quinta-feira, 28 de maio de 2020

Antônio Moreno


Arquivo de Som:

Lord Slug em Dragon Ball Z - Goku, O Super Saiyajin


Biografia:

Antônio Moreno é um dublador Paulistano.

Início

Antônio Moreno nasceu em 11 de Outubro de 1946 em Botucatu, São Paulo. Começou com 14 anos como operador de som no rádio em Botucatu, viram depois locutor.

TV

Em 1969, vai para São Paulo trabalhar com dublagem, e também ingressa na televisão, trabalhando em emissoras como TV Record, e posteriormente, TV Gazeta.


Dublagem

Como dublador, iniciou sua carreira em 1969 na AIC, indo para São Paulo exclusivamente para trabalhar com dublagem.

Antônio entrou na mesma época que muitos outros profissionais que também se tornariam grandes dubladores como ele, como João Ângelo, Gilberto Baroli, Jorge Barcellos, Hélio Vaccari, e outros.

Fica na AIC até seu término, depois partindo para a BKS no final dos anos de 1970. Nos anos de 1980, vai para os Estúdios de Dublagem da TVS.

Em 1981, parte para o Rio de Janeiro para trabalhar na Herbert Richers, muito provavelmente com seu sogro, Waldir de Oliveira, que começa também a trabalhar na empresa. 

Antônio, está em filmes como O Mensageiro Trapalhão, Inferno no Asfalto e Assassinato Por Morte em 1981, As Sandálias do Pescador, Robian e Marian e O Terror Que Vem do Céu em 1982, Liberdade Condicional em 1983, O Monstro de Duas Cabeças, Doido Para Brigar, Louco Para Amar e Vingador Impiedoso em 1984, e Os Selvagens Cães de Guerra em 1985.

Dublou personagens secundários, e alguns protagonistas, participou de algumas séries e desenhos no estúdio, como também leu placa de diversos filmes. Tem pouca atuação na dublagem carioca em 1983, tendo muito provavelmente voltado pra São Paulo nessa época. Em meados de 1985, retorna em definitivo para a capital paulista.

Nessa fase, retorna à TVS e ingressa na S&C, sendo nessa última um intenso diretor de dublagem. No início dos anos de 1990, continua na S&C, agora chamada de Megassom, e posteriormente vai para a Sigma. Além disso, também atua em outras empresas, como Marshmellow, Dublavídeo, Álamo, Parisi Vídeo, DuBrasil, UniDub, entre muitas outras.

Como diretor de dublagem, suas primeiras grandes atuações são na S&C, tendo continuado dirigindo na empresa, mesmo quando a mesma se transforma em Megassom no início dos anos de 1990. Com o fim da empresa por volta de 1995, vai dirigir na Sigma. Permanece dirigindo na Sigma até meados dos anos de 2010.

Morgan Freeman
 
Entre seus inúmeros trabalho como dublador, estão principalmente os atores Angelo Allieghieri interpretado por Anthony Quinn em Missão Perigosa, Coronel Benjamin Vandervoot interpretado por John Wayne em O Mais Longo dos Dias, James Earl Jones interpretando a si mesmo em em Fantasia 2000, Al Simons / Spawn interpretado por Michael Jai White em Spawn, o Soldado do Inferno, Gimli interpretado por John Rhys-Davies em O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei e O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, Pedro interpretado por Omar Sharif em Pedro, Patches O'Houlihan interpretado por Rip Torn em Com a Bola Toda, entre outros.Ainda nos filmes, ele foi a voz de grandes atores de Hollywood como Charles Bronson em À Queima Roupa 2, À Queima Roupa 3, Desejo de Matar (Vhs), Desejo de Matar 2, a 2ª Dublagem de Desejo de Matar 5, Dez Minutos Para Morrer e Renegado Impiedoso, Chuck Norris em Fúria Silenciosa, Invasão U.s.a e a 2ª Dublagem de Perigo Mortal, Morgan Freeman em A Soma de Todos os Medos (Dvd), A Última Batalha, Banquete do Amor, Cão de Briga (Dvd), Crimes Em Primeiro Grau, Edison - Poder e Corrupção, Jogo Entre Ladrões, Na Teia da Aranha (Dvd), Menina de Ouro (Dvd), O Contrato, Seven - Os Sete Crimes Capitais, Um Astro em Minha Vida e Um Lugar Para Recomeçar, Sean Connery em Assassinato no Expresso Oriente, Encontrando Forrester, a 2ª Dublagem de Highlander - O Guerreiro Imortal, Lancelot, O Primeiro Cavaleiro e a 2ª Dublagem de O Nome da Rosa, Gerard Depardieu em Asterix nos Jogos Olímpicos, a 1ª Dublagem de Bogus - Meu Amigo Secreto, a 1ª Dublagem de Meu Pai Herói e RRRrrrr! - Na Idade da Pedra, Richard Harris em Abraão e Uma Questão de Família, Sylvestre Stallone em A Taberna do Inferno e Falcões da Noite, Kris Kristofferson em Blade 2, Blade Trinity, Ladrão Que Engana Ladrão e O Troco, Ernie Hudson em Os Caça-Fantasmas, Os Caça-Fantasmas II e Dragon Ball Evolution, Danny Glover em Bem Amada, Ensaio Sobre a Cegueira e Predador 2 - A Caçada Continua, Steven Seagal em Determinado a Matar, Justiça Urbana, O Forasteiro 2, O Homem Sombra e O Jogador, entre outros.

Bison em Street Fighter II V

Em desenhos, foi a voz do Bafo de Onça em Duck Tales (VHS), O Point do Mickey e outras dublagens do personagem, Mister Bison em Street Fighter II Victory, Sorento de Sirene na 2ª Dublagem de Cavaleiros do Zodíaco, Baran em Fly, Lord Slug em Dragon Ball Z - Goku, O Super Saiyajin, Doutor Willow em Dragon Ball Z - O Homem Mais Forte do Mundo, General Rild em Dragon Ball Gt, Basque Grand em Full Metal Alchemist, Kyokotsu em Inuyasha, Morgan em One Piece, Giganto de Ciclope em Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Hades, Winston Zeddmore em Os Caça-Fantasmas, entre outros.

Mr. T em Esquadrão Classe A

Em séries, foi o B.A. interpretado por Mr. T em Esquadrão Classe A, Bill Maxwell interpretado por Robert Culp em O Super Herói Americano, Bernard Nadler interpretado por Sam Anderson na segunda temporada de Lost, entre outros.

Direção de DuckTales para VHS, e que era exibido na TV junto com a dublagem da Herbert Richers

Como diretor, dirigiu, entre outras, as séries Will & Grace, Bones, os desenhos Duck Tales (VHS), e os filmes Taxi, Edwards Mãos de Tesoura, Desbravadores, Garçonete, O Segredo de Mary Reilly, Pequena Miss Sunshine, A Casa de Vidro, O Diabo Veste Prada, Bem Amada.

Antônio Moreno faleceu no dia 1 de Novembro de 2022, e foi velado no Cemitério Araçá, em São Paulo.

Trabalhos:

Filmes


- Morgan Freeman em A Soma de Todos os Medos (DVD), A Última Batalha, Banquete do Amor, Cão de Briga (DVD), Crimes Em Primeiro Grau, Edison - Poder e Corrupção, Jogo Entre Ladrões, Na Teia da Aranha (DVD), Menina de Ouro (DVD), O Contrato, Seven - Os Sete Crimes Capitais, Um Astro em Minha Vida e Um Lugar Para Recomeçar
- Charles Bronson em À Queima Roupa 2, À Queima Roupa 3, Desejo de Matar (VHS), Desejo de Matar 2, Desejo de Matar 5 (2ª Dublagem), Dez Minutos Para Morrer e Renegado Impiedoso
- Sean Connery em Assassinato no Expresso Oriente, Encontrando Forrester, Highlander - O Guerreiro Imortal (2ª Dublagem), Lancelot, O Primeiro Cavaleiro e O Nome da Rosa (2ª Dublagem)
- Bud Spencer em Banana Joe, Dois Super Tiras em Miami (DVD), Dois Tiras Fora de Ordem (DVD), Os Encrenqueiros, Quem Assim Seja - Trinity e Trinity Ainda é o Meu Nome
- Gerard Depardieu em Asterix nos Jogos Olímpicos, Bogus - Meu Amigo Secreto (1ª Dublagem), Meu Pai Herói (1ª Dublagem) e RRRrrrr! - Na Idade da Pedra
- Chuck Norris em Fúria Silenciosa, Invasão U.S.A, Perigo Mortal (2ª Dublagem), e Walker Texas Ranger (2ª Dublagem)
- Steven Seagal em Determinado a Matar, Justiça Urbana, O Forasteiro 2, O Homem Sombra e O Jogador
- James Earl Jones em Fantasia 2000, Jesus de Nazaré, Memória Curta e O Bom Filho à Casa Torna
- Danny Glover em Bem Amada, Ensaio Sobre a Cegueira e Predador 2 - A Caçada Continua
- Kris Kristofferson em Blade 2, Blade Trinity, Ladrão Que Engana Ladrão e O Troco
- Arnold Scharzenegger em Conan - O Destruidor e Jogo Bruto (2ª Dublagem)
- Samuel L. Jackson em Evidências de um Crime e Tempo de Matar (VHS)
- Sylvestre Stallone em A Taberna do Inferno e Falcões da Noite
- Tommy Lee Jones em Caçado e Contagem Regressiva
- Richard Harris em Abraão e Uma Questão de Família
- Donald Sutherland em Aurora Boreal, e Maldição
- Robert Shaw em Golpe de Mestre e Tubarão
- Gimli (John Rhys-Davies) em O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei e O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
- J.P. Harrah, Xerife de El Dorado(Robert Mitchum) em El Dorado (1ª Dublagem)
- Pedro (Omar Sharif) em Pedro
- Patches O'Houlihan (Rip Torn) em Com a Bola Toda
- Juiz Harkin (Bruce McGill) em O Júri
- Al Simons / Spawn (Michael Jai White) em Spawn, o Soldado do Inferno
- Gort (Blu Mankuma) em Halloweentown II: A Vingança de Kalabar
- Alcott (James Coburn) em Confissões de Um Sedutor
- Abraham / Matthew Van Helsing (Christopher Plummer) em Drácula 2000
- Sr. Hobbs (Michael Caine) em Um Plano Brilhante
- Joshua Foss (Powers Boothe) em Morte Súbita (1ª Dublagem)
- Julian Dell "Jimmy" (Steve Martin) em A Traçada
- Tucker (voz) (Dustin Hoffman) em Deu Zebra!
- Ted Crawford (Anthony Hopkins) em Um Crime de Mestre
- Henry Shand (Christopher Lloyd) em Um Lobo na Família
- Johnny Torrio (Harry Guardino) em Capone - O Gangster
- El Cid Rodrigo de Bivar (Charlton Heston) em El Cid (2ª Dublagem)
- Sam Royce (Lorne Greene) em Terremoto
- Jack McKenna (Nick Nolte) em Reviravolta
- Dick Steele (Leslie Nielsen) em Duro de Espiar
- Papa João Paulo II (Jon Voight) em Papa João Paulo II
- Arthur Biehl (Bill Erwin) em Em Algum Lugar do Passado
- Comissário Gilbert (Bernard Farcy) em Taxi 3
- Detetive Dehling (John Goodman) em Que Mulher é Essa?
- Padre Jack Mundy (Michael Gambon) em A Dança das Paixões
- Alfred Seguine Kinsey (John Lithgow) em Kinsey - Vamos Fala de Sexo
- Caspar Pennington (Tim Curry) em Bailey - Um Cão Que Vale Milhões
- Budd Rohrabache "Br" (J.K. Simmons) em Obrigado Por Fumar
- Curly Washburn (Jack Palance) em Amigos, Sempre Amigos
- Angelo Allieghieri (Anthony Quinn) em Missão Perigosa
- Charles Hilderbrandt (James Gandolfini) em Os Fugitivos
- Deus (Richard Pryor) em O Hábito Faz o Monge
- Marty (Fred Willard) em Nunca é Tarde Para Amar
- Coronel Benjamin Vandervoot (John Wayne) em O Mais Longo dos Dias
- James Earl Jones (James Earl Jones) em Fantasia 2000
- Bobby McKinley (Michael Lombard) em Thomas Crown - A Arte do Crime
- Radio Jones (Zaa Nkweta) em O Mercenário
- Billy Pretty (Gordon Pinsent) em Chegadas e Partidas
- Tom Broadbent (Fred Dalton Thompson) em Cabo do Medo
- Philip (Bo Svenson) em Semelhança Mortal
- Claude Crumn (Murray Hamilton) em 1941 - Uma Guerra Muito Louca
- Pop Fisher (Wilford Brimley) em Um Homem Fora de Série

Séries

- Sgt. Bosco "B.A." Baracus (Mr. T) em Esquadrão Classe A
- Bill Maxwell (Robert Culp) em O Super Herói Americano
- Bernard Nadler (Sam Anderson) em Lost (Álamo)
- John Abruzzi (Peter Stormare) em Prison Break

Desenhos

- Bafo de Onça em Duck Tales (VHS) e O Point do Mickey
- M.Bison em Street Fighter II Victory
- Sorento de Sirene em Cavaleiros do Zodíaco (Álamo)
- Baran em Fly
- Lord Slug em Dragon Ball Z - Goku, O Super Saiyajin
- Dr. Willow em Dragon Ball Z - O Homem Mais Forte do Mundo
- General Rild em Dragon Ball GT
- Basque Grand em Full Metal Alchemist
- J em Heat Guy J
- Kyokotsu em Inuyasha
- Morgan em One Piece
- Giganto de Ciclope em Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Hades
- Uncle Franz em Super Doll Licca-Chan
- Ernie Hudson em Os Caça-Fantasmas, Os Caça-Fantasmas II e Dragon Ball Evolution
- Winston Zeddmore em Os Caça-Fantasmas
- Narrador (um dos narradores), Max (uma das vozes) e personagens secundários em Pica Pau
- Megatron de Beast Wars
- Toru (segunda voz) de As Aventuras de Jachie Chan
- Lothar em Defensores da Terra
- Rei Netuno em Bob Esponja - O Filme
- Ieyasu Tokugawa em Basilisk - O Pergaminho Secreto dos Kougas
- Tauro Buba em Darkwing Duck
- Diávolo (segunda voz) em Samurai Warriors
- Glay em Blood+
- Pai Adotivo do Arthur em Rei Arthur
- General Sargento em Liga dos Super-Malvados
- Cyborg 005 em Cyborg 009 (Clássico)
- Gatástrofe em Os Cães Espiões
- Astro em Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram (Longa-Metragem)
- Brainiac em Super Homem (Anos de 1990)

Links Relacionados:

Matéria sobre As Casas de Dublagem (2ª Parte) Para a Revista TV Séries - 02/2000


Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Antônio Moreno, Nelson Machado, João David, Dubla.com.br, Canal Versão Brasileira J.R., JBox, Hemeroteca Digital, Jornal do Brasil.

6 comentários:

  1. O Nelson no mês passado postou essa excelente entrevista que ele fez com o Antônio Moreno em 2006 - https://www.youtube.com/watch?v=UVrd8VKMJ90

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer Escola de dublagem. Desde criança gosto de narrar e interpretar personagens. Fiz teatro amador. Qual Escola me recomendam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Eny - nika@uol.com.br. Grata

      Excluir
    2. Eny, hoje em dia eu não faço ideia quais cursos estão disponíveis. Sei que o Cláudio Galvan tem um bom curso no RJ. Em São Paulo, talvez a UniDub, mas não tenho certeza.

      Excluir
  3. Se não me engano,ele também já atuou na Herbert Richers!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página