terça-feira, 19 de março de 2019

José de Freitas


Arquivo de Som:

Larry Late (David White) em A Feiticeira / Shemp Howard (Shemp Howard) em Os Três Patetas




Biografia:

José de Freitas foi um dublador Paulistano.

Início

José de Freitas nasceu em 31 de Julho. Começou a carreira como ator circense. No rádio, começou na década de 1940.
 
Rádio São Paulo
 
No rádio, sua primeira emissora foi a Rádio São Paulo. Na emissora, entre outras, atuou na novela Maria Madalena (1949).
 
Rádio América
 
Em 1951, entrou para a Rádio América, e no teste em que foi selecionado para a emissora, conheceu um de seus futuros grandes amigos, e com quem iria dividir tanto bancada no rádio quando na dublagem: Ronaldo Baptista.
 
Rádio Record
 
Por volta de 1952, após seu irmão, Antônio de Freitas se tornar diretor de rádioteatro na Rádio Record, se transfere para a emissora do irmão junto com o amigo Ronaldo Baptista.
 
Rádio São Paulo
 
Segue carreira na emissora, indo por volta de 1956 para a Rádio São Paulo, também atuando ao lado do irmão, por longos anos.
 
Entre as produções desenvolvidas na emissora, estão principalmente as novelas, como Guerra e Paz (1958), E A Noite Transformou-se Em Luz (1958), As Três Noites de Natal (1958), Corações Em Ruínas (1958), Lembranças de Roberta (1958-59), Aqui Termina o Caminho (1959), Uma Escada Para o Céu (1959), O Drama da Paixão (1959), O Terceiro Pecado (1959), de Ivani Ribeiro, Madalena (1959), Sinceridade (1959), Nega Fulô (1959), Lembranças de Roberta (1959), de Dia Gomes, ao lado de Antônio de Freitas, que também dirige, entre outros.
 
Nos anos de 1960, atuou nas novelas O Roteiro da Estrela Morta (1960), Alma em Flor (1960), Suplício de Uma Saudade (1960), Suplício de Uma Consciência (1960), Uma Canção, Dois Amores (1960), O Homem do Espelho (1960), Vania (1960), Santo Antônio de Padua (1960), O Vale da Solidão (1960), Um Rosto Na Escuridão (1960), Um Homem e Sua Alma (1960), A Casa dos Sete Candieiros (1960), Eu Quero Ficar Com Você (1960), O Foragido (1960), Tarde Demais, Meu Amor! (1960), Os Mortos Não Querem Rosas (1960), Passageiros da Vida (1961), e Eles São Culpados (1962), O Escravo Branco (1962), No Rumo das Estrelas (1962), No Mundos das Estrelas (1962), A Força da Esperança (1962), Fronteira do Inferno (1962), A Inimiga (1962), entre outras.
 
Em peças de teatro, esteve nos programas Teatro Omo, nas peças ... E A Noite Transformou-se em Luz (1958), de Odete Lyz, e As Portas dos Sonhos (1960), no programa Teatro de Aventura, em Pierre Vaguer (1960), no programa Grande Teatro Lever, em Os Mortos Não Querem Rosas (1960), entre outros.
 
Em séries, esteve presente no programa Teatro de Aventuras, nas produções O Filho Pródigo (1959), e A Canção do Lago Encantado (1959).
 
Em 1956, participou da tradicional apresentação do elenco da emissora no Circo Piolim, representando a peça do quadro Semana Santa, intitulada O Mártir do Calvário (1956). Em 1959, participou novamente da peça. Na ocasião, esteve ao lado de Dalva Costa, Antônio de Freitas, Elvira Samara, Arlete Montenegro, Marcelo Ponce, Gessy Fonseca, Ézio Ramos e Gastão Malta. Em 1962, novamente atuou na peça, dessa vez representada no Teatro Record.
 
Na emissora, José trabalhou ao lado de muitos profissionais gabaritados do rádio, e muitos que viriam a ser seus colegas na AIC São Paulo. Entre eles, temos Waldir de Oliveira, Sônia Moreira, Arlete Montenegro, Mário Jorge Montini, Ézio Ramos, Paulo Pinheiro, Antônio de Freitas, Sônia Maria, Maria Estela Barros, Gastão Malta, Dante Rui, Gessy Fonseca, Marcelo Ponce, Elvira Samara, Dolores Machado, Ilka Ferreira, Dalva Costa, Luci Guimarães, Sandra Campos, Gilmara Sanches, e outros.
 
Nomes Iguais
 
No Rio de Janeiro nos anos de 1960, havia um jovem ator de teatro chamado José de Freitas.
 
Vida Pessoal
 
José de Freitas tinha 2 irmãos, um chamado Antônio de Freitas, e outro chamado Mário de Freitas. Todos os 3 começaram a carreira cedo no circo. Antônio foi o primeiro a ir pro rádio, no início dos anos de 1940. Posteriormente foi José. Os 2 irmãos, na maioria das vezes, trabalharam nas mesmas emissoras. Já Mário nunca deixou o circo. Na década de 1950, Mário era do Circo Elias.
 
José teve um filho, se chamava Antônio de Freitas Sobrinho, nascido em 8 de Julho.
 
Dublagem
 
Dr. Reisner em Viagem Ao Fundo do Mar
 
Na dublagem, entrou por volta de 1957/58, sendo um dos pioneiros na dublagem. Esteve em uma das primeiras séries dubladas no país, ao lado do amigo Ronaldo Baptista e de Zezinho Cútolo, chamada As Aventuras de Rin Tin Tin .Esteve presente em outras séries fazendo coadjuvantes, como em Rota 66, Cidade Nua, Os Defensores, a primeira temporada de Viagem Ao Fundo do Mar, a primeira e a segunda temporada de A Feiticeira, entre outros.
 

Jeter Martin em Pica-Pau
 
Em desenho fez algumas atuações, como em episódios de Os Jetsons, Jonny Quest, Manda-Chuva e Pica-Pau.
 
Em filmes participou de O Salvador e O Amo, ambos na trilogia de O Redentor: Os Mistérios do Rosário, no primeiro interpretando o 1º Sacerdote, e no segundo interpretando Tomé, ambos os personagens sem seus atores creditados.
 
Shemp Howard
 
Já seus personagens fixos, fez nas séries Os Três Patetas e Dennis, o Pimentinha. Em Os Três Patetas, foi escalado por volta de 1964 por Hélio Porto para dublar Shemp Howard. Dublou praticamente metade dos episódios aonde aparecia o personagem, sendo substituído posteriormente por Waldir Wey.
 
Na mesma ocasião, dublou George Wilson, o Senhor Wilson interpretado por Joseph Kearns na série Dennis, o Pimentinha, sendo substituído posteriormente por Wilson Kiss.
 
Também fez em alguns episódios a voz de Larry Tate interpretado por David White, na primeira temporada de A Feiticeira. Na ocasião, Waldir Guedes sai da série por problemas particulares, e José assume o personagem, sendo isso a partir do episódio 22. Waldir retorna ao personagem na temporada seguinte.

As três substituições que teve em séries, foi devido à um problema cardíaco grave, que o fez passar mal e ser internado, e posteriormente não o permitindo mais retornar ao trabalho. Esse acontecimento foi por volta de meados de 1966.

José ficou em casa recebendo cuidados da família. José vem a falecer por volta de 1972.


Trabalhos:


Filmes

- George Grisby (Glenn Andress) em A Dama de Xangai
- 1° Sacerdote (não creditado) em O Salvador em O Redentor: Os Mistérios do Rosário

- Tomé (não creditado) em O Amo em O Redentor: Os Mistérios do Rosário

Séries

- Shemp Howard (Shemp Howard) (primeira voz) em Os Três Patetas
- Larry Late (David White) (terceira voz) em A Feiticeira (1ª Temporada)
- George Wilson (Joseph Kearns) (primeira voz) em Dennis, o Pimentinha
- Dr. Reisner (David Opatoshu) no episódio Pavor a Bordo em Viagem ao Fundo do Mar


Desenhos

- Jeter Martin no episódio O Último Martin em Pica-Pau


Fontes: Acervo Pessoal, Universo AIC, Voyage to The Bottom of The Sea.com, IMDB, Behind The Boice Actors, Radiolândia.

Total de visualizações de página