terça-feira, 19 de março de 2019

Gilmara Sanches


Arquivo de Som:

Marin de Águia em Cavaleiros do Zodíaco (1ª Dublagem)


Biografia:

Gilmara Sanches é uma dubladora Paulista.

Gilmara Sanches nasceu em 15 de Junho de 1948 em São Paulo, Capital.

Rádio São Paulo

Gilmara começou a carreira na Rádio São Paulo em 1959, com apenas 11 anos de idade, após fazer um curso de atriz com a rádioatriz Odete Lyz. Sua irmã, Júlia Sanches, conhecida como Elaine Cristina, entrou 1 ano depois.

Entre os trabalhos na emissora, estão as novelas Tinhorão (1960), A Grande Mentira (1960), Gloria a Deus Nas Alturas (1960), Vania (1960), Em Cada Coração Um Pedaço (1960), Fartura de Sol! Miséria de Verde (1960), Uma Canção... Dois Amores (1960), Um Homem e Sua Alma (1960), Um Rosto Sem Nome (1960), O Crime de Valeria Gerard (1961), Quando Morre o Dia (1961), Sem Sombras do Passado (1962), O Mundo Precisa de Amor (1962), A Vida em Do-Re-Mi (1962), Crime em Família (1962), e Uma História, Uma Lágrima, Uma Canção (1964).

Rádio Mulher

Em 1975, entrou para a Rádio Mulher, aonde seguiu carreira por vários anos.

Rádio Globo (SP)

Por volta de 1975/76 esteve na emissora. Deixou a mesma em 1977.

Rádio Mulher

Retornou a emissora em 1977. Saiu da rádio nos anos de 1980.

TV Record

Na TV, começou no mesmo ano em que começou na rádio, em 1959, na TV Record, no programa infantil A Turma do Sete (1959-64).

Em novelas na emissora esteve em Turbilhão (1965), Ceará Contra 007 (1965), e Crueldade (1966).

TV Excelsior

Posteriormente vai para a TV Excelsior, aonde atua na novela Diabólicos (1968).

TV Record

No mesmo ano, retorna à Record, e atua nas novelas As Professorinhas (1968), e A Última Testemunha (1968-69).

TV Excelsior

De volta a Excelsior, atua nas novelas A Menina do Veleiro Azul (1969), e Sangue do Meu Sangue (1969-70).

Rede Globo

Gilmara Sanches e Silvio Santos

Em programas de televisão participou do programa de Silvio Santos, Cuidado Com a Buzina (1971-74), posteriormente mudado de nome, ao lado de Henrique Lobo, Cláudia Barroso, José Fernandes, Marilu Martinelli, Jorge Magestade e Décio Piccinini, na Rede Globo.

TV Tupi (SP)

Gilmara Sanches e Márcia Maria (1975)

Na TV Tupi, atua na novela Meu Rico Português (1975).

Em 1976, Silvio Santos inaugura seu programa na TV Tupi, e convida Gilmara para fazer parte novamente de seu juri. Ela dividiu bancada com José Fernandes, Décio Piccinini, Elke Maravilha, Consuelo Leandro, Sérgio Bittencourt e Tereza Sodré.

Uma curiosidade. Silvio fez seu último programa na Rede Globo em 25 de Julho de 1976, estreando em 1 de Agosto de 1976 na Tupi. Na época, não havia hiato na mudança de uma empresa por outra.

Gilmara deixou o programa em 1977.

TVS - SBT

Nos anos de 1980, esteve na TVS, no programa Noticentro, no qual ela era diretora. O programa era um telejornal dinâmico, que falava de diversos assuntos, como saúde, e era apresentado pelo amigo e ex-dublador, Rafael Cortez, o qual Gilmara escolheu para apresentar o programa.

O programa foi ao ar nacionalmente no ano de 1982. Em 1988/89, o programa se transforma em TJ Brasil, que foi outro jornalismo clássico do SBT.

TV Record

Seu último trabalho na TV, foi participando do júri do Programa Raul Gil (1991-93), na TV Record, ao lado de Marly Marley e Jorge Mascarenhas. Também fez comerciais no programa, na qual era contratada por uma empresa de publicidade para tal.

Teatro

Gilmara também fez muitas peças de teatro, começando ainda criança.

Em 1972, foi uma das fundadores do Teatro Moderno de Arte, que montou peças, como Esta Noite é Nossa (1972), entre outras. Meses depois, também atua em Esta Noite é Nossa. Atuou na peça ao lado de Irene Thereza, Décio Piccinini, Ézio Ramos e Dráusio de Oliveira. A peça foi apresentada no interior do Estado de São Paulo, e em Brasília, na TV Brasília.

Posteriormente atuou em Jogo Duplo (1972), ao lado de Pepita Rodrigues, Newton Prado, Osmano Cardoso, Vicente Acedo, Felipe Di Nardo, e Pedro Paulo Lupo, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo, e O Peru e a Pomba (1973), ao lado de Olney Cazarré, Chico Martins, Elizabeth Hartman, Emílio Di Biasi e Joshey Leão, no Teatro das Nações, em São Paulo.

Cinema

No Cinema, estreou no filme Betão Ronca Ferro (1970). Foi o único filme de sua carreira.

Prêmios

Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, ganhou 3 Roquette Pinto, e 2 prêmios Governador do Estado, sempre como melhor atriz.

Vida Pessoal

Ézio Ramos e Gilmara Sanches (1961)

Na década de 1960, começa a namorar Ézio Ramos, que conheceu na Rádio São Paulo, noivando com ele em 1964, e se casando logo em seguida.

Do casamento nasceu Ézio, que diferente dos pais, não seguiu carreira artística, se tornando bancário

Gilmara e Ézio se separam em 1980. Gilmara casou-se novamente, tendo posteriormente ficado viúva. Seu segundo marido era Paulo, com quem teve uma filha, a Paula.

Dublagem

Como dubladora entrou em 1959, quando também havia entrado no rádio e na televisão, ingressando na GravaSon, aonde fazia todas as garotas da época. Por volta de 1960/61, atuava em muitas séries da época, como Além da Imaginação.

Por conta de seus trabalhos na televisão, ficou alguns anos afastada da dublagem. Por volta de 1967/69, esteve presente por um período na AIC, atuando em séries como Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, e outras. Retorna com mais força à emissora em 1972/73.

Seu hiato da dublagem nesse período foi muito maior, porque além das novelas, se tornou jurada de Silvio Santos por muitos anos, e posteriormente cuidou de jornalismo por quase a década de 1980 inteira na TVS-SBT.

Retorna a dublagem por volta de 1989/90, ingressando na ocasião na BKS e Dublavídeo. Por volta de 1991/92 já se encontra na Megassom e Álamo. Por volta de 1993/94, está na Gota Mágica, e por volta de 1995/96, já está presente na Sigma, Marshmellow e Mastersound.

Gilmara Sanches (2008)

No final dos anos de 1990, se torna proprietária da sede brasileira da empresa mexicana, Centauro Comunicaciones, tendo também atuado como diretora artística do estúdio, e diretora de dublagem. Por conta disso, se afasta da maioria dos estúdios.

Gilmara é considerada uma das das maiores diretoras de dublagem de São Paulo, tendo inclusive em seu currículo, 14 horas acumuladas todos os dias de trabalho.

Gilmara também ficou conhecida como a diretora das dublagens de anime, por ter dirigido muitas produções do gênero em seu antigo estúdio, a Centauro.

Por volta de 2010, deixa a sede da Centauro, e ingressa na recém-inaugurada, Lexx, de propriedade do dublador Renato Márcio, como diretora de dublagem.

Entre os seus trabalhos em filmes, estão Senhora Oxford interpretada por Vivien Merchant em Frenesi, Emily Haberman interpretada por Ellen Burstyn em O Clube das Babás, Sophie interpretada por Jessica Biel em O Ilusionista, Eileen Spenser interpretada por Andie MacDowell em Quatro Mulheres e Um Destino, Rebecca interpretada por Suzzanne Douglass em Sounder - Lágrimas de Esperança, Carmen Rawlins interpretada por Corinne Van Ryck de Groot em Apostando a Vida, Liala Sheffield interpretada por Karen Leigh Hopkins em Corina - Uma Babá Perfeita, Séfora interpretada por Sônia Braga em Moisés, Dona Julia interpretada por Talisa Soto em Don Juan DeMarco, Ruth Adams interpretada por Diane Baker em Cash - Em Busca do Dólar, entre outros.

Lois Lane

Em desenhos, fez Layla em Kaleido Star, Marin de Águia na primeira dublagem de Cavaleiros do Zodíaco, Vidente em Kirby, Sailor Mercúrio na primeira dublagem de Sailor Moon, Li Kouran em Sakura Wars, Supu em Viewtiful Joe, Lois Lane na versão dos anos 90 de Super Homem, Policial Jenny a partir da 8° temporada, Anabel, Agatha, Lisa e personagens secundários em Pokemon, Policial Jenny na série Pokemon Chronicles e no filme O Mentor do Pokemon Miragem, Tigrerra em Bakugan - Guerreiros da Batalha, entre outros.

Em séries, fez a primeira voz de Chastity Claire Babcock "C.C." interpretada por Lauren Lane em The Nanny, e Nanny interpretada por Juliet Mills em Nany e o Professor, entre outros.

Entre seus trabalhos em direção, estão os desenhos As Super Gatinhas, Kaleido Star, Kirby, Sakura Wars, Viewtiful Joe, Cãezinhos da Sorte, Sigma 6, quarta diretora de Pokemon, O Mentor do Pokemon Miragem, Pokemon Mystery Dungeon, Dinossauro Rei, diretora da segunda dublagem de Tartarugas Ninja, As Tartarugas Ninja: Fast Forward, Tartarugas Ninjas (2003), Super Onze - O Filme: A Força Final! A Equipe Ogro Ataca!, entre outros.

Em filmes dirigiu Coisas Para Fazer Em Denver Quando Você Está Morto, Perto de Casa, Jogo Entre Ladrões, Guerra S.A, Faturando Alto, Alucinações, Novidades no Amor, Jewel, entre outros.

Em séries dirigiu Ryukendo, entre outros.

Nos anos de 1990, Gilmara dublou duas personagens que foram os mais famosos de sua carreira, que foram Marin de Águia em Os Cavaleiros do Zodíaco, e Sailor Mercúrio em Sailor Moon ambos na Gota Mágica.

Quando as mesmas foram redublados, consecutivamente na Álamo, e BKS, não tiveram sua voz, decepcionando os fãs.

Marin de Águia

Em entrevista a uma revista, Gilmara disse que na ocasião da redublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco, ela já estava no ritmo de direção no período dia, tarde e noite, de segunda a sexta, e não teria tempo para dublar a personagem. quanto a Sailor Mercúrio, Gilmara disse que na época poderia tê-la dublado por estar com tempo livre, mais nesse caso, não a chamaram para a personagem, coisa que Gilmara nunca o porque.

Trabalhos:

Filmes

- Dona Julia (Talisa Soto) em Don Juan DeMarco
- Ruth Adams (Diane Baker) em Cash - Em Busca do Dólar
- Séfora (Sônia Braga) em Moisés
- Betty Jay (Mary Chris Wall) em Cheque Em Branco
- Mãe da Rain (Blythe Danner) em Maridos e Esposas
- Organizadora de Danças (Lisa Saxton) em Lambada, a Dança Proibida
- Eileen Spenser (Andie MacDowell) em Quatro Mulheres e Um Destino
- Rebecca (Suzzanne Douglass) em Sounder - Lágrimas de Esperança
- Carmen Rawlins (Corinne Van Ryck de Groot) em Apostando a Vida
- Liala Sheffield (Karen Leigh Hopkins) em Corina - Uma Babá Perfeita
- Susan Gordon (Karen Black) em Reflexo do Demônio
- Marilyn Wade (Denise Crosby) em Bonecas Assassinas
- Helen Cooper (McKee Anderson) em A Noite dos Mortos-Vivos
- Sophie (Jessica Biel) em O Ilusionista
- Emily Haberman (Ellen Burstyn) em O Clube das Babás
- Léa (Juliet Aubrey) em Jacó
- Tigrerra em Bakugan - Guerreiros da Batalha
- Sra. Oxford (Vivien Merchant) em Frenesi
- Tina Chang (Rainbow Ching) em Arrebentando Em Nova York
- Imperatriz de Lilliput (Phoebe Nicholls) em As Viagens de Gulliver
- Grace Downs (Helen Shaver) em Jovens Bruxas
- Barbara Beck (Katherine Cannon) em O Escondido

Séries

- Chastity Claire Babcock "C.C." (Lauren Lane) (primeira voz) em The Nanny
- Nanny (Juliet Mills) em Nany e o Professor
- Betty Anderson (Barbara Parkins) em A Caldeira do Diabo

Desenhos

- Marin de Águia em Cavaleiros do Zodíaco (1ª Dublagem)
- Vidente em Kirby
- Sailor Mercúrio em Sailor Moon (1ª Dublagem)
- Li Kouran em Sakura Wars
- Supu em Viewtiful Joe
- Lois Lane em Super Homem (Desenho - Anos de 1990)
- Layla em Kaleido Star
- Solidad, Policial Jenny (terceira voz), Flannery (segunda voz), Anabel, Agatha, Margareth, Rhoda, Rhonda, Andi, Brianna, Lisa e Shelly (segunda voz) em Pokemon
- Policial Jenny em Pokemon Chronicles (Série) e O Mentor do Pokemon Miragem (Filme)
- Skarmory em Pokemon Mystery Dungeon
- Void em Wild Cats
- Meredith em O Guardda Pokemon e o Templo do Mar
- Ursula em Dinossauro Rei
- Sonya Blade em Mortal Kombat (Desenho - VHS)
- Mãe da Betty em Betty Atômica
- Chedra em Dinossauros Radicais
- Scarlet em Sigma 6

Trabalhos de Direção de Dublagem

Filmes

- Coisas Para Fazer Em Denver Quando Você Está Morto
- Perto de Casa
- Jogo Entre Ladrões
- Guerra S.A
- Faturando Alto
- Alucinações
- Novidades no Amor
- Favela
- Kickboxer: A Vingança
- Dominação
- Réplicas
- Michelle e Obama
- Novidades no Amor
- Renoir
- Um Amor Incondicional
- Lore

Séries

- Ryukendo
- Still Star-Crossed

Desenhos

- As Super Gatinhas
- Kaleido Star
- Kirby
- Sakura Wars
- Viewtiful Joe
- Cãezinhos da Sorte
- Sigma 6
- Pokemon (4ª Diretora)
- O Mentor do Pokemon Miragem
- Pokemon Mystery Dungeon
- Dinossauro Rei
- Tartarugas Ninja (2ª Dublagem) (4ª Diretora)
- As Tartarugas Ninja: Fast Forward
- Tartarugas Ninjas (2003)
- Super Onze - O Filme: A Força Final! A Equipe Ogro Ataca!


Fontes: Revista do Tatuapé, Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Diário da Noite, Revista do Rádio, Acervo Pessoal, Dublanet, Gazeta Digital, O Fluminense, Wikipédia, Papo Com o Machado, IMDB, Universo AIC, OhaYO, Radiolândia, Correio Paulistano, dubla.com.br, Revista Manchete, Diário de Pernambuco, Diário do Paraná, Jornal dos Sports (RJ), Carlos Amorim.

Total de visualizações de página