quarta-feira, 18 de março de 2020

Juraciara Diácovo


Arquivo de Som:

Rosa Cantú Del Río (Laura Flores) em Cúmplices de Um Resgate



 
Biografia:

Juraciara Diácovo é uma dubladora Carioca.
 
Juraciara Diácovo nasceu em 11 de Junho de 1943, na cidade do Rio de Janeiro.

Desde os 5 anos de idade quando começou a aprender a escrever, começou a gostar de interpretar. Também desde pequena gostava de cantar.

Rádio Tupi / Tamoio

Juraciara começou carreira aos 7 anos de idade na Rádio Tupi, estreando no programa infantil, Clube do Guri (1950). Na emissora, atuou ao lado de gente como Paulo Porto e Lídia Matos.

Ao mesmo tempo também atuava na Rádio Tamoio. Além de rádioatriz, também foi cantora nas emissoras.

Esteve nas emissoras até por volta de 1955.

Rádio Nacional

Por volta de 1955, ingressa na Rádio Nacional, aonde atua em programas como Ontem, Hoje e Amanhã (1955), de Renato Murce, apresentado por César de Alencar, e ao lado de Elizinha Coelho, e Juanita Castilho. Entre outros.

Juraciara Diácovo (1956)

Também atua nos programas teatrais Grande Teatro Millus, em peças como A Morte Civil (1956), e Grande Teatro, em peças como Anjo de Pedra (1956).

Também atua na novela A Chama Que Não Se Apaga (1957), Na Solidão da Noite (1957), Travessuras de Um Anjo (1969), entre muitas outras.

TV Tupi

Por volta de 1954/55, ingressa também na TV.

TV Rio

Juraciara também passa pela TV Rio, aonde atua, entre outros no programa Studio A, em peças como O Cura da Aldeia (1960), ao lado de Eva Todor, Antônio Patiño, Alvaro Aguiar, Rodney Gomes e grande elenco

Rede Globo

Na Rede Globo, participou do programa humorístico Chico City na década de 1980. 

Também esteve no programa Chico Total - 2ª Versão (1996). Na atração, esteve ao lado de Chico Anyzio, Estelita Bell, Marya Bravo, Milton Carneiro, Castrinho, Luiz Delfino, Lug de Paula, Orlando Drummond, Monique Evans, Brandão Filho, Maitê Proença, Heloísa Perissé, Leonardo Serrano, Francisco Milani, Suely May, Lúcio Mauro, Zezé Macedo, Berta Loran, Selma Lopes, Diogo Larrea, Leandro Hassim, Ingrid Guimarães, Lupe Gigliotti, e muitos outros.

Teatro

Em 1954, Juraciara é convidada pelo Maestro Eleazar de Carvalho, por seu sucesso como cantora na Rádio Tupi, para se apresentar na ópera, Vamos Fazer Uma Opera? (1954-55), de Benjamin Briten, como soprano infantil, levado inicialmente no Congresso das Juventudes Musicais em São Paulo, e posteriormente no Teatro Ginástico Português, e Teatro Municipal, no Rio de Janeiro.

Em 1961, atuou na peça É Proibido Suicidar-Se na Primavera (1961), no Teatro Municipal de Niterói, entre outros, ao lado de Mário Monjardim.

Em 1978, participa do ciclo de leituras dramáticas que acontecia no SENAI, com a leitura de As Primicias (1978), de Dias Gomes, ao lado de atores e atrizes consagrados, como Osmar Prado, Clarice Abujamra, Castro Gonzaga, Lourdes Mayer, Nair Amorim, Maria Teresa Barroso, Daisy Poli e Léo.

Discos

Juraciara também atuou em discos, como em Chapeuzinho Vermelho e Aventuras de Pedro Malazarte (1959), pela RCA Vcitor. No disco, tem a companhia do colega de Rádio Nacional, Gerdal dos Santos.

como História do Brasil - Vol II (1960), ao lado de outros atores e atrizes da Rádio Nacional, como Milton Rangel, Castro Gonzaga, José de Arimatéa, Domício Costa, Cahue Filho, Domingos Martins, Carlos Marques, Samir de Montemor, Roberto Faissal, e Geraldo Luís. Ela atua no Lado A do disco, chamado História do Brasil, 3º Capitulo - Governadores Gerais.

No mesmo ano também atua no disco, Gladys e Seus Bichinhos (1960), da apresentadora do programa de mesmo nome na Tupi, Gladys Mesquita Ribeiro. No disco, atua ao lado, também de vários rádioatores e arádioatrizes da Nacional, além da própria Gladys, que narra o disco. Entre os radioatores, temos Waldir Fiori, Ilka Maria, Maria Alice, Roberto Faissal, Neyda Rodrigues, Nelma Costa, Simone Morais e Neuza Tavares, na história O Botãozinho de Rosa, de Fredímio Trotta.

Piano

Estudou piano em 1955, com a Professora Ecléia Ribeiro, o que lhe ajudava na parte musical que desempenhava no rádio e no teatro.

Dublagem
 
Na dublagem, ingressa em 1967 na TV Cinesom, por intermédio de seu colega de Rádio Nacional, Newton da Matta. Em seguida, ingressa no estúdio Dublasom Guanabara, aonde teve importante atuação.

Juraciara Diácovo e André Filho

Nos anos de 1970 chega a Herbert Richers, Tecnisom e Peri Filmes. Já nos anos de 1980, ingressa na Telecine, VTI, Delart e Sincrovídeo.

Nos anos de 1990, ingressa na Audiocorp. Nos anos 2000, ingressa na Wan Macher e Doublesound. E nos anos de 2010, ingressa na Rio Sound. Entre outros estúdios em que fez parte.

Curso de Juraciara Diácovo (2016)

Juraciara também deu aulas de dublagem. Em 1989, ministrava um curso. Em 1999, ministrou um curso ao lado de Márcio Seixas, chamado Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Dubladores/Locutores, nos Estúdios Mister Vox.

Esteve em 2000 também ministrando o mesmo, e até fazendo anúncio no Jornal do Brasil do mesmo. Juraciara voltou várias vezes com o curso, como em 2016, pelo estúdio Arwtv.

Sally Field

Entre seus personagens, temos principalmente atrizes em filmes. Entre elas Stephanie Powers nos 4 filmes inspirados na série Casal 20, Jane Fonda em Adivinhe Quem Vem Para Roubar, e Como Eliminar Seu Chefe, Natalie Wood em A Corrida do Século, e Rastros de Ódio, Emma Thompson na franquia Harry Potter, Gates McFadden na franquia Jornada nas Estrelas, Sally Field em Norma Rae, e Uma Babá Quase Perfeita, além das dublagens da atriz da personagem Sassy na sequência A Incrível Jornada, Faye Dunaway em Inferno na Torre, e O Pequeno Grande Homem, Julianne Moore em Evolução, e O Grande Lebowski, Psicose (1998)entre outras. Nos anos de 1980, também chegou a ser a voz de Shirley MacLaine.

Além disso, deu voz a atrizes como Bette Davis em A Estranha Passageira, Suzanne Pleshette em California, Terra do Ouro, Talia Shire em A Semente do Diabo, Kim Basinger em Batman (VHS), Lea Thompson em O Encanto do Natal, Debora Kerr em Crê Em Mim, Maggie Smith em Assassinato Por Morte, Sarah Jessica Parker em Abracadabra, Barbara Stanwyck em Pacto de Sangue, Doris Day em Ardida Como Pimenta, Diane Keaton em O Pai da Noiva, Meryl Streep em Amor à Primeira Vista, entre outras.

Dana Scully

Em séries, ficou inicialmente marcada pela personagem Jennifer Hart na série Casal 20. Posteriormente, também foi Pamela Barnes Ewing em Dallas, Dana Scully em Arquivo X, Detetive Sarah Pezzini em Witchblade - A Guerreira Imortal, Ranger Mística Branca em Power Rangers - Força Mística, entre outras.

Além disso, foi a voz oficial de algumas atrizes em séries, como a própria Jennifer Hart em séries como Contragolpe, e Quando Pinta o Amor, Cybill Shepherd em Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais, e Mentes Criminosas, e Mary McDonnell em Divisão Criminal (2ª voz), e Grey's Anatomy.

Daphne Blake

Em desenhos, foi onde também brilhou com alguns personagens. Entre eles seu carro chefe, Daphne Blake de Scooby-Doo, pego quando tinha apenas 4 anos de profissão. Além disso, também foi Penélope Charmosa na primeira dublagem de Os Apuros de Penélope, uma das vozes de Piu Piu nas dublagens de Looney Tunes dos anos de 1970 e 1980, Suzie Chan em Charlie Chan, a segunda voz de Sally Murphy em Laboratório Submarino, Sandy Devlin em Devlin, o Motoqueiro, Tana em O Vale dos Dinossauros, Gasparzinho em Gasparzinho, O Fantasma Espacial, Judyty Isaac Neutron "Judy" em Jimmy Neutron, e Jimmy Neutron - O Menino Gênio, Georgette em Oliver e Sua Turma, Miriam em O Cão e a Raposa, Isabel em O Natal do Mickey Mouse, Lady Marian em Robin Hood, entre outros.

Em novelas, foi principalmente a voz da atriz Laura Flores, atuando em A Alma Não Tem Cor, Cúmplices de Um Resgate, Destilando Amor, Gotinha de Amor, e Mundo de Feras. Além disso também foi as atrizes Leticia Perdigón em Primeiro Amor a Mil Por Hora, e Rebelde, Rosa María Bianchi em A Outra, e Alegrifes e Rabujos, e María Rojo em Mariana da Noite, e Sigo Te Amando.

Fora isso, também foi Carmen San Román (Margarita Isabel) em A Madrasta, Chela em Viva As Crianças - Carrossel 2, Bertha de Aragón em Feridas de Amor, entre outros.

Juraciara abriu um processo contra a Fox em meados dos anos de 2000 por conta de direitos autorais. Em retaliação, a Fox tirou Juraciara da personagem Scully de Arquivo X.

Trabalhos:

Filmes

- Stephanie Powers em As Novas Aventuras do Fusca, Dupla Vingança, A Volta do Casal 20, A Volta do Casal 20 - A Alta Temporada, A Volta do Casal 20 - Crimes do Coração, Casal 20 - A Herança de Max
- Jane Fonda em A Noite dos Desesperados, Adivinhe Quem Vem Para Roubar, Amargo Regresso, Como Eliminar Seu Chefe, Klute - O Passado Condena, e Síndrome da China
- Natalie Wood em A Corrida do Século, Clamor do Sexo, Esta Mulher é Proibida, Médica, Bonita e Solteira, Meteoro, Os Prazeres de Penélope, e Rastros de Ódio
- Emma Thompson em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Gates McFadden em Jornada nas Estrelas - Generations, Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato, Jornada nas Estrelas - Insurreição, e Jornada Nas Estrelas - Nêmesis
- Sally Field em  Dramático Reencontro no Poseidon, Hooper - O Homem das Mil Façanhas, Norma Rae, e Uma Babá Quase Perfeita
- Sassy (voz) (Sally Field) em A Incrível Jornada, e A Incrível Jornada II - Perdidos Em São Francisco
- Faye Dunaway em Inferno na Torre, O Pequeno Grande Homem, e Três Dias do Condor (VHS)
- Julianne Moore em Evolução, O Grande Lebowski, e Psicose (1998)
- Cybill Shepherd em Era Uma Vez... Um Crime, e Kelly & Cal: Uma Amizade Inexperada
- Jane Seymour em O Fantasma da Ópera (1983), e Simbad Contra o Olho do Tigre
- Goldie Hawn em Liberdade Para as Borboletas, e Todos Dizem Eu Te Amo (DVD)
- Sinead Cusack em Fúria de Titãs 2, Senhores do Crime (Globo)
- Laura Linney em Cartas de Amor, e Sobre Meninos e Lobos
- Charlotte Vale (Bette Davis) em A Estranha Passageira
- Arabella Flagg (Suzanne Pleshette) em California, Terra do Ouro / As Aventuras de Bullwhip Griffin
- Maggie (Talia Shire) em A Semente do Diabo
- Detetive Sarah Pezzini (Yancy Butler) em Witchblade - O Filme
- Jane Hurley (Debbie Reynolds) em A Festa de Casamento
- Ann (Cindy Williams) em A Conversação
- Leslie Perry (Irene Kane) em O Show Deve Continuar
- Barbara Tuttle (Jill St. John) em Errado Pra Cachorro
- Ruth Whitney (Christine Ebersole) em Uma Família Inesperada
- Eve Clayton (Brenda Vaccaro) em Aeroporto 77
- Enid Frick (Candice Bergen) em Sex And The City - O Filme
- Vicky Hawkins (Suzanna Leigh) em Boeing Boeing
- Jenny (Karen Valentine) em Chumbo Quente e Pé Frio
- Sabra Cravat (Maria Schell) em Cimarron
- Dana Scully (Gillian Anderson) em Arquivo X - O Filme
- Joy Burns (Patricia Clarkson) em Do Jeito Que Ela é
- Vicki Vale (Kim Basinger) em Batman (VHS)
- Barbara Pegg "Babs" (Lulu) em Ao Mestre Com Carinho
- Sarah Gibson (Lea Thompson) em O Encanto do Natal
- Rosemary Sydney (Mary Steenburgen) em Piquenique
- Alison Kirbe (Debora Kerr) em Crê Em Mim
- Hilly Burns (Jill Clayburgh) em O Expresso de Chicago
- Sra. Dora Charleston (Maggie Smith) em Assassinato Por Morte
- Jennifer Jolie (Parker Posey) em Pânico 3
- Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker) em Abracadabra
- Phyllis Dietrichson (Barbara Stanwyck) em Pacto de Sangue
- Moneypenny (Samantha Bond) em 007 - O Mundo Não é o Bastante
- Leslie (Joanna Pacula) em Marcado Para a Morte
- Julie Fitch (Brigid Bazlen) em A Maquina do Amor
- Carrigan Crittenden (Cathy Moriarthy) em Gasparzinho - O Fantasminha Camarada (1ª Dublagem)
- Florence Tanner (Pamela Franklin) em A Casa da Noite Eterna
- Calamity Jane (Doris Day) em Ardida Como Pimenta
- Nina Banks (Diane Keaton) em O Pai da Noiva
- Molly Gilmore (Meryl Streep) em Amor à Primeira Vista

Séries

- Cybill Shepherd em Cybill, Eastwick: A Cidade da Magia, Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais, e Mentes Criminosas
- Mary McDonnell em Divisão Criminal (2ª voz), Galáctica - Astronave de Combate, e Grey's Anatomy
- Jennifer Hart (Stefanie Powers) em Casal 20, Contragolpe, e Quando Pinta o Amor
- Katrina Tremaine (Ann Dusenberry) em Magnum
- Doutora Beverly Crusher (Gates McFadden) (segunda voz) em Jornada nas Estrelas - A Nova Geração
- Udonna / Ranger Mística Branca (Peta Rutter) em Power Rangers - Força Mística
- Pamela Barnes Ewing (Victoria Principal) em Dallas
- Dana Scully (Gillian Anderson) em Arquivo X
- Rachel Glass (Lisa Ann Walter) em Últimas Notícias
- Deb Scott (Barbara Alyn Woods) em Lances da Vida
- Ruth Evershed (Nicola Walker) em Dupla Identidade
- Detetive Sarah Pezzini (Yancy Butler) em Witchblade - A Guerreira Imortal
- Serina (Jane Seymour) em Galáctica - Astronave de Combate (1978)

Desenhos

- Daphne Blake em O Que Há de Novo, Scooby-Doo?, Scooby-Doo e a Perseguição Cibernética (Longa-Metragem), Os Novos Filmes de Scooby-Doo, Salsicha e Scooby Atrás das Pistas, Scooby-Doo e o Abominável Homem das Neves (Longa-Metragem), Scooby-Doo Show, Scooby-Doo e Scooby-Loo, Scooby-Doo Na Ilha dos Zumbis (Longa-Metragem), Scooby-Doo Cadê Minha Múmia? (Longa-Metragem), Aloha Scooby-Doo (Longa-Metragem) e Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa (Longa-Metragem)
- Piu Piu (uma das vozes) em Looney Tunes (Anos de 1970 e 1980)
- Becky Thatcher (Lu Ann Haslam) em As Aventuras de Huckleberry Finn
- Penélope Charmosa em Os Apuros de Penélope (1ª Dublagem)
- Suzie Chan em Charlie Chan
- Sally Murphy (segunda voz) em Laboratório Submarino
- Sandy Devlin em Devlin, o Motoqueiro
- Tana em O Vale dos Dinossauros
- Tracy Patridge em A Família Dó-Ré-Mi 2200
- Célia Alvarez em A Coisa
- Gasparzinho em Gasparzinho, O Fantasma Espacial
- Gussy (voz) (Oprah Winfrey) em A Menina e o Porquinho
- Martha Kent em A Morte do Super Homem (Longa-Metragem)
- Judyty Isaac Neutron "Judy" em Jimmy Neutron, e Jimmy Neutron - O Menino Gênio
- Mãe da Myrtle em Lilo & Stitch: A Série
- Mãe do Bambi em Bambi (3ª Dublagem) (Longa-Metragem)
- Georgette em Oliver e Sua Turma (Longa-Metragem)
- Miriam em O Cão e a Raposa (Longa-Metragem)
- Isabel em O Natal do Mickey Mouse (Longa-Metragem)
- Lady Marian em Robin Hood (Longa-Metragem)

Novelas

- Laura Flores em A Alma Não Tem Cor, Cúmplices de Um Resgate, Destilando Amor, Gotinha de Amor, e Mundo de Feras
- Leticia Perdigón em Primeiro Amor a Mil Por Hora, e Rebelde
- Rosa María Bianchi em A Outra, e Alegrifes e Rabujos
- María Rojo em Mariana da Noite, e Sigo Te Amando
- Carmen San Román (Margarita Isabel) em A Madrasta
- Chela (Adriana Acosta) em Viva As Crianças - Carrossel 2
- Bertha de Aragón (Diana Bracho) em Feridas de Amor
- Madre Trindade (Maria Alicia Delgado) em Querida Inimiga

Fontes: Revista do Rádio, Radiolândia, Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Acervo Pessoal, Dublanet, IMDB, Jornal dos Sports, Jornal do Commercio, A Noite, Última Hora, O Jornal, Tribuna da Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página