Azevedo do evento Vamos Ao Nacho Libre Com o Polegar Vermelho.

 

Florinda Meza e Marta Volpiani (2015)

 

Em 25 de Fevereiro de 2015, Marta recebeu o seu maior prêmio como dubladora, ter a honra de conhecer a atriz que dublou, Florinda Mesa, a Dona Florinda. Chegou a presentear a atriz com pedras raras brasileira, já que sabia que Florinda sempre foi muito ligada em enfeites, e objetos e peças tradicionais, como tem em suas casas no México. Esse tipo de privilégio que Marta teve aconteceu poucas vezes na história da dublagem no Brasil.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Marg Helgenberger em A Experiência 2: Mutação, e Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento

- Debi Mazar em Batman Eternamente (VHS), Beethoven 2 (VHS), e Mulheres - O Sexo Forte

- Kathleen Marshall em Noiva Em Fuga, O Diário da Princesa, e O Diário da Princesa 2

- Kathleen Turner em As Virgens Suicidas (VHS), e Um Passe de Mágica
- Sharon Stone em Alpha Dog, e Bobby (DVD)

- Sugar Kane (Marilyn Monroe) em Quanto Mais Quente Melhor (2ª Dublagem)
- Dra. Diana Reddin (Emma Thompson) em Júnior (1ª Dublagem)

- Madeline Ashton (Meryl Streep) em A Morte Lhe Cai Bem (VHS)

- Kim (Juliet Stevenson) em Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?

- Kate Jensen (Yvette Nipar) em Com as Próprias Mãos 3: Vingança Solitária

- Inteligência Suprema / Dr. Wendy Lawson / Mar-Vell (Annette Bening) em Capitã Marvel
- Lady Van Tassel (Miranda Richardson) em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
- Sorsha (Joanne Whaley) em Willow - Na Terra da Magia
- Helen (Jeanne Tripplehorn) em Water World - O Segredo Das Águas
- Donna Jensen em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento

- Debbie Jelinsky (Joan Cusack) em A Família Addams 2 (VHS)
- Lucy Lane (Maureen Teefy) em Supergirl - O Filme
- Julia (Lisa Darr) em Garota Boa de Bola
- Gail (Jane Lynch) em Alvin e os Esquilos
- Yoko Ono (Kim Miyori) em John e Yoko - Uma História de Amor
- Nora McTeague (Mary Ellen Trainor) em Os Puxa-Sacos
- Lorelei (Joanne Whalley) em O Homem Que Sabia de Menos
- Anne Loomis (Lucinda Jenney) em Matinee - Uma Sessão Muita Louca
- Claudine (Ruth Sheen) em Maratona de Amor
- Dalila (Hedy Lamarr) em Sansão e Dalila
- Peyton Van Den Broeck (Susanna Thompson) em Destinos Cruzados
- Nancy Aarons (Katrina Cerio) em Ponte Para Terabítia

 

Séries

 

- Florinda Meza em Chaves (SBT / DVD / Multishow), Chapolin (SBT / DVD / Multishow), Chespirito, Clube do Chaves, O Melhor de Chespirito (DVD) e Charrito - Um Herói Mexicano, e Aventuras em Marte
- Hissaae Koyama (Sachiko Oguri) em Winspector

 

Desenhos

 
- Sra. Moroboshi em A Turma do Barulho

- Vivian em Rei Arthur (1979)

- Rainha em Angel, a Menina das Flores
- Narradora em Guerreiras Mágicas Rayearth

- Mamãe Falcão em Franklin - O Tesouro do Lago da Tartaruga (Longa-Metragem)

- Gail em Alvin e os Esquilos (Longa-Metragem)

- Dona Florinda e Pópis em Chaves

 

Novelas

 

- Fiona Valente (Claudia Reyes) em Acorrentada

- Cecilia Ocampo (Esperanza Rendón) em Alma indomável

- Alicia Villagómez (Leticia Calderón) em A Força do Destino


Links Relacionados:

Chaves - 18/12/2010
30 Anos da Dublagem de Chaves - 08/01/2014


Fontes: Wikipedia, Canal 93Fr1, Canal SBT Online, Blog Expirados, Marta Volpiani, Acervo Pessoal, Jornal do Brasil, Hemeroteca Digital, Portal Chaves, Fórum Chaves, Blog Fnac, Carlos Rosas, Cinemagia, Pipoca Moderna, Cultura Pop á Rigor, Samba Rio Carnaval, Eduardo Blas, Rodrigo D'Angelo, Fórum Único Chespirito, Programa do Ratinho, SBT, Fã-Clube Chespirito Brasil, Canal 8, Telenoveleiros, Jornal dos Sports, Diário do Paraná, Correio Braziliense, Revista Manchete, Diário de Pernambuco.

Total de visualizações de página