domingo, 23 de junho de 2019

Silvio Navas



Arquivo de Som:

 
Gerald O'Hara (Thomas Mitchell) em ...E O Vento Levou

 


Biografia:

 
Silvio Navas foi um dublador Paulistano e Carioca.
 
Silvio Benedito Guimarães Navas nasceu em 15 de Março de 1942 em Santos, São Paulo.

 

TV Excelsior

 

Começou a carreira na TV Excelsior.

 

Cinema

 

Também fez cinema, estreou no filme 2000 Anos de Confusão (1969). Depois fez o filme Os Maridos Traem... e As Mulheres Subtraem (1970), um filme do gênero pornochanchada, trabalhando ao lado de Ney Latorraca que estava estreando pela primeira vez no Cinema.

 

Audácia (1970)

 

Alem desses filmes, também trabalhou em Audácia (1970), novamente ao lado de Ney Latorraca, de José Mojica Marins, entre outros.

 

Silvio Navas em O Induto

 

Em 2014, participou do filme O Indulto, ao lado dos dubladores Romeu D'Ângelo, Phillipe Maia e Ricardo Schnetzer, interpretando um Juiz.

 

Compositor
 
Sílvio também era compositor, faz parte da Sicam, Sociedade Independente dos Compositores e Autores Musicais. Ele compôs a música Aleluia para o filme em que trabalhou em 1970, Os Maridos Traem e As Mulheres Subtraem, com parceria na letra de David Cardoso.

 

Teatro

 

Silvio também fez teatro. Entre outros, participou do Grupo dos 9, na peça Os Desclassificados (1968), ao lado de Jofre Soares, Tony Vieira, e outros, no Clube Libanês de Santos.

 

Nota do Diário da Noite de 1970

 

Também atuou em teatro infantil, ao lado de amigos dubladores, como nas peças Três Peraltas na Praça (1969), com direção de Marcos Miranda, ao lado de Maralisi Tartarini, Dulcemar Vieira, Marcelino Moreira, e Marcelo Gastaldi, no Teatro das Nações, e O Gato de Botas (1970), estreada no Teatro Veredas em 21 de Fevereiro de 1970, com direção de Older Cazarré, ao lado de Gilberto Baroli, Aliomar de Matos, Older Cazarré, Maralisi Tartarini e Célia Paula.

 

Também atuou na peça Isto é Lamartine (1970), que contava a história de Lamartine Babo, ao lado de Older Cazarré, Joel de Almeida, Carmélia Alves, e grande elenco, se apresentando em um antigo bar paulistano chamado Captains Bar, que se localizava na Av. Duque de Caxias, nº 525, no bairro de Campos Elísios. A peça também se apresentou em outros locais pelo estado de São Paulo.

 

Comerciais

 

Silvio também atuou em comerciais de televisão. Entre eles comerciais da Eletroradiobraz, e Cigarros Winston. Em comerciais para o rádio, fez entre outros para a Proplastik, em Santos.

 

Vida Pessoal

 

Em sua vida pessoal, foi casado com a atriz e dubladora Lígia Rinelli nos anos de 1970, não durando mais de 2 anos o casamento. Por volta de final dos anos de 1980, começo de 1990, casa-se novamente, e cria o filho de sua cunhada como sendo seu. 


Após o falecimento de seu grande amigo Older Cazarré em 1992, Silvio se preocupou com a violência no Rio, e principalmente com o futuro de seu filho de criação, então muda-se algumas vezes de bairro, até em 1998 voltar a morar em Santos, litoral de São Paulo.


De 1998, até meados dos anos de 2000, viajava sempre de Santos pra São Paulo para dublar, ficando muitas vezes 2, 3 dias em hotel na cidade por conta do trabalho. Após isso vai eventualmente pra São Paulo até mais ou menos o ano de 2007.

 

Silvio tem um sobrinho escritor de filmes, que ajudou entre outros a escrever o roteiro dos filmes Carandiru, e Cazuza: O Tempo Não Pára, entre outros.

 

Dublagem

Na dublagem, Silvio Navas entrou em 1960, ainda na GravaSon. Na AIC, tem uma primeira atuação por volta de 1963, em desenhos como Os Flintstones. Ficou com uma certa ausência do estúdio até final dos anos de 1960, quando se torna mais atuante, participando em séries, como Viagem Ao Fundo do Mar, a Feiticeira, O Besouro Verde, entre outros.

 

Com o fim da TV Excelsior em 1970, se dedica apenas a dublagem. No início dos anos de 1970, foi trabalhar como diretor de dublagem na CineCastro paulistana.

 

Silvio Navas Nos Anos de 1980

 

Dublou em São Paulo até 1977, quando mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar na Herbert Richers. Também entrou para a Tecnisom, Telecine, e Peri Filmes. Nos anos de 1980, permanece na Peri Filmes e Herbert Richers, e entra na VTI.

 

Nos anos de 1990, esteve nos estúdios Delart, Cinevídeo, Herbert Richers, Doublesound, e Audio News. Ficou 21 anos no Rio, tendo voltado em 1998 para São Paulo, ido morar em Santos, e continuado a carreira na dublagem na capital paulista. Na ocasião, ingressou nos estúdios Álamo, Dublavídeo, e Sigma. Continua nos mesmos nos anos 2000, ingressando também na DPN, e Marshmallow.

 

Nos anos 2000, também dirigiu um curso de dublagem em Santos. Esteve na dublagem até por volta de 2007, quando se aposentou da profissão.

 

Silvio também era diretor de dublagem. Atuou nos estúdios CineCastro (1971-73), Peri Filmes (1970-80), Herbert Richers (1980), Telecine (1980-90), Cinevídeo (1990), e Dublavídeo (1990-00).

 

Na Herbert Richers, dividia a sala de diretor de dublagem com Ângela Bonatti e Telmo de Avelar, dois dos melhores diretores da casa.

 

Seu último papel na dublagem foi no estúdio UniDub em 2014, para dublar o personagem Ah Puch no game Smite (PC).


Joe Pesci em Esqueceram de Mim
 

Entre seus trabalhos, temos os atores Kirk Douglas em Caçada Impiedosa, e Os Indomáveis (1984), Bud Spencer em A Dupla Explosiva (1974), e  Os Dois Super Tiras em Miami, Peter Sellers na franquia Pantera Cor-de-Rosa, e Assassinato Por Morte, Humphrey Bogart em Não Somos Anjos (1955), e O Falcão Maltês, Walter Matthau em Hollywood, Cheguei!, e O Homem Que Burlou a Máfia, Ernest Borgnine em Comboio (1ª Dublagem), e Fuga de Nova York (1ª e 2ª Dublagens), Darth Vader em Star Wars Episódio IV, V e VI, Marlon Brando em A Face Oculta, e O Poderoso Chefão, John Goodman em Os Flinstones - O Filme, As Aventuras de Rocky & Bullwinkle, Spencer Tracy em Marujo Intrépido, e O Médico e o Monstro, Anthony Quinn em As Sandálias do Pescador, e Zorba - O Grego, Gene Wilder em A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) (2ª Dublagem), Alice no País das Maravilhas (1999), Fred Astaire em Bonita Como Nunca, e Inferno na Torre, Charles Bronson em Assassinato Nos Estados Unidos, e O Telefone, Charles Durning em 1000 Elos - O Preço da Liberdade, e O Protetor, M. Emmet Walsh em Blade Runner - O Caçador de Andróides, e Braddock - O Super Comando, Joe Pesci na sequencia Esqueceram de Mim, e Meu Primo Vinny, Charlie Chaplin em O Grande Ditador, e Luzes da Ribalta, Edward G. Robinson em A Cidade dos Desiludidos, e Os Dez Mandamentos, Jack Lemmon em Aeroporto 77 (1ª Dublagem), e Síndrome da China, Mickey Rooney em Deu a Louca no Mundo, e Uma Aventura na Arábia, John Belushi em 1941 - Uma Guerra Muito Louca (2ª Dublagem), e Estranhos Vizinhos, Robert Duvall em Caçada Humana, O Dom da Fúria, e Visões de Sherlock Holmes, Gene Hackman em Os Aventureiros do Lucky Lady, e Sem Saída (DVD Caras), Omar Sharif em A Herdeira (1979), e Top Secret - Superconfidencial, Peter Cushing em As Máscaras da Morte, e O Vampiro da Noite, e Glenn Ford em Os Amores de Carmen, e Smith.

 

Darth Vader

 

Além disso, também foi a voz de Eli Wallach em Os Últimos Durões, Leslie Nielsen em Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2 (2ª Dublagem), Jackie Chan em A Nova Fúria do Dragão, Boris Karloff em O Castelo de Frankenstein, Jack Warden em O Campeão, Burt Reynolds em 100 Rifles, Roddy McDowall em A Casa da Noite Eterna, Alan Hale em Fugitivos do Inferno, e Robin Williams em As Aventuras do Barão Munchausen.

 

Michael Landon em Os Pioneiros

 

Em séries foi a voz de Whizzer na primeira dublagem de Alf - O Eteimoso, Marujo Patterson a partir da terceira temporada de Viagem ao Fundo do Mar, Promotor Frank P. Scanlon em O Besouro Verde, a primeira voz de Charles Ingalls em Os Pioneiros, Maurice Evans na quarta temporada de A Feiticeira, Dr. Elias Huer em Buck Rogers no Século XXV, terceira voz de John Walton em Os Waltons, Andrew Cooper em Daniel Boone, além de participações em séries como M.A.S.H., e Magnum.

 

Mum-Ra em Thundercats


Em desenhos, foi a voz de Esquilo Secreto em Esquilo Sem Grilo, o vilão Darkseid em Os Super Amigos, foi a segunda voz do comer de hambúrgueres Dudu em Popeye, nas dublagens realizados do mesmo nos anos de 1970 e 1980, também foi o conhecido violão Mumm-ra em Thundercats, um de seus personagens mais conhecidos até os dias de hoje, em Os Smurfs fez a voz do Papai Smurf, do Vaidoso e do Fazendeiro, em Futurama substituiu Aldo César que havia falecido, no papel de Bender, foi a voz mais conhecida do Robô, no desenho dos anos de 1990 da Família Addams foi o Gómez, em Dragon Ball Z foi segunda voz do Pai da Chichi, o Rei Cutelo, também o fez na versão da Globo de Dragon Ball e no filme Dragon Ball Z - O Resgate de Gohan, entre muitos outros.

 

Sargento Garcia

 

A última produções em que dublou foi em 2007 na Dublavídeo, a minissérie colombiana, Zorro: A Espada e a Rosa, dando voz ao Sargento Garcia interpretado por César Mora.

 

Direção de Dublagem de Robocop

 

Na Telecine, dirigiu entre outros a 1ª Dublagem do clássico filme Robocop.

 

Direção de Dublagem da 2ª Dublagem de Os Apuros de Penélope Charmosa

 

Na Cinevídeo fez diversas direções. Entre elas a direção da 2ª Dublagem do desenho Os Apuros de Penélope Charmosa, os filmes O Outro Lado da Nobreza, Pacific Blue (dividindo direção com Jorge Vasconcellos), entre outros.

 

Curso de Dublagem em 2013 Com Silvio Navas

 

Por volta de 2004, começou a ministrar um curso de dublagem em Santos, que também era levado pra outras partes do Brasil. Era um curso itinerante de dublagem. Interrompeu ele por algum tempo, mas retornou com ele em 2013.

 

Em 2012 sofreu um acidente, quebrou o fêmur e ficou muito tempo internado em um hospital do SUS esperando cirurgia, drama esse que foi acompanhado por seus seguidores nas redes sociais. Em final de 2014, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, no qual muito provavelmente o fez se afastar das redes sociais e se isolar em seu apartamento em Santos.

 

Por conta da má cirurgia realizada em Silvio em 2012, o mesmo teve que repetir a cirurgia em Julho de 2016. Silvio não conseguiu resistir a essa segunda cirurgia, e veio a falecer em 29 de Julho de 2016. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Areia Branca, em Santos, às 15h30.
 
Silvio é considerado um dos maiores dubladores do Brasil, tendo sido por muitos anos chamado para dar palestras de dublagem em Santos e em São Paulo, para contar um pouco sobre sua historia na dublagem brasileira.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Kirk Douglas em A Fúria, A Montanha dos Sete Abutres, A Primeira Vitória, Ambição Acima da Lei, Assim Estava Escrito, Caçada Impiedosa, Glória Feita de Sangue, Homem Sem Rumo, Sem Lei e Sem Alma (2ª Dublagem), Sete Dias de Maio, O Farol do Fim do Mundo, Os Indomáveis (1984), Sete Dias de Maio, e Um Homem Para a Forca

- Bud Spencer em A Colina dos Homens Maus, A Dupla Explosiva (1974), Banana Joe (1ª Dublagem), Dois Loucos com Sorte, Dois Tiras Fora de Ordem, Eu, Você, Ele e Os Outros, Os Dois Super Tiras em Miami, Par ou Ímpar, Quem Encontra um Amigo Encontra Um Tesouro, e Um Tira Enrolado

- Peter Sellers em A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa, A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa, A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa, Assassinato Por Morte, Muito Além do Jardim, O Diabólico Dr. Fu Manchu, O Prisioneiro de Zenda (1979), e Um Convidado Bem Trapalhão (1ª Dublagem)

- Humphrey Bogart em Casablanca (3ª Dublagem), Inspiração Trágica, Horas de Desespero, Não Somos Anjos (1955), O Falcão Maltês, O Tesouro de Sierra Madre (2ª Dublagem), Seu Último Refúgio, Uma Aventura na Martinica, e Vitória Amarga

- Walter Matthau em A Justiça Fala Mais Alto, Hollywood, Cheguei!, Linhas Cruzadas, O Espião Trapalhão, O Homem Que Burlou a Máfia, O Negócio é Sobreviver, Piratas, e Um Estranho Casal, Um Juiz Muito Louco, e Uma Loura Por Um Milhão

- Ernest Borgnine em Adeus a Inocência (1979), Comboio (1ª Dublagem), Crime e Paixão, Demétrius e Os Gladiadores, Fuga de Nova York (1ª e 2ª Dublagens), Meu Ódio Será Sua Herança, Missão Resgate, e Super Snooper - Um Tira Genial

- Darth Vader (James Earl Jones) em Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança (VHS), Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca (1ª Dublagem), e Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi (1ª Dublagem)

- Donald Pleasence em A Lenda da Flauta Mágica, Fugindo do Inferno (2ª Dublagem), Halloween 2 - O Pesadelo Continua, O Moinho Negro, e Terror e Loucura

- Marlon Brando em A Face Oculta, Bandoleiros - O Último Tango em Paris, Loucos Por Dinheiro, O Poderoso Chefão, O Selvagem, e Um Novato na Máfia

- Spencer Tracy em A Face Oculta, A Maldição da Montanha, A Mulher do Dia, Fruto Proibido, Loucos por Dinheiro, Marujo Intrépido, e O Médico e o Monstro

- John Goodman em Os Flinstones - O Filme, As Aventuras de Rocky & Bullwinkle, De Que Planeta Você Veio, O Maioral, e O Poder da Corrupção

- Anthony Quinn em A Vigésima Quinta Hora, As Sandálias do Pescador, Os Canhões de San Sebastia, Regina Roma, e Zorba - O Grego

- Gene Wilder em A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) (1ª Dublagem), Alice no País das Maravilhas (1999), e Primavera Para Hitler

- Fred Astaire em Bonita Como Nunca, Desfile de Páscoa, Inferno na Torre, O Caminho do Arco-Íris, e Ver, Gostar e Amar

- Charles Bronson em Assassinato Nos Estados Unidos, O Telefone, O Lobo do Mar, O Vingador (1986), e Pancho Villa

- Charles Durning em 1000 Elos - O Preço da Liberdade, O Protetor, Problemas em Dobro, e Um Homem Destemido

- M. Emmet Walsh em Blade Runner - O Caçador de Andróides, Braddock - O Super Comando, e Inferno na Estrada

- Bruce Boa em O Fio da Navalha (1984), e Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca (2ª Dublagem)

- Dom Deluise em A Melhor Casa Suspeita do Texas, O Maior Amante do Mundo, e Um Rally Muito Louco

- Joe Pesci em Esqueceram de Mim, Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York, e Meu Primo Vinny

- Charlie Chaplin em O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Monsieur Verdeaux, e Um Rei em Nova York

- Edward G. Robinson em A Cidade dos Desiludidos,  No Mundo de 2020, e Os Dez Mandamentos

- Jack Lemmon em Aeroporto 77 (1ª Dublagem), O Inquilino do 25° Andar, e Síndrome da China

- Mickey Rooney em Deu a Louca no Mundo, Uma Aventura na Arábia, e Uma História Natalina

- John Belushi em 1941 - Uma Guerra Muito Louca (2ª Dublagem), e Estranhos Vizinhos

- Robert Duvall em Caçada Humana, O Dom da Fúria, e Visões de Sherlock Holmes

- Gene Hackman em Os Aventureiros do Lucky Lady, e Sem Saída (DVD Caras)

- Kenneth McMillan em Duna - O Mundo do Futuro, e Nos Calcanhares da Máfia

- Keenan Wynn em A Volta ao Mundo Sob o Mar, e O Ouro de Mackenna

- Omar Sharif em A Herdeira (1979), e Top Secret - Superconfidencial

- Peter Cushing em As Máscaras da Morte, e O Vampiro da Noite

- Paul Dooley em Noiva em Fuga, e Popeye - O Filme

- George Dzundza em Caçada Maldita, e Sem Saída

- Glenn Ford em Os Amores de Carmen, e Smith
- Ash (Ian Holm) em Alien - O Oitavo Passageiro
- Leon B. Little (Eli Wallach) em Os Últimos Durões

- Ten. Frank Drebin (Leslie Nielsen) em Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2 (2ª Dublagem)

- A Lung (Jackie Chan) em A Nova Fúria do Dragão

- Barão Victor Von Frankenstein (Boris Karloff) em O Castelo de Frankenstein

- Jackie (Jack Warden) em O Campeão

- Yaqui Joe Herrera (Burt Reynolds) em 100 Rifles

- Benjamin Franklin Fischer (Roddy McDowall) em A Casa da Noite Eterna

- Kirk Edwards (Alan Hale) em Fugitivos do Inferno

- O Rei da Lua (Robin Williams) em As Aventuras do Barão Munchausen

- Hoyt Axton (Randall Peltzer) em Gremlins
- Detetive Krim (Vicent Gardenia) em O Céu Pode Esperar (1978)
- Gerald O'Hara (Thomas Mitchell) em ...E O Vento Levou

- Ben Luckett (Wilford Brimley) em Cocoon

 

Séries

 

- Marujo Patterson (Paul Trinka) em Viagem ao Fundo do Mar (3ª e 4ª Temporadas)

- Maurice Evans (Maurice Evans) em A Feiticeira (4ª Temporada)

- Promotor Frank P. Scanlon (Walter Brooke) em O Besouro Verde
- Andrew Cooper (Dick Sargent) em Daniel Boone

- Sr. John Walton (Ralph Waite) (terceira voz) em Os Waltons

- Cabo Maxwell Q. Klinger “Max” (Jamie Farr) em M.A.S.H

- Charles Ingalls (Michael Landon) em Os Pioneiros (1ª Dublagem)

- Tim O'Connor (Dr. Elias Huer) em Buck Rogers no Século XXV

- Whizzer (Paul Dooley) em Alf - O Eteimoso (1ª Dublagem)

 

Desenhos

 

- Rei Cutelo (segunda voz) em Dragon Ball Z, Dragon Ball (Álamo), e Dragon Ball Z - O Resgate de Gohan

- Scooby-Dão em Scooby-Doo Show, e Os Assombrados em Ho-Ho-Límpicos (1ª Dublagem)

- Esquilo Secreto em O Esquilo Sem Grilo
- Narrador em Dinamite, o Bionicão

- Fred Flintstone em Ho-Ho-Límpicos (2ª Dublagem)
- Gómez Addams em Família Addams (Anos de 1990)
- Darkseid, e Vulcão Negro em Super Amigos

- Narrador, e Todos Os Personagens em Família Barbapapa
- Dudu (segunda voz) em Popeye
- Spike e personagens secundários em Tom & Jerry (1ª Dublagem)
- Mumm-ra em Thundercats

- Rei Cold (segunda voz) em Dragon Ball Z
- Son Gohan em Dragon Ball (DPN)

- Verg em Blue Submarine No. 6
- Papai Smurf, Vaidoso e Fazendeiro em Os Smurfs
- Bender (segunda voz) em Futurama
- Chefe em Teamo Supremo

- Chefe em Dilbert
- Imperador Geldon em O Pirata do Espaço
- Monstro Estelar em Silverhawks

- Deslock em Patrulha Estelar
- Cy-Kill em Gobots

- Trailbreaker (primeira voz) em Transformers

- Coletor de Doações em O Conto de Natal do Mickey
- Gripper em Rambo

- Ketchum, o Crocodilo em A Nossa Turma

- Chefe em Disque M Para Macaco em O Laboratório de Dexter

- Fumaça em Astros do Desenho Animado Contra as Drogas

- El Capitán (segunda voz) em Ducktales - Os Caçadores de Aventuras
- Zazu (primeira voz) em Timão e Pumba (Série)

- Multi-Faces e Granamyr em He-Man

- Dijon em Ducktales: O Tesouro da Lâmpada Perdida (Filme)

- Barney Bear em Biblioteca de Desenhos Animados (MGM)

- Imperador Ming, o Impiedoso (primera voz) em Flash Gordon

- Coruja em Bernardo e Bianca (Longa-Metragem)

- Rato em O Natal do Mickey Mouse (Longa-Metragem)

- Morcegão em As Peripécias do Ratinho Detetive (Longa-Metragem)
- Percival C. McLeach em Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (Longa-Metragem)

- Cat R. Waul em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste (Longa-Metragem)

 

Novelas

 

- Sargento Garcia (César Mora) em Zorro: A Espada e a Rosa

 

Jogos

 

- Ah Puch em Smite (PC)

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Robocop - O Policial do Futuro

- O Outro Lado da Nobreza

 

Séries

 

- Pacific Blue (1º Diretor)

 

Desenhos

 

Os Apuros de Penélope Charmosa (2ª Dublagem)


Links Relacionados:


Entrevista Com Silvio Navas Para a Revista Animação - 1995

 

Fontes: Acervo Pessoal, Silvio Navas, Dublanet, Revista Animação, História da Dublagem, O Mundo da Dublagem, Erika Alves, Adoro Cinema, Diário de Notícias, Robson Sanches, Universo AIC, Cadê Bebê, Thundercats.Rubberslug, Think Geek, IMDB, Network54, What Ever Happened To…, Cinema em Cena, Dublagem Brasil, Lucky 13, S&S DVD's, Diário da Noite.

Total de visualizações de página