terça-feira, 19 de março de 2019

Dráusio de Oliveira


Arquivo de Som:

 
Abel em Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda dos Defensores de Atena (1ª Dublagem)

 


Biografia:

 

Dráusio de Oliveira é um dublador Paulistano.
 
Dráusio de Oliveira nasceu em 9 de Julho de 1930.

 

TV Paulista

 

Slogan da TV Paulista

 

Em televisão, trabalhou por alguns anos na TV Paulista, ingressando na emissora por volta de 1959.

 

Dráusio de Oliveira e Ivete Jayme (1959)


Na emissora, participou de novelas como A Princesinha (1959), Oliver Twist (1960), As Grandes Esperanças (1961), A Herdeira de Ferlac (1961), Mateus Falcone (1961), A Pequena Lady (1962), O Velho Scrooge (1962), A Loja de Antiguidades (1963), O Conde de Suffolk (1963), e Ilusões Perdidas (1965).

 

Márcia Cardeal, Dráusio de Oliveira, e Mara Rizzo (1959)


Em programas teatrais, esteve no Teleteatro Mesbla, em peças como Véu Negro (1961). Além de peças, como Uma Flor Para Frida (1961), Crimes Mais Que Perfeitos (1961), e Vende-Se Um Pássaro (1961).

 

Em seriados, participou de História de Um Avô (1962).

 

Edmundo Lopes, e Dráusio de Oliveira (1961)


Dráusio também dirigiu e adaptou produções na emissora, como o seriado Ali Babá e Os 40 Ladrões (1963), com Paulo Pinheiro como ator principal, a tele-peça Branca de Neve e Os Sete Anões (1963), e as novelas mirins, O Imperador e o Rouxinol (1963), Ali Babá e Os 40 Ladrões (1963), com Paulo Pinheiro também no papel principal, e O Anel Mágico (1963).

 

Rede Globo

 

Em 1965, participou da primeira novela da Rede Globo, chamada Ilusões Perdidas (1965), ao lado de Líbero Miguel, Tânia Oliveira, e outros artistas que foram de São Paulo para o Rio de Janeiro especialmente para atuarem na trama. Na ocasião, os artistas paulistanos ocuparam completamente um hotel, na cidade.

 

Comerciais

 

Em 1963, ficou conhecido na televisão brasileira por um comercial chamado Os Transviados (1963), ao lado de alguns artistas de TV.

 

Teatro

 

Magda Medeiros, Flávio Galvão, Aliomar de Matos, N/A, Eleu Salvador, Dráusio de Oliveira, N/A, Silvio Matos e N/A em uma Peça de Teatro

 

No final dos anos de 1960, atuou com alguns colegas da AIC no teatro.

 

Entre as peças que atuou, está Esta Noite é Nossa (1972), da companhia de Gilmara Sanches, Teatro Moderno de Arte, ao lado da própria, de Ézio Ramos, Décio Piccinini, Irene Thereza, e Marlene Costa. A peça estreou no interior do Estado de São Paulo. A peça também foi apresentada em Brasília, na TV Brasília.

 

Chegou também a escrever peças, como Viagem Ao Planeta Marte (1971), ao lado de Luiz de Aguiar, para a Escola Técnica Federal de Natal.

 

No final dos anos de 1970, esteve na peça, O Labirinto (1978), ao lado de André Lopes, Vera Nunes, e Marcos Granados, no Teatro Markanti.

 

Livros

 

Em Abril de 1972, iniciou-se um projeto de livros falados para cegos, criado pela Fundação Para o Livro do Cego e com subsídios do MEC, do qual vários atores do rádio, TV, cinema e teatro participaram. Entre eles Dráusio de Oliveira. Também estiveram presentes Paulo Figueiredo, Lolita Rodrigues, e outros.

 

Seu trabalho ficou tão conhecido no meio, que em 1992, 20 anos depois, foi chamado pela mesma fundação, agora chamada de Fundação Dorina Nowill Para Cegos, em homenagem a sua criadora, para novamente gravar livros falados. Isso se deu em Agosto daquele ano.

 

Cinema

 

Para o cinema, narrou o filme, O Santo Sudário (1978), ao lado de colegas com quem trabalhava na BKS, como Carlos Campanile, Ivete Jayme e Batista Linardi.

 

Dublagem


Em 1961, entra para a dublagem pela GravaSon. Por volta de 1963, estava atuante na AIC, tendo um período interrupto no estúdio, entre 1965 e 1972. Temos presenças suas no estúdio também em 1974.

 

Drausio de Oliveira ao lado de vários companheiro de dublagem, na AIC - São Paulo

 

Na AIC, participa de diversas séries e desenhos, como A Feiticeira (1ª, 2ª, e 5ª Temporadas), Durango Kid, Kolchac e Os Demônios da Noite, Lancer (2ª Temporada), A Caldeira do Diabo, Missão Impossível (1ª Temporada), Jornada nas Estrelas (1ª, 2ª e 3ª Temporadas), Perdidos no Espaço (1ª, e 3ª Temporadas), Jonny Quest, Os Jetsons, Viagem Ao Fundo do Mar (1ª e 2ª Temporadas), Daniel Boone, O Túnel do Tempo, entre outros.

 

Nos anos de 1960 também esteve na Odil Fono Brasil. Nos anos d 1970, além da Odil e AIC, também ingressa na BKS, estando atuante no estúdio a partir de 1977.

 

Nos anos de 1980, além da BKS, também esteve na Álamo, S&C, e Maga. Já nos anos de 1990, está presente nos estúdios BKS, Álamo, Gota Mágica, Marshmallow, Clone, Centauro, S&C, Megassom, Sigma, Mastersound, e Dublavídeo.

 

Dráusio de Oliveira e Ivete Jayme (2015)


Nos anos 2000, esteve na Álamo, DPN, Parisi Vídeo, Centauro, Mastersound, Lexx, DuBrasil. E nos anos de 2010, esteve apenas na Centauro.

 

Como diretor de dublagem, esteve nos estúdios AIC (1960 e 1970), BKS (1980 e 1990), Centauro (2000 e 2010).

 

Rock Hudson
 

Entre seus trabalhos, temos os atores e personagens, Rock Hudson em Amor à Italiana, e Confidências a Meia-Noite, ack Lemmon em Aconteceu Num Apartamento, e O Pior Calhambeque do Mundo, Mel Brooks em A Louca Louca História de Robin Hood, e A História do Mundo - Parte 1, Tyrone Power em A Paixão de Uma Vida, e Acima de Tudo, Christopher Plummer em Dragnet - Desafiando o Perigo, e Em Algum Lugar do Passado, Coronel Charles Sinclair em Águia de Aço, e Águia de Aço 2, Richard Burton em Cleópatra, e O Manto Sagrado (1ª e 2ª Dublagens), Terence Stamp em O Colecionador (1965), e Perigosamente Juntos, David Niven em A Morte Sobre o Nilo (DVD), e Dois Farristas Irresistíveis, Montgomery Clift em De Repente, no Último Verão, e Rio Violento, e Fred Astaire em Dance Comigo, O Picolino, e Papai Pernilongo.

 

Além disso, também deu voz aos atores Alan Hale Jr. em Antro da Perdição, Alex Nicol em Um Certo Capitão Lockhart, Burt Lancaster em Atlantic City, Gary Cooper em Matar ou Morrer (2ª Dublagem), Lee Van Cleef em A Ronda de Vingança, Tim Curry em Annie, Sean Connery em Zardoz, Leslie Nielsen em Acampamento do Barulho, Billy Dee Williams em Falcões da Noite, Robert Vaughn em Um Osso Duro de Roer, Sam Elliott em Obrigado Por Fumar, Sean Bean em Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, Peter Ustinov em Jesus de Nazaré (2ª Dublagem), Jack Warden em Coisas Para Fazer Em Denver Quando Você Está Morto, Gene Kelly em Adorável Pecadora, Randolph Scott em Jesse James, Ray Milland em A Filha da Obsessão, José Ferrer em Os Sobreviventes, e Cary Grant em Jejum de Amor.

 

Bill Daily em Jeannie é Um Gênio


Em séries, foi a voz de Major Healey em Jeannie é Um Gênio, Capitão Steve Burton em Terra de Gigantes, Ted Lawson em Super Vicky, Santiago Piña na dublagem da AIC de Zorro, Niles em The Nanny, Michael Scot em Marnie e Sua Caixa Mágica, terceira voz de Mike Novick em 24 Horas, Professor Ploid em Cybercops, Os Polícias do Futuro, entre outros.

 

Abel em Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda dos Defensores de Atena


Em desenhos, foi a voz de Nylon em A Princesa e o Cavaleiro nos primeiros episódios dublados na AIC, Biônico 1 em Seis Biônicos, Abel o irmão de Atena, nas duas dublagens do filme Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda dos Defensores de Atena, foi a voz do fazedor de espadas Toutousai em Inuyasha, Perry White na segunda dublagem de Super-Homem (Estúdios Fleischer), Senhor Melvin em Jeannie, Fabian o namorado de Cindy em Bam Bam e Pedrita, Flintstones Especial e As Novas Aventuras dos Flintstones, Guarda Rosnador em Hupert, Livro Sagrado em Super Book, entre outros.


Nos anos de 1980, a TV Cultura de São Paulo comprou documentários sobre ciência da TV Ontario do Canadá, e escolheu Dráusio de Oliveira para narrá-los. Narração provavelmente feita nos estúdios da BKS.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Rock Hudson em Águias em Alerta, Amor à Italiana, Confidências a Meia-Noite, De Olhos Vendados, Herança Sagrada, Irmãos Inimigos, Labirinto de Paixões, Não Me Mandem Flores, O Esporte Favorito dos Homens, O Último Pôr-do-Sol, Palavras ao Vento, Quando Setembro Vier, Sangue Rebelde, Sublime Obsessão, Tudo o Que o Céu Permite, Um Favor Muito Especial, Volta Meu Amor, e Winchester 73

- Jack Lemmon em Aconteceu Num Apartamento, Don Juan Era Aprendiz, Meu Melhor Inimigo (2ª Dublagem), O Pior Calhambeque do Mundo, e Um Amor de Vizinho

- Mel Brooks em A Louca Louca História de Robin Hood, A História do Mundo - Parte 1, e Os Batutinhas

- Tyrone Power em A Paixão de Uma Vida, Duelo de Paixões, Isto, Acima de Tudo, e No Velho Chicago

- Christopher Plummer em Dragnet - Desafiando o Perigo, Em Algum Lugar do Passado, e Lobo

- Coronel Charles Sinclair "Chappy" (Louis Gossett Jr.) em Águia de Aço, e Águia de Aço 2

- Richard Burton em Anna dos Mil Dias, Cleópatra, e O Manto Sagrado (1ª e 2ª Dublagens)

- Terence Stamp em Modesty Blaise, O Colecionador (1965), e Perigosamente Juntos

- Harris Yulin em Os Caça-Fantasmas 2, e O Homem da Meia-Noite (2ª Dublagem)

- David Niven em A Morte Sobre o Nilo (DVD), e Dois Farristas Irresistíveis

- John Saxon em O Cavaleiro Elétrico, e O Homem Com a Lente Mortal

- Montgomery Clift em De Repente, no Último Verão, e Rio Violento
- Fred Astaire em Dance Comigo, O Picolino, e Papai Pernilongo
- James Sloyan em Golpe de Mestre, e Xanadu
- Jack Larson (Alan Hale Jr.) em Antro da Perdição
- Dave Waggoman (Alex Nicol) em Um Certo Capitão Lockhart
- Lou (Burt Lancaster) em Atlantic City
- Delegado Will Kane (Gary Cooper) em Matar ou Morrer (2ª Dublagem)
- Marv (Lee Van Cleef) em A Ronda de Vingança
- Rooster Hannigan (Tim Curry) em Annie

- Zed (Sean Connery) em Zardoz
- Harry Haber (Leslie Nielsen) em Acampamento do Barulho
- Detetive Matthew Fox (Billy Dee Williams) em Falcões da Noite
- Henry Lawson (Robert Vaughn) em Um Osso Duro de Roer
- Lorne Lutch (Sam Elliott) em Obrigado Por Fumar

- Boromir (Sean Bean) em Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

- Herodes, o Grande (Peter Ustinov) em Jesus de Nazaré (2ª Dublagem)
- Joe Heff (Jack Warden) em Coisas Para Fazer Em Denver Quando Você Está Morto

- Ele Próprio (Gene Kelly) em Adorável Pecadora

- Delegado Will Wright (Randolph Scott) em Jesse James

- Professor Samuel Hale Constable (Ray Milland) em A Filha da Obsessão

- Major Geoffrey Stringer (José Ferrer) em Os Sobreviventes

- Walter Burns (Cary Grant) em Jejum de Amor

- Wild Bill Hickock (Guy Madison) em O Valente do Oeste
- Richard Harland (Cornel Wilde) em Amar Foi Minha Ruína

- Chester, o Barman (Matt Clark) em De Volta Para O Futuro III (1ª Dublagem)
- Sir Bedevere (Terry Jones) em Monty Python e o Cálice Sagrado
- Dick Dodge (Lane Smith) em Um Distinto Cavalheiro
- Robert Rusk (Barry Foster) em Frenesi
- Al Capone (Ben Gazzara) em Capone - Gangster
- Bobby Gibbons (Kevin Dobson) em Tudo em Família (1981)
- Louis Bernard (Daniel Gélin) em O Homem Que Sabia Demais
- Capitão Jason Halliday (Richard Nugent) em Sahara
- Miles Melough (Jack Cassidy) em Escalado Para Morrer
- Dean Richmond (Larry Miller) em O Professor Aloprado (2ª Dublagem)
- Phillip Green (Kevin Pollak) em Cassino (2ª Dublagem)
- Tilman (John Heard) em Edison - Poder e Corrupção
- Matthew Hallmark (Dorian Harewood) em Morte Súbita (1ª Dublagem)
- A Si Próprio (Sam Hayes) em O Monstro do Mar Revolto
- Michael Scot (Peter Mullan) e Contador de História (Bill Paterson) em Marnie e Sua Caixa Mágica
- Jacó (Matthew Modine) em Jacó

- Sr. Thorn (James Tolkan) em O Pestinha 2
- Wilbur G. Henderson (Charles Lane) em Do Mundo Nada Se Leva
- Don Federico Fellove (Tomas Milian) em A Cidade Perdida
- Barney Harding (Jerry Paris) em A Nave da Revolta
- Prof. Leo Summerlee (James Fox) em O Mundo Perdido (2001)
- Dave Dante (Geoffrey Lewis) em Dez Minutos Para Morrer
- Xerife (Ron Canada) em Águas Profundas
- Dick Dodge (Lane Smith) em Um Distinto Cavalheiro
- Sr. Beddoes (John Gielgud) em Assassinato no Expresso Oriente
- Jerry Thompson (William Alland) em Cidadão Kane
- Robert Palmer (John Davidson) em Aeroporto 80 - O Concorde
- Arnold Clifford (Kevin Tighe) em Jade (2ª Dublagem)
- Jonathan Harker (Trevor Eve) em Drácula (1979)

 

Séries

 

- Major Roger Healey (Bill Daily) em Jeannie é Um Gênio, Jeannie é um Gênio - 15 Anos Depois (Filme), e Jeannie Ainda é Um Gênio (Filme)

- Capitão Steve Burton (Gary Conway) em Terra de Gigantes

- Santiago Piña (Than Wyenn) em Zorro (2ª Dublagem)

- Tio Jack (Ron Harper) em O Elo Perdido (1ª e 2ª Dublagens)

- Ted Lawson (Dick Christie) em Super Vicky

- Professor Ploid (Ken Okabe) em Cybercops, Os Polícias do Futuro

- Vários Personagens (Ramiro Orcí) em Chespirito (BKS)
- Niles (Daniel Davis) (primeira voz) em The Nanny

- Mike Novick (Jude Ciccolella) (terceira voz) em 24 Horas

 

Desenhos

 

- Abel em Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda dos Defensores de Atena (1ª e 2ª Dublagem), e Os Cavaleiros do Zodíaco - Os Guerreiros do Armagedon (1ª e 2ª Dublagem)

- Fabian, o namorado de Cindy em As Novas Aventuras dos Flintstones, Bam Bam e Pedrita, e Flintstones Especial

- Toutousai em Inuyasha, e Inuyasha: A Espada Conquistadora (Longa-Metragem)
- Nylon em A Princesa e o Cavaleiro (AIC)
- Livro Sagrado em Super Book
- Biônico 1 em Seis Biônicos

- Sr. Melvin em Jeannie
- Cão Zero em Os Cães Espiões
- Guarda Rosnador em Hupert
- Perry White em Super-Homem (Estúdios Fleischer) (2ª Dublagem)

- Piloto em O Pequeno Príncipe (1979)

- Dragão de 5 Estrelas em Dragon Ball GT

- Pai do Nobita em Doraemon

- Alfred em Protetores do Universo

- Cinemapax em Astérix Entre Os Bretões

- Goemon Ishikawa XIII em Lupin III - O Ouro da Babilônia

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- O Último Pôr-do-Sol

- King Kong (1933)

- O Manto Sagrado

- De Volta para o Futuro III (1ª Dublagem)

- 3 Desculpas Para Matar

- Street Fighter: A Lenda de Chun-Li

- 50% (2011)

 

Séries

 

- Viagem Ao Fundo do Mar (3ª e 4ª Temporadas)

- Terra de Gigantes

- A Feiticeira (Um das Últimas Temporadas)

 

Fontes: Universo AIC, Acervo Pessoal, Papo Com o Machado, Jefferson Silva, Última Hora, Correio Braziliense, O Fluminense, O Poti, Diário da Noite, Jornal do Brasil, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Dublanet, IMDB, Maycon Vinicius.

9 comentários:

  1. Há alguns anos que a Centauro publicou essa homenagem para o Dráuzio no Facebook e aqui tem algumas informações relevantes sobre ele que poderiam ser agregadas a página - https://www.facebook.com/centaurodublagembrasil/videos/1120084131442684/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que homenagem legal! Gostei muito! Obg mesmo pelo vídeo amigo!

      Excluir
  2. Que bom que o dublador Dráusio está bem ativo, pois gostava de acompanhar os filmes de Rock Hudson, na Sessão da Tarde, bem como Jeannie é um Gênio, Super Vick, etc. Muito bom trabalho da Casa da dublagem, curto muito!

    ResponderExcluir
  3. As fotos da página expiraram, se forem reupar elas, eu achei uma boa foto do Dráusio com a Ivete Jayme que o Vágner Santos postou um tempo atrás - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=901065870009584

    ResponderExcluir
  4. Participou de vários desenhos do Pica Pau, Picolino, fez vozes em CSI nas temporadas dubladas pela Centauro, o juiz em Os Caça Fantasmas 2

    ResponderExcluir
  5. Está errada a data e o ano de nascimento do Drausio

    ResponderExcluir
  6. Segundo o Carlos Falat, o Dráuzio na verdade nasceu no dia 09/07/1930 - https://www.facebook.com/carlos.falat/posts/pfbid0yY7yahvbY43s8rxje68UTeejvFzfQtJT3emqm69FQcsbE49qFGeHHCxYeCooJEHAl

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela informação, Matheus.
    Não me recordo de onde tirei essa outra data.
    Tentei pesquisar aonde teria visto isso, mas não encontrei.
    Provavelmente foi em algum periódico o parabenizando por seu aniversário, como era de costume na época fazer com artistas.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página