segunda-feira, 24 de junho de 2019

Waldir Fiori



Arquivo de Som:

 
Alfred Pennyworth (Michael Gough) em Batman / Professor Hector Alembick em As Aventuras de Tintin

 


Biografia:

 
Waldir Fiori é um dublador Carioca.
 
Waldir de Andrade Fiori nasceu em 12 de Dezembro, na Bahia.

 

Início

 

Ilka Maria (1953)

 

Waldir começou a carreira e meados/final dos anos de 1940 no rádio na Bahia. No rádio, atuava junto com a esposa, Ilka Maria.

 

Rádio Tamandaré


Em 1953, vai para Recife, Pernambuco, aonde ingressa na Rádio Tamandaré, junto da esposa.

 

Rádio Jornal do Comércio

 

Waldir Fiori, Ilka Maria e Fernando Távora (1954)


Em 1954, vai para a Rádio Jornal do Comércio. Na emissora, entre outros atua na comédia: Pastoril Masculino (1955).

 

Rádio Mayrink Veiga

 

Em 1955, é contratado pela Rádio Mayrink Veiga do Rio de Janeiro, ficando alguns meses na emissora.

 

Rádio Mundial

 

Nilton Valério, Ilka Maria, Waldir Fiori e Márcia Gonçalves (1955)

 

Em final de 1955 vai para a Rádio Mundial.

 

Entre as atrações que atuou na emissora, está alguns tele-teatros da série de novelas religiosas Os Eleitos de Deus (1956), como: A Vida de Santo Agostinho (1956), e A Vida de São Francisco de Paula (1956).

 

Na atração, atuou ao lado de Nilton Valério, Lúcia Delor, Osmiro Campos, Nélio Pinheiro, Amélia Simone e Neyda Rodrigues.

 

Também atuou na novela: A Mentira (1955).

 

Rádio Nacional

 

Em 1956, vai para a Rádio Nacional. Sua esposa também é contratada pela emissora.

 

Na emissora, atua primeiramente nas novelas. Entre elas, temos: Noite Iluminada (1956), Tentação (1957), A Grande Ambição (1957), Nunca Me Deixarás (1958), entre outras.

 

Waldir Fiori (1955)

 

Em programas teatrais, atuou em peças do programa Grande Espetáculo (1957). Também atuou em peças teatrais, como: Se Está Rua Fosse Minha (1958), e no programa Comédia das Segundas (1959), atuam no recém inaugurado Teatro Jardel, em peças, como: É Proibido Fazer Milagres no Corredor (1959).

 

Em séries, atuou entre outros em Aventuras do Anjo, em episódios como: A Casa da Morte (1957).

 

Em programas humorísticos, atuou em: Futebol de Graça (1959).

 

Fica na emissora até por volta de 1960/61.

 

Teatro em Recife

 

No teatro em Recife, entre outros, atuou na Companhia Teatro do Nordeste, na peça O Casaco Encantado (1953), de Lúcia Benedetti, ao lado de Margarida Cardoso, Themira Pontes, Joel Pontes, Jomeri Pozzoli, e outros, no Teatro Santa Isabel.

 

Teatro no Rio

 

No Rio de Janeiro, atuou em peças, como É Proibido Fazer Milagres no Corredor (1959), pela Comédia das Segundas, ao lado de Domício Costa, Carlos Marques, Paulo Gracindo, Haidée Fernandes, Lourdes Mayer, Roberto Faissal, e outros, no Teatro Jardel.

 

Otto Lara Resende ou Bonitinha, Mas Ordinária (1962), de Nelson Rodrigues, substituindo Paulo Gonçalves no papel de Coveiro do Caju, ao lado de Tereza Rachel, Ambrósio Fregolente, Thelma Reston, Oswaldo Loureiro, e outros, no Teatro da Maison de France, fazendo parte do Grupo Teatro Novo.

 

Waldir Fiori e Dilze Pragana (1963)

 

Fora de companhias teatrais, atuou em Aonde Vais, Isabel? (1963), no Teatro Jovem, ao lado de Ary Coslov, Ênio Gonçalves, Irene Ravache, e outros.

 

Um Domingo em Nova York (1963), no Teatro da Praça, com Adriano Reys, Sueli Franco, Luiz Parreiras, Dilze Pragana, e outros.

 

Plantão 21 (1964), de Sidney Kingsley, com tradução de Gert Mayer, no Teatro do Rio, ao lado de Dirce Migliaccio, Mário Lago, Milton Luís, Pietro Mário, Mário Monjardim, e outros.

 

Rasto Atrás (1966), no Teatro Nacional de Comédia, com Leonardo Villar, Rodolfo Arena, Oswaldo Louzada, Francisco Dantas, Ary Fontoura, Iracema de Alencar, e outros.

 

Sétimo Dia (1967), no Teatro João Caetano, com Ida Gomes, Carlos Vereza, Miguel Rosenberg, e outros.

 

E, Trágico Acidente Destronou Teresa (1968), no Teatro Jovem, de José Wilker, ao lado de Carlos Vereza, Jorgeh Ramos, Renata Sorrah, e outros.

 

TV Rio

 

Na TV, estreou 1959 na TV Rio.

 

Na emissora, atuou principalmente em programas teatrais. Entre eles está o Teatro de Variedades, em peças como: O Homem de Cérebro de Ouro (1959), e Eu Prometo Matar (1959).

 

Também atuou no Grande Teatro Orniex, em peças como: Sombrio Amanhecer (1959).

 

No famoso programa Studio A, atuou em peças como: A Hora Final (1959), ao lado de Mário Lago, Álvaro Aguiar, Antônio Patiño, Edmundo Maia, Neyda Rodrigues, Edson Silva e Ariel Dantas.


TV Tupi

 

Na TV Tupi, atuou nos programas humorísticos: Pintando o Seis (1963), e A-E-I-O-Urca (1963), ao lado de Renato Aragão, com direção de Bruno Netto.


TV Globo

 

Na Rede Globo esteve em 1982, aonde atuou na novela: Paraíso (1982-83).

 

Em 1983, participou de alguns episódios do programa: Caso Verdade (1983).

 

Em minisséries, atuou em: Abolição (1988).

 

Cinema

 

Waldir também atuou no cinema, participando na maioria das vezes de filmes cômicos. Entre eles, temos: Cinco Vezes Favela (1962), Canalha Em Crise (1965), 22-2000 Cidade Alerta (1965), Essa Gatinha é Minha (1966), Carnaval Barra Limpa (1967), Como Ganhar Na Loteria Sem Perder a Esportiva (1971), e Independência ou Morte (1972).

 

Dublagem


Na dublagem, esteve presente por volta de 1965/66, atuando principalmente na Dublasom Guanabara. Na mesma ocasião, também atua na Peri Filmes e TV Cinesom. Também atuou na Riosom em alguns longas Disney.

 

Nos anos de 1970, começa a atuar na Tecnisom, e mais pro final da década começa a atuar fortemente na Herbert Richers.

 

Nos anos de 1980, também ingressa na Delart e Sincrovídeo. Nos anos de 1990, também ingressa na Delart e Cinevídeo.

 

Nos anos 2000, atua principalmente na Herbert Richers. Com o fim da Herbert em 2010, começa a atuar fortemente na Delart, ficando quase que exclusivamente no estúdio.

 

Waldir Fiori (2008)

 

Waldir também foi diretor de dublagem, sendo um dos mais antigos diretores do Rio de Janeiro. Nos anos de 1970, era diretor de dublagem na Herbert Richers, e foi o responsável pelas primeiras vagas abertas na dublagem ao publico no ano de 1974, que levaram Márcio Seixas e Jose Santana para a dublagem. Após isso, outras iniciativas como essa começaram a surgir na profissão.

 

Nos anos de 1990 e 2000, além de dirigir na Herbert, também dirigiu na Sincrovídeo e Doublesound.

 

Michael Gough

 

Entre seus trabalhos, temos os personagens Comissário Hurst em Loucademia de Polícia 2, 4, e 5, e Argus Filch em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Câmara Secreta, e o Enigma do Príncipe, Alfred Pennyworth em Batman, O Retorno, e Robin, e Eternamente, Conselheiro Hamann em Matrix Reloaded, e Revolutions, e Bispo Michael em O Exorcista, e a versão do diretor, além dos atores Jack Lemmon em Dois Velhos Mais Rabugentos, e Lendas da Vida, e Keye Luke em Gremlins 2 - A Nova Geração, e Simplesmente Alice.

 

Além dos atores que dublou mais de uma vez, também deu voz à atores consagrados uma única vez, como foi o caso de Christopher Lee em A Deusa da Cidade Perdida, Orson Welles dublagem pra TV de Moby Dick (1956), Ben Kingsley em Dave - Presidente Por Um Dia, James Cromwell em Cadillac Cor-De-Rosa, Michael Ansara em Os Comancheros, M. Emmet Walsh em Romeu + Julieta, Trevor Howard na segunda dublagem de Superman - O Filme, e Will Geer em Mais Forte Que a Vingança.

 

Agamemnon Busmalis em OZ - A Vida é Uma Prisão

 

Em séries, foi Prof. Phenomenous Ingenious em Power Rangers no Espaço, e Power Rangers na Galáxia Perdida, Giller em Power Rangers Turbo, a segunda voz de Jonathan Kent em Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman, Alfred Pennyworth em Mulher Gato, a terceira voz de Bruce Wayne/Batman em Batman (1966), e a segunda voz de Agamemnon Busmalis em OZ - A Vida é Uma Prisão.

 

Cotton Hill em O Rei do Pedaço

 

Em desenhos, deu sua voz à muitos personagens, como Toupeira em O Novo Pica Pau, Professor Hector Alembick em As Aventuras de Tintin, Thomas Gulliver em As Aventuras de Gulliver, e a primeira e terceira voz de Cotton Hill em O Rei do Pedaço.

 

Abílio em Bernardo e Bianca

 

Também deu voz a muitos personagens em longas Disney, como Napoleão e Tio Valdo em Os Aristogatas, Biruta em Robin Hood, Mortimer em Como é Bom Se Divertir, Abílio em Bernardo e Bianca, Abutre em Mogli - O Menino Lobo, Dr. Finkelstein na segunda dublagem de O Estranho Mundo de Jack, Chefe em O Cão e a Raposa, e O Cão e a Raposa 2, e Zelador em Toy Story 3.

 

Em novelas também teve diversas participações, como dublando o ator Ignacio López Tarso em Camila, Esmeralda, Poucas, Poucas Pulgas, e Viva As Crianças - Carrossel 2, além dos personagens Juiz Castro em A Usurpadora, Sr. Fortunato Rico em Cúmplices de Um Resgate, e a segunda voz de Fernando de La Vega em Maria do Bairro.

 

Waldir Fiori veio a falecer em 16 de Janeiro de 2013, vítima de um aneurisma no coração, mal esse que tinha sido diagnosticado há alguns anos.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- George R. Robertson em Loucademia de Polícia 2 - A Primeira Missão, Loucademia de Polícia 4 - O Cidadão Se Defende, e Loucademia de Policia 5 - Missão Em Miami Beach

- David Bradley em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, e Harry Potter e o Enigma do Príncipe

- Michael Gough em Batman, Batman - O Retorno, Batman e Robin, e Batman Eternamente
- Keye Luke em Gremlins 2 - A Nova Geração, e Simplesmente Alice

- Jack Lemon em Dois Velhos Mais Rabugentos, e Lendas da Vida

- Anthony Zerbe em Matrix Reloaded, e Matrix Revolutions
- Bispo Michael (Wallace Rooney) em O Exorcista, e O Exorcista (Versão do Diretor)

- Billali (Christopher Lee) em A Deusa da Cidade Perdida

- Pai Mapple (Orson Welles) em Moby Dick (1956) (TV)

- Vice-Presidente Nance (Ben Kingsley) em Dave - Presidente Por Um Dia

- Secretário de Motal (James Cromwell) em Cadillac Cor-De-Rosa

- Amelung (Michael Ansara) em Os Comancheros

- Farmacêutico (M. Emmet Walsh) em Romeu + Julieta

- 1° Ancião (Trevor Howard) em Superman - O Filme (2ª Dublagem)

- Bear Claw (Will Geer) em Mais Forte Que a Vingança
- Capitão (Cyril Cusack) em Fahrenheit 451
- Sam Samuels (Walter Addison) em As Loucuras de Dick e Jane
- Reverendo Elcott (Ian Wolfe) em Sete Noivas Para Sete Irmãos
- Raji (Erick Avari) em O Homem da Califórnia
- Menasha Lewartow (Ezra Dagan) em A Lista de Schindler
- Skitchy Rivers (Edward Bunker) em Golpe Baixo
- Blue (Bill Hunter) em Kanguru Jack
- Nicolas Dominguez (Luis Gimeno) em A Vida é Um Jogo
- Avô de Liu Kang (Lloyd Kino) em Mortal Kombat - O Filme
- Presidente (G.d. Spradlin) em Despertar de Um Pesadelo
- Landers (Bill Erwin) em Um Chefe Muito Radical
- Marujo (Howard Morris) em Que Droga de Vida
- Hank Murphy (Ben Johnson) em Os Anjos Entram Em Campo
- Jeremiah Burns (John Anderson) em Jerônimo
- Jean Chabrier (Roger Til) em Topázio
- Charles Alexander Swann/ Capitão Lesgate (Anthony Dawson) em Disque M Para Matar
- Amelung (Michael Ansara) em Os Comacheros
- Lloyd Richards (Hugh Marlowe) em A Malvada
- Agente de Estado Real (Dennis E. Garber) em Terra Fria
- Percy (James Greene) em Tudo o Que Uma Garota Quer
- Panoramix (Claude Rich) em Asterix e Obelix: Missão Cleópatra
- Joel (Ken Jenkins) em Coragem Sob Fogo
- Calitri (Roberto Frisone) em Prova de Amor
- Leroy (Don Champlin) em Malditas Aranhas!
- Watson Knack (Douglas Dirkson) e Padre (Frank Buxton) em O Fugitivo

 

Séries

 

- Prof. Phenomenous Ingenious (Jack Banning) em Power Rangers no Espaço, e Power Rangers na Galáxia Perdida

- Doyle Phleger (Bruce Dern) em Gunsmoke

- Sr. Yoshi (Pat Morita) em Um Maluco no Pedaço
- Griller (voz) (Peter Greenwood) em Power Rangers Turbo

- Agamemnon Busmalis (Tom Mardirosian) (segunda voz) em OZ - A Vida é Uma Prisão

- Jonathan Kent (Eddie Jones) (segunda voz) em Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman
- Prefeito Dwayne Milford (John Boylan) (segunda voz) em Twin Peaks

- D.A. Adam Schiff (Steven Hill) em Lei e Ordem

- Alfred Pennyworth (Ian Abercrombie) em Mulher Gato
- Bruce Wayne/Batman (Adam West) (terceira voz) em Batman (1966)
- Amagi (Bin Furuya) em Ultraseven
- Jack McGee (Jack Colvin) em O Incrível Hulk
- Chapa (Meschach Taylor) (segunda voz) em Manual de Sobrevivência Escolar do Ned

 

Desenhos

 

- Vigilante/Observador em Os Quatro Fantásticos

- Cyborg 006 em Cyborg 009
- Jaiminho em Chaves
- Satis em Oban Star-Racers
- Napoleão e Tio Valdo em Os Aristogatas (Longa-Metragem)
- Biruta em Robin Hood (Longa-Metragem)
- Sr. Epaminondas em A Casa Monstro (Longa-Metragem)

- Mortimer em Como é Bom Se Divertir (Longa-Metragem)

- Abílio em Bernardo e Bianca (Longa-Metragem)
- Abutre em Mogli - O Menino Lobo (Longa-Metragem)

- Dr. Finkelstein em O Estranho Mundo de Jack (Longa-Metragem - 2ª Dublagem)

- Chefe em O Cão e a Raposa (Longa-Metragem), e O Cão e a Raposa 2 (Longa-Metragem)

- Zelador em Toy Story 3 (Longa-Metragem)

- Satis em Oban Star Racers
- Pai do Vash em Trigun
- Vampiro (segunda voz) em Duck Dogers

- Kati Ata em Memories - Movie
- Prefeito (primeira voz) em O Batman (Anos 2000)
- Duende Chefe (quarta voz) em Os Padrinhos Mágicos
- Poseidon em Hércules - Série Animada
- Dom Adams em Dom Adams, e Batman e Batman e Robin em Os Novos Filmes de Scooby-Doo

- Barney Rubble em A Corrida Espacial
- Toupeira em O Novo Pica Pau

- Professor Hector Alembick em As Aventuras de Tintin
- Thomas Gulliver em As Aventuras de Gulliver
- Dancing Billy em Aqua Teen - Esquadrão Força Total
- Cotton Hill (primeira e terceira voz) em O Rei do Pedaço

- Alfred em Batman Contra o Capuz Vermelho

 

Novelas

 

- Ignacio López Tarso em Camila, Esmeralda, Poucas, Poucas Pulgas, e Viva As Crianças - Carrossel 2
- Juiz Castro (Oscar Morelli) em A Usurpadora
- Sr. Fortunato Rico (Paco Ibáñez) em Cúmplices de Um Resgate

- Fernando de La Vega (Ricardo Blume) (segunda voz) em Maria do Bairro
- Padre João (Julio Monterde) em Manancial

 

Trabalhos de Direção de Dublagem:

 

Filmes

 

- Romy e Michele

 

Séries

 

- Galáctica - Astronave de Combate

- Hulk (3ª e 4ª Temporadas)

- Gunsmoke

- James West (4ª Temporada)

 

Desenhos

 

- Como é Bom Se Divertir (Longa-Metragem)

 

Fontes: Dublanet, Carlos Amorim, Revista do Rádio, Última Hora, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, O Cruzeiro, Acervo Pessoal, Wikipédia, IMDB, Jornal das Moças, A Noite, Diário da Noite, Diário de Pernambuco, Augusto Bisson, Eduardo K, Dubla.com.br, Acervo Pessoal, Film Centro, Batman.Wikia.com, Keyword Suggest, Li.st, Latino Paraiso, Canal dublaworld.

Total de visualizações de página