quinta-feira, 28 de março de 2019

Gualter de França


Arquivo de Som:

 
Super Homem em As Aventuras de Super Homem (Filmation - 1ª Dublagem)

 


Biografia:

 
Gualter de
França foi um dublador Carioca.

 

Gualter de França Lima nasceu em 1922, no Rio de Janeiro.

 

Em 1934, cursou a Escola Secundária Técnica Visconde de Mauá, entrando no sexto ano. A escola secundária é correspondente ao que hoje é a segunda metade do ensino fundamental junto com o ensino médio. Permaneceu na escola até 1937.


Rádio Clube do Brasil


Gualter França Lima começou a carreira por volta de 1951 na Rádio Clube do Brasil, aonde foi instruído pelo rádioator Berliet Junior, com o qual mais tarde, em 1954, trabalhou em um curso para novos talentos do rádio, no qual atuava como um dos assistentes que lecionavam.

 

Na emissora, atuou em novelas, como: Caminho da Perdição (1952), Do Calvário Ao Infinito (1952), entre outras. A emissora tinha muito conteúdo católico.

 

Também participou do programa Peças Completas, atuando entre outras em A Vida de Jose Marti (1953).

 

Rádio Mundial e Tamoio

 

Em 1954, com o fim da emissora, mudança de dono e de nome para Rádio Mundial, Gualter é contratado, mas logo é demitido. Passa também em 1954 pela Rádio Tomoio.

 

Curso de Radiofonia

 

Durante 1955 e 1956, trabalha como professor na escola do rádioator da Tupi, Berlinet Júnior, ensinando a arte do rádio. O curso tinha a duração de 1 ano, sendo 6 meses de curso prático, e 6 meses de curso de especialização.

 

Rádio Mayrink Veiga

 

Em 1957, é contratado junto com Osmiro Campos para atuar na Rádio Mayrink Veiga, porem ficando pouco tempo na emissora. Entre outros, atuou em A Quarta Guerra Mundial (1957).

 

Rádio Ministério da Educação

 

A Rádio Ministério da Educação veio na mesma época. Lá participou do Grande Teatro PRA-2. Entre os títulos em que esteve presentes no programa, está O Genro de Muitas Sogras (1958), e Imagens da Vida (1958).

 

Rádio Tupi

 

Em 1958, ingressa na Rádio Tupi, aonde atua não só como ator, mas também como diretor de novelas.

 

Na emissora, participou de diversas novelas, entre as quais estão Um Grito Contra o Céu (1959), Vitória Trágica (1959), Onde o Rio Termina... (1959), O Mundo Está Lá Fora (1959), Abandonados (1959), O Mistério da Fazenda Solidão (1959), Sombras e Destinos (1959), Treze Pessoas (1959), Os Filhos Não São Culpados (1959), Silêncio (1959), Segredo de Confissão (1959), Revolta de Um Coração (1959), Sonhos Dourados (1959), Uma Luz Dentro das Trevas (1959), Cara Suja (1959), A Última Gargalhada (1960), O Inimigo das Mulheres (1960), Anos de Desespero (1960), A Moeda Maldita (1960), Tarde Demais, Meu Amor (1961), A Felicidade Dura Tão Pouco (1961), Caminhos Sem Luz (1962), entre outras.

 

Na emissora, atuou com diversos colegas que mais tarde atuariam consigo nos estúdios de dublagem, como Luís Motta, Ida Gomes, Nair Amorim, Lauro Fabiano, Ribeiro Santos, Aliomar de Matos, Jomeri Pozzoli, Cleonir dos Santos, Dário Lourenço, Ronaldo Magalhães, Paulo Gonçalves, Norka Smith, Cordélia Santos, entre outros.

 

Em 1959, foi feita uma observação pela Revista do Rádio, que constou que Gualter era um dos rádioatores mais constantes da Tupi, participando de uma média de 5 programas diários.

 

Na Tupi também participou do programa Teatro das Quatro (1959), de Antônio Leite, e do programa Grêmio Dramático Olavo de Barros, em peças como O Inimigo das Mulheres (1960).

 

Foi muito amigo e parceiro de trabalho de Luis Motta, também conhecido como Joaquim Motta, nas rádios Tupi e Globo, e posteriormente na Riosom.

 

Por volta de 1962/63, deixa a emissora.

 

Rádio Ministério da Educação

 

Por volta de 1962/63, reingressa na Rádio MEC. Entre outros, participou da rádionovela Macunaíma (1963), com adaptação de Allan Lima.

 

Rádio Globo

 

Gualter França e Luís Motta (1963)

 

Em 1963, ingressa na Rádio Globo, aonde foi principalmente diretor de rádionovelas, estando em seu currículo o programa novelista, Os Amores Celebres (1963-64), aonde atuou em Chica da Silva, A Rainha Mulata (1964). No programa, também narrava várias novelas.

 

Fora o programa, também atuou na novela Amor de Perdição (1964).

 

Em teatro, atuou principalmente no programa Teatro X-9, em peças como O Batom Denunciador (1963), O Ano Novo de Candy (1963), Um Marido Para Duas Irmãs (1963), entre outras.

 

Na emissora, também foi diretor de rádioteatro. Entre os programa que dirigiu estão Os Amores Célebres (1963-64), a novela, Amor de Perdição (1964), e as peças do Teatro X-9, como Na Sombra do Cárcere (1963), O Batom Denunciador (1963), O Casaco Chinês (1963), e Sem Morte Não Há Herança (1963).

 

Rádio MEC

 

A última emissora em que trabalhou foi na Rádio MEC no final dos anos de 1960, e início dos anos de 1970, retornando pela terceira vez a casa. Na emissora atuou, entre outras, na rádionovela Uma Mentira Puxa Outra (1970).

 

Gualter também participou do programa Merece Ser Lido (1974), aonde lia os escritos do poeta brasileiro, Giuseppe Artidoro Ghiaroni.

 

Também na emissora, fez parte do Projeto Minerva, que consistia em educar adultos à distância. Ele era um dos professores. O nome minerva é em homenagem a deusa grega da sabedoria. Trabalhou ao lado de colegas da dublagem, entre eles Elza Martins e Jomeri Pozzoli.

 

Teatro

 

No teatro, atuou na peça O Inimigo das Mulheres, na cena intitulada de A Candidata, fazendo parte do espetáculo Grêmio Dramático Olavo de Barros, em 1960, ao lado de Yoná Magalhães, Jomeri Pozzoli, Aliomar de Matos, ambos da Rádio Tupi aonde Gualter trabalhava. O projeto foi feito por Olavo de Barros, diretor de rádioteatro da Tupi, com os rádioatores da emissora.

 

Dublagem

 

Na dublagem, iniciou no final dos anos de 1950 na Riosom, empresa que era o caminho natural dos rádioatores da Tupi para a profissão.

 

Gualter passou por todas as empresas de dublagem dos anos de 1960, 1970 e 1980. Elas são CineCastro, TV Cinesom, Herbert Richers, Telecine, Peri Filmes, Tecnisom e Dublasom Guanabara.

 

Nos anos de 1960, continua na Riosom, e também atua nos estúdios CineCastro, Dublasom Guanabara, Herbert Richers, e Peri Filmes.

 

Já nos anos de 1970, esteve na CineCastro, Tecnisom, Herbert Richers, Peri Filmes, e Telecine. E nos anos de 1980, na Peri Filmes, Telecine, e Herbert Richers.

 

Sobre sua passagem pela Herbert nos anos de 1980, há alguns pesquisadores que dizem que Gualter largou o estúdio depois da greve de 1978, o que não é verdade. Em 1980, estréia a série Casal 20 na Rede Globo, dublada na Herbert Richers, e o episódio piloto tem a participação de Gualter.

 

Como igualmente é escalado para participar do disco, Super-Homem e o Dia Em Que o Maracanã Desapareceu (1980), aonde faz a voz de Super-Homem, personagem que dublava na fraquia Super Amigos na Herbert Richers, nas séries Super Amigos (1977-78), dublado em 1978, O Desafio dos Super Amigos (1978), dublado em 1979, e Os Fabulosos Super Amigos (1979-80), dublado em 1980.

 

Ou seja, ainda manteve-se no estúdio depois da greve, deixando-o nos primeiros anos da década de 1980, e permanecendo em outros estúdios de dublagem por mais algum tempo, até se afastar de vez da profissão.

 

Como diretor, esteve presente nos estúdios Riosom (1960), e Telecine (1970). Entre suas direções esteve o filme Mar Verde, na Riosom.

 

Edward G. Robinson


Entre seus trabalhos, temos os atores Edward G. Robinson em Confissões de Um Espião Nazista, e O Último Gângster, Ernest Borgnine em O Imperador do Norte, e Os Homens das Terras Bravas, Burt Lancaster em A Defesa do Castelo, e Enigma de Uma Vida, Glenn Ford em Ginetes Intrépidos, e Pistoleiro do Rio Vermelho, George Kennedy em Xerife do Oeste, e O Preço de Um Covarde,  Rock Hudson em Jamais Foram Vencidos, e O Hino de Uma Consciência, Arthur Kennedy em E O Sangue Semeou a Terra, e Lawrence da Arábia,

William Holden em A Fuga do Forte Bravo, e Rede de Intrigas (1976), Spencer Tracy em Adivinhe Quem Vem Para Jantar, e Mar Verde, Alan Hale em As Aventuras de Don Juan, e Regimento Heróico, William Holden em A Fuga do Forte Bravo, e Rede de Intrigas, e Claude Rains em Interlúdio, e Passagem Para Marselha.

 

Também foi a voz dos atores John Wayne em Gigantes em Luta, Richard Burton em A Megera Domada, Lee Marvin em Meu Nome é Jim Kane, Humphrey Bogart em Passagem Para Marselha, Spencer Tracy em Adivinha Quem Vem Para o Jantar, Herbert Marshall em A Carta, Gene Hackman em Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas, Robert Ryan em O Preço de Um Homem, E.G. Marshall em Tora! Tora! Tora!, Vincent Price em Grite, Grite Outra Vez, Burgess Meredith em A Mansão Macabra, Gary Cooper em Vera Cruz, Rex Harrison em A Cidadela (1938), Walter Matthau em Balada Sangrenta (1958), Anthony Quayle em A Maior Aventura de Tarzan, Lee J. Cobb em O Homem do Terno Cinzento, Sebastian Cabot em Maquina do Tempo (1960), Clive Revill em A Casa da Noite Eterna, Walter Pidgeon em A Garota Genial, Don Costello em Dois Fantasmas Vivos, William Conrad em A Jornada Cruel, e Cesar Romero em Batman - O Homem Morcego.

 

George Reeves


Em séries, foi a voz de John Walton (segunda voz) em Os Waltons, Coronel Henry Blake em M.A.S.H, Zorro em Zorro (1949), Clark Kent / Super-Homem em As Aventuras do Super-Homem (1ª Dublagem), e Ben Cartwright (segunda voz) em Bonanza (Peri Filmes).

 

Super-Homem


Em desenhos, foi a voz de Super-Homem em As Aventuras de Super Homem (Filmation), e na franquia Super Amigos (1977-79), Moe em Os Três Patetas em Os Novos Filmes de Scooby-Doo, Moe em Os Três Patetas em Os Novos Filmes de Scooby-Doo, e Robobos, Sr. Gambázius (primeira voz) em Os Mussarelas, Maguila, o Gorila em A Turma do Zé Colméia, Botch em O Urso do Cabelo Duro, Trombada (segunda voz) em Ursuat, Xerife Pé-de-Mula em Arquivo Cãofidencial, Chefe Sinuca em Rabugento - O Cão Detetive, entre outros.
 
Gualter dublou até o final dos anos de 1980, quando afastou-se da dublagem. Veio a falecer nos anos de 1990.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Edward G. Robinson em Confissões de Um Espião Nazista, O Lobo do Mar, Pacto de Sangue (1ª Dublagem), Paixões em Fúria (TV Paga), e O Último Gângster

- Ernest Borgnine em A Conspiração do Silêncio, A Festa de Casamento, Calafrio, O Imperador do Norte, e Os Homens das Terras Bravas

- Burt Lancaster em A Defesa do Castelo, Enigma de Uma Vida, e Os Pára-quedistas Estão Chegando

- Glenn Ford em Ginetes Intrépidos, Não Caia na Água Marujo, e Pistoleiro do Rio Vermelho

- George Kennedy em Cahill, Xerife do Oeste, O Preço de Um Covarde, e O Violento (1965)

- Akim Tamiroff em A Marca da Maldade, Legião de Heróis, e Por Quem Os Sinos Dobram

- Howard Keel em A Favorita de Júpiter, e Sete Noivas Para Sete Irmãos (2ª Dublagem)

- Rock Hudson em Jamais Foram Vencidos, e O Hino de Uma Consciência

- Arthur Kennedy em E O Sangue Semeou a Terra, e Lawrence da Arábia

- William Holden em A Fuga do Forte Bravo, e Rede de Intrigas (1976)

- Spencer Tracy em Adivinhe Quem Vem Para Jantar, e Mar Verde

- Alan Hale em As Aventuras de Don Juan, e Regimento Heróico

- William Holden em A Fuga do Forte Bravo, e Rede de Intrigas

- Claude Rains em Interlúdio, e Passagem Para Marselha

- John Doucette em Baixeza, e O Código das Armas

- Taw Jackson (John Wayne) em Gigantes em Luta

- Petruchio (Richard Burton) em A Megera Domada

- Leonard (Lee Marvin) em Meu Nome é Jim Kane
- Jean Matrac (Humphrey Bogart) em Passagem Para Marselha

- Matt Drayton (Spencer Tracy) em Adivinha Quem Vem Para o Jantar

- Robert Crosbie (Herbert Marshall) em A Carta

- Buck Barrow (Gene Hackman) em Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas

- Ben Vandergroat (Robert Ryan) em O Preço de Um Homem
- Coronel Rufus S. Bratton (E.G. Marshall) em Tora! Tora! Tora!

- Dr. Browning (Vincent Price) em Grite, Grite Outra Vez

- Arnold Allardyce (Burgess Meredith) em A Mansão Macabra
- Benjamin Trane (Gary Cooper) em Vera Cruz

- Dr. Lawford (Rex Harrison) em A Cidadela (1938)

- Maxie Fields (Walter Matthau) em Balada Sangrenta (1958)

- Slade (Anthony Quayle) em A Maior Aventura de Tarzan

- Juiz Bernstein (Lee J. Cobb) em O Homem do Terno Cinzento

- Florenz Ziegfield (Walter Pidgeon) em A Garota Genial

- Doutor Mirakle (Bela Lugosi) em Os Assassinos da Rua Morgue

- Jasper G. Wingait (Ray Collins) em Casa, Comida e Carinho

- Doutor Philip Hillyer (Sebastian Cabot) em Maquina do Tempo (1960)

- Sr. Barrett (Clive Revill) em A Casa da Noite Eterna

- Mister (Ben Johnson) em O Risco de Uma Decisão

- Doc Lake (Don Costello) em Dois Fantasmas Vivos

- Frank Rosenfeld (Edward Asner) em Missão Secreta em Veneza

- Goodwin (William Conrad) em A Jornada Cruel

- Coringa (Cesar Romero) em Batman - O Homem Morcego

- Max Barthold (Dan Seymour) em O Monstro de Mil Olhos

- Peter (Tullio Altamura) em Dólar Furado
- Professor Boris Kurt (Geoffrey Keen) em Doutor Jivago
- Sargento Crapgame (Don Rickles) em Os Guerreiros Pilantras
- Tio Henry (Paul Ford) em O Regresso Ao Mundo Maravilhoso de Oz (Longa-Metragem)
- Velho Pele de Urso (Chief Dan George) em O Pequeno Grande Homem
- Genghis Khan (Roldano Lupi) em Bogatai - O Bárbaro Mongol
- Coronel Ridley (Charles Trowbridge) em Bucha Para Canhão
- Sr. Fartura (Nigel Bruce) em Pássaro Azul
- John Ireland (James Cooper) em Ódio Pro Ódio
- George Nordmann (Robert F. Simon) em Um Homem Tem Três Metro de Altura
- Cletus Hogg (Rick Hurst) em Os Gatões
- Simon Wiesenthal (Shmuel Rodensky) em O Dossiê de Odessa
- Dr. Ernest Gunt (Ralph Bellamy) em O Menino da Bolha de Plástico
- Vince (Lance LeGault) em Coma
- Montford, Treinador de Animais (Chill Wills) em Tarzan - Contra o Mundo
- Kushmet (Philip Van Zandt) em Tarzan - O Mistério no Deserto
- Oscar, Barman (Herbert Ashley) em Fúria
- James Finch (Peter Whitney) em Todos Os Irmãos Eram Valentes
- Dr. Courtland (Lawrence Grant) em O Médico e o Monstro
- General Sloane (Brian Donlevy) em Quando Explodem As Paixões
- Frei Tuck (Eugene Pallette) em As Aventuras de Robin Hood
- Andrew Hunter (Tony Britton) em Caiu Uma Moça na Minha Sopa
- Adam Pontipee (Howard Keel) em Sete Noiva Para Sete Irmãos
- Alva P. Hartley (Arthur Space) em A Bomba
- Attorney Dave Grafton (Jack Kruschen) em Círculo do Medo
- Sir Thomas More (Paul Scofield) em O Homem Que Não Vendeu Sua Alma
- Mister (Ben Johnson) em O Risco de Uma Decisão
- D. O. Guerrero (Van Heflin) em Aeroporto
- Cato (Ramon Bieri) em Terra de Ninguém
- Fabian (Anton Diffring) em Fahrenheit 451
- Paco (Emilio Fernández) em Pat Garret e Billy The Kid
- Jay Langhart (Donald Gantry) em Os Embalos de Sábado a Noite

 

Séries

 

- Sr. John Walton (Ralph Waite) (segunda voz) em Os Waltons

- Coronel Henry Blake (Roger Bowen) em M.A.S.H

- Zorro (Clayton Moore) em Zorro (1949)

- Clark Kent / Super-Homem (George Reeves) em As Aventuras do Super-Homem (1ª Dublagem)

- Ben Cartwright (Lorne Green) (segunda voz) em Bonanza (Peri Filmes)

 

Desenhos

 

- Super-Homem em As Aventuras de Super Homem (Filmation) (1ª Dublagem), Super Amigos (1977), O Desafio dos Super Amigos (1978), e Os Fabulosos Super Amigos (1979)
- Moe em Os Três Patetas em Os Novos Filmes de Scooby-Doo, e Robobos

- Sr. Gambázius (primeira voz) em Os Mussarelas
- Maguila, o Gorila em A Turma do Zé Colméia
- Botch em O Urso do Cabelo Duro

- Lobo Bobo em Os Ho-Ho-Olímpicos
- Trombada (segunda voz) em Ursuat
- Xerife Pé-de-Mula em Arquivo Cãofidencial

- Chefe Sinuca em Rabugento - O Cão Detetive
- Montaro em Jana - A Rainha das Selvas

- Rei Nemo em Josie e As Gatinhas

- Guru em Viagem Fantástica

- Conde Saknussen em Viagem Ao Centro da Terra

- Ben Grinn, A Coisa (terceira voz) em Os Quatro Fantásticos (1967)

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Mar Verde

 

Fontes: Dublanet, Carmen Sheila, Revista do Rádio, Correio da Manhã, Última Hora, Jornal do Brasil, Jornal das Moças, A Noite, Diário Carioca, Radiolândia, A Luta Democrática, Wikipédia, IMDB.

Total de visualizações de página