quarta-feira, 11 de março de 2020

Muíbo Cury


Arquivo de Som:

Kaura (Jouji Nakata) em Comando Estelar Flashman



Biografia:

Muíbo Cury foi um dublador Paulistano.

Muhib Cury (conhecido também como Muibo/Muíbo César Cury) nasceu no ano de 1929, em Duartina, interior de São Paulo.

Começou a carreira bem cedo na musica sertaneja, compondo e cantando. Posteriormente, partiu para o Rádio.

Rádio América

Em 1946 foi para São Paulo, e no ano seguinte entrou para a Rádio América.

Rádio Bandeirantes

Por volta de 1952, entra para Rádio Bandeirantes como contra-regras. Como contra-regras, atuou entre outros, na novela E o Passado Voltou... (1956).

Posteriormente, se tornou rádioator e apresentador de musicas sertanejas, e por fim radialista.

Em 1955, participou do programa Festival Às Avessas (1955), cantando ao lado, entre outros de Zezinho Cutulo, Ruth Schelske, Maria Estela Barros, e grande elenco.

Também atuou em novelas, como na humorística, Branca das Neves (1955), e na novela A Ilha do Esquecimento (1957).

Além disso, também atuava no humorístico Assembléia dos Animais (1955), de Julio Atlas, ao lado, entre outros de Wilma de Aguiar, Zezinho Cútulo, e Lídia Costa.

Um dos primeiros programas que apresentou na casa, foi Arraial da Saudade (1956).

Amaro César, Henrique Lobo, Luís Pinto e Muibo Cury (1956)

Atuava também no programa de variedades, que englobava o noticiário e o meio musical, chamado O Estalo de São Paulo (1956). Participou de um programa semelhante alguns anos depois, chamado Varig é a Dona da Noite (1959), aonde redigia e apresentava notícias nacionais e internacionais de 30 em 30 minutos.

Por volta de 1957, começa a usar o nome artístico humorístico de Nhô Tião, e apresentar programas sertanejos na casa.

Luís de Caevalho, Muíbo Cury, e Valter Silva (1959)

Chegou a ser locutor comercial na emissora, fazendo locuções como da Pick-Up do Pica-Pau (1959).

Foi anunciante também na emissora, tendo participado, entre outros, do programa Roda de Violeiros (1960).

Em pé: João Batista Filho, Aniz Neme, Odilon César Brás, Sérgio Galvão, Garcia Neto, José Carlos Romeu, e Ethel Rodrigues / Agachados: Flávio Araújo, Valter Silva, Muibo Cury, Silvio Luís, e Luís Augusto Maltoni - (Apenas o Time)

Entre aquelas curiosidades e brincadeiras internas de todo ambiente de trabalho, o radialista Júlio Atlas, sempre dizia, citando os colegas Muíbo Cury, Julio Nagib, Minas Carabet, Alberto Saad, Jorge Azis, e ele próprio, que por esse elenco todo serem descendentes de árabes, que a estação era um caso sírio, fazendo um trocadilho com o país árabe.

Entre outras brincadeiras que existiam na emissora, tinha a brincadeira com o nariz mais avantajado de Muibo. Os colegas brincavam: "Quem trata dos pés é pedicure. Quem trata das mãos é manicure. Quem trata do nariz é Muibo Cury?".

Rádio Piratininga

Muibo chegou a atuar em algumas novelas da Rádio Piratininga, no qual na ocasião já fazia parte de Rádio Bandeirantes, como no programa Radioteatro PRB-6, na novela Um Homem e Sua Consciência (1958), entre outras.

Rádio América

Por volta de 1964, estava de volta a Rádio América. Na ocasião, entre outros, participou de um programa turístico em 1964, ao lado de Fausto Macedo e Vicente Chieregatti.

Rádio Bandeirantes

De volta a emissora, apresentou o programa de audições, PRH-Noite (1965).

Também atuou em novelas na emissora, como Ricardinho: Sou Criança, Quero Viver (1968).

TV Bandeirantes

Atuou algumas vezes na emissora, que fazia parte do Grupo Bandeirantes, como no programa Show do Ankito (1968), famoso comediante da época, ao lado do Marialva e outros artistas.

TV Tupi

Muíbo também esteve na TV Tupi, atuando na novela Éramos Seis (1977).

TV Bandeirantes

De volta a TV Bandeirantes, atuou na novela Dulcinéia Vai a Guerra (1980-81).

Rede Globo

Muíbo atuou na Rede Globo na minissérie Memórias de Um Gigolô (1986).

Também atuou na emissora no teledrama especial de natal, chamado A Procura de Papai Noel (1986), ao lado de Dionísio Azevedo, José Parisi, Antônio Petrin, e grande elenco. O especial foi gravado em São Paulo nos estúdios da Globo que se localizavam no bairro de Marechal Deodoro, sendo as externas feitas na Vila Maria Zélia, no bairro do Catumbi.

Música

Muíbo Cury, usando seu nome artístico de comediante sertanejo, Nhô Tião, acompanhou por muitos anos a dupla sertaneja Liu & Leu em apresentações em circos pelo centro-oeste e sudeste do país.

Como compositor, dentre tantas musicas compôs a musica João de Barros, junto com Teddy Vieira. Essa musica já teve mais de 60 regravações. Sem duvida sua composição mais famosa. A canção também foi inspiração para o filme João de Barro (1978).

Também compôs Deus Te Acompanhe (1966), fazendo parte do disco Perdidamente Apaixonado, e marchinhas de carnaval, como Marcha do Adeus (1968), Qua-Qua-Qua (1972), entre outras.

Na década de 1960, Muíbo Cury também foi disk-jóquei em algumas emissoras de rádio.

Barreto e Barroso (1983)

Mesmo no trabalho em Rádio, continuava compondo e cantando, quando surgiu a oportunidade de fazer uma dupla sertaneja, chamada Barreto e Barroso. Muíbo era o Barroso. Chegaram a lançar um LP em 1983, chamado As Duas Faces de Barreto e Barroso (1983).

Na década de 1980, também fez parte da Sicam - Sociedade Independente de Compositores e Autores de Música.

Prêmios

Em 1954, ganha o prêmio de melhor contra-regras de São Paulo, pela ABETERBE.

Em 1957, ganha outro prêmio da ABETERBE, o Violão de Ouro, como melhor animador sertanejo do ano.

Por volta de 1957, também chegou a fazer parte da ABETERBE como assistente, e em 1958 como tesoureiro, junto com outros colegas da Bandeirantes.

Cientista Político

No final dos anos de 1950, fez o curso de Ciências Políticas e Sociais da Faculdade de Filosofia da USP. Não sabemos se Muíbo exerceu algum dia essa profissão.

Vida Pessoal

Muíbo teve uma das histórias amorosas mais bonitas do rádio brasileiro. Quando tinha 26 anos de idade, recebia cartas de uma fãs que era apaixonada por Muíbo, chamada Dalva Tozzadori. Ela tinha apenas 13 anos de idade.

A paixão era tão grande, que ele foi conhece-la em sua residência. Com o consentimento da família, eles começaram a namorar, mas por ela ainda ser muito nova, seus contatos não passavam de mãos dadas na casa da família. Muíbo esperou que Dalva completasse 18 anos para pedi-la em noivado a família.

Respeitou sua condição de pré-adolescente/criança, aguardou respeitosamente que se torna-se uma mulher, para então se relacionar com a mesma. Um homem de um verdadeiro caráter, sem dúvida.

Muíbo e Dalva se casaram logo em seguida, em 1960, ela com 18 anos e Muíbo com 31 anos. Muíbo viveu ao lado da esposa até o fim de sua vida.

Dublagem

Na dublagem, começou no inicio dos anos de 1960 na GravaSon e Ibrasom. Com o início da AIC em 1962, segue longa carreira na empresa, tendo alguns pequenos hiatos entre 1966/67, e 1972/74.

Muíbo Cury e Flávio Dias (2007)

Com a chegada da BKS em 1976, segue carreira de alguns anos na empresa, com hiatos entre 1982/83, e 1986/88. Nos anos de 1990, segue na empresa, até meados/final da década, quando deixa de dublar na casa.

Nos anos de 1980, também ingressa na Álamo, casa em que também tinha um intenso trabalho. Na ocasião, ainda atuou na Maga e Elenco na TVS, e na S&C.

Por volta de 1991, já estava na Marshmellow, seguindo pelos estúdios Mastersound, Megassom, Dublavídeo, Centauro e Sigma, ao longo da década.

Em algumas dessas empresas que esteve nos anos de 1980 e 1990, permaneceu trabalhando nos anos 2000, mas com um ritmo bastante reduzido.

Entre os seus trabalhos, destacamos primeiro as narrações de aberturas de filmes na AIC, como Agonia e Extase, A Um Passo da Eternidade, entre outras. 

Kaura

Já entre seus trabalhos de dublagem, ficaram marcadas participações feitas para live-action japonês, como Kaura em Comando Estelar Flashman, a primeira voz do Mantor do Diabo em Lion Man, alem de personagens secundários em Kamen Rider Black, Jiraiya e Jaspion.

Prefeito White

Em desenhos, fez o prefeito White na primeira versão de Doug, Doutor Farley Steewell na versão dos anos 90 de Homem Aranha, Doctor Sweetface Applecheek na dublagem paulista do longa-metragem Tom e Jerry: O Filme, -Soldado Caveira em Fly, O Pequeno Guerreiro, Comandante Amoff em Comando Triplo Dolbuck, entre outros.

Em filmes fez o personagem Fozzie (que já fazia na série dos Muppets) em Os Muppets Conquistam Nova York, Ronny Cox em Capitão América - O Filme, Richard Farnsworth em Um Homem Fora de Serie, Michael Mendl em A Queda - As Últimas Horas de Hitler, Caspar De La Mare em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, J.C. Quinn em O Segredo do Abismo, Fernando Rey em Jesus de Nazaré, Dudley Sutton em Moisés,Leonard Gaines em Perfume de Mulher, John Carradine em O Monstro do Armário, Robert Webber em O Homem da Lente Mortal, Robert Duvall em Recordações, entre outros.

Fozzie

Em séries, foi a primeira voz de Alvin Pfeiffer em Anos Incríveis, Ron Ridyke em Kolchak e Os Demônios da Noite, Fozzie em O Show dos Muppets, entre outros.

Um de seus últimos trabalhos foi no programa Raízes do Brasil na Radio Cultura AM, e no programa Jornal Em Três Tempos na Radio Bandeirantes AM.

Em 2009, Muíbo foi interado por problemas cardíacos, e em 26 de Dezembro de 2009, veio a falecer dos mesmos problemas.

Trabalhos:

Filmes

- Fozzie (Frank Oz) em Os Muppets Conquistam Nova York
- Velho Joe Shempter (John Carradine) em O Monstro do Armário
- Harvey (Robert Webber) em O Homem da Lente Mortal
- Walter (Robert Duvall) em Recordações
- Presidente Tom Kimball (Ronny Cox) em Capitão América - O Filme
- General Helmuth Weidling (Michael Mendl) em A Queda - As Últimas Horas de Hitler
- Dr. Gofeld (Robert Snively) em Desejo de Matar 2
- Justus (Dean Jagger) em O Manto Sagrado
- Kruger (Allan Garfield) em A Primeira Pagina
- Labão (Giancarlo Giannini) em Jacob
- Arliss Dawson ''Sonny'' (J.C. Quinn) em O Segredo do Abismo
- Gaspar (Fernando Rey) em Jesus de Nazaré
- Monsieur Dufarge (Lomax Study) em A Princesinha
- Dick, Lord Lendale (David Niven) em Lady L
- Alto Sacerdote (Dudley Sutton) em Moisés
- Freddie Bisco (Leonard Gaines) em Perfume de Mulher
- Garry (Donald Moffat) em O Enigma do Outro Mundo
- Dr. Stone (Nicolas Coster) em Aeroporto 80 - O Concorde
- Red Blow (Richard Farnsworth) em Um Homem Fora de Serie
- General Helmuth Weidling (Michael Mendl) em A Queda - As Últimas Horas de Hitler
- Dr. Brainard (Lou Cutell) em Querida, Encolhi As Crianças (VHS)
- General Sklarov (Lev Prygunov) em O Santo (VHS)
- Sam Timmons (Caspar De La Mare) em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões
- Imperador Ming (Charles Middleton) em Flash Gordon
- Coronel Hugh Pickering (Wilfrid Hyde-White) em My Fair Lady
- Pierrelot - Yvon Morandat (Jean-Paul Belmondo) em Paris Está Em Chamas
- Jeff Harter (Ben Johnson) em Raça Brava
- Doc Holliday (James Griffith) em Ases do Gatilho
- Tom Meredith (William Pullen) em Traição Cruel
- Rei Saul (Francis X. Bushman) em Davi e Betsaba

Séries

- Kaura (Jouji Nakata) em Comando Estelar Flashman
- Mantor do Diabo (Kiyoshi Obayashi) (primeira voz) em Lion Man
- personagens secundários em Jaspion
- Fozzie (Frank Oz) em O Show dos Muppets
- Ron Ridyke (Jack Grinnage) em Kolchak e Os Demônios da Noite
- Alvin Pfeiffer (primeira voz) John C. Moskoff em Anos Incríveis

Desenhos

- Prefeito White em Doug
- Doutor Farley Steewell em Homem-Aranha - A Série Animada
- Doctor Sweetface Applecheek em Tom e Jerry: O Filme (1992 - Versão Paulista)
- Soldado Caveira em Fly, O Pequeno Guerreiro
- Sr. Duncan em Bertha
- Comandante Amoff em Comando Triplo Dolbuck

Fontes: Famosos Que Partiram, Dramaturgia Brasileira - In Memoriam, Dublanet, Acervo Pessoal, Radiolândia, Diário da Noite, Correio Paulistano, Diário do Paraná, Correio de Notícias, Correio Braziliense, O Triângulo, Diário de Pernambuco, Dublanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página