quarta-feira, 20 de março de 2019

Maurício Seixas



Biografia:

 
Maurício Seixas foi um diretor e tradutor de dublagem Carioca.

 

Dublagem

 

Maurício Seixas começou a carreira na dublagem em meados dos anos de 1960, na TV Cinesom. Na empresa, desempenhou o papel de diretor de dublagem e tradutor. Com o início da Tecnisom em 1972, vai desempenhar as mesmas funções no estúdio. Na Tecnisom também leva sua filha Luciana, que dubla pequenos papeis em filmes quando criança.

 

Nos anos de 1970 também trabalha na Telecine. Com a volta da Tecnisom nos anos de 1980 como Delart, vai para a empresa. Tempos depois coloca sua filha como tradutora de filmes no estúdio.

 

Luciana Seixas e Marcelo Coutinho


Na Delart, sua filha acaba conhecendo Marcelo Coutinho, com quem se casa. Anos mais tarde em 1995, Marcelo funda a Doublesound, e chama Maurício para dirigir no estúdio. Os netos de Maurício começam a atuar na empresa. Entre eles Bernardo Coutinho e Rafael Cappelli, filhos de Marcelo e Luciana, e João Cappelli, sobrinho de Luciana.

 

Como diretor de dublagem, primeiramente temos o filme O Iluminado, feito na Tecnisom.

 

Sabrina - A Série Animada


Na Doublesound, temos primeiramente em séries animadas, direções feitas por ele, como em O Livro do Pooh - Diversão Com Os Amigos (primeiro diretor), Hércules, Sabrina - A Série Animada, Jovem Hércules, Os Sete Monstrinhos (junto com Newton da Matta), entre outras.

 

A Dama e o Vagabundo II


Já em longas animados, temos Ursinho Pooh: Um Ano Muito Feliz, A Dama e o Vagabundo II: As Aventuras de Banzé, A Dama e o Vagabundo (2ª Dublagem), O Príncipe do Egito (ao lado de Newton da Matta), Caminho Para El Dorado, Leitão - O Filme, Tarzan e Jane, Stitch! O Filme, entre outros.


Em filmes, Maurício dirigiu, entre outros, Cinderela (1997), Quero Ficar Com Polly, Alta Fidelidade, Popularidade, A Identidade Bourne, The Man of The House, A Onda dos Sonhos, e O Homem da Casa.

 

Em séries temos Jovem Hércules.


No campo da tradução, traduziu o filme 60 Segundos para a Doublesound. No filme Rei Leão, dublado na Delart, Maurício preparou a parte musical na Doublesound, ao lado de Telmo de Avelar, Eliana Estevão, Alfredo Marco, Marcelo Coutinho, Renato Lopez, e Javier Porton.

 

Maurício chegou também a participar de coros musicais em alguns filmes da Disney, como A Nova Onda do Imperador, Atlantis: O Reino Proibido, A Dama e o Vagabundo II: As Aventuras de Banzé, entre outros.

 

Maurício Seixas veio a falecer em 2004.
 
Trabalhos de Direção de Dublagem:

 

Filmes

 

- Quero Ficar Com Polly

- Cinderela (1997)

- Alta Fidelidade

- Popularidade

- A Identidade Bourne

- The Man of The House

- A Onda dos Sonhos

- O Homem da Casa

 

Séries

 

- Jovem Hércules

 

Desenhos
 

- Ursinho Pooh: Um Ano Muito Feliz (Longa-Metragem)

- A Dama e o Vagabundo II: As Aventuras de Banzé (Longa-Metragem)

- A Dama e o Vagabundo (Longa-Metragem) (2ª Dublagem)

- O Príncipe do Egito (Longa-Metragem)

- Caminho Para El Dorado (Longa-Metragem)

- Leitão - O Filme (Longa-Metragem)

- Tarzan e Jane (Longa-Metragem)

- Stitch! O Filme (Longa-Metragem)

- O Livro do Pooh - Diversão Com Os Amigos

- Hércules (Série)

- Sabrina - A Série Animada

- Os Sete Monstrinhos

 

Fontes: Dublanet, Danilo Andrade, Mário Monjardim, Saho Studios, O Camundongo, Tudo Sobre Desenho, Dubla.com.br, Inside The Brain of E.C. Henry, Luciana Cappelli Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página