sábado, 27 de abril de 2019

Newton da Matta


Arquivo de Som:

Lion em Thundercats


Biografia:

Newton da Matta foi um dublador Carioca e Paulistano.
 
Newton Marin da Matta nasceu em 24 de Fevereiro de 1929, na cidade do Rio de Janeiro.
 
Rádio Tupi

Começou a carreira ainda bem jovem na década de 1940 na Rádio Tupi.

Rádio Tamoio

Em 1950, ingressa na Rádio Tamoio, na qual ficou apenas alguns meses.

Rádio Mayrink Veiga

Em 1950, ingressa nas Organizações Victor Costa, e começa a trabalhar na Rádio Mayrink Veiga.

Newton da Matta e Carolina Landers

Na emissora, entre outros, participou do programa humorístico Jardim dos Namorados (1951), contracenando com seu par artístico, Dirce Belmonte, e nas novelas Sublime Redenção (1953), e O Impostor (1955).

Rádio Mundial

Em 1955, ingressa na Rádio Mundial, participando, entre outros, da novela Enquanto o Sono Não Chega (1955). Ficou na emissora até 1957.

Rádio Nacional

Em 1957, ingressa na Rádio Nacional, emissora essa na qual faz carreira por alguns anos consecutivos.

Na emissora participa, entre outros, das novelas Perfídia (1957), Até Morrer de Amor (1957), Tortura de Uma Traição (1957), Pena de Morte (1957),  A Cruz de Um Grande Amor (1959), Os Inocentes Pagarão Pelos Pecadores (1959), Fronteiras de Névoa (1960), Uma Cidade Nas Trevas (1960), Senhora de Santa Fé (1961), A Ilha dos Ventos (1961), e O Gosto Amargo (1962).

Além de rádioator, também foi escritor de novelas e diretor de elenco na emissora.

Teatro

No teatro, foi o primeiro a interpretar Pedrinho de O Sítio do Pica-Pau Amarelo (1948), ao lado de Córa Costa, como Dona Benta, Graziela Ramalho, como Emília, Lícia Magna, Pedro Veiga, como Capitão Gancho, Aquilino Barreiros, como Don Queixote, Miguel Rosenberg, como Visconde, Geraldo dos Santos, como Príncipe Codadá, Katucha Delgado, como Branca de Neve, e Nelli Brasil, como Narizinho, no Teatro Ginástico. ao lado de  entre outros. Na ocasião, Newton fazia parte da Companhia Teatro da Carochinha (1948-49).

 

Um longo tempo depois, atuou na peça É Proibido Suicidar-Se (1961), no Teatro Municipal de Niterói, ao lado de atores da Rádio Nacional, entre eles Mário Monjardim, e Juraciara Diácovo.

 

Newton também participou do grupo teatral da Rádio Nacional, Os Nacionais, atuando na peça A Dama do Camarote (1961), de Castro Viana, ao lado de Isis de Oliveira, Altivo Diniz, Henriqueta Brieba, e Domingos Martins. Estreando no Colégio Arte e Instrução, em Cascadura, e posteriormente no Iate Clube do Rio de Janeiro. A peça passou por muitos outros locais além de colégios e clubes, como orfanatos, casa de espetáculos, e outros.

 

Anos mais tarde, foi diretor de cena da peça Alô Dolly (1966), com produção de Victor Berbara, e interpretação de Bibi Ferreira, Jomeri Pozzoli, Augusto César Vannucci, Milton Carneiro, Berta Loran, entre outros, no Teatro João Caetano.


TV

Na televisão, passou pela TV Tupi, TV Rio e TV Globo, trabalhando tanto como ator, como autor.

Entre as produções que esteve, está o programa Grande Teatro Ornlex, na peça Conflito (1959), entre outros.

Dublagem

Na dublagem entrou em 1961, passando principalmente pela TV Cinesom, aonde foi diretor de dublagem e diretor artístico da casa.

Depois foi para a Herbert Richers, aonde fez carreira longa, por mais de 30 anos. Nos anos de 1980 chegou a abrir vários cursos para novos dubladores.

Bruce Willis

Na dublagem Newton sempre fez mais filmes e com eles grandes atores, um deles foi Bruce Willis a quem Newton foi o dublador oficial por mais de 20 anos, o dublando praticamente em todos os filmes, como Armageddon, Duro de Matar, Duro de Matar 2, Duro de Matar 3 - A Vingança, O Quinto Elemento, O Sexto Sentido, Sin City - A Cidade do Pecado, entre muitos outros, e ainda fez a voz de Mikey que originalmente era dublada por Bruce Willis nos filmes Olha Quem Está Falando e Olha Quem Está Falando Também, Newton também foi a voz oficial do ator Dustin Hoffman em filmes como Hook - A Volta do Capitão Gancho, Huckabees - A Vida é Uma Comédia, Mera Coincidência, O Júri, O Quarto Poder, alem disso também fez os atores Mickey Rourke em Areias Brancas, Barfly - Condenados Pelo Vício, Corpos Ardentes, Coração Satânico, O Implacável e O Selvagem da Motocicleta, James Cromwell em Cowboys do Espaço e Los Angeles - Cidade Proibida, Nick Nolte em Hulk e O Fundo do Mar, Paul Newman em A Cor do Dinheiro, Blaze - O Escândalo, Rebeldia Indomável e Uma Carta de Amor, Terence Hill na primeira dublagem de Dois Loucos Com Sorte, Dois Tiras Fora de Ordem, Dupla Explosiva, Meu Nome é Ninguém, Os Dois Super Tiras de Miami, Par Ou Ímpar e Quem Encontra Um Amigo Encontra Um Tesouro, entre muitos outros.

Richard Chamberlain

Em séries foi a voz do ator Richard Chamberlain em Dr. Kildare e Pássaros Feridos, foi a primeira voz do Capitão Jim Brass interpretado por Paul Guilfoyle em CSI: Investigação Criminal, Primo Zeca interpretado por Bronson Pinchot em Primo Cruzado, Bobby Ewing interpretado por Patrick Duffy em Dallas, David Banner interpretado por Bill Bixby em Hulk, Giles French interpretado por Tim Curry em Encrencas em Família, Vernon Schillinger interpretado por J.k. Simmons em OZ - A Vida é Uma Prisão, entre outros.

Lion

Em desenhos Newton teve poucas participações, mas as poucas foram marcantes, como Lion em Thundercats, a segunda voz de Batman em Super Amigos, Homer / Aiara em Patrulha Estelar, Capitão Gancho nos longas-metragens Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca e Vilões das Disney, entre outros.
 
Como diretor de dublagem, dirigiu filmes como Um Novato na Máfia, Moonwalker, Do Fundo do Mar, Monty Python - O Sentido da Vida, O Informante, Platoon, Os Garotos Perdidos, entre outros.

Newton da Matta

Em séries foi o segundo diretor da clássica série Super Maquina, também dirigiu Buffy - A Caça Vampiros e Angel, entre outros.
 
Em novelas foi o primeiro diretor de Marielena, entre outros.
 
Em 2003 mudou-se para Bragança Paulista em São Paulo, e começou a dublar em São Paulo.
 
Newton sofria de degeneração óssea na bacia, e por decorrência disso foi internado no Hospital Universitário São Francisco em Bragança Paulista, aonde ficou 30 dias e veio a falecer no dia 6 de Março de 2006, deixando um legado de personagens e atores em mais de 40 anos de dublagem.

Trabalhos:

Filmes

- Bruce Willis em A Fogueira das Vaidades, A Guerra de Hart, A História de Nós Dois, A Morte Lhe Cai Bem, Armageddon, As Panteras: Detonando, Assassinato em Hollywood, Billy Bathgate - O, Mundo á Seus Pés, Código Para o Inferno, Corpo Fechado, Duas Vidas, Duro de Matar, Duro de Matar 2, Duro de Matar 3 - A Vingança, Grande Hotel, Hudson Hawk - O Falcão Está à Solta, Lágrimas do Sol, Meu Vizinho Mafioso (Versão Para Avião), Meu Vizinho Mafioso 2, Nova York Sitiada, O Anjo da Guarda, O Chacal, O Quinto Elemento, O Sexto Sentido, O Último Boy Scout, O Ultimo Matador, Olha Quem Está Falando, Olha Quem Está Falando Também, Os Doze Macacos, Pensamentos Mortais, Pulp Fiction - Tempos de Violência, Refém, Sin City - A Cidade do Pecado, Vida Bandida e Zona de Perigo
- Dustin Hoffman em A Primeira Noite de Um Homem (1ª Dublagem), Epidemia, Hook - A Volta do Capitão Gancho, Huckabees - A Vida é Uma Comédia, Ishtar, Kramer vs. Kramer, Mera Coincidência, O Júri, Esfera, O Quarto Poder, Rain Man, Sleepers: A Vingança Adormecida, Tootsie e Vida que Segue
- Terence Hill em Dois Loucos Com Sorte (1ª Dublagem), Dois Tiras Fora de Ordem, Dupla Explosiva, Meu Nome é Ninguém, Os Dois Super Tiras de Miami, Par Ou Ímpar e Quem Encontra Um Amigo Encontra Um Tesouro
- Mickey Rourke em Areias Brancas, Barfly - Condenados Pelo Vício, Corpos Ardentes, Coração Satânico, O Implacável e O Selvagem da Motocicleta
- Warren Beatyy em Bonitos e Infiéis, Bugsy, Clamor do Sexo, Dick Tracy, Politicamente Incorreto, Ricos e Shampoo
- Paul Newman em A Cor do Dinheiro, Blaze - O Escândalo, Rebeldia Indomável e Uma Carta de Amor
- Bronson Pinchot em Coragem Sob Fogo, Negócio Arriscado e Um Tira da Pesada
- Dick Van Dyke em O Calhambeque Mágico em Mary Poppins (1ª Dublagem)
- James Cromwell em Cowboys do Espaço e Los Angeles - Cidade Proibida
- Jack Nicholson em Marte Ataca! e Sangue e Vinho
- Nick Nolte em Hulk e O Fundo do Mar
- Gitano Sabatoni (Al Pacino) em Um Dia Para Relembrar
- Roger Simmons (Richard Chamberlain) em Inferno na Torre
- Rufus Buckley (Kevin Spacey) em Tempo de Matar
- Barry (Bronson Pinchot) em Negócio Arriscado
- Thomas Brian Reynolds (Jon Voight) em Inimigo do Estado
- Piloto (Richard Kiley) em O Pequeno Príncipe
- Michael Green (Andy Garcia) em Quando Um Homem Ama Uma Mulher
- Sinbad (Patrick Wayne) em Sinbad Contra o Olho do Tigre
- Lucky Jackson (Elvis Presley) em Amor a Toda Velocidade
- Kamal (Louis Jordan) em 007 Contra Octopussy (2ª Dublagem)
- Jerry / Daphne (Jack Lemmon) em Quanto Mais Quente Melhor
- Marv Gomez (Chick Vennera) em Até Que Enfim é Sexta-Feira
- Martin Sheen (Jason Wynn) em Spawn - O Soldado do Inferno
- Ezra Baxter "Penny" (Gregory Peck) em Virtude Selvagem
- Don Lockwood (Gene Kelly) em Cantando na Chuva
- Dr. Compagno (Paul Picerni) em Aeroporto
- Messala (Stephen Boyd) em Ben-Hur
- Primo Zeca (Bronson Pinchot) em Primo Cruzado
- Sonny (Alan Tudyk) em Eu, Robô
- Senador Bob Rumson (Richard Dreyfuss) em Meu Querido Presidente
- Frank Chaney (James Farentino) em Trovão Azul
- Michael James (Peter O'Toole) em O Que é Que Há Gatinha?
- Mad Max Rockatansky (Mel Gibson) em Mad Max e Mad Max - A Continua
- Harrison Ford em O Fugitivo (1ª Dublagem) e Revelação
- Garret / Grogan (Chuck Norris) em Disfarce Perigoso
- Capitão Nolan (Richard Harris) em Orca, A Baleia Assassina
- Coke Back (David Carradine) em Céu a Mão Armada
- Dr. Tom Grandy (J.k Simmons) em Outono em Nova York

Séries

- David Addison (Bruce Willis) em A Gata e o Rato
- Vernon Schillinger (J.k. Simmons) em OZ - A Vida é Uma Prisão
- Giles French (Tim Curry) em Encrencas em Família
- Bobby Ewing (Patrick Duffy) em Dallas
- David Banner (Bill Bixby) em Hulk
- Capitão Jim Brass (Paul Guilfoyle) (primeira voz) em CSI: Investigação Criminal
- Richard Chamberlain em Dr. Kildare e Pássaros Feridos

Desenhos


- Lion em Thundercats
- Batman (segunda voz) em Super Amigos
- Capitão Gancho em Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca (Longa-Metragem) e Vilões das Disney (Longa-Metragem)
- Basil da Rua Baker em As Peripécias de Um Ratinho Detetive
- Homer / Aiara em Patrulha Estelar

Novelas

- Alejandro Aragón em Cúmplices de Um Resgate e Manancial

Trabalhos de Direção de Dublagem

 Filmes


- Um Novato na Máfia
- Moonwalker
- Do Fundo do Mar
- Monty Python - O Sentido da Vida
- O Informante
- Platoon
- Os Garotos Perdidos
- Duro de Matar
- Velocidade Terminal / Queda Livre
- O Pequeno Príncipe
- 007 - Marcado Para a Morte (2ª Dublagem)
- O Professor Aloprado (1963)
- A Era do Rádio
- Uma Mente Brilhante
- Premonição
- Footloose - Ritmo Louco
- Kung-Fu: A Lenda Continua
- Abaixo de Zero
- Platoon
 - O Príncipe do Egito

Séries

- Super Maquina (2º Diretor)
- Buffy - A Caça Vampiros
- Angel
- Anjos da Lei
- OZ - A Vida é Uma Prisão
- O Fugitivo

Desenhos

- Thundercats

Novelas 

- Maria Helena (1º Diretor)

Links Relacionados:

Fontes: O Jornal, Diário de Notícias, Acervo Pessoal, Dublanet, Revista do Rádio, Ricardo Ribeiro, Última Hora, A Noite, Correio da Manhã, Diário Carioca.

Total de visualizações de página