terça-feira, 10 de março de 2020

Nair Silva


Arquivo de Som:

Martha Generic (primeira voz) em O Fantástico Mundo de Bobby



 
Biografia:

Nair Silva é uma dublador Paulistana.

Nair Silva nasceu em 3 de Julho de 1939, em Bebedouro, São Paulo.

Rádio Nacional

Nair Silva (1956)

Começou a carreira em 1956 na Rádio Nacional de São Paulo, no concurso de canto em Comissária de Bordo (1956), de Nelson de Oliveira, dentro do programa Galera do Nelson. Ganharam com ela também Marly Costa Neto e Carmen Silvia.

Rádio Tupi

Por volta de 1958 já estava na Rádio Tupi.

Entre as atrações que atuou na emissora, está o programa Minha Terra Exatamente Como é (1960), aonde cantou a paródia Mano a Mano.

Também atuou em novelas, como Profundo Como o Mar (1960), de Vida Alves.

Mas foi no humorismo que emplacou. Na ocasião atuou em Vai na Raça (1960), e Super Loja de Alegria (1960), de Ribeiro Filho, ao lado de Siomara, Older Cazarré, Genny Prado, Percy Aires, José Soares e outros.

Rádio Jornal do Commércio

Em 1960, muda-se para o Recife, Pernambuco, aonde vai atuar no grupo de F. Pessoa de Queiroz, que era dono do Jornal, Rádio e TV Jornal do Comércio.

Atuou na emissora de rádio de 1960 até 1967.

TV Tupi

Em televisão, começou a carreira na TV Tupi em 1958, que ainda se chamava PRF3 TV.

Júlio Rosemberg e Nair Silva (1958)

Na emissora, atuou em tudo. Desde peças teatrais, novelas, até séries e programas. Primeiramente temos as participações em peças, como no programa TV de Comédia, como Mania de Grandeza (1958), O Outro André (1958), Avatar (1958), Das Cinco As Sete (1959), A Gravata de Bambu (1959), O Garçom de Casamento (1959), O Começo do Fim (1959), O Começo da História (1959), entre outras.

Amilton Fernandes, Norah Fontes, Flora Geni e Nair Silva (1958)

Também atuou nos programas O Contador de Histórias, em peças como Corpo e Alma (1958), TV de Vanguarda, nas peças Clara dos Anjos (1959), e Calunga (1959), em peças para o programa Os Grandes Erros Judiciários (1960), além de peças para outros programas, como Tribunal do Coração (1958), entre outros.

Em novelas, participou de Sublime Obsessão (1959), e Urgente (Um Namorado Para Sheila) (1959), além de pequenas novelas para o programa Revista Feminina, como Viuvinha (1958), e Última Página (1960).

Nair Silva e Júlio Rosemberg (1958)

Em programas, aonde muitos deles era humorísticos, esteve em Novos Valores (1958), de Júlio Rosemberg, aonde atuava como uma secretária que queria ser cantora, Sarabanda (1959), Vamos Tomar Chá (1960), e Meu Carnaval do Passado (1960), programa semanal ao lado de Paulo Fortes, entre outros.

Nair Silva e Florisa Rossi (1960)

Em seriado, esteve em O Príncipe e o Plebeu (1959-60).

Pela enorme quantidade de trabalhos no ano de 1959 na emissora, torna-se a atriz revelação do ano.

Trabalhou na Tupi até 1960, quando se mudou com a família para Recife, Pernambuco.

TV Jornal do Commércio

Em Recife, foi convidada para inaugurar a TV Jornal Commércio. Também atuou na Rádio Jornal do Commércio, de mesmo dono.

Nair Silva (1960)

Inicialmente, temos sua participação em programas diversos da casa, como Carrossel dos Bairros (1960), ao lado de Floriza Rossi, Musical Mesbla (1961), O Carnaval é Nosso (1962), entre outros.

Também apresentou por um tempo o programa Bossa 2, trazendo os grandes cantores da Jovem Guarda. 

Nair Silva e Oscar Felipe (1962)

Sua veia humorística foi mais bem explorada na emissora, em relação a TV Tupi. Entre os trabalhos que fez, está o quadro humorístico Zé do Gato, no programa Noite de Black Tie (1961-63), ao lado do radialista Brivaldo Franklin que interpretava o próprio Zé, trabalhando por 2 anos no programa.

Além disso, atuou nos humorísticos Sinfonia do Riso (1963), dirigido por Mayerber de Carvalho, ao lado de Brivaldo Franklin e Aguinaldo Batista, e Dose das Doze (1964), de Djalma Torres, ao lado de Almeida Júnior e Juracéa Castelar.

TV Bandeirantes

Nair Silva (1967)

Ficou na emissora até 1967, quando retornou à São Paulo. Nesse ano, esteve na inauguração da TV Bandeirantes, e apresentou na casa os programas Cidade de Araque (1967), e Ari Toledo Show (1967).

TV Cultura

Entre outros trabalhos que realizou na televisão, está a série O Tronco do Ipê (1982) na TV Cultura, aonde mais tarde seria também uma dubladora muito requisitada pela emissora em seus desenhos.

Música

Nair começou sua carreira como cantora, e exerceu isso tanto no rádio, quanto na TV. E além de suas apresentações, gravou algumas canções para LP, como foi no disco O Carnaval é Nosso (1963), aonde canta a música Pra Onde Você Vai.

Cinema

No cinema, Nair apenas dublou filmes nacionais. Entre eles Regina e o Dragão de Ouro (1974), e Os Insaciados (1981).

Teatro

No teatro, esteve primeiramente em Recife, no Convite Dançante (1960), no Clube Náutico, em Recife, Pernambuco, ao lado do comediante Garcia, do grupo Caricato, e do cantor Mauro Guimarães.

No ano seguinte, entrou na Companhia O Saci, atuando na peça infantil, O Coelho Cowboy (1961), ao lado de Oscar Felipe, Linda Maria, Floriza Rossi, Ribas Neto, Odilon del Grande, e Mucio Catão, no Teatro Catão, em Recife, Pernambuco.

Nair Silva (1964)

Participou de vários eventos em clubes por Recife ao lado de Brivaldo Franklin, seu companheiro de TV Jornal do Commercio, como na Festa das Rosas (1963), no Santa Cruz Futebol Clube, Festão de São Pedro do Arraial (1963), no Circuito Militar, Big-Show (1963), ao lado do Conjunto de Mário Griz, e a atriz Nerize Paiva, no Santa Cruz Futebol Clube, entre outros.

Prêmios

Ganhou em 1962 o prêmio de melhor humorista da TV em Pernambuco. O prêmio foi entregue no programa Você Faz o Show (1962).

De 1964 à 1966, ganhou os prêmios de melhor apresentadora de TV em Recife, Pernambuco.

Vida Pessoal

Na vida pessoal, ficou noiva de Carlito em 1963, quando residia em Recife, Pernambuco. Terminou com o mesmo em 1964.

Nos anos de 1970, Nair foi casada com o novelista, ator, dublador e diretor de dublagem, Líbero Miguel.

Dublagem

Na dublagem, ingressou em 1967 na AIC, quando havia retornado à São Paulo. Nos anos de 1970, também ingressa na Álamo, e continua na AIC, quando a mesma já havia se transformado em BKS.

Nos anos de 1980, atua principalmente na Álamo, virando uma de suas principais diretoras, ao lado de Líbero Miguel, Gilberto Baroli, e outros. Na ocasião, ficou muito conhecida por dirigir séries de live-action japonesas.

Nos anos de 1990, ingressa na Clone, aonde acaba, com o tempo, se dedicando totalmente, tendo se tornado a diretora de dublagem principal da empresa. Nos anos de 2010 e 2020, a empresa foi muito conhecida por dublar produções para a redes Netflix, Telecine, e HBO.

Whoopi Goldberg

Entre seus trabalhos, temos as atrizes Whoopi Goldberg em As Aventuras de Rocky e Bullwinkle e Garota Interrompida, Kathy Bates em A Força da Amizade, e P.S. Eu Te Amo, e Meryl Streep em A Escolha de Sofia, e Rio Selvagem.

Além disso, deu voz a atrizes como Glenn Close em O Reverso da Fortuna, Sigourney Weaver em Um Certo Olhar, Ava Gardner em Terremoto, Bette Midler em Stella, Elizabeth Taylor em Cleópatra (DVD), Susan Sarandon em Face Oculta, entre outras.

Martha Generic

Em desenhos, sua voz foi muito marcante, principalmente nos anos de 1990, como a primeira voz de Martha Generic em O Fantástico Mundo de Bobby, Rainha Adamis em Zillion, uma das vozes da Lasquita, sobrinha do Pica Pau e personagens secundários em Pica Pau, a primeira voz de Elizabeth DeVille "Betty" em Os Anjinhos, Lady Rataxes em As Aventuras de Babar, Theda Funnie em Doug, Topeira em Os Animais do Bosque dos Vinténs, entre outros.

Em séries japonesas, temos Mag dublada originalmente por Hiroko Maruyama em Comando Estelar Flashman, Gash interpretada por Mako Yamashina em Guerreiro Dimensional Spielvan, Mazurka interpretada por Mayumi Yoshida em Goggle V, Akuma N°1 interpretada por Chieko Marumaya, Miyuki Nagato e novamemente por Chieko Marumaya em Sharivan, o Guardião do Espaço, Rainha Ahames interpretada por Fukumi Kuroda em Esquadrão Relâmpago Changeman, Gyoru interpretada por Kei Aman em O Fantástico Jaspion, alem de pontas em Jiraiya, Machineman, Maskman e Black Kamen Rider.

Em séries americanas, fez a segunda voz da Miss Piggy interpretada por Frank Oz em Muppet Show, a Repórter Amy Amanda Allen interpretada por Melinda Culea em Esquadrão Classe A, alem de varias pontas em Anos Incríveis, entre outros.

Como diretora, dirigiu as séries japonesas, Esquadrão da Luz Maskman, foi a terceira diretora de Goggle V, a segunda diretora em Jiraiya, O Incrível Ninja, entre outros.

Em filmes, dirigiu Apollo 13 - Do Desastre Ao Triunfo, Cleópatra (DVD), Cartas Para Julieta, Corina, Uma Babá Perfeita, Um Sonho de Liberdade, Por Amor Ou Por Dinheiro, Queima de Arquivo, Perfume de Mulher, O Anti-Cristo, Júnior, Enquanto Ela Está Fora, Evidências de Um Crime, O Nevoeiro, entre muitos outros.

Em séries americanas, foi a 1ª diretora de Bernie Mac - Um Tio da Pesada, a 1ª diretora de O Mundo de Beakman, as 7 primeiras temporadas de Doctor Who, entre outros.

Em desenhos, dirigiu os longas Aventureiros do Espaço (ao lado de Ricardo Nóvoa), Cantando de Galo, e Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões, e a série O Fantástico Mundo de Bobby, entre outros.

Nair veio a falecer no dia 14 de Dezembro de 2020, depois de 24 dias internada, vítima de covid-19.

Trabalhos:

Filmes

- Whoopi Goldberg em A Lenda Mágica dos Duendes, As Aventuras de Rocky e Bullwinkle, Corina - Uma Babá Perfeita (VHS), Garota Interrompida, Meu Parceiro é Um Dinossauro, Mudança de Hábito 2 (VHS), Nas Profundezas do Mar Sem Fim, O Sócio, e Tá Todo Mundo Louco
- Kathy Bates em A Força da Amizade, P.S. Eu Te Amo, e Por Amor (2009)
- Meryl Streep em A Escolha de Sofia, Julie & Julia, e Rio Selvagem
- Sunny Von Bülow / Narradora (Glenn Close) em O Reverso da Fortuna
- Linda Freeman (Sigourney Weaver) em Um Certo Olhar
- Mae (Arlene Golonka) em O Homem Com a Morte Nos Olhos
- Patricia Martin ''Pat'' (Priscilla Lane) em Sabotador
- Rose (Georgia Allen) em Lembranças de Outra Vida (VHS)
- Sra. Chillblaine (Sheila Steafel) em De Volta Ao Jardim Secreto
- Sylvia Goldman (Lainie Kazan) em Comando Delta
- Allie Hamilton (Gena Rowlands) em Diário de Uma Paixão
- Evelyn Lake (Davenia McFadden) em Risco Duplo (2ª Dublagem)
- Remy Royce-Graff (Ava Gardner) em Terremoto
- Natalie (Alex Borstein) em Boa Noite e Boa Sorte
- Lois (Dyan Cannon) em O Clube da Feliz Idade
- Karen Rossi (Sally Murphy) em Perfume de Mulher
- Martha (Rhea Perlman) em Sequestro Por Engano
- Justine Hanna (Diane Venora) em Fogo Contra Fogo
- Maria de Guise (Fanny Ardant) em Elizabeth
- Bonnie Hanssen (Kathleen Quinlan) em Quebra de Confiança
- Inez (Maria Conchita Alonso) em Material Girls
- Judy Tokuda (Sandra Oh) em Menina Má.com
- Brenda (Conchata Ferrell) em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
- Stella Claire (Bette Midler) em Stella
- Cleópatra (Elizabeth Taylor) em Cleópatra (DVD)
-  Fanny Crill (Susan Sarandon) em Face Oculta

Séries

- Mag (voz) (Hiroko Maruyama) em Comando Estelar Flashman
- Gash (Mako Yamashina) em Guerreiro Dimensional Spielvan
- Mazurka (Mayumi Yoshida) em Goggle V
- Akuma N°1 (Chieko Marumaya, Miyuki Nagato e Chieko Marumaya) em Sharivan, o Guardião do Espaço
- Rainha Ahmes (Fukumi Kuroda) em Esquadrão Relâmpago Changeman
- Gyoru (Kei Aman) em O Fantástico Jaspion
- Miss Piggy (Frank Oz) (segunda voz) em Muppet Show
- Repórter Amy Amanda Allen (Melinda Culea) em Esquadrão Classe A
- Allison MacKenzie (Mia Farrow) (segunda voz) em A Caldeira do Diabo

Desenhos

- Topeira em Os Animais do Bosque dos Vinténs
- Elizabeth DeVille "Betty" (primeira voz) em Os Anjinhos
- Lady Rataxes em As Aventuras de Babar
- Theda Funnie em Doug
- Martha Generic (primeira voz) em O Fantástico Mundo de Bobby
- Rainha Adamis em Zillion
- Lasquita (terceira voz) e personagens secundários em Pica Pau
- Cyberina (voz) (Whoopi Goldberg) em Pinóquio 3000 (Longa-Metragem)
- Sabotador em Comando Triplo Dolbuck
- Mãe de Felicidade em A Bela Adormecida (Cuentos Clásicos)
- Nell em Bertha

Trabalhos de Direção de Dublagem

Filmes

- 3 Lados do Amor
- A Desconhecida
- A Força da Amizade
- A Outra
- A Última Legião
- Adolescência Americana
- Amadeus
- Amigas Para Sempre
- Ao Vivo
- Apollo 13 - Do Desastre Ao Triunfo
- As Pedras de Fogo
- Boa Noite e Boa Sorte
- Bob's Burgers: O Filme
- Brice - Um Surfista Muito Louco
- Cartas Para Julieta
- Chamada de Emergência
- Cleaner
- Cleópatra (DVD)
- Colapso no Ártico
- Como Roubar Um Banco
- Conexão Perigosa
- Confronto de Guerreiros
- Confusões em Família
- Conquista de Reis
- Corina, Uma Babá Perfeita
- Criatura Perfeita
- Crupiê - A Vida em Jogo
- Diário dos Mortos
- Doce Vingança 2
- Dou-lhes Um Ano
- Drive
- Dupla Implacável
- Efeito Dominó
- Em Boa Companhia
- Encontros Ao Acaso
- Enquanto Ela Está Fora
- Evidências de Um Crime
- Fale Com Ela
- Fatal
- Frente a Frente Com o Inimigo
- Guerra Ao Terror
- Guerreiro
- Guerreiro do Fogo
- Heróis Imaginários
- Incendiário
- Júnior
- Longe do Paraíso
- Mapas Para As Estrelas
- Meia-Noite em Paris
- Nem Por Cima do Meu Cadáver
- No Limite das Emoções
- Nomade
- Novo Mundo
- O Amor Em Beverly Hills
- O Anjo de Pedra
- O Anti-Cristo
- O Apartamento
- O Assassino do Presidente
- O Clube da Feliz Idade
- O Discurso do Rei
- O Enigma Chinês
- O Lado Bom da Vida
- O Leitor
- O Lugar Onde Tudo Termina
- O Nevoeiro
- O Paraíso é Logo Aqui
- O Reencontro
- O Segredo de Shoreditch
- O Último Guarda-Costas
- O Vencedor
- O Verão da Minha Vida
- Os Reis da Galera
- Os Senhores da Guerra
- Pânico (Junto Com Figueira Júnior) (2ª Dublagem)
- Paparazzi
- Par Perfeito
- Penelope
- Perfume de Mulher
- Por Amor
- Por Amor Ou Por Dinheiro
- Promessas de Um Cara de Pau
- Queima de Arquivo
- Quem é Morto Sempre Aparece
- Regresso do Além
- Skinwalkers - Amaldiçoados
- Sem Limites
- Sob Controle
- Solteiros Com Filhos
- Star Crossed - Amor em Jogo
- Traídos Pelo Destino
- The Runaways - Garotas do Rock
- Um Amor Ao Acaso
- Um Amor de Verão
- Um Sonho de Liberdade
- Usina de Sonhos
- Veronika Decide Morrer
- Versos de Um Crime
- Viagem à Lua de Júpiter
- Vingança Entre Assassinos

Séries

- Goggle Five (2ª Diretora)
- O Incrível Jaspion (2ª Diretora)
- Defensores da Luz Maskman
- Jiraiya - O Incrível Ninja (2ª Diretora)
- How to Live With Your Parents
- Doctor Who (1ª à 7ª Temporada)
- Sirens
- O Mundo de Beakman (1ª Diretora) (1ª à 2ª temporada)
- Padre Brown
- Como Eu Conheci Sua Mãe
- As Aventuras de Sara Jane
- Bernie Mac - Um Tio da Pesada (1ª Diretora)

Desenhos

- O Fantástico Mundo de Bobby
- O Segredo do Ratinho II
- Albie
- Aventureiros do Espaço (Longa-Metragem) (Com Ricardo Nóvoa)
- Cantando de Galo
- Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões


Fontes: Acervo Pessoal, Wikipédia, Radiolândia, Dublanet, A Cigarra, Revista Manchete, Diário de Pernambuco, Diário da Noite, Última Hora, Revista do Rádio, Dubla.com.br, Universo AIC, Magda Peres Oliveira, DuBrasil.

2 comentários:

  1. A Nair se aposentou recentemente da dublagem segundo o que ela falou nos comentários dessa postagem do Rex Nunes - https://www.facebook.com/regis.nunes.393/posts/3201299489953218

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor esperar o tempo passar pra confirmar realmente isso, meu caro.

      Excluir

Total de visualizações de página