domingo, 23 de junho de 2019

Márcio Seixas


Arquivo de Som:

Frank Drebin (Leslie Nielsen) em Corra Que a Polícia Vem Aí


Biografia:

Márcio Seixas é um dublador Carioca.

Márcio Roberto Seixas nasceu em 18 de Maio de 1945 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Início

Na adolescência quando fazia parte das forças armadas, Márcio ingressou na ONU como combatente para uma missão de paz contra a guerra entre Israel e Palestina, tendo atuado no Canal de Suez por 1 ano, retornando em seguida ao Brasil.

Rádio e TV em Belo Horizonte

A carreira artística começou como radialista em Belo Horizonte em 1967, na Rádio Minas. Logo em seguida foi para a Rádio Atalaia, seguida das rádios Cultura e D'El Rey.

Na Rádio D'El Rey, desempenhou vários papeis, como de pesquisador, produtor e apresentador de programas sobre compositores eruditos.

Também atuou na TV Vila Rica, também em Belo Horizonte.

Rádio Jornal do Brasil

Em 1974, foi ao Rio de Janeiro procurar emprego em rádios, tendo sido contratado alguns meses depois pela Rádio Jornal do Brasil, aonde fez longa carreira. Na emissora, foi locutor, apresentador de músicas clássicas, e locutor de notícias permanente na emissora. Além disso, também foi por muito tempo a voz padrão que narrava o título da emissora no decorrer da programação da mesma. Trabalhou tanto na rádio AM, quanto na FM da emissora.

Rádio Jornal do Brasil

Na emissora, trabalhou ao lado de verdadeiras lendas da locução radiofônica, como Cid Moreira, Sérgio Chapellin, Noel Santana, Otton Gomes, Eliakim Araújo, Correia de Araújo, Alberto Curi, William Mendonça, Orlando de Souza, Saroldi, Maurício Figueiredo, Maravilha, e muitos outros.

Saiu da emissora em 1993, para se dedicar completamente há dublagem.

Rádio Cidade

Junto com os trabalhos na Rádio Jornal do Brasil, também atuou na Rádio Cidade, na qual entrou por volta de 1979. Na emissora, atuou como locutor ao lado de vários profissionais, como Sérgio Luiz que posteriormente foi locutor da TV Record, e da empresa de dublagem Sincrovídeo.

Esteve na emissora mais ou menos entre 1979 e 1982.

Rádio Transamérica

Por volta de 1995, já não tão atuante no rádio, esteve na Rádio Transamérica, aonde gravava vinhetas.

Rádio CBN

Por volta de 1996, esteve na Rádio CBN, apresentando o Plantão CBN Brasil Especial.

TV Bandeirantes

Na TV Bandeirantes, esteve por volta de 1980, quando apresentada nas tardes da emissora o programa Noticiário Local (1980).

Brasil Exportação (1986)

Também atuou no programa Brasil Exportação (1984-1986), ao lado de Ângela Rodrigues Alves, Eloá Dias, Sérgio Cabral, Haroldo Holanda, e grande elenco de jornalistas e apresentadores.

Em 1994, atuou em uma série da emissora em parceria com a TV Cultura de São Paulo, chamada Confissões de Adolescente (1994), aonde tinha Luis Gustavo e Deborah Secco como um dos protagonistas, e como diretor Daniel Filho.

Rede Globo

Em 1999, esteve na Rede Globo, aonde foi o primeiro narrador de Linha Direta (1999), sendo posteriormente substituído por Bruno Garcia.

Márcio Seixas (2017)

Posteriormente, fez algumas participações na emissora, como o padre da cerimônia matrimonial de Joaquim (Carlos Vereza) e Josefa (Eva Todor) em O Cravo e a Rosa (2000), coordenador de restaurante em Sete Pecados (2007), e Frankenstein "Frank" em Tempos Modernos (2010).

Canais Globosat

Márcio atuou por vários anos como locutor anunciador nos canais da Globosat, como Usa, Canal Brasil, e na versão do GNT para Portugal.

Cinema

No cinema, atuou no filme Um Céu de Estrelas (1996).

Comerciais de TV

Prezunic (2017)

Márcio também ficou muito conhecido por fazer narrações para comerciais de TV. Entre eles, temos: Golden Cross (1984), apresentado dentro do programa Fantástico da Rede Globo, Relógios Technos (1988), CCAA (1995), Correios (1996/97), Celular Ericsson (2000), Supermercado Prezunic (2006-2017), Brahma Zero (2015), Coca-Cola, entre muitos outros.

Também foi o narrador oficial dos comerciais do Ministério da Educação, entre final dos anos 2000, e início dos anos de 2010.

Treinamento Para Empresas

Márcio também foi narrador de documentários e programas de treinamento para as empresas, como: Furnas, Petrobrás, Xerox do Brasil, entre outras.

Áudiobooks

Em Áudiobooks, narrou os trabalhos do psicanalista e hipnólogo americano, Brian Weiss.

Cursos de Voz

Locução e Voz (2017)

Teve vários cursos de voz, como no começo dos anos 2000, e a partir de 2013 com o Locução e Voz. Por volta de 2015, também fez parte do Fórmula da Comunicação Envolvente (FCE), que se encerrou em 2017. Neste último, teve dezenas de alunos, tendo as aulas sido ministradas pela internet.

Na época do FCE, tinha também uma página no Facebook, aonde falava do curso, gravava vídeos contando suas histórias, seus causos na dublagem, e seus personagens.

Também fez um especial chamada Semana da Dublagem, tendo tido 3 versões desse especial, aonde entrevistou vários dubladores, como Miriam Ficher, Dario de Castro, Marco Antônio Costa, Nelson Machado, Carlos Seidl, Cecília Lemes, Hermes Baroli, Wendel Bezerra, Lina Rosana, e muitos outros.

Vida Pessoal

No início dos anos de 1970, se casou em Belo Horizonte, e dessa união nasceram 2 meninos, e 1 menina chamada Raquel. Permaneceu casado por 12 anos. Em meados dos anos de 1980, teve um casal de gêmeos (1986), Ivo e Pedro, com a segunda esposa, Tânia Seixas.

Márcio também é irmão de Beth Seixas, que trabalhou na TV Bandeirantes em Belo Horizonte, e tem desde 1995 a Escola de Comunicação Beth Seixas, também em Belo Horizonte. O filho de Beth, Pedro trabalha com empreendedorismo.

Dublagem

Começou a carreira na dublagem em abril de 1974, após passar em um teste para dublagem na Herbert Richers que foi publicado no Jornal O Globo, aonde tinha mais de 300 candidatos. Passaram ele e José Santana. Na ocasião também ingressou na Televox e na Telecine.

Seus professor no início de carreira, foram Waldir Fiori, Telmo de Avelar, e Carla Civelli.

Ainda nos anos de 1970, também ingressou na Tecnisom e Peri Filmes. Nos anos de 1980, esteve presente principalmente na Herbert Richers, aonde além de dublador, também era locutor em alguns programas.

Em final dos anos de 1980, foi contratado pela VTI apenas para dublar o Sr. Spock em Jornada nas Estrelas.

Márcio Seixas (1998)

Por volta de 1991, após a saída de Ricardo Marianno das narrações da Herbert Richers, Márcio entra em seu lugar, narrando o estúdio por 6 anos. Após sua saída das narrações da Herbert, José Santana fica em seu lugar. Após 1 ano da saída da locução da empresa, em 1998, se retira da Herbert.

Na ocasião, já atuava na Áudionews como locutor oficial da empresa, permanecendo nessa função até o final dos anos 2000. Na ocasião também atuava na Delart, e Doublesound, tendo entrado nos anos seguintes na Cinevídeo, Som de Vera Cruz, e Wan Macher.

Nos anos 2000, continuou em todos esses estúdios, e também ingressou no estúdio Rio Sound. Já nos anos de 2010, esteve na Cinevídeo, Wan Macher, e Rio Sound. Deixou a dublagem por volta de 2014.

Clint Eastwood

Entre suas dublagens, primeiramente temos os filmes, aonde Márcio eternizou diversos atores. Entre eles, estão Clint Eastwood em Magnum 44, e Sem Medo da Morte, Sean Connery em diversos filmes de 007, e Diamantes São Eternos, Charlton Heston em Ben Hur, e a segunda dublagem El Cid, Morgan Freeman em Conduzindo Miss Daisy, e a primeira dublagem de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, Roger Moore em diversos filmes de 007, e O Desafio dos Milhões, Christopher Walken em Batman - O Retorno, e O Mafioso, Lerslie Nielsen em na trilogia Corra Que a Polícia Vem Aí, e Apertem os Cintos...o Piloto Sumiu, Michael Caine em Batman Begins, e Miss Simpatia, Timothy Dalton em 2 filmes de 007, e O Informante, John Wayne em Jamais Foram Vencidos, e a primeira dublagem de O Mais Longo dos Dias, Robert Redford na primeira dublagem de Entre Dois Amores, e Proposta Indecente, Raul Júlia na sequência A Família Addams, e Acima de Qualquer Suspeita, James Garner em Fugindo do Inferno, e Assassinato em Hollywood, Gregory Pack em Da Terra Nascem os Homens, e Os Canhões de Navarone, entre outros.

Leslie Nielsen

Além disso deu voz a outros atores famosos, como Liam Neeson em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, Peter Finch em Rede de Intrígas, Roberto Taylor em O Caminho do Diabo, George Lazenby em 007 - A Serviço da Sua Magestade, Bill Cosby em Papai Fantasma, Steve McQueen em Os Implacáveis, Anthony Hopkins na primeira dublagem de Missão Impossível 2, Burt Reynolds em Alta Velocidade, Sidney Poitier em Duelo em Diablo Canyon, Marcello Mastroiianni em Splendor, Charlie Sheen em Sob Pressão, Dean Martin em O Preço de Um Covarde, Gérard Depardieu na segunda dublagem de Meu Pai Herói, Jean Reno em Encontro de Casais, John Goodman em Um Ano Sem Papai Noel, Lee Marvin em Os Profissionais, Martin Sheen em Achados e Perdidos, Michael Gough em Vampiro da Noite (1958), Paul Newman em Fugindo do Passado, Robert Shaw em O Fundo do Mar, William Holden em A Ponte do Rio Kwai, Delroy Lindo em O Núcleo: Missão Ao Centro da Terra (TV), Ugo Tognazzi em A Gaiola das Loucas, Hal 9000 na primeira dublagem de 2001, Uma Odisséia no Espaço, Craig T. Nelson em Poltergeist - O Fenômeno, entre outros.
Em séries, foi a voz dos atores Leonard Nimoy em Jornada nas Estrelas, e Jornada nas Estrelas - A Nova Geração, William Shatner em As Besteiras Que Meu Pai Fala, e Justiça Sem Limites, James Garner em Arquivo Confidencial, e Bill Cosby em The Cosby Show, além dos personagens Jack Dalton em MacGyver - Profissão Perigo, TC em Magnum, e John Carroll Lynch em Em Nome da Justiça.

Batman

Em desenhos, eternizou a voz de Batman em Batman - A Série Animada, tendo feito a voz do morcego em diversas outras séries e filmes. Além disso também deu sua voz a Balu em Esquadrilha Parafuso, e Os Filhotes da Selva, Sr. Incrível na primeira dublagem de Os Incríveis, Tick em The Tick, a primeira voz de Marvin, o Marciano nas dublagens dos anos de 1980 de Looney Tunes, Homem-Pássaro em Homem-Pássaro, e Space Ghost Costa a Costa, entre outros.

Em novelas, foi Adriano Reyes em Por Ela Sou Eva, e Alexandre Loredo em Alcançar Uma Estrela 2.

Disneylândia 81 (1981)

Além de seus trabalhos como dublador, também foi muito conhecido com seus trabalhos de locução. Começou ainda na Tecnisom narrando os desenhos Disney dublados naquele estúdio. Em 1981, quando os longas animados voltaram as telas, e agora dublados na Herbert Richers, Márcio participava de suas narrações. No mesmo ano, comandou as narrações do programa Disneylândia 81, aonde eram passados principalmente curtas da Disney, tendo muitos deles também sido narrados por Márcio. O programa era patrocinado pela famosa marca de brinquedos na época, Estrela, e exibido na Rede Globo.

Márcio Seixas de Batman (2015)

Com o retorno das produções Disney às mãos de Carlos De La Riva, agora com a Delart, Márcio começa também a narrar no estúdio, também narrando nos estúdios da Doublesound. Márcio também ficou encarregado de narrar trailers em VHS's da Disney nos anos de 1980 e 1990, intercalando com Ronaldo Baptista, que narrava a maioria deles.

Márcio Seixas vestido de Balu (2016)

Permaneceu até 2006 narrando todo o tipo de produção para a Disney, quando entrou com um processo contra a mesma para exigir o direito autoral de sua dublagem em Os Incríveis, tendo ganho o processo, mas sido retirado das narrações Disney, e tendo seu personagem, como também o filme, redublado.

Entre os longas que narrou, estão O Caldeirão Mágico, A Bela e a Fera, a segunda dublagem de As Aventuras de Peter Pan, a segunda dublagem de O Dragão Relutante, Fantasia 2000, entre outros.

Entre os trailers que narrou, estão: 101 Dálmatas (com atores), O Corcunda de Notre-Dame, Tigrão, O Filme, Nem Que a Vaca Tussa, entre outros.

Dario de Castro, Márcio Seixas, e Júlio Chaves (2014)

Além das narrações em programas, estúdios e produções Disney, também fez a narração de diversos desenhos, como: A Corrida Espacial do Zé Colméia, Yin Yang Yo!, Em Busca do Vale Encantado, Samurai Pizza Cats, D'Artagnan e os Três Mosqueteiros, entre outros; e de diversas séries, como: Casos de Polícia, Emergência 911, Space Cop (Gavan), entre outras.

Trabalhos:

Filmes

- Clint Eastwood em Crime Verdadeiro, Sem Medo da Morte, Dívida de Sangue, Poder Absoluto, Perseguidor Implacável, As Pontes de Madison, Menina de Ouro (2ª Dublagem), Cowboys do Espaço, Rookie - Um Profissional do Perigo, Por Uns Dólares a Mais, O Cavaleiro Solitário, Magnum 44, Impacto Fulminante, Um Agente na Corda Bamba, Dirty Harry na Lista Negra, Cidade Ardente (2ª Dublagem), O Destemido Senhor da Guerra, Coração de Caçador, Honkytonk Man, O Cadillac Cor-de-Rosa, e Um Mundo Perfeito
- Sean Connery em 007 - Contra a Chantagem Atômica (2ª Dublagem), 007 - Contra Goldfinger (2ª Dublagem), 007 - Contra o Satânico Dr. No (2ª Dublagem), 007 - Nunca Mais Outra Vez (1ª e 2ª Dublagem), 007 - Os Diamantes São Eternos (2ª Dublagem), A Liga Extraordinária, Com 007 Só Vive Duas Vezes (2ª Dublagem), Marnie: Confissões de Uma Ladra e Moscou Contra 007 (2ª Dublagem)
- Charlton Heston em 55 Dias em Pequim, A Irmandade, A Maior Historia de Todos Os Tempos, A Selva Nua, A Última Esperança da Terra, Aeroporto 75, Ben Hur, El Cid (2ª Dublagem), Hamlet (1996), Khartoum - A Batalha do Nilo / A Batalha de Um Herói, Midway, O Maior Espetáculo da Terra, Os Dez Mandamentos, Os Últimos Machões, S.O.S. - Submarino Nuclear, e Terremoto (2ª Dublagem)
- Morgan Freeman em A Fogueira das Vaidades, A Soma de Todos os Medos, Antes de Partir, Beijos Que Matam, Conduzindo Miss Daisy, Guerra dos Mundos (2005), Invictus, Meu Mestre Minha Vida, Na Teia da Aranha (TV), O Apanhador de Sonhos, Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (1ª Dublagem), e Seven - Sete Pecados Capitais
- Roger Moore em A Cruz dos Executores, 007 - Contra o Foguete da Morte (2ª Dublagem), 007 - Contra Octopussy (2ª Dublagem), 007 - Na Mira dos Assassinos, 007 - O Espião que Amava (2ª Dublagem), 007 - Somente Para Seus Olhos (2ª Dublagem), 007 - Viva e Deixe Morrer (2ª Dublagem), O Desafio dos Milhões e Cruzeiro das Loucas (2ª Dublagem)
- Christopher Walken em Anjos Rebeldes, Anjos Rebeldes 3, Batman - O Retorno (1ª e 2ª Dublagem), Bem-Vindo à Selva, De Volta Para o Presente, Domino - A Caçadora de Recompensas, Homeboy - Chance de Vencer, Joe Sujo, O Mafioso, Os Queridinhos da América, Rebelião em Milagro, e Segredos de Família
- Leslie Nielsen em Aluga-se Um Garoto, Mr. Magoo - O Filme, Corra Que a Polícia Vem Aí, Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2, Corra Que a Polícia Vem Aí 33 1/3, Camuflagem, Todo Mundo em Pânico 3, Papai Noel Trapalhão, A Repossuída e Apertem os Cintos...o Piloto Sumiu
- Michael Caine em Batman Begins, Miss Simpatia, Em Terreno Selvagem, A Feiticeira - O Filme, Regras da Vida, Filhos da Esperança, Laura - A Voz de Uma Estrela, O Sol de Cada Manhã, Contos Proibidos do Marquês de Sade e Os Safados
- Timothy Dalton em 007 - Marcado Para a Morte, 007 - Permissão Para Matar, Chumbo Grosso, Jovens Justiceiros, O Informante, Permissão Para Matar, Um Conto Quase de Fadas e Rocketeer (1ª Dublagem)
- Nick Nolte em Além da Linha Vermelha, Contos de Nova Yor, O Preço da Traição, O Príncipe das Marés, Os Três Fugitivos, Temporada de Caça, e Um Vagabundo na Alta Roda
- John Wayne em Caminhos Ásperos, Jamais Foram Vencidos, Horizonte de Glórias, Quando Um Homem é Homem, O Céu Mandou Alguém, e O Mais Longo dos Dias (1ª Dublagem)
- Robert Redford em Entre Dois Amores (1ª Dublagem), Jogo de Espiões (2ª Dublagem), Proposta Indecente, e Refém de Uma Vida
- Raul Júlia em A Família Addams, A Família Addams 2,  Acima de Qualquer Suspeita, Conspiração Tequila, e Tempestade (1982)
- James Garner em Fugindo do Inferno, Sons do Coração, Maverick, Assassinato em Hollywood, e Um Indiozinho
- Gregory Pack em Da Terra Nascem os Homens, Moby Dick (1ª Dublagem), e Os Canhões de Navarone
- Liam Neeson em A Casa Amaldiçoada, e Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma
- Peter Finch em Horizonte Perdido, Rede de Intrigas, e Resgate em Entebe
- Robert Taylor em Batalha de Bataan, e O Caminho do Diabo / A Passagem do Diabo
- James Bond (George Lazenby) em 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade
- Renato (Ugo Tognazzi) em A Gaiola das Loucas
- Elliot Hopper (Bill Cosby) em Papai Fantasma
- Hal 9000 (Douglas Rain) em 2001, Uma Odisséia no Espaço (1ª Dublagem)
- Steve Freeling (Craig T. Nelson) em Poltergeist - O Fenômeno
- Carter McCoy "Doc" (Steve McQueen) em Os Implacáveis
- Swanbeck, Comandante da Missão (Anthony Hopkins) em Missão Impossível 2 (1ª Dublagem)
- Carl Henry (Burt Reynolds) em Alta Velocidade
- Toller (Sidney Poitier) em Duelo em Diablo Canyon
- Jordan (Marcello Mastroianni) em Splendor
- Lyle Wilder (Charlie Sheen) em Sob Pressão
- ? (Dean Martin) em O Preço de um Covarde
- André Arnel (Gérard Depardieu) em Meu Pai Herói (2ª Dublagem)
- Marcel (Jean Reno) em Encontro de Casais
- Papai Noel (John Goodman) em Um Ano Sem Papai Noel
- Fardan (Lee Marvin) em Os Profissionais
- Millstone (Martin Sheen) em Achados e Perdidos
- Arthur Holmwood (Michael Gough) em Vampiro da Noite (1958)
- Harry Ross (Paul Newman) em Fugindo do Passado
- Romer Treece (Robert Shaw) em O Fundo do Mar
- Comandante Shears (William Holden) em A Ponte do Rio Kwai
- Brazzelton (Delroy Lindo) em O Núcleo: Missão ao Centro da Terra (TV)
- Hutch Original (David Soul) em Starsky e Hutch - Justiça Em Dobro
- Paulo (Cal Bartlett) em Meu Amigo, o Dragão

Séries

- Spock (Leonard Nimoy) (primeira voz) em Jornada nas Estrelas (2ª Dublagem), e Jornada nas Estrelas - A Nova Geração
- William Shatner em As Besteiras Que Meu Pai Fala, e Justiça Sem Limites
- Coronel Tigh (Terry Carter) em Galactica - A Astronave de Combate (1978)
- Jim Rockford (James Garner) em Arquivo Confidencial
- Jack Dalton (Bruce McGill) em MacGyver - Profissão Perigo.
- Theodore Calvin ''TC'' (Roger E. Mosley) em Magnum
- Dr. Heathcliff Huxtable "Cliff" (Bill Cosby) em The Cosby Show
- John Carroll Lynch (Steve Sharpe) em Em Nome da Justiça
- Narrador em Casos de Polícia
- Narrador em Emergência 911
- Narração (Izzei Masamune) Space Cop (Gavan)

Desenhos

- Batman em Batman - A Série Animada, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Batman - A Máscara do Fantasma, Super Choque, Superman / Batman: Inimigos Públicos, Superman / Batman: Apocalipse; Liga da Justiça: A Nova Fronteira, Liga da Justiça: Crise nas Duas Terras, Liga da Justiça: A Legião do Mal, Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1, As Aventuras de Batman e Robin, o Menino Prodígio (2ª Dublagem), e Scooby-Doo Encontra Batman
- Homem-Pássaro em Homem-Pássaro, e Space Ghost Costa a Costa
- Bill Hudson "Olhos Azuis" em De Volta Ao Planeta dos Macacos
- Eric Vermelho / Shakari em X-Men - A Série Animada
- Gan Williams / Trovão em Os Jovens Titãs
- Marvin, o Marciano (primeira voz) em Looney Tunes (1ª Dublagem - Herbert Richers)
- Ômega Vermelho em X-Men Evolution
- Ozzie em Os Sem-Floresta
- Skalgar em Megas XLR
- Tick em The Tick
- Lagarta em Alice no País das Maravilhas  (Longa-Metragem) (2ª Dublagem)
- Grande Príncipe da Floresta em Bambi 2 - O Grande Príncipe da Floresta (Longa-Metragem)
- Sr. Incrível em Os Incríveis (Longa-Metragem) (1ª Dublagem)
- Balu em Esquadrilha Parafuso, e Os Filhotes da Selva
- Capitão Programação em Garoto Cósmico
- Locutor em Carmen Sandiego
- Narrador em Disneylândia
- Narrador em O Caldeirão Mágico (Longa-Metragem)
- Narrador em A Bela e a Fera (Longa-Metragem)
- Narrador de Johnny Semente de Maçã em Tempo de Melodia  (Longa-Metragem) (2ª Dublagem)
- Narrador em As Aventuras de Peter Pan (Longa-Metragem) (2ª Dublagem)
- Narrador em O Dragão Relutante (Longa-Metragem) (2ª Dublagem)
- Narração em A Corrida Espacial do Zé Colméia
- Narração em Yin Yang Yo!
- Narração em Fantasia 2000
- Narração em Em Busca do Vale Encantado
- Narração em Samurai Pizza Cats
- Narração em D'Artagnan e os Três Mosqueteiros

Novelas

- Adriano Reyes (Jesús Ochoa) em Por Ela Sou Eva
- Alexandre Loredo (Otto Sirgo) em Alcançar Uma Estrela 2

Links Relacionados:

Fontes: Tribuna da Imprensa, Jabá do Bem, Dublanet, Márcio Seixas, Fábio Marckezini, Jornal do Brasil, Aquifolium, Jornal do Brasil, A Luta Democrática, Viva o Drama!, IMDB, Pinterest, Daily Express, Screen Rant, Diego Carvalho de Souza, Canal zosblinha, Canal NOWHEREMAN ON THE HILL, Canal MVintage Cultura, Canal willian5281, Canal TVeCinema, Canal Rubinho Nova, Matheus Aurélio, Supermercado Prezunic, Vagas.Empregos.org, Tom Dutra, Locução e Voz, Internet Archive Way Back Machine, Beto Anoniman.

Total de visualizações de página