terça-feira, 19 de março de 2019

Flávio Dias


Arquivo de Som:

 
Beakman (Paul Zaloom) em O Mundo de Beakman

 


Biografia:

 
Flávio Dias é um dublador Paulistano.
 
Flávio Dias D'Oliveira nasceu no dia 24 de Março de 1951 em Mogi das Cruzes, São Paulo.
 

Maurício Milled, Flávio Dias e Ana Constant em Prometeu Acorrentado (1967)


Começou a carreira como ator ainda adolescente, no teatro. Entre muitas das suas peças estão Prometeu Acorrentado (1967), ao lado de Maurício Milled, e Ana Constant.

 

Casa de Bernarda Alba (1974), ao lado Benê Rodrigues, Carlos Sgreccia, Edmar Ferretti, Eliana Martinelli, Emeri Vilela, Jeremias Ferreira, Lucélia Machiavelli, Magali Santos, Mauro de Almeida, Suzana Lakatos, entre outros.

 

Circo de Giz Caucasiano (1975).

 

Castro Alves Pede Passagem (1976), dirigida por Gianfrancesco Guarnieri, ao lado de Othon Bastos, Martha Overbeck, Renato Borghi, Ester Góes, Paulo Déo, Sônia Loureiro, Walter Breda, e João Augusto Geraldini. A peça se apresentou no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e no Teatro Guaíra, em Curitiba, Paraná.

 

Grupo de Teatro Mambembe: A Vida do Grande Dom Quixote de La Mancha e do Gordo Sancho Pança (1976), ao lado de Suzana Lakatos, Wanderley Martins, Rubens Brito, Douglas Salgado, Ednaldo Freire, e Calixto de Inhamuns.

 

Grupo de Teatro Mambembe: A Farsa de Inês Pereira (1977-78), de Gil Vicente, ao lado Calixto Inhamuns, Carlos Alberto Soffredini, Ednaldo Freire, Genézio de Barros, Julinho Vicente, Maria do Carmo Soares, Maria Eugênia de Domênico, Noemi Gerbelli, Rosi Campos, e Rubens Brito, no Teatro João Caetano, em São Paulo.

 

O Diletante (1978).

 

Hair (1978), ao lado de Anselmo Gaspar, Augusto Pompeu, Elza Gonçalves, Marcos Toledo, e grande elenco, no Teatro Liberdade, em São Paulo.

 

Mãos Sujas de Terra (1979), ao lado de Aiman Harmmond, Daniele Palumbo, Iraci Tomiatto, João Checa, Júlia Gome, e Reinaldo Araújo, no Teatro Martins Penna, Teatro Arthur Azevedo, Teatro João Caetano, Teatro Eugênio Kusnet, Sala Guiomar Novaes, e Teatro Anchieta. A peça teria sido remontada em 1981.

 

Festa do Esquisito (1980).

 

Grupo Viverá: Palácio dos Urubus (1981), dirigida e atuada por Flávio, ao lado de Alice Pelegatti, Beto Ferreira, Manoel Alves, Mônica Rodrigues, Paulo Pedroso, Sidney Donatello, e Tereza Teles, no Teatro de Bolso, em São Paulo.

 

E, O Sertanejo (2004), depois remontada em 2006-07. Na peça, esteve ao lado de Waleska Firmino, entre outros.


Alem de ator, também é diretor de teatro. Entre as peças que dirigiu, estão, Noite na Repartição (1979), no Teatro João Caetano, pelo Grupo Vivará, O Palácio dos Urubus (1981), no Teatro de Bolso, entre outras.

 

O Sertanejo (2007)

 

Em 1987, se torna o diretor da Compania Radiophônica de Theatro e Outras Cousas..., ao lado da esposa e também atriz Waleska Firmino. Entre alguns de seus trabalhos dirigidos na companhia, destacam-se Marat-Sade (1988), Toque de Classe (1997), Janelas e Baul Gitano (1998), Para Sempre Seu (1999), El Baul Gitano (1999), Cinematógrafo (2002), Orpheu na Roça (2002), Zyi-9 - Radio Marabá 2 (2002), Bobologia (2003), O Sertanejo (2004), Estressados (2005), O Sertanejo (2006-07), entre outros.

 

TV Cultura

 

Em meados dos anos de 1970, esteve presente dublando personagens animados para o programa Vila Sésamo.

 

TV Bandeirantes


Na TV Bandeirantes, trabalhou no seriado Dona Santa (1981), e na novela Campeão (1982).

 

FOX

 

Atuou na série do Canal FOX, 9mm: São Paulo (2008).

 

SBT

 

e fez uma pequena participação na novela Uma Rosa Com Amor em 2010 no SBT.

 

TV Cultura

 

Participação de Flávio Dias na novela Um Rosa Com Amor


Em séries, participou do quadro animado Liga Portuguesa no programa Nossa Língua na TV Cultura desde inicio de 2010, lá ele dublava um dos personagens do quadro, no qual trabalhava ao lado da também dubladora Adriana Pissardini, entre outros profissionais.
 

Cinema

 

Alô!? (1998)


No cinema, atuou no longa Alô!? (1998), e no curta Antes De Mais Um Dia (2019).

 

Dublagem


Na dublagem entrou em outubro de 1975 na AIC. No início de 1976, a empresa ganha novo dono e muda seu nome para BKS. Flávio segue dublando na empresa, e nos anos de 1980 se torna um dos dubladores mais constantes e famoso da empresa e também da dublagem brasileira.

 

Flávio também foi o representante da categoria por muito tempo, lutando pelos direitos dos dubladores. Ele foi diretor da Sonat, Sociedade Nacional dos Atores.

 

Além da BKS, também atuou nos anos de 1980 na Álamo, e Pré-Estréia. Já nos anos de 1990, atuou em uma gama grande de estúdios, como Álamo, Gota Mágica, BKS, Marshmallow, Maga, Mastersound, S&C, Megassom, Centauro, Sigma, Estúdio de Cinema, e Studio Gábia.

 

Nas décadas seguintes, está presente nos estúdios ETC.., Parisi Vídeo, Sigma, Studio Gábia, e Clone nos anos 2000, e nos estúdios Clone, Sigma, CBS, Dubbing Mix, Áudio News, Studio Gábia, e Artsound, nos anos de 2010.

 

Como diretor de dublagem, esteve nos estúdios BKS (1980), ETC.. (2000), e Dubbing Mix (2010).

 

Dan Aykroyd

 

Entre seus trabalhos, temos Dan Aykroyd em Doutor Detroit e Suas Mulheres, e na sequência Os Caça Fantasmas, Mark McClure na primeira dublagem de De Volta Para o Futuro I e III, John Candy em Mamãe Não Quer Que Eu Case, e Recrutas da Pesada, Sammo Hung Kam-Bo em Coração de Dragão, e Detonando Em Barcelona, Richard Dreyffus em Conta Comigo, e Meu Querido Presidente (TV Paga), Danny DeVito em De Pernas pro Ar, Junior, e Quem Não Matou Mona?, Gary Oldman em Dois Picaretas e um Bebê, e Viagem Sem Destino, além do personagem Rizzo, o Rato em Os Muppets Conquistam Nova York, e O Natal dos Muppets.

 

Além disso, também deu voz aos atores Chris Farley em Um Ninja da Pesada, Chow Yun-Fat em Assassinos Substitutos, Jean-Claude Van Damme em Duplo Impacto, Dustin Hoffman em A Primeira Noite de Um Homem, Sean Penn em Reviravolta, Eric Idle em Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, Bill Murray em Uma Mulher Para Dois, Tim Curry em O Sombra, Tim Robbins em Howard - O Super Herói, Dub Taylor em Do Mundo Nada Se Leva, Curtis Armstrong em Pagando Pecados, David Carradine em Justiça Implacável, Rick Moranis em Chuva de Milhões, Bruce Willis em O Príncipe (2014), Rob Schneider em Surfistas Ninjas (VHS), Bill Pullman em A Maldição dos Mortos-Vivos (1988), John Hurt em A História do Mundo - Parte 1 / Uma Louca História do Mundo, Johnny Depp em Tempo Esgotado / Minutos Contados (VHS), Kevin Costner em Possuída / A Nova Filha, Matthew Broderick em O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg / Sexo e Corn Flakes, Quentin Tarantino em A Balada do Pistoleiro, Rowan Atkinson em Convenção das Bruxas / As Bruxas (1990) (VHS), e Terence Hill em Dois Tiras Fora de Ordem (DVD).
 

Beakman


Em séries fez Beakman em O Mundo de Beakman, Senhor Chong em Anos Incríveis, a primeira voz de Barney em Barney e Seus Amigos, Gome, Mazo, e Jeeg em Esquadrão Relâmpago Changeman, Suda Ryuusuke em Black Kamen Rider, e Oficial Akira Houjo / Marte em Cybercop, Os Policiais do Futuro.

 

Malvado em Os Ursinhos Carinhosos


Em desenhos, foi a primeira voz do Vovô Myuuga em Inuyasha, Poseidon na primeira dublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco, e na primeira dublagem do filme Os Cavaleiros do Zodiaco - Os Guerreiros do Armageddon, Pop em Fly, o Pequeno Guerreiro, Neflite na primeira dublagem de Sailor Moon, Valente e Malvado na primeira dublagem de Os Ursinhos Carinhosos, Sísifo de Sagitário em Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas, Chopper em Os Seis Biônicos, Rizzo, o Rato em O Natal dos Muppets e Os Muppets Conquistam Nova York, Dr. Raymond Stantz em Os Caça Fantasmas, a primeira voz do Professor Pardal em Duck Tales (VHS), Sargento Garcia em A Lenda do Zorro, Espírito-Lobo do Asa e Sha-wen em Shaman King, Kyo-Koh em Vampire Princess Miyu, Rudi no remake dos anos 80 de Os Jetsons e no longa-metragem Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram, e Catatau em O Novo Show do Zé Colméia.

 

Em novelas, foi a voz do ator Sérgio Acosta em Amores Verdadeiros, e Triunfo do Amor, e dos personagens

Lauro Mendoza San Román em O Que a Vida Me Roubou (1ª Dublagem), Carlos Alfredo Ruiz Aponte em Abigail, e Sérgio Román em Sexo Forte, Sexo Frágil.

 

Flávio Dias
 

Entre seus trabalhos de direção, está o filme Conta Comigo, as séries Mad Men, Friends (4ª à 9ª Temporada), The Bridge (1º Diretor), Gotham (1º Diretor), Awake, 24 Horas: O Legado, e, Empire (1º Diretor), e os desenhos Uma Família da Pesada (14ª Temporada em Diante), e Digimon Fusion (3º Diretor).

 

Paul Zaloom e Flávio Dias (2012)

 

Em 2012, Flávio Dias teve a honra de conhecer pessoalmente o ator Paul Zaloom no evento Anime Friends em São Paulo. Conversaram de forma rápida, mas ficou o registro de um encontro raro e que poucos dubladores tem a oportunidade de ter.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Dan Aykroyd em As Grandes Férias, Chaplin (DVD), Crossroads - Amigas Para Sempre, Cônicos e Cômicos (VHS), Doutor Detroit e Suas Mulheres, Meu Primeiro Amor (VHS), Meu Primeiro Amor - Parte 2, Mong & Lóide (VHS), O Amor é Uma Grande Fantasia, O Sargento Trapalhão (1ª Dublagem), Os Caça Fantasmas, e Os Caça Fantasmas 2

- Dave McFly (Mark McClure) em De Volta Para o Futuro I (1ª Dublagem), e De Volta Para o Futuro III (1ª Dublagem)

- Rizzo, o Rato (Steve Witmire) em Os Muppets Conquistam Nova York, e O Natal dos Muppets

- John Candy em Mamãe Não Quer Que Eu Case, Que Vida Maluca, e Recrutas da Pesada
- Sammo Hung Kam-Bo em Coração de Dragão, e Detonando Em Barcelona

- Richard Dreyffus em Conta Comigo, e Meu Querido Presidente (TV Paga)

- Danny DeVito em De Pernas pro Ar, Junior, e Quem Não Matou Mona?

- Gary Oldman em Dois Picaretas e um Bebê, e Viagem Sem Destino
- Haru (Chris Farley) em Um Ninja da Pesada
- John Lee (Chow Yun-Fat) em Assassinos Substitutos
- Alex / Chad Wagner (Jean-Claude Van Damme) em Duplo Impacto
- Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) em A Primeira Noite de Um Homem
- Bobby Cooper (Sean Penn) em Reviravolta
- Vários Personagens (Eric Idle) em Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado
- Frank Milo (Bill Murray) em Uma Mulher Para Dois
- Farley Glaymore (Tim Curry) em O Sombra
- Phil Blumfurtt (Tim Robbins) em Howard - O Super Herói

- Ed Carmichael (Dub Taylor) em Do Mundo Nada Se Leva

- Arnold Pischkin (Curtis Armstrong) em Pagando Pecados

- Pena Branca (David Carradine) em Justiça Implacável

- Morty King (Rick Moranis) em Chuva de Milhões

- Omar (Bruce Willis) em O Príncipe (2014)

- Iggy (Rob Schneider) em Surfistas Ninjas (VHS)

- Dennis Alan (Bill Pullman) em A Maldição dos Mortos-Vivos (1988)

- Jesus - O Império Romano (John Hurt) em A História do Mundo - Parte 1 / Uma Louca História do Mundo

- Gene Watson (Johnny Depp) em Tempo Esgotado / Minutos Contados (VHS)

- John James (Kevin Costner) em Possuída / A Nova Filha

- William Lightbody (Matthew Broderick) em O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg / Sexo e Corn Flakes

- ? (Quentin Tarantino) em A Balada do Pistoleiro

- Sr. Stringer (Rowan Atkinson) em Convenção das Bruxas / As Bruxas (1990) (VHS)

- Matt Kirby (Terence Hill) em Dois Tiras Fora de Ordem (DVD)

- Xerife Dollard (Chris Penn) em Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar
- Dr. Pratt (Fred Willard) em Harold
- Raul Ventana, Drug Lord (Miguel Sandoval) em Mafiosos Em Apuros
- Sargento Garcia em A Lenda do Zorro
- Jeroboão (Richard Dillane) em Salomão

- Casey Jones (Elias Koteas) em Tartarugas Ninja (1990)
- Eugene Sutphin (Sam Waterston) em Mamãe é de Morte
- Bob Keene (John Pantoliano) em La Bamba
- Vito (Clive Clerk) em Não Me Mande Flores

 

Séries

 

- Gome (Isao Nishio), Mazo (Kazuhiko Kishino), e Jeeg (Shouzou Iizuka) em Esquadrão Relâmpago Changeman

- Stringfellow Hawke (Jan-Michael Vincent) em Águia de Fogo

- Oficial Akira Houjo / Marte (Shougo Shiotani) em Cybercop, Os Policiais do Futuro

- Sr. Chong (Michael Paul Chan) em Anos Incríveis
- Suda Ryuusuke (Masaki Kyoumoto) em Black Kamen Rider

- Beakman (Paul Zaloom) em O Mundo de Beakman

- Jeroboam (Richard Dillane) em Salomão (1997)

- Barney (David Joyner) (primeira voz) em Barney e Seus Amigos

- Wishbone (voz) (Larry Brantley) em Wishbone

- Ray Hueston (Zach Galifianakis) em Bored to Death (1ª e 2ª Temporadas)

- Metellus (Colin Moy) em Spartacus (3ª Temporada)

- Chefe Wayne Unser (Dayton Callie) em Filho da Anarquia

- Doug Wilson (Kevin Nealon) em Weeds

- Fausto Galvan (Ramón Franco) em The Bridge (1ª Temporada)

- Sr. Sikowitz (Eric Lange) em Brilhante Victória

- Henry Donovan (Gerald McRaney) em 24 Horas: O Legado

- George "Gob" Bluth II (Will Arnett) em Arrested Development (3ª e 4ª Temporadas)

- William Hill (Ron Cephas Jones) em This Is Us

 

Desenhos

 
- Poseidon em Os Cavaleiros do Zodíaco (Gota Mágica), e Os Cavaleiros do Zodíaco - Os Guerreiros do Armageddon (Gota Mágica)

- Rudi em Os Jetsons (Anos de 1980), e Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram (Longa-Metragem)

- Professor Ludovico Von Pato em O Point do Mickey, e Ok Mundongo da Disney

- Chopper em Os Seis Biônicos

- Catatau em O Novo Show do Zé Colméia

- ReiGinsei em D, O Caçador de Vampiros
- Pop em Fly, o Pequeno Guerreiro
- Neflite em Sailor Moon (1ª Dublagem)

- Vovô Myuuga (primeira voz) em Inuyasha
- Coração Valente, e Malvado em Os Ursinhos Carinhosos (1ª Dublagem)

- Dr. Raymond Stantz em Os Caça Fantasmas

- Espírito-Lobo do Asa, e Sha-wen em Shaman King
- Kyo-Koh em Vampire Princess Miyu

- Conselheiro em Cassiopéia (Longa-Metragem)

- Catinga (voz) (Bill Farmer) em Gasparzinho - Como Tudo Começou
- Cyborg 008 em Cyborg 009 (1968)
- Professor Pardal (primeira voz) em Duck Tales (VHS)
- Metallo / John Corben em Super-Homem - Série Animada
- Sísifo de Sagitário em Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas

- Jijimon em Digimon Fusion


Novelas
 

- Sérgio Acosta em Amores Verdadeiros, e Triunfo do Amor

- Lauro Mendoza San Román (Rogelio Guerra) em O Que a Vida Me Roubou (1ª Dublagem)

- Carlos Alfredo Ruiz Aponte (Fernando Carrillo) em Abigail

- Dr. Arguello (Carlos Cruz) em Coração Apaixonado

- Sérgio Román (Arturo Echeverria) em Sexo Forte, Sexo Frágil

- Vespasiano Calderon (Miguel de León) em A Viúva Jovem

 

Jogos

 

- Vários Personagens em Clique e Brinque (1995) (CD-ROM)

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Conta Comigo

 

Séries

 

- Mad Men

- Filhos da Anarquia (2º Diretor)

- Magic City (1º Diretor)

- Weeds (1º Diretor)

- Friends (4ª à 9ª Temporada)

- The Bridge (1º Diretor)

- Gotham (1º Diretor)

- Awake

- 24 Horas: O Legado

- Dads (2ª Direção)

- Complications

- Empire (1º Diretor)

- Fresh Off the Boat

- Scream Queens

- The Resident (1º Diretor)

 

Desenhos

 

- Uma Família da Pesada (14ª Temporada em Diante)

- Digimon Fusion (3º Diretor)

 

Fontes: Dublanet, Flávio Dias, Diário do Paraná, Jornal do Brasil, Itaú Cultural, Todo Teatro Carioca, Acervo Pessoal, Dubla.com.br, Jornal da República, Diário da Noite (SP), Silo.Tips.

Um comentário:

  1. Ele dublou mais coisa americana.
    De desenho japonês ele dublou o Pop do Fly, o pequeno guerreiro.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página