quarta-feira, 22 de abril de 2020

Domício Costa



Arquivo de Som:

Dick Vigarista e Muttley em Corrida Maluca



Biografia:

Domício Costa foi dublador Carioca.

Domício Costa dos Santos Filho nasceu em 2 de Dezembro 1928 na cidade do Rio de Janeiro.

Rádio Cruzeiro do Sul

Domício Costa (1951)

Começou a carreira em 1941 na rádio Cruzeiro do Sul, por conta de um teste sugerido pela apresentadora Silvia Regina. Ficou de 1941 à 1943 no Programa do Garoto na emissora.

Rádio Transmissora

Em 1943, transferiu-se para a Rádio Transmissora, aonde entre outros participou do programa de Carlos Pallut, Tesouro da Juventude.

Rádio Nacional

Em 1944, entrou para a Rádio Nacional, graça ao sucesso do programa na Transmissora. A emissora contratou não só Domício, como o escritor do programa, e seu companheiro de atuação, Altamar de Matos. Ingressou na emissora junto com o jornalista Carlos Palú, e a rádioatriz Aliomar de Matos.

Na emissora, primeiramente atuou como contra-regras, depois partindo para atuação como rádioator.

Entre as inúmeras atuações de Domício na emissora, estão principalmente as novelas. Entre elas, temos: Pedacinho do Céu (1945), O Passado Não Morre (1950), Minha Vida, Meu Amor (1950), A Última Ilusão (1951), A Glória do Amor (1951), Ciclone (1951), História de Um Prisioneiro (1952), Direito de Nascer (1952), interpretando Osvaldo, O Preço da Liberdade (1953), O Amor Que Reviveu (1955), Um Sonho Mau na Vida de Vânia (1955), A Ponte dos Suspiros (1955), Roseiral das Sombras (1955), Há Sempre Outra Mulher (1955), Condenados (1956), As Mães Não Tem Destino (1956), No Silêncio da Noite (1956), A Noiva das Trevas (1956), Dúvida (1957), Tortura de Uma Traição (1957), Até Morrer de Amor (1957), O Direito de Amar (1957), Simplicidade (1959), Sublime Vingança (1959), A Inocente Pecadora (1959), Maria Farrel (1959), Uma Voz Ao Longe (1959), Jarusa (1959), O Romance da Eternidade (1960), A Tapera (1961), A Noite do Meu Destino (1972), entre tantas outras.

Domício foi um dos mais importantes rádioatores do país nas décadas de 1940 e 1950. Era muito famoso, e desempenhava os principais papeis nas novelas. Também era uma pessoa que tinha um relacionamento bom com seus colegas.

Domício Costa e Floriano Faissal (1954)

Domício também de outros seguimentos na emissora, como em séries temáticas, como em Presídio de Mulheres, em episódios como: Depois da Tempestade (1953), entre outros. Também atuou em seriados, como: Jerônimo, o Herói do Sertão (1955), Maria Leonor (1956), entre outros.

Participou também de peças de teatro na emissora, como no programa Teatro de Mistério Philco, em peças como: A Arma do Crime (1957), no programa Teatro de Mistério (1957) interpretando o Inspetor Santos, em histórias escritas por Hélio do Soveral, em Anastácia, entre outros.

Domício Costa e Simone Morais (1952)

Em programas, participou das histórias de Mário Faccini em Nos Meus Tempos de Rapaz (1953), também no programa de audições, Tribunal dos Calouros (1953), entre outros.

Na emissora, também foi diretor de rádioteatro, e posteriormente foi gerente da emissora.

Entre seus colegas de Rádio, trabalhou com muitos daqueles que viriam a ser seus colegas na dublagem, como Milton Rangel, Darcy Pedrosa, Cauê Filho, Newton da Matta, Luiz Manoel, Rodney Gomes, Bruno Netto, Carlos Marques, Waldir Fiori, Wolner Camargo, Neuza Tavares, entre outros.

Permaneceu na Rádio Nacional até 1988, ficando 44 anos na emissora.

Outras Rádios

Nos anos de 1960, 1970 e 1980, também atua como gerente em diversas rádios, como Rádio Ipanema, Rádio FM Nacional, e Rádio Volta Redonda. Nos anos de 1980, desempenha a função de superintendente da Rádio Brás, saindo do cargo em 1988, quando se ausenta por completo do rádio.

Rádio Globo

Logo da Rádio Globo

Domício trabalhou até 2003 como dublador, apenas indo a Cinevídeo fazer o Prefeito em As Meninas Superpoderosas, dedicando-se apenas ao rádio, no qual trabalhava no programa Show do Antônio Carlos, que fazia das 6 às 9 da Manha, na Rádio Globo Rio Am 1220 Khz, ao lado do também dublador Duda Espinoza. Veio a se aposentar em 2011 e foi morar com sua filha na Bahia, mas retorna ao Rio de em 2013, indo morar no Retiro dos Artistas, e volta a dublagem pela Delart.

Teatro

No teatro, sua primeira atuação foi com o Grupo Os Nacionalistas, nome oriundo de Nacional, de Rádio Nacional, emissora da qual pertenciam os fundadores do grupo.

 

Estreou na companhia, na peça Teu Amor e Uma Cabana (1955), ao lado de Castro Viana, Isis de Oliveira, Henrique Brieba, e Milton Rangel, no Teatro Rival. A peça também foi apresentada em 1956, no Teatro Ana Cecília, em Petrópolis.

 

Em seguida, encenou a peça A Dama do Camarote (1955), ao lado de Castro Viana, Henriqueta Brieba, Milton Rangel, Cahuê Filho, e grande elenco, na sede do Clube do Flamengo, e na Associação dos Empregados do Comércio. Também esteve na peça em 1956, no Clube do Flamengo.

 

No ano seguinte, atua em outra peça do grupo, A Força do Perdão (1956), de Castro Viana. Uma peça encenando A Paixão de Cristo. Atuou ao lado de Álvaro Aguiar, Mafra Junior, Castro Gonzaga, Cahuê Filho, Isis de Oliveira, Roberto Faissal, Mário Lago, Daisy Lúcidi, Normal Geraldy, e grande elenco, no Teatro Glória. Na trama interpretou Judas. A peça foi encenada também nos anos de 1958, 1959, e 1960, em ambos, levada ao Teatro República.


Roberto Faissal e Domício Costa (década de 1950)

A última peça a encenar com o grupo, foi, Papai (1958), ao lado de Nelly Martins, Castro Viana, e Neuza Tavares, no Clube Municipal.

No ano seguinte, atua na peça, É Proibido Fazer Milagres no Corredor (1959), pela Comédia das Segundas, ao lado de Castro Gonzaga, Carlos Marques, Waldir Fiori, Paulo Gracindo, Lourdes Mayer, Roberto Faissal, e outros, no Teatro Jardel.

a década de 1960, atuou na peça, Caiu Primeiro de Abril (1964), com direção de Chico Anysio, no Teatro Rival, ao lado de Ari Fontoura, Sadi Cabral, Lourdes Mayer, Elizabeth Gaspar, Roberto Faissal, e Arthur Costa Filho, no Teatro Rival.

Na década de 1970, atuou na peça, Auto da Compadecida (1975), com Agildo Ribeiro, Jomeri Pozzoli, e Dirce Migliaccio, no Teatro Dulcina.

TV Tupi

Também fez televisão, na época da TV ao vivo. Fez TV de Vanguarda na TV Tupi do Rio, ao lado de Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Sérgio Brito, entre outros.

Prêmios

Esmeralda Batista (madrinha de Domício) dando o prêmio a Domício Costa (1956)

Domício ganhou 2 vezes como melhor rádio-ator do Brasil: A primeira vez em 1953, referente à 1952, e a segunda vez em 1956, referente à 1955.

Compositor

Além do trabalho em rádio, Domício também foi compositor. Compôs ao lado de Roberto Faissal a primeira música da cantora Dolores Duran, chamada Já Não Interessa, em 1952. Também em 1952 compôs o samba Não Vou Chorar, ao lado de Valsinho.

Outros

Cauby Peixoto em entrevista em 1960 para a Revista do Rádio, foi perguntado sobre seus rádioatores favoritos, e ele citou Roberto Faissal e Domício Costa.

Participou em 1960 dos LP's, História do Brasil - Vol. II e Gladys e Seus Bichinhos.


Caricatura de Domício Costa (1959)

Domício também se formou em jornalismo na adolescência, o que o ajudou muito nos trabalhos que desempenhou no rádio.

Na década de 1950, fez um comercial que ficou 2 anos no ar de um remédio hepático chamado Atalaia Jurubeba. Ficou muito conhecido na época por isso.

Vida Pessoal

Nos corredores da rádio, Domício ficou muito conhecido como um homem que teve muitas namoradas, e a maioria de curto tempo. Namorou com Gessy Fonseca, Maralisi Tartarini, Sônia de Moraes, Neyda Rodrigues, Liana Duval, Elen de Lima, e tantas outras.

Domício Costa (1954)

Por conta de uma de suas decepções amorosas, tentou suicídio em 1954, tomando 3 frascos de calmante. Ficou em coma entre a vida e a morte por 1 dia no Hospital Pronto Socorro, mas se recuperou sem sequelas. Na ocasião, foi notícias em todos os principais jornais, e foi visitado por dezenas de colegas de emissora.

Domício era casado com Dulcinéa em 1950, e posteriormente causou-se de novo, tendo uma filha desse casamento.

Dublagem

Distribuidora MCA

Na dublagem entrou em 1958, na ZIV. Lá participou dos filmes de Charlie Chan, e com isso ganhou na época um prêmio da produtora e distribuidora americana dos longas, a MCA, que foi uma visita aos estúdios da empresa nos Estados Unidos.

Uma outra curiosidade é que na empresa ZIV, uma das percussoras da dublagem no Rio de Janeiro e no Brasil, a remuneração dos dubladores era paga em dólares, o que acontecia pela empresa sede da ZIV ser americana.

Domício passou por outras empresas, como CineCastro, TV Cinesom, Dublasom Guanabara, Herbert Richers, Televox, Telecine, VTI, Delart, Cinevídeo, entre muitas outras.

Em 1965, algo inusitado aconteceu na TV Tupi. Para o lançamento da série americana no canal, Virgínia, a emissora convidou os dubladores da série para falar um pouco sobre seus trabalhos de dublagem. Estiveram presentes Domício Costa, Orlando Prado, Cirano de Souza, Aliomar de Matos e Ênio Santos. Acredito eu que essa tenha sido a primeira vez que um programa de televisão apresentava dubladores para o grande público.

Slogan da MGM

No começo dos anos de 1970, foi o narrador da CineCastro que dizia a frase Versão Brasileira CineCastro Rio de Janeiro e São Paulo, como também narrava nas séries, filmes e desenhos do estúdio. Com o fim da CineCastro e a compra da mesma, Domício continua na empresa, agora Televox, sendo o narrador na empresa até o fechamento da mesma.

Na Telecine, foi um dos narradores, ao lado de tantas figuras importantes, como Arlênio Lívio, Carlos Leão, Leonel Abrantes, e outros. Era ele quem dizia a frase: Biblioteca de Desenhos Animados, Versão Brasileira Telecine; quadro de desenhos produzidos pela MGM.


Dick Vigarista

Entre seus trabalhos como dublador, Domício ficou muito conhecido principalmente por dublar em desenhos. Ele foi uma das vozes do Popeye nas dublagens feitas na CineCastro (a partir de 1966 Orlando Drummond pegou o personagem na Herbert Richers), Chico Bola / Lobo Mau em Droopy e Dripple, Mightor em O Poderoso Mightor, Ruivão na segunda e mais conhecida dublagem de Jambo e Ruivão, Prefeito em As Meninas Superpoderosas, Leôncio em Novo Pica Pau, Dick Vigarista e o Muttley quando falava na primeira dublagem de Máquinas Voadoras e a segunda voz em Corrida Maluca, Eustácio Resmungão em Coragem, o Cão Covarde, Iroh em Avatar - A Lenda de Aang, Zeus no longa-metragem Hércules e a primeira voz na série Hércules, a primeira voz do Prefeito em As Meninas Superpoderosas: Geração Z, Devimon em Digimon, entre outros.

Lee Van Cleef em Sabata

Em filmes, foi Frank McCloud interpretado por Humphrey Bogart em Paixões em Fúria, James Bond interpretado por Sean Connery em 007 - Contra o Satânico Dr. No e a primeira dublagem deMoscou Contra 007, Lord Voldemort interpretado por Richard Bremmer em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Sabata interpretado por Lee Van Cleef em Sabata: O Homem Que Veio Para Matar, McCutcheon interpretado por Aubrey Morris em Bordel de Sangue, Kasper Gutman interpretado por Sydney Greenstreet em O Falcão Maltês, Comandante da Missão interpretado por Anthony Hopkins em Missão Impossível 2, Heinrich Von Garten interpretado por Christopher Lee em Rios Vermelhos 2 - Anjos do Apocalipse, Alan Gaskell interpretado por Clark Gable em Mares da China, Richard Dadier interpretado por Glenn Ford em Sementes da Violência, Curley interpretado por George Kennedy em Os Filhos de Katie Elder, entre outros.

Robert Taylor em Estrada Proibida

Alem disso também fez a voz de outros atores, como Spancer Tracy em A Mulher Absoluta e À Um Passo do Fim, Robert Taylor em Estrada Proibida e Pecado e Redenção, Robert Mitchum em Colinas da Ira e Paixão de Bravo, Charlton Heston em A Marca da Maldade e As Aventuras de Buffalo Bill, Vicent Price em A Mosca da Cabeça Branca e O Túmulo Sinistro, Sean Connery em 007 - Contra o Satânico Dr. No e Moscou Contra 007, Christopher Lee em Rios Vermelhos 2 - Anjos do Apocalipse e Grito de Horror, Charlton Heston em A Marca da Maldade e As Aventuras de Buffalo Bill, Peter O'Toole em Como Roubar um Milhão de Dólares e Um Cara Muito Baratinado, entre outros.

Philip Ahn em Kung Fu - A Lenda Continua

Em séries, fez a voz de Mestre Kan interpretado por Philip Ahn em Kung Fu - A Lenda Continua, a primeira voz de Gamemnon Busmalis interpretado por Tom Mardirosian em OZ - A Vida é Uma Prisão, entre outros.

Mário Cassilas

Em novelas, fez o Doutor Mendive interpretado por Fernando Torre Laphame em A Usurpadora, Miguel Beltrán interpretado por Mario Casillas em O Privilégio de Amar, entre outros.

Jacques Cousteau

Na década de 1990, o documentarista Jacques Cousteau mandou uma carta de próprio punho elogiando a narração de Domício em suas matérias que foram ao ar pelo Discovery Channel.

Domício Costa (2010)

Domício atuou até 2003 como dublador e radialista, se afastando da carreira, e indo morar na Bahia com a filha. Retorna ao Rio de Janeiro o final da década de 2000, e vai morar no Retiro dos Artistas. Na mesma época retornando a Rádio Globo, e em 2013, volta a atuar na dublagem, agora pela Delart.

Domício Costa com a homenagem feita pelo fã Rei Simões (2015)

Domício Costa veio a falecer em 5 de Março de 2016, em sua residência enquanto dormia.

Trabalhos:

Filmes

- Vicent Price em A Mosca da Cabeça Branca, Meu Reino Por Um Amor, O Monstro Da Cidade Submarina, Nos Domínios Do Terror, O Túmulo Sinistro
- Spancer Tracy em A Mulher Absoluta, A Um Passo do Fim, O Pai da Noiva / Minha Filha Vai Casar (1950), e O Veleiro da Aventura
- Sean Connery em 007 - Contra o Satânico Dr. No (1ª Dublagem), e Moscou Contra 007 (1ª Dublagem)
- Christopher Lee em Rios Vermelhos 2 - Anjos do Apocalipse, Grito de Horror, e O Vampiro da Noite / Horror de Drácula
- Charlton Heston em A Marca da Maldade, As Aventuras de Buffalo Bill, e O Navio Condenado
- Peter O'Toole em Como Roubar um Milhão de Dólares, e Um Cara Muito Baratinado
- Robert Taylor em Estrada Proibida, Muro de Trevas, e Pecado e Redenção
- Robert Mitchum em Colinas da Ira, e Paixão de Bravo
- Gene Hackman em O Assalto, e Sem Saída
- Frank McCloud (Humphrey Bogart) em Paixões em Fúria
- Lord Voldemort (Richard Bremmer) em Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Hickory / Homem de Lata (Jack Haley) em Magico de Oz (Telecine)
- Stinger (James Tolkan) em Top Gun - Ases Indomáveis
- Morrell (Patrick Godfrey) em O Conde de Monte Cristo
- Mestre Kan (Philip Ahn) em Kung Fu - A Lenda Continua
- Maxwell Dent (Jürgen Prochnow) em Um Tira da Pesada 2
- Dr. Charlie Humphries (Rufus Collins) em Fome de Viver
- Cardeal Glick (George Carlin) em Dogma
- Athos (Van Heflin) em Os Três Mosqueteiros
- General Worden (Ernest Borgnine) em Os Doze Condenados - A Proxima Missão
- Paul Gauguin (Anthony Quinn) em Sede de Viver
- Brad (Christopher Walken) em Caminhos Violentos
- Frank W. Wead "Spig" (John Wayne) em Asas de Águia
- Richard Jones "Dick" (Ronny Cox) em Robocop - O Policial do Futuro
- Cardeal Glick (George Carlin) em Dogma
- Sabata (Lee Van Cleef) em Sabata: O Homem Que Veio Para Matar
- McCutcheon (Aubrey Morris) em Bordel de Sangue
- Kasper Gutman (Sydney Greenstreet) em O Falcão Maltês
- Lord Wolfingham (Henry Daniell) em O Gavião do Mar
- Captain Ross (John Randolph) em King Kong (1976) (2ª Dublagem)
- Comandante da Missão (Anthony Hopkins) em Missão Impossível 2
- Roberts (Pat Hingle) em O Resgate de Jéssica
- Técnico John Schiffner (Brian Dennehy) em Jogadas de Verão
- Eyvind (Max Von Sydow) em A Maldição do Anel
- Sargento Berger (Peter Lorre) em A Cruz de Lorena
- Alan Gaskell (Clark Gable) em Mares da China
- Alan Squier (Leslie Howard) em Floresta Petrificada
- Richard Dadier (Glenn Ford) em Sementes da Violência
- Curley (George Kennedy) em Os Filhos de Katie Elder
- Prof. Oliver Lindenbrook (James Mason) em Viagem Ao Centro da Terra
- C.R. MacNamara (James Cagney) em Cupido Não Tem Bandeira (1ª Dublagem)

Séries

- Ito (Masanari Nihei) em Ultraman
- Gamemnon Busmalis (Tom Mardirosian) (primeira voz) em OZ - A Vida é Uma Prisão
- Fleegle (segunda voz) em Banana Splits

Desenhos

- Popeye (uma das vozes) em Popeye (Versão CineCastro)
- Narrador dos Desenhos da Warner Bros, Com a Frase: Biblioteca de Desenhos Animados
- Narrador em O Regresso de Ultraman
- Cobrinha Azul (segunda voz) em Cobrinha Azul
- Chico Bola / Lobo Mau em Droopy e Dripple
- Mightor em O Poderoso Mightor e Harvey, o Advogado
- Ruivão em Jambo e Ruivão (2ª Dublagem)
- Narrador em Sawamu o Demolidor
- Narrador em A Pantera Cor-De-Rosa
- Prefeito em As Meninas Superpoderosas
- Leôncio em Novo Pica-Pau
- Dick Vigarista e Muttley em Máquinas Voadoras e Corrida Maluca
- Eustácio Resmungão em Coragem, o Cão Covarde
- Iroh em Avatar - A Lenda de Aang
- Zeus em Hércules (Longa-Metragem) e (primeira voz) em Hércules (Série)
- Prefeito (primeira voz) em As Meninas Superpoderosas: Geração Z
- Wilbur Cobb em Ren e Stimpy
- Pai da Vaca e do Frango (segunda voz) em A Vaca e o Frango
- Sr. Burns (segunda voz) em Os Simpsons
- Barão Strucker em X-Men Evolution
- Draaga em Liga da Justiça Sem Limites
- Fowler em A Fuga das Galinhas (Longa-Metragem)
- Professor em Os Flintstones Nos Anos Dourados
- Bo em Garfield e Amigos (Versão Sincrovídeo)
- Devimon em Digimon Adventure
- Hudson em Gargoyles
- Lobo Mau em Os Três Porquinhos (Longa-Metragem)
- Matagi
em Samurai Champloo
- Sarmoti em O Rei da Selva (Longa-Metragem)
- Jackie em Jackson Five
- Bobby em Super Dínamo
- Thunderbolt em Cavalo de Fogo
- Satã em A Princesa e o Cavaleiro
- Professor Força em Silverhawks
- Mágico Ramnizar em Os Cavaleiros da Arábia

Novelas

- Dr. Mendive (Fernando Torre Laphame) em A Usurpadora
- Miguel Beltrán (Mario Casillos) em O Privilégio de Amar

Links Relacionados:


Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Wikipédia, Cinema&Vídeo na TV, Marcella da Silva Zullo, Guilherme Briggs, Ta Ligado?, Revista do Rádio, A Noite, Última Hora, Diário da Noite, A Noite, Todo Teatro Carioca, A Noite: Supplemento, Jornal das Moças, Kátia Vignolo, Rei Simões, Pedro Azevedo, Adoro Cinema.

Um comentário:

Total de visualizações de página