quinta-feira, 4 de julho de 2019

Yolanda Cavalcanti


Arquivo de Som:

Esmeralda (Alice Ghostley) (segunda voz) em A Feiticeira



Biografia:

Yolanda Cavalcanti foi uma dublador Paulistana.

Antonieta Jorge (conhecida como Antonieta de Alencar e Yolanda Cavalcanti), nasceu em São Paulo.

Rádio Tupi (SP)

Yolanda foi descoberta pela Rádio Tupi de São Paulo, no ano de 1953, entrando junto com Zuleika Maria, para compor o elenco de rádioteatro da emissora. Na ocasião, usava o nome artístico de Antonieta de Alencar.

Rádio Jornal do Commercio

Em 1955, rescinde contrato com a emissora, e vai trabalhar na Rádio Jornal do Commercio, em Recife, Pernambuco. Chega ao Recife em 2 de Abril de 1955.

No emissora, Yolanda atuou, entre outros, na versão pernambucana de Jerônimo, o Herói do Sertão, ao lado de Geraldo Liberal, Geraldo Lopes, e Djalma Miranda. Também esteve na novela, O Preço do Silêncio (1956).

Em Fevereiro de 1964, com as ameaças de demissões do grupo Jornal do Commercio, se demite, e parte para São Paulo. Ao retornar à capital paulistana, adota o nome artístico de Yolanda Cavalcanti.

Rádio São Paulo

Por volta de 1964, ingressa na Rádio São Paulo, aonde atua no radioteatro.

Rádio Record

Um tempo depois, é contratada pelas Emissoras Unidas, e vai trabalhar na Rádio Record.

Teatro

Conjunto Atores Profissionais Unidos: A Beata Maria do Egito (1962), de Rachel de Queiroz, com direção de Alfredo de Oliveira, ao lado de Paulo Ribeiro, Hermes da Hora, e Emmanuel de Andrade, no Teatro do Parque, em Recife, Pernambuco.

Companhia Teatro de Equipe: Entre Quatro Paredes (1963), com direção de Walter de Oliveira, ao lado de Aurora Duarte, Albuquerque Pereira, Aron Mendel, e outros, no Teatrinho da AIP, em Recife, Pernambuco.

Companhia Teatro de Equipe: O Estranho Caso do Homem Que Gostava de Mulher (1963), de Aguinaldo Silva, com direção de Clênio Wanderley, ao lado de Albuquerque Pereira, Jonatas Anselmo, Paulo de Aragão, e Glauce Bandeira, no Teatro Santa Rosa, em Recife, Pernambuco.

TV Jornal do Commercio

Em 1961, estréia na TV Jornal do Commercio. Esteve na emissora até Fevereiro de 1964, quando deixa a mesma para atuar no rádio e TV paulistano.

TV Record

Em São Paulo, na mesma ocasião que estava na Rádio Record, começa também a atuar na TV Record. Atua em diversos programas teatrais da casa, como também em programas humorísticos.

TV Tupi (SP)

Na TV Tupi, entre outras atuou na novela, A Revolta dos Anjos (1972).

Cinema

Para cinema primeiramente vieram as dublagens de filmes nacionais, como em Regina e o Dragão de Ouro (1974), O Príncipe Natan e a Princesinha Curiosa (1988), ao lado de Marthus Mathias, entre outros.

Em atuações no cinema, esteve presente em apenas um filme, As Taras de Todos Nós (1981).

Prêmios


Em 1963, ganhou o prêmio de melhor tele-atriz de Recife.

Historinhas Disney

Nos anos de 1970, foi convidada por Older Cazarré, com quem trabalhava na AIC, a participar das Historinhas Disney no estúdio RCA S/A Eletrônicos, que se localizava no bairro do Jaguaré, São Paulo. No estúdio, também trabalhou ao lado da adaptadora Edy Lima, e do narrador Ronaldo Baptista, além de grande elenco também oriundo da AIC. Entre as histórias clássicas em que participa, está Aladim e a Lâmpada Maravilhosa (1980), entre muitas outras.

Dublagem

Começou na dublagem por volta de 1967/68 na AIC. Na empresa, primeiramente começou a fazer convidados em séries, como A Feiticeira (4ª e 5ª temporadas), Jeannie, é Um Gênio (4ª temporada), Batman (2ª temporada), Lancer (2ª temporada), E As Noivas Chegaram, Caldeirão do Diabo, entre outras séries.

Esmeralda em A Feiticeira

Ganhou seu primeiro personagem fixo, na 7ª temporada de A Feiticeira. Esmeralda interpretada por Alice Ghostley. Na 6ª temporada da série, dividia a personagem com Sandra Campos, até pegar definitivamente a personagem, depois que Sandra ficou sem tempo de fazer a personagem, por conta das dublagens em filmes. Yolanda fez a personagem até o fim da série. Na mesma época, também teve outra fixa em séries, que foi a Vovó Daisy Moses, interpretada por Irene Ryan em A Família Buscapé.

Em filmes dublados na AIC, além de participações em produções como Ulysses, também foi a voz das personagens Rheba Spelding interpretada por Lee Patrick em Rabo de Foguete, Jessie interpretada por Diane Cilento em Hombre, entre outras.

No final dos anos de 1960, início dos anos de 1970, sua filha Lúcia Helena Azevedo, ia almoçar com Yolanda após a escola em um bar próximo da AIC, e as vezes acompanhava sua mãe nos estúdios. Em 1971, sua filha acaba ingressando na AIC á pedido de Nelson Batista, tendo se tornado mais tarde uma das dubladoras e diretoras mais atuantes no pais.

Na ocasião, também ingressou na Odil Phono Brasil, aonde dublou por vários anos.

Com a inauguração da Álamo em 1972, Yolanda aumenta seu ramo de trabalho e começa a trabalhar no estúdio. Com o fim da AIC, continua na BKS.

Katherine Helmond e Bruce Dern em Trama Macabra

Entre os filmes que fez nessa época, estão além de participações em produções como Vingança Cega (na Álamo), também tem as personagens feitas na BKS, como Sra. Maloney interpretada por Katherine Helmond em Trama Macabra, Tia Heather interpretada por Athene Seyler em Grito do Coração, entre outras.

Maw em Sinuca e Borba

No início dos anos de 1980, chega a ir dublar no Rio de Janeiro, na Herbert Richers, mas retorna um tempo depois à São Paulo. Na ocasião, dublava um desenho chamado Sinuca e Borba na BKS, e por pedido do distribuidor, vai para o Rio de Janeiro junto com Francisco Borges para terminar o desenho. Houve essa mudança, porque quem fazia a voz do personagem principal, que era o Francisco José, tinha se mudado há poucos para o Rio.

Veio a falecer no dia 6 de Maio de 2007.

Trabalhos:

Filmes

- Rheba Spelding (Lee Patrick) em Rabo de Foguete
- Sra. Mildon (Kathleen Freeman) em Artistas e Modelos (1ª Dublagem)
- Jessie (Diane Cilento) em Hombre
- Sra. Maloney (Katherine Helmond) em Trama Macabra
- Tia Heather (Athene Seyler) em Grito do Coração
- Ma Tarbet (Hope Emerson) em O Vale da Ambição

Séries

- Esmeralda (Alice Ghostley) em A Feiticeira (7ª e 8ª Temporadas)
- Enfermeira Christine Chapel (Majel Barrett) (terceira voz) em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem)
- Viúva Negra (Tallulah Bankead) em Batman
- Gus Guthrie (Winifred Coffin) e Sra. Stafford (Alice Backes) em Lancer
- Vovó Daisy Moses (Irene Ryan) em A Família Buscapé
- Cha-ka (Philip Paley) (segunda voz) em O Elo Perdido

Desenhos

- Maw em Sinuca e Borba (1ª Dublagem)
- Rainha em A Princesa e o Cavaleiro (BKS)

Fontes: Marco Antônio, Universo AIC, Ivan Betarelli, Falando de Dublagem, Lúcia Helena Azevedo, Rodolfo Albiero, IMDB, Memória da TV e do Cinema, Dublanet, Hemeroteca Digital, O Cruzeiro, O Fluminense, Diário da Noite, Tribuna da Imprensa, Blog Francisco José Corrêa, Listal, County Historian, Augusto Bisson, História da Dublagem, Última Hora (PE), Diário de Pernambuco, Revista do Rádio, Radiolândia, Diário da Noite (SP).

Total de visualizações de página