sábado, 27 de abril de 2019

Marcelo Gastaldi


Arquivo de Som:

 
Chapolin Colorado (Roberto Gómez Bolaños) em Chapolin



Biografia:

 

Marcelo Gastaldi foi um dublador Paulistano.
 
Marcelo Gastaldi nasceu em 20 de Outubro de 1945 em São Paulo.

 

TV Paulista

 

Marcelo começou a carreira em 1957, ingressando nas Organizações Victor Costa e indo trabalhar na TV Paulista. Entrou junto com os atores José Miziara e Milton de Oliveira.

 

Antônio Aragão, Mário Lúcio de Freitas, e Marcelo Gastaldi (Anos de 1950)


Inicialmente atuou em diversos teleteatros da emissora. Entre eles, temos Tem Um Homem Lá Em Cima (1958), Os Sinos de Santa Maria (1958), Glorinha (1959), ao lado de Isaura Bruno, Ivete Jayme, Marcia Cardeal, Aonde Nos Leva a Canção (1959), A Alma das Costas (1959), Sgrooge & Marley (1959), O Recrutamento (1960), Procura-Se Uma Ilusão (1963), Tristão e Isolda (1963), entre outros.

 

Também atuou em outros programais teleteatrais, como Fantasias Borgotti (1959). Teledrama Três Leões, em peças, como Kaputi (1959). E, Contos Brasileiros, em peças, como Sol (1959).

 

No programa Construtores de São Paulo, em episódios, como Osvaldo Cruz (1959), Diogo Antônio Feijó (1959), e Mário Donato (1959).

 

Participou também do programa teatral musical, Vidas em Canções, em peças, como A Greve das Valsas (1962), e O Sonho Duma Menina (1962).

 

Entre as novelas que atuou na emissora, estão David Copperfield (1958), Os Irmãos Dombey (1959), Oliver Twist (1960), As Grandes Esperanças (1961), A Pequena Lady (1962), O Velho Scrooge (1962), O Tronco de Ipê (1963), e Eu Amo Esse Homem (1965). No início dos anos de 1960, também foi assistente de Líbero Miguel, diretor de novelas na emissora.

 

Em programas variados, esteve em Aonde Nos Leva a Canção (1959), A Alma das Costas (1959), e do humorístico de Moacyr Franco, e Quanto é Que Eu Levo Nisso (1960).

 

Em 1961, esteve ao lado de Silvio Santos no programa Bolada Fik Forte (1961). Nesse programa, assessorava o apresentador, ao lado de Gessy Soares de Lima. O curioso, é que voltariam a trabalhar juntos nos anos de 1980, agora não mais como colegas, mas como funcionário e patrão.

 

TV Record

 

Em 1965, vai para a Rede Record, aonde atua na novela Turbilhão (1965).

 

TV Cultura

 

Na TV Cultura, apresentou o programa de José Castellar, Números Inteiros e Relativos (1975), ao lado de Ana Maria Dias e Amilton Monteiro. O programa consistia em ensinar matemática de forma criativa.

 

O programa foi tão inovador, que ganhou o prêmio anual da TV NHK do Japão como melhor programa educacional do ano de 1975, sendo esse o 10º Concurso Anual de Programas Educativos de Rádio e Televisão.

 

TV Tupi

 

Em 1976, vai para a TV Tupi, aonde atua na novela, Tchan - A Grande Sacada (1976-77).

 

No ano seguinte, começa a participar do programa humorístico, Domingo é Dia de Graça (1977), ao lado de José Santa Cruz, Roberto Barreiros, Rogério Cardoso, Ferrugem, Renato Master, entre outros.

 

TV Gazeta

 

No ano seguinte, esteve na minissérie Minha Vida é Uma Novela (1978), na TV Gazeta.

 

TVS - SBT
 

Em final dos anos de 1970, início dos anos de 1980, vai trabalhar na TVS, atuando primeiramente como dublador. Fez parte do projeto Com-Arte, encabeçado por vários dubladores após a greve de 1977.

 

Por volta de 1983, cria seu estúdio dentro da emissora, chamada Maga. Além disso, também foi responsável pela trilha sonora de muitas produções na emissora, tanto nacional, quanto estrangeiras, entre elas o próprio Chaves, no qual também dirigiu e dublou.

 

Como ator, atuou na novela Sombras do Passado (1983), ao lado dos também dubladores Cecília Lemes e Mario Vilela. Também foi um dos diretores da novela Pecado de Amor (1983).

 

No início dos anos de 1990, criou um piloto para a emissora chamado Feroz e Mau-Mau, ao lado do também dublador Carlos Seidl. A série era uma comédia pastelão inspirada em Chaves e Chapolin, mais precisamente inspirada em Peterete e Chompiras, dois bandidos trapalhões, interpretados por Roberto Bolaños e Ramon Valdez.

 

Rádio Nacional (SP)

 

No rádio, esteve na Rádio Nacional de São Paulo, na mesma época que ingressa na TV Paulista. Na emissora, entre outros, atuou na novela Entre Nuvens e Estrelas (1959).

 

Também esteve no programa, Grande Teatro Otávio Gabus Mendes, em peças, como A Grande Mentira (1959), e Uma Família Como Outras (1959).

 

Cinema

 

Pro cinema atuou em apenas 1 filme, Regina e o Dragão de Ouro (1974), ao lado de vários dubladores, como Carlos Seidl, Cecília Lemes e Raimundo Duprat.

 

Música
 

Os Iguais

 

Marcelo também foi cantor. Teve um grupo nos anos de 1970 chamado Os Iguais, um grupo do gênero Jovem Guarda integrado por Mário Lúcio de Freitas, Antônio Marcos e Appolo Mori. (falar dos lps)

 

foi o criador de várias músicas ao lado de Mário Lúcio de Freitas na TVS / SBT. Entre elas a abertura e todas as demais canções da novela Jerônimo (1984-85), lançadas em um LP produzido também pela dupla.
 
Marcelo também foi compositor, tendo composto ao lado do amigo Mario Lúcio de Freitas as músicas Anjo Bom e A Família para a novela mexicana Chispita (1983) no SBT, sendo ela uma das novelas de maior sucesso na história do SBT.

 

O LP da novela contendo as músicas de Gastaldi e Mario Lúcio vendeu mais de 200 mil copias, ganhando o disco de ouro.

 

Teatro

 

No Teatro, Marcelo estreou em diversas peças. Entre elas a peça infantil Três Peraltas na Praça (1969), ao lado de Dulcemar Vieira, Sílvio Navas, e Maralisi Tartarini, entre outros, além da direção de Marcos Miranda. Todos colegas seus na AIC. A peça foi aos palcos no Teatro das Nações, em São Paulo.

 

Charme 70 (1970), uma revista, ao lado de Marcos Lander, Olney Cazarré, e Adin Nagin, na Boate Harém, na Liberdade.

 

O Gato de Botas (1970), ao lado de Zodja Pereira, Olney Cazarré, Roni Rios, entre outros, com direção de Older Cazarré, no Teatro Veredas, em São Paulo.

 

Marcelo também dirigiu peças, como Pluft, o Fantasminha (1970), e CVV, Boa Noite (1985), com Zilda Mayo e André Rezende no elenco.

 

Dublagem


Na dublagem, Gastaldi entrou em 1959 na GravaSon à convite de Ribeiro Filho. Seu primeiro personagem foi James Anderson Jr. "Bud" na série Papai Sabe Tudo, tendo a mesma continuado a ser dublada na AIC.
 

Marcelo Gastaldi


Na AIC, fez outros personagens de sucesso, como em séries, dando voz à Carlos Ramires em A Noviça Voadora, Billy Blue Cannon na primeira dublagem de Chaparral, Peter em Os Monkees, e Jeremy Bolt em As Noivas Chegaram.

 

No estúdio, também participou de diversas séries como convidado, como Durango Kid, Cidade Nua (3ª Temporada), Lancer (1ª e 2ª Temporadas), A Feiticeira (3ª, 5ª, 6ª, 7ª Temporadas), Jeannie é Um Gênio (2ª, 4ª  5ª Temporadas), Jornada nas Estrelas (1ª, 2ª, e 3ª Temporadas), Viagem Ao Fundo do Mar (1ª, 3ª, 4ª Temporadas), Batman (1ª Temporada), Pica-Pau, e Terra de Gigantes (1ª Temporada).

 

Marcelo Gastaldi, Silvio Matos, Aliomar de Matos, e Maralisi Tartarini (Anos de 1960)


Seu período de maior atuação na AIC foi em 1965, e entre 1967-71. Em meados dos anos de 1970, esteve na Odil Fono Brasil, aonde, entre outros, dublou alguns filmes do ator Jerry Lewis.
 
Nos final dos anos de 1970 na BKS, dublou alguns personagens em Pica-Pau. Também fez na mesma época na empresa Com-Arte, o personagem Wada em Spectreman, série que fez muito sucesso no Brasil.
 

Marcelo Gastaldi, Olga Gastaldi, e Cecília Lemes (1975)


Por volta de 1983, criou uma empresa de dublagem nos estúdios da TVS (SBT) chamada Maga (Inicias de Marcelo Gastaldi). Também atuou no estúdio Elenco, também na TVS.

 

Já atuava nas dublagens da TVS desde início dos anos de 1980, fazendo parte do projeto Com-Arte, encabeçados por João Ângelo, Carlos Seidl, e vários outros dubladores que havia feito uma cisão aos antigos estúdios de dublagem depois da greve de 1977.

 

Chaves


No estúdio, fez o personagem de maior reconhecimento de sua carreira, Chaves, na série de mesmo nome, também fez o Chapolin Colorado e todos os papeis que Roberto Goméz Bolaños interpretou no seriado também de mesmo nome, e em longas que envolviam o elenco da série, como Carrito - Um Herói Mexicano, além de aparições do ator em entrevistas para o extinto programa Viva Noite, por volta de 1989/90.

 

 
Charlie Brown

 

Marcelo também foi a voz de Charlie Brown na primeira e mais conhecida dublagem do desenho. Além disso, também foi o Super-Herói Americano na série de mesmo nome, entre outros.

 

Seu estúdio funcionou dentro do SBT até 1989/90, quando o departamento de dublagem é extinto, transferindo-o para os estúdios da Marshmellow. Nos anos de 1990, também dublou na BKS.
 

Entre seus trabalhos, temos os filmes, aonde foi a voz dos atores Lou Costello em  Abbott e Costello Encontram Frankenstein, e Abbott e Costello na Legião Estrangeira, Jerry Lewis em O Biruta e o Folgado, e O Professor Aloprado (1ª Dublagem), Harry Carey Jr. em A Sétima Cavalaria, e Legião Invencível, Michael Palin em A Vida de Brian, e Jabberwocky, além dos atores Robert Redford em Caçada Humana, John Lennon em John e Yoko - Uma História de Amor, Elvis Presley em Ama-Me Com Ternura, Tom Cruise em Amor Sem Fim, David Rappaport em Os Bandidos do Tempo / Os Aventureiros do Tempo, Ricky Nelson em O Pior Calhambeque do Mundo, e Dennis Quaid em Morte nos Sonhos.

 

Em desenhos, além de Charlie Brown, também foi PC em Popples (Maga), Andy Panda (primeira voz) em Pica-Pau, Bam-Bam em Bam-Bam e Pedrita, Saber Rider em Saber Rider (1ª Dublagem), e Jonathan (primeira voz) em Kimba, o Leão Branco.

 

Em novelas, foi Anjo da Guarda em Chispita (1ª Dublagem), e Rafael em A Vingança.

 

Marcelo Gastaldi (1990)


Como diretor de dublagem, esteve principalmente na AIC (1960 e 1970), e Maga (1980 e 1990). Entre outros, dirigiu a série A Noviça Voadora na AIC, e as séries Chaves e Chapolin na Maga.


Em 3 de Agosto de 1995 Marcelo Gastaldi veio a falecer precocemente por uma baixa em seu sistema imunológico. Com a morte de Gastaldi, o estúdio Maga também deixa de existir.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Lou Costello em Abbott e Costello Encontram Frankenstein / Às Voltas Com os Fantasmas, Abbott e Costello na Legião Estrangeira, Abbott e Costello no Planeta Marte, Bancando Granfinos, Bruxaria, Caçando Múmias no Egito, Camisa de Onze Varas, Cavaleiros da Galhofa, Fantasmas Endiabrados, Frente a Frente com Assassinos,Marinheiros de Água Doce, Ordinário Marche!, Perdidos no Alasca, Pistoleiros Sem Pistola,  Segure o Fantasma, e Uma Noite nos Trópicos

- Jerry Lewis em Delinquente Delicado, O Biruta e o Folgado, O Professor Aloprado (1ª Dublagem), O Rei do Laço (1ª Dublagem), e Os Malucos do Ar, Boeing Boeing (1ª Dublagem)

- Vários Personagens (Eric Idle) e o cantor da musica The Bright Side of Life na versão brasileira em Monty Python e A Vida de Brian

- Harry Carey Jr. em A Sétima Cavalaria, e Legião Invencível

- Michael Palin em A Vida de Brian, e Jabberwocky

- Bubber Reeves (Robert Redford) em Caçada Humana
- Mark McGann (John Lennon) em John e Yoko - Uma História de Amor
- Clint Reno (Elvis Presley) em Ama-Me Com Ternura

- Billy (Tom Cruise) em Amor Sem Fim

- Randall (David Rappaport) em Os Bandidos do Tempo / Os Aventureiros do Tempo

- Tommy J. Hanson (Ricky Nelson) em O Pior Calhambeque do Mundo

- Alex Gardner (Dennis Quaid) em Morte nos Sonhos

- Roger Cobb (William Katt) em A Casa do Espanto (1ª Dublagem)
- Alex Kearney (Anthony Edwards) em Os Quase Tiras
- Morgan Hiller (James Spader) em Tuff Turf - Rebelde
- Caronista (Robert Coleby) em A Última Fuga
- 2º Tenente Ross Penell (Harry Carey Jr.) em Legião Incrível
- Roy Cannon (Paul Koslo) em Joe Kidd
- Clay Boone (Michael Callan) em Dívida de Sangue
- Kemp (Mart Braverman) em Alligator

 

Séries

 

- Roberto Gómez Bolaños em Chaves, Chapolin Colorado, Charrito - Um Herói Mexicano (Filme), e Viva a Noite (Programa do SBT)

- Mark Slade em Chaparral (1ª Dublagem), e Viagem ao Fundo do Mar
- Carlos Ramires (Alejandro Rey) em A Noviça Voadora
- Wada (Kouji Ozaki) (terceira voz) em Spectreman

- Ralph Hinkley / Super-Herói Americano (William Katt) em O Super-Herói Americano
- Jeremy Bolt (Bobby Sherman) em As Noivas Chegaram
- James Anderson Jr. "Bud" (Billy Gray) (segunda voz) em Papai Sabe Tudo
- Peter (Peter Tork) (segunda voz) em Os Monkees

- Jeff Stone (Paul Peterson) em Donna Red Show

- Steve Hill (Gary Clarke) em O Homem da Virgínia (AIC)

- Paval Chekov (Walter Koening) (primeira voz) em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem)

 

Desenhos

 

- Charlie Brown em A Turma do Charlie Brown (1ª Dublagem), A Vida é um Circo, Charlie Brown (Longa-Metragem), É Seu Primeiro Beijo (Longa-Metragem), É o Beagle da Páscoa, Charlie Brown (Longa-Metragem), Charlie Brown, e Você Não Foi Eleito, Charlie Brown (Longa-Metragem)

- PC em Popples (Maga)

- Narrador, e Andy Panda (primeira voz) em Pica-Pau

- Bam-Bam em Bam-Bam e Pedrita

- Saber Rider em Saber Rider (1ª Dublagem)

- Zak em Sectaurs, os Guerreiros de Symbion

- Capitão Blue em Capitão Escarlate

- Garigori-Vespertino (primeira voz) em A Princesa e o Cavaleiro (AIC)

- Jonathan (primeira voz) em Kimba, o Leão Branco

 

Novelas

 

- Anjo da Guarda (Alberto Mayagoitía) em Chispita (1ª Dublagem)

- Rafael (Xavier Marc) em A Vingança

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- Charrito – Um Herói Mexicano (Charrito)

- Papillon

 

Séries

 

- A Noviça Voadora

- Chaves (1º diretor)

- Chapolin

 

Desenhos

 

- Chantecler: O Rei do Rock (junto com Gilberto Baroli)

 

Fontes: Radiolândia, Acervo Pessoal, Dublanet, Mário Lúcio de Freitas, Jornal do Brasil, Diário de Notícias, O Fluminense, Universo AIC, Jornal dos Sports, Gazeta Esportiva.

Fontes: Radiolândia, Acervo Pessoal, Dublanet, Mário Lúcio de Freitas, Jornal do Brasil, Diário de Notícias, O Fluminense, Universo AIC, Jornal dos Sports.

Total de visualizações de página