sexta-feira, 26 de abril de 2019

Luiz Manoel


Arquivo de Som:

 
Dorno em Os Herculóides



Biografia:

 
Luiz Manoel foi um dublador Carioca.


Início


Luiz Manoel Godefroy de Almeida (também conhecido como Luiz Manoel) nasceu em 1942 em Portugal.

 

Luiz é oriundo de uma família de atores de teatro. Sua avó tinha um Teatro em Portugal, o Teatro Rentini, aonde nasceu sua mãe, Saluquia Rentini, em 1924. Saluquia ficou famosa em Portugal, e por volta de 1947/48, vai para o Brasil com a Companhia Portuguesa. No Brasil, fez muito sucesso, principalmente no Teatro de revista. Em 1949, levou Luiz para o Brasil. Luiz tinha 7 anos de idade.

 

Rádio Nacional

 

Em 1952, Saluquia atuava em um programa na Rádio Nacional, e levou seu filho de apenas 8 anos para participar do programa Tal Pai, Tal Filho (1952), de apresentação de Milton Rangel, aonde imitou o sambista Jorge Veiga. Milton além de apresentar, também era o ensaiador, junto com Mafra Filho.

 

Pouco tempo depois, ouve a falta do filho de um locutor comercial, que fazia pequenas locuções na emissora, e Luiz foi sugerido para ficar em seu lugar. A partir daí nunca mais largou a carreira artística.

 

Posteriormente, começou a participar da série Atomam, o Homem Atômico (1954), ao lado de um de seus grandes amigos, Rodney Gomes. A série posteriormente fez parte do programa de César de Alencar, aonde Luiz acabou também fazendo o papel de animador. Luiz ficou no programa por dois anos, e em seguida partiu para o rádioteatro.

 

Entre as novelas que atuou, estão Serra Brava (1956), aonde fazia o personagem Beto Centelha, até completar 15 anos de idade, posteriormente sendo substituído, Uma Vida Estranha (1956), e Uma Cidade Nas Trevas (1960).

 

Entre outros trabalhos que atuou na emissora, está a peça Anjo de Pedra (1956), o seriado Presídio de Mulheres, em episódios como O Segredo de Dora (1956), programas como o infantil Rádio Ginkana Estrela (1957), ao lado de Jacyra Gomes, Milton Rangel, e Nelly Amaral, e os programas Rádio Gincana... (1958), apresentado por Milton Rangel e Jacyra Gomes, e O Programa dos Estudantes (1960).

 

Luiz foi uma das crianças mais atuantes na emissora.

 

Em peças religiosas também esteve muito presente, como na consagrada Paixão de Cristo (1956), de Castro Viana, ao lado do elenco de peso da emissora, interpretando Jesus criança.

 

Lá era a voz principal de crianças. Fez parte de muitos clássicos do radioteatro, como a primeira versão de A Paixão de Cristo (1956), fazendo Jesus criança.

 

Discos

 

Luiz Manoel (1994)


Posteriormente, esteve presente em A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo: O Romance da Eternidade (1959), primeiro disco gravado pela Rádio Nacional, sendo outra comemoração de a paixão de cristo. Essa obra de 1959, foi regrava em 1994, como Vida de Cristo, gravada ao lado de vários atores da primeira obra, e também de dubladores.


Um ano depois, participou de outro LP, chamado História do Brasil - Vol. II (1960), gravado também pelo elenco da Rádio Nacional

 

Televisão

 

Participou de uma peça do Teatro Moinho de Ouro (1959) na TV Rio, ensaiado por Victor Berbara.

 

Nos anos de 1980, teve uma pequena participação em uma produção na Globo, ao lado de Luiz Carlos de Moraes, com quem trabalhara anos antes na Dublasom Guanabara. Nessa ocasião, fazia parte da cooperativa Combate, que atuava em vários estúdios de dublagem, e sua imagem foi expostas, sendo assim captado pela Globo.

 

Essas foram suas únicas participações na TV.

 

Dublagem

 

Na dublagem, foi chamado por Milton Rangel para atuar no estúdio CineLab pela Herbert Richers. Luiz fez parte do primeiro elenco de dubladores do estúdio. O primeiro trabalho que atuou foi na série Histórias de Zane Grey (Zane Grey Theater), produzida para a TV Tupi do Rio, em uma parceria de pouco tempo entre Victor Berbara e Herbert Richers.

 

Nos anos de 1960, foi convidado para ser diretor de dublagem e chefe de produção do estúdio Dublasom Guanabara. Permaneceu no estúdio até seu fim, em meados dos anos de 1970. Nos anos de 1960, também integrou a Herbert Richers, CineCastro, e TV Cinesom, tendo nessa última também sido diretor de dublagem. No final dos anos de 1960, se retira da CineCastro.

 

Nos anos de 1970, além da Dublasom Guanabara, também continua na Herbert Richers, e ingressa nos estúdios Peri Filmes, Tecnisom e Telecine. Com o fim da Dublasom, vai na Herbert Richers. Dirigiu no estúdio no período entre 1976-78.

 

Na Herbert, ficou conhecido por dirigir muitos desenhos animados, como Tutubarão, Vovó Viu a Uva, Formiga Atômica, Capitão Caverna, entre outros. Foi conhecido pelos amigos de profissão de Cazarré do Rio, alusão feita à Older Cazarré que dirigiu dezenas de clássicos da Hanna Barbera em São Paulo nos anos de 1960.

 

Se retira da Herbert após a greve de 1978, e ingressa na Peri Filmes como diretor de dublagem. Apos à greve, monta uma cooperativa ao lado de outros colegas dubladores, chamada Combate, na qual ficou no cargo de vice-presidente. A cooperativa usava os estúdios da Tecnisom, futura Delart, que havia encerrado suas atividades como empresa de dublagem, e da Peri Filmes. A cooperativa funcionou por 6 anos, depois se separaram, mas juridicamente existiu por 10 anos.

 

Reginaldo Primo, Luiz Manoel, e Phillipe Maia (Anos 2000)


Nos anos de 1980, atua apenas na Combate, Peri Filmes e Telecine. Por volta de 1988, funda a Sincrovídeo. Na empresa, atua como diretor de dublagem e dublador. Chegou a dublar muitas séries e desenhos para TV's, como SBT, Nickelodeon, Globo, entre outras.

 

Luiz não só abria a empresa pra novos talentos, como mantinha dentro do grande elenco os clássicos profissionais que já não eram tão escalados em outros estúdios. Na Sincrovídeo, dirigiu produções como Cat & Dog, Blossom, Avatar, Jambo e Ruivão, entre muitos outros.

 

A empresa funcionou até meados dos anos de 2000. Após isso, Luiz é chamado para dirigir dublagem na Wan Macher, que tinha como um dos sócios, seu amigo dos tempos de CineCastro, Leonardo José. Na empresa, esteve à frente de diversas direções conhecidas, como Dois Homens e Meio, Chuck, Sobrenatural, e Diário de Um Vampiro.

 

Luiz Manoel (Anos de 2010)


Por volta de 2013/14, deixa a Wan Macher, após a mesma perder Leonardo José como proprietário, a quem Luiz era amigo desde os anos de 1960. Na ocasião, estava dirigindo a série, Sobrenatural, na qual foi substituído por Sheila Dorfman.

 

Em 2014, vai para a Som de Vera Cruz, também atuando como diretor de dublagem. Na ocasião, foi um dos diretores das séries Dallas, Sem Escrúpulos, e Jane, a Virgem.

 

Em 2015, vai para o estúdio Sonora, aonde, entre outros, foi o segundo diretor da novela A Traiçoeira, dublada para ser exibida em Moçambique e Angola.

 

Como diretor de dublagem, passou pelos estúdios TV Cinesom (1960), Dublasom Ganabara (1960 e 1970), Herbert Richers (1970), Telecine (1970), Peri Filmes (1970 e 1980), Sincrovídeo (1980, 1990, 2000), Wan Macher (2000 e 2010), Som de Vera Cruz (2014), e Sonora (2015).
 

Fabiano Anthony Forte


Entre seus trabalhos como dublador, estão os atores Fabiano Anthony Forte em As Férias de Papai, e Cinco Semanas Num Balão, Roddy McDowall em As Chaves do Reino, e Se Minha Cama Voasse (3ª Dublagem - DVD), e Johnny Sheffield em Tarzan - Contra o Mundo, e O Tesouro de Tarzan, além dos atores Rex Downing em Sangue e Areia, Michael Bollner na primeira dublagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Martin Short em Príncipe Encantado, Nicholas Hammond em A Noviça Rebelde, Chris Chittell em Ao Mestre Com Carinho, Dick Hogan em Comboio Para o Leste, Merrill Rodin em A Canção de Bernadette, entre outros.
 

Bud Ricks


Em séries, foi a voz de Tom Sawyer em As Aventuras de Huckleberry Finn, no qual era uma série de desenhos com atores interagindo juntos, Takeshi Minami em O Regresso do Ultraman, Ed Zeddmore em Sobrenatural, Richard Grayson "Dick" / Robin (segunda voz) em Batman (TV Cinesom), Bud Ricks em Flipper (1964), entre outros.
 

Dorno


Em desenhos, foi a voz de Fred Jones em Scooby-Doo, Cadê Você?, Os Novos Filme de Scooby-Doo, e Scooby-Doo Show, Menino Pássaro em Homem Pássaro, Dorno em Os Herculóides, a segunda voz de Nancy em Shazzan, a primeira voz do famoso camundongo Mickey Mouse nas dublagens do mesmo nos anos de 1970, o gato China em Hong Kong Fu, Catatau na segunda dublagem de Zé Colméia Show, Cat, e Orelha em Catdog, Darwin em Os Thornberrys, Gary Gulliver em As Aventuras de Gulliver, Tom em Moby Dick, Gavião nos episódios do Frangolino nas dublagens dos anos 1970 de Looney Tunes, Jambo na segunda e mais famosa dublagem de Jambo e Ruivão, Butt em Vovô Viu a Uva, Aquamoço em Aquaman, Confuso em Carangos e Motocas, Pica Pau na primeira dublagem de Pica Pau, entre outros.


Sobrenatural


Como diretor de dublagem, Luiz dirigiu as séries Sobrenatural, Chuck, segundo diretor de O Clube do Travesseiro, quarto diretor de Galera do Surf, Pentágono - O Jogo do Poder, Em Nome da Justiça, Dois Homens e Meio, Diário de Um Vampiro, primeira direção em Dupla Identidade, primeiro diretor de Os Waltons, a direção da primeira dublagem de As Panteras, Blossom, entre outros.
 
Em filmes, dirigiu Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, Bem Vindo Ao Jogo, Nuvens Negras, A Vida e Morte de Peter Sellers, Por Toda Eternidade, Se Beber Não Case, entre outros.
 

Scooby-Doo, Cadê Você?


Em desenhos, dirigiu Scooby-Doo, Cadê Você?, Tutubarão, Vovó Viu a Uva, Formiga Atômica, Capitão Caverna, Lunáticos à Solta, segundo diretor de Bratz, Jambo e Ruivão, Cat & Dog, entre outros.

 

Por volta de 2015, se aposenta.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Fabiano Anthony Forte em As Férias de Papai, Cinco Semanas num Balão, e Fúria no Alasca

- Roddy McDowall em As Chaves do Reino, e Se Minha Cama Voasse (3ª Dublagem - DVD)

- Johnny Sheffield em Tarzan - Contra o Mundo, e O Tesouro de Tarzan

- Jim Kincaid (James Cagney) em A Lei do Mais Forte

- Potter (Chris Chittell) em Ao Mestre Com Carinho
- Robert Parker (Dick Hogan) em Comboio Para o Leste
- Jean Soubirous (Merrill Rodin) em A Canção de Bernadette
- Friedrich (Nicholas Hammond) em A Noviça Rebelde
- Juan Criança (Rex Downing) em Sangue e Areia
- Augustus Gloop (Michael Bollner) em A Fantástica Fábrica de Chocolate (1ª Dublagem)
- Rodney (Martin Short) em Príncipe Encantado

 

Séries

 

- Ed Zeddmore (A.j. Buckley) em Sobrenatural
- Takeshi Minami (Shunsuke Ikeda) em O Regresso do Ultraman

- Richard Grayson "Dick" / Robin (segunda voz) (Burt Ward) em Batman (TV Cinesom)

- Bud Ricks (Tommy Norden) em Flipper (1964)

- Tom Sawyer (Kevin Schulz) em As Aventuras de Huckleberry Finn

 

Desenhos

 

- Fred Jones em Scooby-Doo, Cadê Você?, Os Novos Filme de Scooby-Doo, Scooby-Doo Show, Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis, e Falcão Azul e Bionicão

- Mickey Mouse em Mickey e Sua Turma (Anos de 1970), e Como é Bom Se Divertir

- Catatau em A Arca do Zé Colméia, e Zé Colméia Show (Últimos Episódios)
- Pica Pau em Pica Pau (1ª Dublagem) (Dublasom Guanabara)
- Confuso em Carangos e Motocas (1ª Dublagem)
- Marvin em Super Amigos
- Aquamoço em Aquaman
- Ben Turner Junior em Lassie
- Escoteiro em Os Brasinhas do Espaço
- Dorno em Os Herculóides
- Tom em Moby Dick
- Menino Pássaro em Homem Pássaro
- Chuck (segunda voz) em Shazzan
- Toulie em Os Três Mosqueteiros
- Gary Gulliver em As Aventuras de Gulliver
- Yak-Yak em Os Apuros de Penélope (1ª Dublagem)
- Groove em A Turma da Gatolândia

- China em Hong Kong Fu
- Tagarela (primeira voz) em Elefantástico
- Catatau, Bóbi Filho, e Patinho Duque em Ho-Ho-Límpicos
- Gavião em Looney Tunes (Anos de 1970)
- Cat e Orelha em Catdog
- Darwin em Os Thornberrys
- Jambo em Jambo e Ruivão (2ª Dublagem)

- Sheldon em Garfield e Seus Amigos (Sincrovídeo)

- Piu-Piu - Forma Monstruosa em Patolino em: Os Caça-Fantasmas

- Jato, Professor Zei, Jeong Jeong (primeira voz), Pirata Barker (segunda voz), e personagens secundários em Avatar - A Lenda de Aang
- Guarda Chico (no episódio do Sr. Gaiato), Bóbi Filho, Tartaruga Touché e Formiga Atômica em A Arca do Zé Colméia

 

Novelas

 

- Senhor Costa, Pai de Bruno (Esteban Franco) em Camaleões

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Barrabás (1961)

- Batman (1989) (VHS)

- Escravos da Babilônia

- Minhas Adoráveis Ex-Namoradas

- Bem-Vindo Ao Jogo

- Anjos Rebeldes

- Contágio

- Quem é Essa Garota?

- Se Beber, Não Case!

- Se Beber, Não Case! Parte II

- Por Toda a Eternidade

- O Massacre da Serra Elétrica 3

- O Labirinto do Fauno

- A Vida e Morte de Peter Sellers

- A Casa dos Sonhos

- Uma História de Natal 2

- Dessa Vez é Para Sempre

- Não É Você, Sou Eu

- Performance (1970)

- Tubarões da Areia

- Soraya

- O Garoto Que Podia Voar

- O Coelho Da Páscoa Está Chegando (1977)

- Nuvens Negras

- O Grande Gatsby

- E Se... Você Tivesse Uma Segunda Chance

 

Séries

 

- As Panteras

- Dois Homens e Meio (4º Diretor)

- Chuck

- Sobrenatural (1ª à 8ª Temporada)

- Em Nome da Justiça

- Diários de Um Vampiro (1ª à 3ª Temporada)

- The Middle: Uma Família Perdida no Meio do Nada

- V: Visitantes (1ª à 8ª Temporada)

- O Alvo Humano

- Longmire

- Testemunha Silenciosa

- O Mundo é dos Jovens (Sincrovídeo) (Primeiras Temporadas)

- Dupla Identidade (Sincrovídeo) (Primeiras Temporadas)

- Galera do Surfe (Sincrovídeo) (2ª Temporada)

- Pentágono - O Jogo do Poder

- Dallas (2012) (3ª Temporada) (Som de Vera Cruz)

- Sem Escrúpulos (3º Diretor)

- Hércules (2005)

- Alvo Humano

- Jane, a Virgem (2º Diretor)

- Linda Green

- Longmire: O Xerife

- Testemunha Paranormal - Terror de Verdade

- Dupla Identidade

- State of Play

- O Clube do Travesseiro (2º Diretor)

 

Desenhos

 

- Scooby-Doo, Cadê Você?

- Avatar - A Lenda de Aang (Sincrovídeo)

- Super Galo

- Tutubarão (1ª Dublador)

- Homem-Pássaro

- Apenas Um Show (1º Diretor) (Wan Macher)

- Lunáticos à Solta (Wan Macher)

- Os Tremendões

- Bratz (Sincrovídeo) (1ª Temporada)

- Tutu e Pudim

 

Novelas

 

- As Tontas Não Vão Ao Céu (2º Diretor)

- A Força de Uma Mulher

- Maria José

- Império de Cristal


Links Relacionados:


Fontes: A Era do Rádio Teatro, Luiz Manoel, Acervo Pessoal, Dublanet, Carlos Amorim, Correio da Manhã, A Noite, Natan Lisboa, Revista do Rádio, Radiolândia.

Total de visualizações de página