sábado, 27 de abril de 2019

Marcelo Gastaldi


Arquivo de Som:

Chapolin Colorado (Roberto Gómez Bolaños) em Chapolin


Biografia:

Marcelo Gastaldi foi um dublador Paulistano.

Marcelo Gastaldi nasceu em 20 de Outubro de 1945 em São Paulo.

TV Paulista

Começou a carreira em 1957, ingressando nas Organizações Victor Costa e indo trabalhar na TV Paulista. Entrou junto com os atores José Miziara e Milton de Oliveira.

Inicialmente atuou em diversos teleteatros da emissora. Entre eles, temos Glorinha (1959), ao lado de Isaura Bruno, Ivete Jayme, Marcia Cardeal, entre outros.

Entre as novelas que atuou na emissora, estão: As Grandes Esperanças (1961), e Eu Amo Esse Homem (1965). No início dos anos de 1960, também foi assistente de Líbero Miguel, diretor de novelas na emissora.

Rede Record

Em 1965, vai para a Rede Record, aonde atua na novela Turbilhão (1965).

TV Cultura

Na TV Cultura, apresentou o programa de José Castellar, Números Inteiros e Relativos (1975), ao lado de Ana Maria Dias e Amilton Monteiro. O programa consistia em ensinar matemática de forma criativa.

O programa foi tão inovador, que ganhou o prêmio anual da TV NHK do Japão como melhor programa educacional do ano de 1975, sendo esse o 10º Concurso Anual de Programas Educativos de Rádio e Televisão.

TV Tupi

Em 1977, participava do programa humorístico Domingo é Dia de Graça (1977), na TV Tupi, ao lado de José Santa Cruz, Roberto Barreiros, Rogério Cardoso, Ferrugem, Renato Master, entre outros.

TV Gazeta

No ano seguinte, esteve na minissérie Minha Vida é Uma Novela (1978), na TV Gazeta.

TVS - SBT
Em final dos anos de 1970, início dos anos de 1980, vai trabalhar na TVS, atuando primeiramente como dublador. Fez parte do projeto Com-Arte, encabeçado por vários dubladores após a greve de 1977.

Por volta de 1983, cria seu estúdio dentro da emissora, chamada Maga. Além disso, também foi responsável pela trilha sonora de muitas produções na emissora, tanto nacional, quanto estrangeiras, entre elas o próprio Chaves, no qual também dirigiu e dublou.

Como ator, atuou na novela Sombras do Passado na (1983), ao lado dos também dubladores Cecília Lemes e Mario Vilela. Também foi um dos diretores da novela Pecado de Amor (1983).

No início dos anos de 1990, criou um piloto para a emissora chamado Feroz e Mau-Mau, ao lado do também dublador Carlos Seidl. A série era uma comédia pastelão inspirada em Chaves e Chapolin, mais precisamente inspirada em Peterete e Chompiras, dois bandidos trapalhões, interpretados por Roberto Bolaños e Ramon Valdez.

Cinema

Pro cinema atuou em apenas 1 filme, Regina e o Dragão de Ouro (1974), ao lado de vários dubladores, como Carlos Seidl, Cecília Lemes e Raimundo Duprat.

Música
Os Iguais 

Marcelo também foi cantor. Teve um grupo nos anos de 1970 chamado Os Iguais, um grupo do gênero Jovem Guarda integrado por Mário Lúcio de Freitas, Antônio Marcos e Appolo Mori.

foi o criador de várias músicas ao lado de Mário Lúcio de Freitas na TVS / SBT. Entre elas a abertura e todas as demais canções da novela Jerônimo (1984-85), lançadas em um LP produzido também pela dupla.

Marcelo também foi compositor, tendo composto ao lado do amigo Mario Lúcio de Freitas as músicas Anjo Bom e A Família para a novela mexicana Chispita (1983) no SBT, sendo ela uma das novelas de maior sucesso na história do SBT.

O LP da novela contendo as músicas de Gastaldi e Mario Lúcio vendeu mais de 200 mil copias, ganhando o disco de ouro.

Teatro

No Teatro, Marcelo estreou em diversas peças. Entre elas a peça infantil Três Peraltas na Praça (1969), ao lado de Dulcemar Vieira, Sílvio Navas, e Maralise Tartarine, entre outros, além da direção de Marcos Miranda. Todos colegas seus na AIC.

Também atuou em Charme 70 (1970), e O Gato de Botas (1970), ao lado de Zodja Pereira, Olney Cazarré, Roni Rios, entre outros, com direção de Older Cazarré.

Marcelo também dirigiu peças, como Pluft, o Fantasminha (1970), e CVV, Boa Noite (1985), com Zilda Mayo e André Rezende no elenco.
Dublagem

Na dublagem Gastaldi entrou 1959 na GravaSon à convite de Ribeiro Filho. Seu primeiro personagem foi James Anderson Jr. "Bud" interpretado por Billy Gray na série Papai Sabe Tudo, sendo a mesma continuando a sendo dublada na AIC.

Na AIC, fez outros personagens de sucesso, como Carlos Ramires interpretado por Alejandro Rey na série A Noviça Voadora, também foi a voz de Billy Blue Cannon interpretado por Mark Slade na primeira dublagem da série Chaparral, na série Os Monkees fez Peter interpretado por Peter Tork, também foi a voz de Jeremy Bolt interpretado por Bobby Sherman na série As Noivas Chegaram, entre outros.

Nos final dos anos de 1970 na BKS, dublou o Bam-Bam no desenho Bam-Bam e Pedrita, um desenho aonde os dois já eram adolescentes, também fez na mesma época na empresa Com-Arte o Wada interpretado por Kouji Ozaki na série Spectreman, que fez muito sucesso no Brasil.

Por volta de 1983 criou uma empresa de dublagem nos estúdios da TVS (SBT) chamada Maga (Inicias de Marcelo Gastaldi).

Já atuava nas dublagens da TVS desde início dos anos de 1980, fazendo parte do projeto Com-Arte, encabeçados por João Ângelo, Carlos Seidl, e vários outros dubladores que havia feito uma cisão aos antigos estúdios de dublagem depois da greve de 1977.

Chaves

No estúdio, fez o personagem de maior reconhecimento de sua carreira, Chaves, interpretado por Roberto Gómez Bolaños na série de mesmo nome, também fez o Chapolin Colorado e todos os papeis que Bolaños interpretou no seriado Chapolin Colorado, e em longas que envolviam o elenco da série, como Carrito - Um Herói Mexicano e Aventuras em Marte, além de aparições do ator em entrevistas para o extinto programa Viva Noite, por volta de 1989/90.

 
Charlie Brown

Marcelo também foi a voz do Charlie Brown na primeira e mais conhecida dublagem do desenho, além disso também foi o Super-Herói Americano interpretado por William Katt na série de mesmo nome, entre outros.

Seu estúdio funcionou dentro do SBT até 1989/1990, quando o departamento de dublagem é extinto, transferindo-o para os estúdios da Marshmellow.

Em 3 de Agosto de 1995 Marcelo Gastaldi veio a falecer precocemente por uma baixa em seu sistema imunológico. Com a morte de Gastaldi, o estúdio Maga também deixa de existir.

Trabalhos:

Filmes

- Vários Personagens (Eric Idle) e o cantor da musica The Bright Side of Life na versão brasileira em Monty Python e A Vida de Brian
- Roberto Gómez Bolaños em Charrito - Um Herói Mexicano (Filme) e Aventuras Em Marte (Filme)
- Professor Julius Kelp / Buddy Love (Jerry Lewis) em O Professor Aloprado (1ª Dublagem)
- Michael Palin em A Vida de Brian e Jabberwocky
- Bubber Reeves (Robert Redford) em Caçada Humana
- Mark McGann (John Lennon) em John e Yoko - Uma História de Amor
- Clint Reno (Elvis Presley) em Ama-Me Com Ternura
- Alex Kearney (Anthony Edwards) em Os Quase Tiras
- Saber Rider em Saber Rider (1ª Dublagem)
- Morgan Hiller (James Spader) em Tuff Turf - Rebelde
- Caronista (Robert Coleby) em A Última Fuga
- 2º Tenente Ross Penell (Harry Carey Jr.) em Legião Incrível
- Roy Cannon (Paul Koslo) em Joe Kidd
- Clay Boone (Michael Callan) em Dívida de Sangue
- Kemp (Mart Braverman) em Alligator

Séries

- Roberto Gómez Bolaños em Chaves, e Chapolin Colorado
- Carlos Ramires (Alejandro Rey) em A Noviça Voadora
- Wada (Kouji Ozaki) em Spectreman
- Ralph Hinkley / Super-Herói Americano (William Katt) em O Super-Herói Americano
- Billy Blue Cannon (Mark Slade) em Chaparral
- Jeremy Bolt (Bobby Sherman) em As Noivas Chegaram
- James Anderson Jr. "Bud" (Billy Gray) em Papai Sabe Tudo
- Peter (Peter Tork) em Os Monkees

Desenhos

- PC em Popples (Maga)
- Narrador e Andy Panda (primeira voz) em Pica-Pau (Clássico)
- Bam-Bam em Bam-Bam e Pedrita
- Charlie Brown em Charlie Brown (Versão Maga - SBT)

Novelas

Rafael (Xavier Marc) em A Vingança

Trabalhos de Direção de Dublagem

Filmes

- Charrito – Um Herói Mexicano (Charrito)

Séries

- A Noviça Voadora
- Chaves (1º diretor)
- Chapolin

Desenhos

- Chantecler: O Rei do Rock (junto com Gilberto Baroli)
Fontes: Radiolândia, Acervo Pessoal, Dublanet, Mário Lúcio de Freitas, Jornal do Brasil, Diário de Notícias, O Fluminense, Universo AIC, Jornal dos Sports.

Total de visualizações de página