quarta-feira, 10 de julho de 2019

Hélio Porto


Arquivo de Som:

Rupert Cadell (James Stewart) em Festim Diabólico



Biografia:

Hélio Porto foi um dublador Paulistano.
 
Hélio Brasil Porto nasce eu 8 de Janeiro de 1940 em São Paulo, Capital.

Início

Nos anos de 1950, vivendo com sua família no Rio de Janeiro, por influencia do pai, desde cedo foi apaixonado por cinema.

Chegou a trabalhar exibindo filmes em algumas instituições no Rio, como no Departamento de Estudos Cinematográficos da Sociedade Fluminense de Fotógrafos (1956), e no Clube Fluminense de Cinema (1957), entre outros.

TV Paulista

Tempos depois, parte para São Paulo, aonde em 1969, vai trabalhar na TV Paulista. Hélio seguiu sua carreira como escritor.

TV Tupi (SP)

Hélio Porto

Em 1960, integrava o quadro de funcionários da TV Tupi. Na emissora, escreve peças, como Quem Me Matará... (1960), Roleta Russa (1960), para o Câmera Um, entre outros.

Foi o responsável por adaptar filmes americanos para a emissora, no programa Cinema Johnson's. Entre as adaptações, temos O Corcunda de Notredame (1961).

TV Rio

Na TV Rio, Hélio é o redator do programa Alianças Para o Sucesso (1968), apresentado por Tonia Carrero e Murilo Neri, e com direção de seu ex-colega de AIC, Sérgio Galvão.

TV Globo

Em 1988, a Rede Globo colocou no ar um especial chamado O Dia Mais Quente (1988), escrito por Marcílio Moraes, adaptado do original de Cornell Woolrich e Hélio Porto. Provavelmente alguma peça escrita nos anos de 1960 por Hélio, em adaptação a Cornell.

Cinema

Como ator, fez os filmes Por Um Corpo de Mulher (1979), A Dama da Zona (1979), P.S.: Post Scriptum (1981), Me Deixa de Quatro(1981), Duas Estranhas Mulheres(1981), A Noite dos Bacanais (1981), e Retrato Falado de Uma Mulher Sem Pudor (1982), sendo a grande maioria deles pornochanchadas.

Post Scriptum (1981), Hélio foi figurinista e diretor de arte do filme. Já em Retrato Falado de Uma Mulher Sem Pudor (1982), Hélio foi escritor e diretor do filme, ao lado de Jair Correa.

Vida Pessoal

Hélio era filho de Paulo Porto, redator e crítico de cinema do Jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, e de Carmen Brasil Porto.

Casa-se com a colega de dublagem, Gessy Fonseca em 1963. Em 1974, se separa de Gessy Fonseca.

Dublagem

Começou a carreira como dublador na Ibrasom em 1963. Em 1964, sai da Ibrasom e vai para a GravaSon, aonde trabalha como tradutor, diretor de dublagem e dublador.
Hélio Porto

Como tradutor, foi o responsável pela 1ª e 2ª temporadas de A Feiticeira, 1ª e quase até o final da 2ª temporada de Perdidos no Espaço, a série Viagem ao Fundo do Mar e Os 3 Patetas.

Como diretor, dirige os 3 primeiros episódios e outros episódios aleatórios na 1ª temporada e alguns outros episódios na 2ª temporada de A Feiticeira, intercala com Amaury Costa a direção da 1ª temporada de Perdidos no Espaço, e a 2ª temporada intercala com Amaury Costa, José Soares e Ary de Toledo.

Hélio também narrou eventualmente em algumas séries, como em alguns poucos episódios de Os Três Patetas.

Por volta de 1967 deixa a AIC, e vai para o Rio, no qual compra a TV Cinesom de Victor Berbara, tendo como sócio o dublador Amaury Costa. No estúdio, Hélio desempenhou o papel de tradutor e diretor, e Amaury de diretor e narrador oficial. Outros dubladores de São Paulo como Neville George, Gessy Fonseca, Ary de Toledo, Magno Marino, entre outros, também foram pra lá.

Com o final da TV Cinesom por volta de 1971, Hélio se afasta da dublagem. Em final dos anos de 1970 volta para a BKS, antiga AIC. Uma de suas últimas dublagens que temos registro, foi o personagem Francisco na novela A Vingança, por volta de 1992.

James Stewart

Entre seus trabalhos em dublagem temos os filmes, aonde fez a voz de George Fortescu interpretado por Laurence Olivier em Rebecca - A Mulher Inesquecível, General Wombat interpretado por Robert Conrad em O Homem Com a Lente Mortal, Comandante Pete Mattews interpretado por Kenneth Tobey em O Monstro do Mar Revolto, Lou Costello interpretado por Wilbur Grey em Abott e Costello As Voltas Com Fantasmas, Wulfgar interpretado por Rutger Hauer em Falcões da Noite, Tony Camonte interpretado por Paul Muni em Scarface - A Vergonha de Uma Nação, Promotor Galloway interpretado por Carl Frank em A Dama de Shangai, alem do ator James Stewart em Anatomia de Um Crime, Festim Diabólico, Flechas de Fogo, Janela Indiscreta, O Homem Que Sabia Demais, O Vale Heroico, Shenandoah, Um Corpo Que Cai e Winchester '73, entre outros.

Larry Fine

Em séries foi a primeira voz de Larry Fine interpretando ele mesmo em Os Três Patetas, Capitão da Espaçonave interpretado por Larry Ward no episódio Viagem à Lua em O Túnel do Tempo, Sr. Johnson interpretado por Bill Daily no episódio O Lado Bom da Ilusão e George, o Corvo interpretado por Christopher George no episódio Um Corvo Pousou Em Minha Vida em A Feiticeira, Hapgood interpretado por Warren Oates no episódio Hapgood Esteve Aqui e Capitão Tucker interpretado por Albert Salmi no episódio O Pirata do Céu em Perdidos no Espaço, primeira voz de Murdock interpretado por Dwight Schultz em Esquadrão Classe A, Phylo interpretado por Junichi Haruta em Cybercops, entre outros.

Em novelas fez Francisco, ator não creditado na produção, em A Vingança, entre outros.

Hélio Porto veio a falecer no dia 25 de Maio de 1999, por complicações cardíacas.

Trabalhos:

Filmes

- James Stewart em Anatomia de Um Crime, Festim Diabólico, Flechas de Fogo, Janela Indiscreta, O Homem Que Sabia Demais, O Vale Heroico, Shenandoah, Um Corpo Que Cai e Winchester '73
- George Fortescu (Laurence Olivier) em Rebecca - A Mulher Inesquecível
- General Wombat (Robert Conrad) em O Homem Com a Lente Mortal
- Comandante Pete Mattews (Kenneth Tobey) em O Monstro do Mar Revolto
- Lou Costello (Wilbur Grey) em Abott e Costello As Voltas Com Fantasmas
- Wulfgar (Rutger Hauer) em Falcões da Noite
- Tony Camonte (Paul Muni) em Scarface - A Vergonha de Uma Nação
- Promotor Galloway (Carl Frank) em A Dama de Shangai

Séries

- Larry Fine (Larry Fine) (primeira voz) em Os Três Patetas
- Capitão Lee Crane (David Hadison) (primeira voz) em Viagem Ao Fundo do Mar
- Capitão da Espaçonave (Larry Ward) em O Túnel do Tempo
- Sr. Johnson (Bill Daily) e George, o Corvo (Christopher George) em A Feiticeira
- Hapgood (Warren Oates) e Capitão Tucker (Albert Salmi) em Perdidos no Espaço
- Murdock (Dwight Schultz) (primeira voz) em Esquadrão Classe A
- Phylo (Junichi Haruta) em Cybercops

Novelas

- Francisco (não creditado) em A Vingança

Trabalhos de Direção de Dublagem

Séries

- A Feiticeira (Alguns Episódios da 1ª e 2ª Temporadas)
- Perdidos no Espaço (Vários Episódios da 1ª e 2ª Temporadas)
- Viagem ao Fundo do Mar (1ª e 2ª Temporadas)
- Perdidos no Espaço (1ª e Quase Toda a 2ª Temporada)
- Os 3 Patetas (A Maioria dos Episódios)

Trabalhos de Traduções de Dublagem

Séries

- Procura-Se Vivo Ou Morto
- A Feiticeira (1ª e 2ª Temporadas)
- Perdidos no Espaço (1ª e Quase Toda a 2ª Temporada)
- Viagem ao Fundo do Mar (1ª e 2ª Temporadas)
- Os 3 Patetas (A Maioria dos Episódios)

Fontes: O Fluminense, Gazeta de Notícias, Correio Paulistano, Ultima Hora, Universo AIC, Dublanet, Diário de Notícias, O Jornal.

Total de visualizações de página