sábado, 30 de março de 2019

Sônia Ferreira


Arquivo de Som:

 
Katrina em Os Cãezinhos do Canil

 


Biografia:

 
Sônia Ferreira foi uma dubladora Carioca.

 

Início

 

Cidália Vitornio nasceu em 1941 na cidade do Rio de Janeiro.

 

Sônia Ferreira (1964)

 

Na adolescência, cursou a Faculdade de Medicina, mas a largou para se casar. Tinha apenas 17 anos. Desse casamento nasceram 2 filhos, Raul Mário em 1958, e Paulo Marcos em 1960. Sônia se separa um tempo depois. Na ocasião trabalhou em diversos lugares, como na General Eletric, e sendo secretária na Fábrica de Discos Odeon.

 

Rádio Mayrink Veiga

 

Em 1962, foi acompanhar sua amiga para um teste na Rádio Mayrink Veiga. De brincadeira, também topou fazer o teste, e qual foi a sua surpresa? Dias depois do teste sua amiga foi pegar o resultado, e Sônia, que preferiu ficar em seu trabalho na Odeon, passou, e sua amiga não. Logo em seguida Sônia assinou um contrato com Sérgio de Oliveira para trabalhar na emissora.

 

Sônia Ferreira (1964)

 

Logo que ingressou, recebeu a sugestão de Jair de Taumaturgo para mudar seu nome, e novamente brincando, falou o nome de sua prima, Sônia Ferreira, e logo gostaram desse nome. Ela explicou que tinha falado de brincadeira, que era o nome de uma familiar sua, mas já era tarde demais.

 

Sônia seguiu atuando no setor humorístico da emissora. Se tornou tão famosa na emissora, que poucos meses depois, seu salário já havia triplicado, em comparação ao primeiro salário que começou a ganhar a partir de 1 mês de rádio.

 

Sônia Ferreira (1964)

 

Nessa ocasião, já atuava no papel de Miss Campeonato, substituindo a vedete Rose Rondelli. Sônia também substituiu em outra ocasião e vedete Lígia Rinelli; com quem trabalharia mais tarde na dublagem; também no mesmo programa. Sônia então se tornava a nova vedete do momento, se apresentando em programas na Televisão, como na TV Rio e TV Continental.

 

TV Excelsior

 

Sônia Ferreira (1964)

 

Com a parceria da Rádio Mayrink Veiga com a TV Excelsior de São Paulo, nascia a TV Excelsior do Rio de Janeiro, sintonizada no canal 2. Nessa altura já era o ano de 1963. Em Agosto, Sônia é contratada pela emissora, e 4 meses depois sai da Mayrink, pois não conseguia dar conta do trabalho nas duas emissoras.

 

No ano seguinte, em 1965, retorna para a Mayrink, novamente no programa Miss Campeonato.

 

TV Tupi


Em 1968, ingressou na TV Tupi, e fez a novela O Doce Mundo de Guida (1968).

 

Rede Globo

 

No mesmo ano é contratada pela Rede Globo, e participa de várias novelas, como: Sangue e Areia (1968), A Última Valsa (1968), Rosa Rebelde (1968), e O Homem Que Deve Morrer (1971). Muitos anos depois foi chamada na emissora, e participou de A Grande Mentira (1989).

 

Dublagem

 


Márcio Seixas e Sônia Ferreira (1988)

 

Na dublagem, entrou em meados dos anos de 1970, na Herbert Richers. Nos anos de 1980, ingressou na Telecine e VTI, mas era na Herbert sua maior atuação. Na Herbert também se tornou diretora de dublagem.



Bette Midler


Em filmes, foi a voz de Bette Midler em Abracadabra, e Amigas Para Sempre, Sofia Loren em A Travessia de Cassandra, e Duas Mulheres, Barbra Streisand em Alô, Dolly!, e Querem Me Enlouquecer, Elizabeth Taylor em A Árvore da Vida, e Adeus as Ilusões, Angela Lansbury em Sansão e Dalila, e Sob o Domínio do Mal (1962), Carol Kane em A Família Addams 2, e Os Fantasmas Contra Atacam, Audrey Hepburn em Um Clarão nas Trevas, e Robin e Marian, Nichelle Nichols na sequência de Jornada nas Estrelas, Sally Kellerman em As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico, e Troca de Esposas, Susan Hayward em Charada em Veneza / O Pote de Mel, e Demetrius e os Gladiadores (2ª Dublagem), Vanessa Redgrave em Camelot, e Visões de Sherlock Holmes, Lana Turner em Mares Violentos, e Senhor Império, Miriam Margolyes em Magnólia, e Romeu e Julieta, e Ava Gardner em 55 Dias em Pequim, e Sete Dias de Maio.


Nos anos de 1970, também dava voz às atrizes Faye Dunaway, Candice Bergen, Catherine Deneuve, e Raquel Welch.

 

Além disso, também deu voz às atrizes Jean Hagen em Cantando Na Chuva, Laura Hope Crews em ... E o Vento Levou, Soo Drouet na 1ª e 2ª dublagem de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, Kathleen Freeman em O Professor Aloprado (1963), Lesley Ann Warren em Que Droga de Vida, Claire Bloom em Daylight, Ella Mitchell em Vovó Zona, Randee Heller em Karate Kid - A Hora da Verdade, Bebe Drake em O Príncipe das Mulheres, Mary T. Radford em Uma Cilada Para Roger Rabbit, Roslyn Alexander em Brinquedo Assassino, Ava Gardner em Permissão Para Matar, Rhea Perlman em Matilda, Judith Malina em A Família Addams, Magda Szubanski em Babe - O Porquinho Atrapalhado, Yvonne De Carlo em Oscar - Minha Filha, Janet Leigh em A Bruma Assassina (2ª Dublagem), Lee Grant em Shampoo, June Lockhart em Perdidos no Espaço - O Filme, Eleanor Parker em Esse Homem é Meu, e Oprah Winfrey em A Cor Púrpura.


Sônia Ferreira nos anos 2000


Em séries, foi a voz de Theodora Ridgely em Twin Peaks, Rose Nylund em As Super Gatas, Tiffany Welles em As Panteras, Jackie Taylor em Barrados no Baile, Bruxa Kiba em Policial do Espaço Gavan, Annie em Ultraseven, e Lee Ann De La Vega em Dallas (1978).

 

Katrina


Entre seus trabalhos em desenhos, estão Sally Murphy em Laboratório Subm    arino, Anne Chan em Charlie Chan, Alice Boyle na 1ª Dublagem de Papai Sabe Nada, Martha Day em Vovô Viu a Uva, Shirley Partridge em A Família Dó-Ré-Mi 2200, Katrina Coração de Pedra em Os Cãezinhos do Canil, e Jean a mãe do Taz em Taz Mania.

 

Além disso, também deu voz a diversos personagens dublados originalmente por Tress MacNeille, como Cordélia em 101 Dálmatas: Série Animada, Millionaira Vanderbucks em DuckTales: Os Caçadores de Aventuras, Bea Arthur, Sra. Flamiel, Sra. Hoffelmeyer, e Secretária de Plotz em Animaniacs, e Mamãe Pulg em Tiny Toons.


Ninón Sevilla


Em novelas, deu a voz a atriz Ninón Sevilla em A Usurpadora, A Usurpadora - Um Ano Depois e Maria do Bairro, e Beatriz Moreno em O Privilégio de Amar e Rosa Selvagem.

 

Seu neto, Thiago Fagundes, também ingressou na dublagem, entrando na década de 1990 ainda criança na Herbert Richers, aonde trabalhou várias vezes com sua avó.
 
Sônia Ferreira sofria de câncer há 10 anos, e veio à falecer no dia 30 de Dezembro de 2003, por decorrência da doença.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Bette Midler em Abracadabra, Amigas Para Sempre, Cenas de Um Shopping, Cuidado Com As Gêmeas, Jogando Com a Vida, Para Eles Com Muito Amor, Por Favor Matem Minha Mulher, e Um Vagabundo Na Alta Roda

- Tenente Uhura (Nichelle Nichols) em Jornada nas Estrelas - O Filme, Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan, e Jornada nas Estrelas III - Á Procura de Spock

- Sally Kellerman em As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico, Horizonte Perdido (1973), Troca de Esposas / Casais Trocados, e Um Pequeno Romance

- Susan Hayward em Charada em Veneza / O Pote de Mel, Demetrius e os Gladiadores (2ª Dublagem), Feitiço Branco, e Marcados Pela Vingança

- Ava Gardner em 55 Dias em Pequim, A Encruzilhada dos Destinos, Os Amores de Pandora, Permissão Para Matar, e Sete Dias de Maio

- Sofia Loren em A Travessia de Cassandra, Começou em Nápoles, Duas Mulheres, e El Cid (2ª Dublagem)

- Barbra Streisand em Alô, Dolly!, O Príncipe das Marés, Querem Me Enlouquecer, e Yentl

- Shelley Winters em A Vida Íntima de Quatro Mulheres, e Próxima Parada: Bairro Boêmio

- Virginia Mayo em Nenhuma Mulher Vale Tanto, e O Gavião e a Flecha (1ª Dublagem)

- Elizabeth Taylor em A Árvore da Vida, Adeus as Ilusões, e Vitória em Entebbe

- Angela Lansbury em Sansão e Dalila, e Sob o Domínio do Mal (1962)

- Carol Kane em A Família Addams 2, e Os Fantasmas Contra Atacam

- Joanne Woodward em Cenas de Uma Família, Jogada Decisiva

- Vanessa Redgrave em Camelot, e Visões de Sherlock Holmes

- Audrey Hepburn em Um Clarão nas Trevas, e Robin e Marian

- Eileen Brennan em A Recruta Benjamin, e Loucos de Paixão

- Glynis Johns em Entre a Espada e a Rosa, e Mary Poppins

- Lana Turner em Mares Violentos, e Senhor Império

- Miriam Margolyes em Magnólia, e Romeu e Julieta

- Frances Bay em Aracnofobia, e Irmãos Gêmeos

- Katina Petersen (Ava Gardner) em Permissão Para Matar
- Millie Lemmon (Kathleen Freeman) em O Professor Aloprado (1963)
- Eleanor Trilling (Claire Bloom) em Daylight

- Tia Rosa (Yvonne De Carlo) em Oscar - Minha Filha

- Kathy Williams (Janet Leigh) em A Bruma Assassina (2ª Dublagem)

- Felicia Karpf (Lee Grant) em Shampoo

- Diretora Cartwright (June Lockhart) em Perdidos no Espaço - O Filme

- Sabina McDade (Eleanor Parker) em Esse Homem é Meu

- Sofia (Oprah Winfrey) em A Cor Púrpura

- Vovó (Judith Malina) em A Família Addams

- Nana Palito (Roberta Maxwell) em Popeye - O Filme

- Esme Hoggett (Magda Szubanski) em Babe - O Porquinho Atrapalhado
- Joyce Rensaleer (Susan Kellerman) em O Advogado do Diabo
- Pansy Milbank (Jean Stapleton) em Michael - Anjo e Sedutor
- Zinnia Wormwood (Rhea Perlman) em Matilda
- Winifred Banks (Glynis Johns) em Mary Poppins
- Beryl Ascott (Beverley Dunn) em Shine - Brilhante
- Ruth Patchett (Roseanne Barr) em Ela é o Diabo (1ª Dublagem)
- Clarnella (Mindy Sterling) em O Grinch
- Lucy (Roslyn Alexander) em Brinquedo Assassino
- Lucille Larusso (Randee Heller) em Karate Kid - A Hora da Verdade
- Sra. Jackson (Bebe Drake) em O Príncipe das Mulheres
- Hippo (voz) (Mary T. Radford) em Uma Cilada Para Roger Rabbit
- Môme Fromage (Lara Mulcahy) em Moulin Rouge - Amor de Verdade

- Rose Nylund (Betty White) em As Super Gatas

- Molly (Lesley Ann Warren) em Que Droga de Vida
- Hattie Mae Pierce (Ella Mitchell) em Vovó Zona
- Bathsheba Everdene (Julie Christie) em Longe Deste Insensato Mundo
- Fanny (Soo Drouet) em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (1ª e 2ª Dublagem)
- Lucy Edwards (Pippa Scott) em Rastros de Ódio
- Nora Doel (Judi Dench) em Nunca Te Vi, Sempre Te Amei
- Nana (Maureen Slapton) em A Lente do Amor
- Sofia (Oprah Winfrey) em A Cor Púrpura
- Tia Agatha / Tia Sofia (Cloris Leachman) em O Feitiço das Gêmeas
- Grace Markway (Lois Maxwell) em Desafio do Além
- Jolene Maggart (Shirley Knight) em Promessa Para Caroline
- Dr. Cynthia Sheldrake (Lesley Ann Warren) em A Ladra
- Lady Octavia Warrenton (Spring Byington) em A Carga da Brigada Ligeira
- Mãe do Michael (Jane Greer) em Quase Uma Família
- Lina Lamont (Jean Hagen) em Cantando na Chuva
- Tia Pittypat Hamilton (Laura Hope Crews) em ...E O Vento Levou

 

Séries

 

- Annie (Yuriko Hishimi) em Ultraseven

- Tiffany Welles (Shelley Hack) em As Panteras

- Theodora Ridgely (Eve Brent) em Twin Peaks

- Rose Nylund (Betty White) em As Super Gatas

- Lee Ann De La Vega (Barbara Eden) em Dallas (1978)

- Jackie Taylor (Ann Gillespie) em Barrados no Baile

- Theodora Ridgely (Eve Brent) em Twin Peaks

- Bruxa Kiba (Mitami Noboru) em Policial do Espaço Gavan

 

Desenhos

 

- Sally Murphy em Laboratório Submarino
- Anne Chan em Charlie Chan
- Alice Boyle em Papai Sabe Nada (1ª Dublagem)
- Shirley Partridge em A Família Dó-Ré-Mi 2200
- Katrina Coração de Pedra em Os Cãezinhos do Canil
- Luna em Thundercats
- Rainha Marlena em He-Man
- Ariel em Thundarr - O Bárbaro
- Jean em Taz-Mania
- Bruxa em Scooby-Doo e Os 13 Fantasmas (Longa-Metragem)
- Doutora Barbara Blight em Capitão Planeta
- Vampira em Família Drácula (Desenho)
- Melodia em Silverhawks

- Sra. Robotnik em As Aventuras do Sonic

- Mama Mousekewitz em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste (Longa-Metragem)

- Condessa em Cinderela II: Os Sonhos Se Realizam

- Hipocó em Os Wuzzles

- Mãe da Pinta em 101 Dálmatas (Série)

- Atena em Hércules (Série)

- Tia-Avó Elroy Ardley em Candy Candy

 

Novelas

 

- Ninón Sevilla em A Usurpadora, A Usurpadora - Um Ano Depois, e Maria do Bairro, e No Limite da Paixão

- Beatriz Moreno em O Privilégio de Amar, e Rosa Selvagem

- Leonora, mãe de Luis (Silvia Suárez) em Amigas e Rivais

- Vitória (Aurora Clavel) em Abraça-Me Muito Forte

- Canuta (Aurora Molina) em Carinha de Anjo

 

Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Dubla.com.br, Augusto Bisson, Behind The Voice Actors, Wikimedia, Es Mas, Radiolândia, Telenoveleiros, IMDB, Jornal do Brasil.

Total de visualizações de página