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Raseem em Os Cavaleiros da Arábia
Biografia:
Roberto Mendes foi um dublador Paulistano e Carioca.
Início
Roberto Mendes nasceu em 29 de Novembro de 1918, no Rio de Janeiro.
Quando jovem, foi um jockey popular, frequentando sempre o Hipódromo da Gávea.
Posteriormente, entrou na Companhia Telefônica Brasileira,
aonde fez carreira. Por volta de 1936, se tornou chefe de sessão, cuidando
da melhoria dos salários dos funcionários e etc. Na ocasião,
arranjou uma amizade na Rádio Transmissora, indo na empresa algumas
vezes para inspecionar a parte telefônica.
Rádio Transmissora
Em uma certa
vez, o comediante Lauro Borges, pediu para que Roberto fizesse uma
locução esportiva na emissora, mas Roberto não tinha experiência
nenhuma na área, e recusou. Ainda assim, Lauro tentou convencê-lo, e
conseguiu com que Roberto fizesse o testo, resultando posteriormente em um
contratado com a emissora como locutor. Isso datava o ano de 1939. E é assim que
Roberto ingressa no Rádio.
Entre os programas que
atuou na emissora, estão em 1940 tinha o programa Roberto Mendes
(1939), Carioquinha Bonita (1940), Carioca (1940), Programa Popular (1940),
sendo os quatro primeiros apresentados por Roberto, Programa
de Carnaval (1941), Pandemônio
(1942), programa com júri, entre outros.
Na emissora (que futuramente viria a
se chamar Rádio Mauá), também atuou em diversas ocasiões como cantor.
Em 1940, tem um pequeno hiato da
emissora, e vai morar em Juiz de Fora.
Rádio Tamoio
Permaneceu como locutor e
apresentador em programas da casa até 1943, quando se transfere para a Rádio
Tamoio.
Foi na emissora que
começou a atuar como radioator.
Entre os programas da casa,
participou do Teatro Policial B-7, em histórias como
Caramelos de Leite (1943).
Rádio Mayrink Veiga
Em 1944, ingressa na
Rádio Mayrink Veiga.
Entre as produções que
participou, temos primeiramente o programa Gravações (1944-46).
Em seguida, ingressa nas novelas,
atuando em Esquinas da Vida
(1945), Imortalidade
(1945), e Nevoeiro (1945).
Sua maior atuação foram
nas peças teatrais. Entre elas temos 30 Dias de Férias (1945). As
paças do programa Teatro Romance, como O
Conspirador (1945), e Os Maias (1945). Do programa Rádio-Teatro Flamour,
como Um
Crime Científico (1945), e A Catedral de Chbenie (1945). Entre
outras.
Também participava do programa Lendas Maravilhosas,
em histórias como
Gigante Barbaton (1945), A Sentença de Vizir (1945), A Princesa
Serpente (1945), O Dragão Azul (1945), entre outras.
Rádio Guanabara
Na Rádio Guanabara, esteve por
poucos meses, entre os anos de 1946 e 1947.
Entre as produções que participou na
emissora, está a novela Vidas Preciosas (1947).
Rádio Tamoio
Roberto retorna a Rádio Tamoio em
1947.
Os seus primeiros
trabalhos na emissora foram de escritor. Escrevia várias peças para
o programa Teatro Romance (1947).
Um de seus primeiros grandes
sucessos no Rádio, foi sem dúvida o programa Pausa Para Meditação (1948-1949). O
programa foi criado em 11 de Novembro de 1948, e apresentado inicialmente por
Aldo Viana. Em seguida Roberto assume o comando do programa, escrevendo os
textos para a versão noturna do mesmo. Trabalho esse que dividia com Aldo, que
escrevia os textos da versão diurna.
O programa se consistia em receber
cartas de histórias sofridas de fãs, e narra-las de forma radiofônica no
programa. Em um certo dia, quando o programa já estava na Mayrink Veiga, uma
dessas histórias comoveu o deputado federal, Rui Almeida, que interveio pela
autora da história, que precisava de tratamento nos Estados Unidos. O deputado
ficou tão comovido com a história, que sugeriu a criação de um projeto de lei na
Câmara para ajudar pessoas com histórias parecidas. O nome que ele sugeria a lei
era de Rádio Mayrink Veiga.
Outro fato curioso. O
programa era tão famoso, que Roberto recebia em torno de 300
cartas por dia de ouvintes querendo suas histórias radiofonizadas.
Além de Pausa Para
Meditação, também apresentou os programas Momento
Musical (1949), Você Sabia? (1949), ambos ao lado de Maria Muniz,
entre outros.
Com todo esse trabalho de
apresentador e escritor, também sobrou tempo para atuar em algumas produções da
casa, como nas novelas A Felicidade é
Quase Nada (1948), Revolta de Um Coração (1949), e Maria da Fé
(1949).
Rádio Mayrink Veiga
Em meados de 1949, retorna para a
Rádio Mayrink Veiga, e com ela, leva o Pausa Para Meditação (1949),
graças ao patrocinador, que Roberto arranjou para o programa, e
aceitou continuar parceiro da atração na nova emissora.
Logo em seguida, a Rádio Tamoio
entrou na justiça, e enquanto o processo estava tramitando, nenhuma das duas
emissoras pode usar o nome do programa em suas produções. Mesmo assim, o
programa continuou sendo exibido na Mayrink, tendo voltado, pouco tempo depois
ao seu nome original, graças a causa ganha na justiça pela emissora.
Roberto continuou a receber inúmeras
cartas de ouvintes, como também a escrever os textos para o programa diurno.
Além das histórias, Roberto colocou a
seu lado Gramurí, uma espécie de orientador espiritual, para orientaras pessoas
sofridas que ali descreviam seus problemas.
Além disso, atuou nos programas musicais Ritmo Del Alma (1951), e Recordar é Viver (1951).
Em atuações, esteve nas novelas A Pequena Cruz
do Teu Rosário (1950), e O Grande Anatólio (1950). Também dirige
algumas novelas, As
Mãos do Destino (1950), e Uma Luz no Caminho (1950). Em 1951, se
torna diretor de rádioteatro da emissora.
Na emissora, trabalhou ao
lado de nomes, como Norka Smith, Edgar G.Alves, Hélio Tys, Manoel de Nobrega, Alzieo
Zarur, Elza Martins, Selma Lopes, Sarah Nobre, Paulo Gonçalves,
Paulo Moreno, César Ladeira, Urbano Lóes, Manoel Braga, Castro
Viana, Lídia Matos, e outros.
Rádio Clube do Brasil
Em 1951, entra para Rádio
Clube do Brasil.
Na emissora, atuou
primeiramente como escritor. Foi dele as novelas
Os Olhos de Helena (1951), Rainha dos Boêmios (1951), O Mundo em Que
Vivemos (1951), em parceria com Álvaro Augusto, Três Lágrimas
(1952), Predestinação (1952), Paulo e Estevão (1952), e Rosa de
Sangue (1952).
Também escreveu histórias para o
programa Teatro Policial, como Crime à Meia-Noite (1953).
Também adaptou algumas
produções, como as peças A Vida Como
Ela É (1951), de Nelson Rodrigues, com Procópio Ferreira no elenco,
e Música Ao Longe (1953).
Na produção de programas,
foi responsável por Na
Hora H (1952), aonde também apresentava, A Vida Por Um Fio (1953), e
Recado Ao Presidente (1953).
Em atuações, esteve nas novelas Lágrimas de
Homem (1951), Quanto Custa a Felicidade... (1951), Canção de Julieta
(1952), A Comédia Humana (1952), e A Mulher de 30 Anos (1953).
Além disso também esteve no programa
teatral Salão de Música, narrando a peça Pedro e
o Lobo (1952), na peça cômica, A Comédia Humana (1952), e no
programa de divertimentos, Rádio Calçada (1954), feito ao vivo das calçadas.
Na emissora, trabalhou com Marilene
Alves, Wolner Camargo, Elza Martins, Telmo de Avelar, Noeli Mendes,
Ioná Magalhães, Miguel Rosenberg, João Loredo, e outros.
Rádio Tupi
Em 1953, ingressa nas
Emissoras Associadas, e entra na Rádio Tupi. Na emissora, desempenha
a função de assistente do consagrado diretor de rádioteatro, Olavo de
Barros.
Fica na emissora até
1954, quando retorna mais uma vez para a Tamoio.
Rádio Tamoio
De volta a emissora, traz
consigo o programa Pausa Para Meditação (1954).
Roberto também também se
torna diretor do
departamento de radioteatro da emissora, tendo como assistente, Radamés
Celestino.
Fica alguns meses na emissora, quando
se muda para a Rádio Mundial, ainda no ano de 1954.
Rádio Mundial
Roberto trabalhava
anteriormente na Rádio Clube do Brasil, que fechou e se transformou
em Rádio Mundial.
Na emissora, Roberto
escreve a novela Um
Grande Amor (1955), produz quadro
humorísticos para o programa Moto Continuo (1955), dentro do Programa Luiz Vassalo,
produz o programa Noites Que Não Voltam Mais (1955-56), entre
outros.
Rádio Mayrink Veiga
Ao mesmo tempo que atuava
na Rádio Mundial, também esteve na Rádio Mayrink Veiga, que fazia
parte do grupo OVC.
Entre os programas que
escreveu/produziu na emissora, está o humorístico, que também era
transmitido na Rádio Mundial, Moto Contínuo (1955).
Em 1956, se afasta da
Mundial e da Mayrink, e da carreira artística, alegando desilusão com o meio.
Rádio Tupi
Dois anos depois retorna
a profissão, contratado pela Rádio Tupi, estreando em 1 de Abril de
1958, ao lado de
Elza Martins e Paulo Gonçalves.
Rádio Nacional
No mesmo ano, vai para a
emissora Rádio Nacional.
Na emissora, atual
exclusivamente como escritor. Escreveu peças, como Última
Primavera (1959), e Sublime Vingança (1959), e novelas como Perdão Para Meu Pecado (1958),
e Namorados (1959), entre outros.
Rádio Mayrink Veiga
De volta a Mayrink em
1959, Roberto se torna assistente de Sérgio
de Oliveira, diretor de rádioteatro, ao lado de Orlando Drummond e
Rubens Teixeira.
Como produtor, entre
outros, esteve na criação do
programa teatral, Teatrinho (1959).
Como diretor, comandou a
novela Este Norte é de Morte (1960).
Na emissora, além de
assistente de diretor, produtor e diretor, também foi ensaiador
de programas, e radioator.
Rádio Nacional
De volta à Rádio Nacional
em 1960, escreveu as novelas O
Foragido (1960-61), e O Drama de Cada Um (1960).
Rádio Rio de Janeiro
Na década de 1970,
trabalhou na Rádio Rio de Janeiro, emissora fundada em 1972.
Na emissora, Roberto escreveu, adaptou e dirigiu o Teatro Cristão (1972-74), dentro do programa Meditação e Evocação da Ave Maria, Narrado por Geraldo de Aquino, com elenco de Aldenora Santos, Batista Rodrigues,Lourdes Mayer, Nelson Batinga, Dilmo Elias, Naida Costa, Vanda Costa, e seus colegas de rádio e dublagem Lauro Fabiano e Gualter de França.
Rádio Globo
Na mesma década, entrou
para a Rádio Globo, aonde trabalhou como redator. Após isso,
dedicou-se apenas a dublagem
Teatro
Roberto participou das
peças Cara ou Coroa? (1949), de Aquilino Barreiros, e Aluga-Se Esta
Casa (1949), de Armando de Oliveira Carvalho, ao lado de Gilda
Castelo Branco, Aquilino Barreiros, Mario Melo, Geraldo Carvalho, e
Henrique Nestal, no Teatrinho de Francisconi, no Departamento
Cultural de Arte Cênica do Liceu de Artes e Ofícios.
TV Tupi
Quando entrou para as Emissoras
Associadas e foi trabalhar na Rádio Tupi em 1953, também ingressou na TV Tupi.
Na emissora, atuou
primeiramente como escritor, como para o programa
Bonecos de Pixe (1953), e histórias para Espetáculos Tonelux
(1954), Show Regina (1954), e Grande
Show (1954), tendo nos últimos dois programas sido substituído por
Dias Gomes.
Retorna à TV Tupi 10 anos
depois, em 1964, contratado para escrever peças para o Teatro de
Comédias.
Incêndio na Herbert
Richers
Em 30 de Junho de 1963,
aconteceu um incêndio no edifício Astória,
na Rua Senador
Dantas, no bairro da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. O
incêndio começou no 14º andar, aonde se encontrava os estúdios da
Herbert Richers. Na ocasião, Roberto e Alberto Curi estavam dentro
do estúdio dublando episódios do programa Disneylândia.
Roberto ajudou a
salvar algumas pessoas. Ele teria escapado, quebrando uma janela, e colocando uma escada
giratória para fugir para o outro
prédio. Muitas pessoas se salvaram pelos varais entre prédios, que
eram comuns naquela época. Algumas, infelizmente se suicidaram por
desespero.
Esse episódio marcara para
sempre todos ali envolvidos e suas famílias. Foi o caso do próprio
Roberto, que teve a partir dali inúmeros pesadelos por vários anos,
por conta do ocorrido.
Na ocasião, a Disney
usava seus estúdios para longas e curtas, o que vinha acontecendo
desde o início da década. Após o incêndio, os estúdios foram
transferidos para o conhecido barracão, um estúdio antigo
pertencente a finada cinematográfica, Brasil Vita Films.
Lá, eles tiveram que
dublar de forma improvisada, inclusive estúdios montados com lona.
Meses depois o estúdio foi comprado e reformando, se transformando
no clássico estúdio da Herbert Richers, que existiu até seu
encerramento em 2010.
Pela perca dos estúdios
no incêndio, a Disney teve que procurar outro estúdio, que acabou
sendo a Riosom, por intermédio de Aloísio de Oliveira, braço direito
da empresa, que atuava no mesmo.
Após o fim da Riosom, a
Disney não retornou para a Herbert, encontrando a Tecnisom de Carlos
de la Riva, com a qual se manteve por alguns anos, retornando por
volta de 1979 para a Herbert Richers, e voltando a trabalhar em outro estúdio
de Carlos de la Riva, a Delart, em 1988.
Nomes Iguais
Nas décadas de 1930, 40 e
50, existia um embaixador e diplomata brasileiro chamado Roberto
Mendes Gonçalves, que entre outros, foi embaixador em Viena, Tóquio,
e Lisboa. Já nas décadas de 1920, 1930 e 1940, existia um pintor chamado Roberto Mendes.
Também existiu um
tenente-coronel chamado Roberto Mendes Malheiros, conhecido na
década de 1930. Havia também um
compositor musical na década de 1950 no Rio de Janeiro chamado
Roberto Mendes.
Vida Pessoal
Roberto casou-se com a
rádioatriz, Elza Martins na década de 1950. Da união, nasceram três filhos.
Em 1964,
João Roberto, em 1967, Rita de Cássia, e em 1971, Ana Rosa. Sua
única neta
chama-se Mariana.
Dublagem
Roberto ingressou na dublagem por volta do início dos anos de 1960, na Herbert Richers. Também ingressa nos estúdios da Riosom e Dublasom Guanabara em meados dos anos de 1960.
Por volta de meados de 1966, muda-se
para São Paulo com sua esposa Elza, e vão dublar na AIC. Esteve na emissora até
por volta de 1968, quando retorna ao Rio.
Na ocasião, ingressa na TV Cinesom,
recém adquirida por dubladores da AIC. Na mesma época também entra na CineCastro.
Nos anos de 1970, retorna a Herbert
Richers. Em meado dos anos de 1970, ingressa na Peri Filmes.
Nos anos de 1960, foi para São Paulo com a esposa, e ambos entraram
na dublagem na AIC. No final dos anos de 1960, voltou para o Rio
para trabalhar na TV Cinesom e Herbert Richers. Ficou na dublagem
até o final dos anos de 1980, quando se afastou.
Um fato curioso. Roberto
Mendes estava nos estúdios da Herbert Richers em 1963, quando houve
o incêndio no prédio, no Edifício Astória. Roberto chegou a ser
atingido pelo fogo, e teve ferimentos nos braços, mas logo conseguiu
sair do edifício. Na época do incêndio, a série Vagon Train (1957-62)
que estava sendo dublada, e outra películas da empresa foram
destruídas pelo fogo.
Entre seus trabalhos, temos primeiramente os filmes. Entre eles, deu voz aos atores James Gleason em A Mulher Que Eu Amo, Sydney Greenstreet em Passagem Para Marselha, Robert Morley em Um Biruta em Órbita, Donald Crisp em Como Era Verde Meu Vale, Michael Hordern em El Cid (2ª Dublagem), Esmond Knight em Robin e Marian, Lloyd Nolan em Aeroporto, Sam Jaffe em O Dia Em Que a Terra Parou, entre outros.
Em séries, foi a voz do Policial Comissário James Gordon interpretado por Neil Hamilton a partir da 3° temporada dublada na TV Cinesom de Batman, a primeira voz do General Peterson interpretado por Barton MacLane em Jeannie é Um Gênio, Dropper, o Leão interpretado por Dan Owen em Banana Split, a segunda voz do Capitão Adam Greer interpretado por Tige Andews em Mod Squad, entre outros.
Em desenho fez Raseem em Os Cavaleiros da Arábia, Galo em O Cão e o Frango, Comissário em Gasparzinho, o Fantasma Espacial, Sentinela no longa-metragem, A Espada Era a Lei, entre outros.
Roberto Mendes faleceu em 2 de Março de 1995.
James Gleason
Entre seus trabalhos, temos primeiramente os filmes. Entre eles, deu voz aos atores James Gleason em A Mulher Que Eu Amo, Sydney Greenstreet em Passagem Para Marselha, Robert Morley em Um Biruta em Órbita, Donald Crisp em Como Era Verde Meu Vale, Michael Hordern em El Cid (2ª Dublagem), Esmond Knight em Robin e Marian, Lloyd Nolan em Aeroporto, Sam Jaffe em O Dia Em Que a Terra Parou, entre outros.
Dropper, o Leão
Em séries, foi a voz do Policial Comissário James Gordon interpretado por Neil Hamilton a partir da 3° temporada dublada na TV Cinesom de Batman, a primeira voz do General Peterson interpretado por Barton MacLane em Jeannie é Um Gênio, Dropper, o Leão interpretado por Dan Owen em Banana Split, a segunda voz do Capitão Adam Greer interpretado por Tige Andews em Mod Squad, entre outros.
Raseem
Em desenho fez Raseem em Os Cavaleiros da Arábia, Galo em O Cão e o Frango, Comissário em Gasparzinho, o Fantasma Espacial, Sentinela no longa-metragem, A Espada Era a Lei, entre outros.
Roberto Mendes faleceu em 2 de Março de 1995.
Trabalhos:
Filmes
- James Gleason em A
Mulher Que Eu Amo / Estranhos na Cidade, e Este Mundo é Um Hospício
- Sydney Greenstreet
em A Máscara de Dimitrios, e Passagem Para Marselha
- Robert Morley em O
Dilema do Médico, Um Biruta em Órbita
- Rei Henry VIII (Charles
Laughton) A Rainha Virgem
- Ratliff (J. Pat O'Malley)
em O Mercador de Almas
- Reverendo Silas
Pendrake (Thayer David) em O Pequeno Grande Homem
- Sr. Morgan (Donald Crisp) em Como Era Verde Meu Vale
- Secretário Assistente Naval de Robert David Chase (Del Courtney) em O Monstro do Mar Revolto
- Don Diego (Michael Hordern) em El Cid (2ª Dublagem)
- J.b Parker (Paul Stewart) em O Risco de Uma Decisão
- Sir Joseph (Billy Williams) em O Vento e o Leão
- Senador (Richard Keith) em Adivinhe Quem Vem Para Roubar
- Senhor Defensor (Esmond Knight) em Robin e Marian
- Moses Brown (Bill Walker) em Jake Grandão
- Harry Standish (Lloyd Nolan) em Aeroporto
- Prof. Jacob Barnhardt (Sam Jaffe) em O Dia Em Que a Terra Parou
- Sr. Morgan (Donald Crisp) em Como Era Verde Meu Vale
- Secretário Assistente Naval de Robert David Chase (Del Courtney) em O Monstro do Mar Revolto
- Don Diego (Michael Hordern) em El Cid (2ª Dublagem)
- J.b Parker (Paul Stewart) em O Risco de Uma Decisão
- Sir Joseph (Billy Williams) em O Vento e o Leão
- Senador (Richard Keith) em Adivinhe Quem Vem Para Roubar
- Senhor Defensor (Esmond Knight) em Robin e Marian
- Moses Brown (Bill Walker) em Jake Grandão
- Harry Standish (Lloyd Nolan) em Aeroporto
- Prof. Jacob Barnhardt (Sam Jaffe) em O Dia Em Que a Terra Parou
- Barão Von Schulenberg (Gérard Herter) em O Dia da Desforra
- James Temple (Lionel
Barrymore) em Paixões em Fúria
Séries
- Policial Comissário
James Gordon (Neil Hamilton) em Batman (TV Cinesom)
- General Peterson (Barton MacLane) (primeira voz) em Jeannie é Um Gênio
- General Peterson (Barton MacLane) (primeira voz) em Jeannie é Um Gênio
- Capitão Adam Greer (Tige
Andews) (segunda voz) em Mod Squad
- Dropper, o Leão (Dan
Owen) (segunda voz) em Banana Split
Desenhos
- Raseem em Os Cavaleiros
da Arábia
- Galo em O Cão e o Frango
- Comissário em Gasparzinho, o Fantasma Espacial
- Sentinela em A Espada Era a Lei (Longe-Metragem)
- Galo em O Cão e o Frango
- Comissário em Gasparzinho, o Fantasma Espacial
Fontes: A Scena Muda, O
Cruzeiro, Revista do Rádio, Gazeta de Notícias, Última Hora,
Wikipédia, Jornal das Moças, Vida Doméstica, Universo AIC, Dublanet,
A Noite, A Manhã, Jornal dos Sports, Juran, Rádio Rio de Janeiro.
Na Rádio Rio De Janeiro AM,de 1972 a 1974,ROBERTO MENDES,escreveu,adaptou e dirigiu,na Série Teatro Cristão,às terças e quintas, no horário das 18:30hrs,dentro do Programa Meditação E Evocação Da Ave Maria,que era apresentado e narrado,por Geraldo de Aquino e patrocinado pela Assistência Social Paulo de Tarso...O Elenco do Teatro Cristão, era pequeno e composto por alguns Radioatores,da Tupi-RJ,como Lauro Fabiano;da Rádio Globo RJ,como Aldenora Santos,Batista Rodrigues,Lourdes Mayer e Nelson Batinga e da Rádio MEC-AM RJ,como Dilmo Elias,Nada Costa,Vanda Costa e Gualter de França, entre outros...vigário Geral-RJ-Brasil 02/12/2021
ResponderExcluirLer-se Naida Costa
ExcluirObrigado pela contribuição, Juran. Seu texto já está incorporado à matéria.
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