sábado, 27 de abril de 2019

Potiguara Lopes


Arquivo de Som:

- Jaiminho em Chaves / Mestre de Obras em Pica-Pau / Narrador do Rádio em Chapolin / Professor Girafales em Chaves / Narrador do Programa de TV em Pica-Pau / Dr. Hans Chucrutes em Pica-Pau


Biografia:

Potiguara Lopes foi um dublador Paulistano.

Potiguara Lopes (também conhecido como Potiguar Lopes) começou a carreira como ator.

Teatro

No teatro, esteve na Companhia de Mímica de Ricardo Bandeira, em peças como Da Insuficiência de Nossos Presidentes (1960), ao lado de Anick Malvil, Eglê Muller, Maria Amélia Ferr, Paulo Clemente, e outros, no Teatro Municipal, em São Paulo.

 

Posteriormente, esteve na Companhia Nídia Lícia, na peça As Visões de Simone Machard (1962), ao lado de Miriam Mehler, Lélia Abramo, Felipe Carone, Ruens de Falco, Laércio Laurelli, Zéluiz Pinho, e grande elenco, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.

 

Também fez parte da Companhia Teatro Brasileiro de Comédias, aonde atuou na peça Veredas da Salvação (1964), no TBC, no Rio de Janeiro, ao lado de Raul Cortez, Cleyde Yaconis, Renato Restier, Aracy Balababian, Stenio Garcia, e grande elenco.


Marat Sade (1967)

Posteriormente, esteve na peça Marat Sade (1967), ao lado de Armando Bogus, Araci Balabanian, Marcos Miranda, e grande elenco, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.

 

Alguns anos depois, esteve na peça Hans Staden no País da Antropofagia (1971), ao lado de Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Laerte Morrone, Raimundo Duprat, Irina Greco, Older Cazarré, Chico de Asis, Jacques Lagoa, e grande elenco, inicialmente no Teatro São Paulo, e posteriormente no Teatro São Pedro, ambos em São Paulo.

Cinema

Potiguara Lopes (1965)

No cinema, atuou no filme Vereda de Salvação (1965), ao lado de Raul Cortez, Lélia Abramo e José Parisi.

Vida Pessoal

Potiguara nunca se casou. Morava junto com sua mãe em um apartamento no bairro da Santa Cecília, em São Paulo. Além de sua mãe, também teve um filho. Seu pai era médico e faleceu cedo. Sua mãe criou os filhos sozinha.

Dublagem

Na dublagem, ingressou por volta de 1965/66 na AIC São Paulo. Na BKS entra logo em seu início. Nos anos de 1980 entra para a Elenco e depois para a Maga, e posteriormente quando a Maga vai para a Marshmellow, transferiu-se também para ela.

Potiguara sempre teve uma voz um pouco envelhecida e com uma leve rouquidão, e é um grande dublador para fazer falsetes, muitas vezes confundido com a voz de outros dubladores.
Nas épocas de AIC, ainda quando era mais jovem, costumava fazer um falsete com uma voz mais fina e jovial, coisa que ele nunca teve. Podemos ver esse falsete no episódio de Pica-Pau, Propaganda Super, aonde ele dubla o Apresentador do Programa. Com o passar dos anos deixou de fazer esse falsete, talvez por não conseguir mais.

Também tinha a mania de entonar a voz para fazer personagens idosos, velhos, como podemos ver no episódio Antes Um Tanque Funcionando do Que Uma Lavadora Encrencada em Chaves, no qual ele dubla o carteiro Jaiminho, substituindo apenas nesse episódio o dublador Older Cazarré. Entonação essa que fez muitos fãs confundirem sua voz com a de Marcos Lander, que também fazia entonações de senhores na época, e se assemelhava a voz de Potiguara, porem há uma distinção aparente.
Pela quantidade de falsetes, muitos não sabem qual é sua voz verdadeira, e ela é a do Professor Girafales em Chaves, nos primeiros episódios da série, depois sendo substituído por Osmiro Campos.

Entre seus personagens em filmes, estão Frank Oz em Um Lobisomem Americano em Londres, Marcel Bozzoffi em Chino, Michael Palin em A Vida de Brian, Allan Cuthbertson em Capitão Nemo e a Cidade Flutuante, entre outros.

 

Sr. Cavillo em Chaves


Em series, fez a primeira voz do Professor Girafales, Sr. Calvillo, e Jaiminho, apenas no episódio Antes Um Tanque Funcionando do Que Uma Lavadora Encrencada em Chaves, a primeira voz de personagens secundários feitos por Rubén Aguirre, e o Narrador do Rádio no episódio Não Se Enrugue Couro Velho Que Te Quero Para Tambor em Chapolin, entre outros.


Locutor (Propaganda Super) em Pica-Pau

Em desenhos, foi aonde teve a sua maior atuação, e é aqui aonde exerce sua habilidade em fazer falsetes, como o Médico de Árvores no episódio Médico de Árvores, Prefeito no episódio Um Pica-Pau em Marte, Toquinho no episódio Chapeuzinho Diferente, Lasquita e Jovem George Washington no episódio Pica-Pau Internacional, Rei no episódio Um Bobo e Tanto, Inspetor Willoughby no episódio Aliança Mirim, Narrador do Programa Responda à Isso no episódio Propaganda Super, Lobo no episódio Chapeuzinho Vermelho de Araque, Bandido no episódio Garimpeiro Garimpado, Doutor Hans Chucrutes no episódio Chamando Dr. Pica-Pau, Reemes no episódio Os Parentes, e Chefe no episódio Auto Escola Fracassada em Pica-Pau.

Em outras produções de Walter Lantz, faz a primeira voz do ratinho Hickory em Hickory, Dickory e Doc, Narrador da Luta no episódio É Murro na Marra em Doc e Campeão, Preity Boy McCoy no episódio O Agente Especial, Ídolo Verde no episódio No Caso do Rubi Roubado, Ex-13 no episódio Guerra Ao Espião, e Crash McDash no episódio Festa da Libertação em Inspetor Willoughby, Pitty no episódio Um Ganso Choco, e Apresentador do Concurso de Twist no episódio Mas Que Hóspede em A Família Urso, Sr. Stoop no episódio Essa Vida de Artista, Narrador no episódio Caloteiro Dorminhoco, Capitão no episódio Tempo Quente no Gelo, e Ivo no episódio Chilly, o Chapa em Picolino, entre outros.

Potiguara também foi diretor de dublagem, tendo dirigido os primeiros episódios das séries Chaves e Chapolin na Maga, e dividiu a direção da novela Desprezo com Felipe Di Nardo na Elenco, entre outros.

Além disso também foi tradutor, traduzia textos do inglês, espanhol e francês, e foi o responsável pela tradução de boa parte dos episódios de Chaves e Chapolin, depois sendo substituído por Nelson Machado.

Potiguara faleceu em 1992.

Trabalhos:

Filmes

- Sr. Collins (Frank Oz) em Um Lobisomem Americano em Londres
- Maral (Marcel Bozzoffi) em Chino
- Rei Mago # 3 (Michael Palin) em A Vida de Brian
- Lomax (Allan Cuthbertson) em Capitão Nemo e a Cidade Flutuante
- Jeff Eldon (Jim Dale) em Digby, O Maior Cão do Mundo

Séries

- Professor Girafales e personagens secundários (Rubén Aguirre) (primeira voz) em Chaves e Chapolin
- Narrador do Rádio em Não Se Enrugue Couro Velho Que Te Quero Para Tambor em Chapolin
- Sr. Calvillo (Ricardo de Pascual) e Raul Padilla em Antes Um Tanque Funcionando, do Que Uma Lavadora Encrencada em Chaves

Desenhos

- Médico de Árvores em Médico de Árvores, Prefeito em Um Pica-Pau em Marte, Toquinho em Chapeuzinho Diferente, Lasquita e Jovem George Washington em Pica-Pau Internacional, Rei em Um Bobo e Tanto, Inspetor Willoughby em Aliança Mirim, Narrador do Programa Responda à Isso em Propaganda Super, Lobo em Chapeuzinho Vermelho de Araque, Bandido em Garimpeiro Garimpado, Doutor Hans Chucrutes em Chamando Doutor Pica-Pau, Reemes em Os Parentes e Chefe em Auto Escola Fracassada em Pica-Pau
- Hickory (primeira voz) em Hickory, Dickory e Doc
- Narrador da Luta em É Murro na Marra em Doc e Campeão
- Preity Boy McCoy em O Agente Especial, Ídolo Verde em No Caso do Rubi Roubado, Ex-13 em Guerra Ao Espião e Crash McDash em Festa da Libertação em Inspetor Willoughby
- Pitty em Um Ganso Choco e Apresentador do Concurso de Twist em Mas Que Hóspede em A Família Urso
- Sr. Stoop em Essa Vida de Artista, Narrador em Caloteiro Dorminhoco, Capitão em Tempo Quente no Gelo e Ivo em Chilly, o Chapa em Picolino
- Senhor Camponês no episódio O Príncipe e o Lobo em A Princesa e o Cavaleiro (AIC)
- Droopy / Mingal em Droopy (Filmation - 1980)

Trabalhos de Direção de Dublagem

Séries

Chaves (1º Diretor)
Chapolin (1º Diretor)

Desenhos

Angel, a Menina das Flores (1º Diretor)

Novela

Desprezo (1º Diretor)

Fontes: Ivan Betarelli, Osmiro Campos, Acervo Pessoal, Dublanet, Diário da Noite, Folha de São Paulo, Canal Chaves, Anime Ai, Página 7, Izaias Correia, Canal Pedro Janov, Fórum Chaves, Camila FJ, Maycon V, Nelson Machado.

Total de visualizações de página