segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Ângela Bonatti


Arquivo de Som:

Rosa Garcia (Verónica Castro) em Rosa Selvagem


Biografia:

 
Ângela Bonatti é uma dubladora Carioca.

 

Início


Angelina dos Santos Pereira nasceu em 12 de Novembro de 1944 em São Paulo, Capital.

 

Mudou-se cedo com a família para o Rio de Janeiro, aonde foi aluna do colégio Regina Coelli, e do colégio interno Santos Anjos.

 

Desde cedo já evidenciava sua queda para as artes cênicas. Pintando quadros em sua casa, e atuava em peças teatrais de fim de ano nas escolas.

 

Ângela Bonatti (1963)

 

Fez aulas no Conservatório Nacional de Teatro, no Ministério da Educação. Na escola, aprendeu impostação de voz, dicção, monólogo de dança e interpretação (pantomima), história do teatro, e até esgrima.

 

Posteriormente, matriculou-se na escola Belas-Artes, mas foi convencida por seu professor, Hector Herrera a seguir as artes cênicas.

 

TV Tupi (SP)

 

Um tempo depois, acabou conhecendo Olavo de Barros, da Rádio Tupi, que a apresentou a Sérgio Brito em 1958, que a levou para a emissora. Seus primeiros papeis foram feitos no Teatro de Comédia com Mario Provenzano.

 

Ângela Bonatti (1964)


Depois foi chamada para atuar com Sérgio Brito no Grande Teatro Tupi, fazendo peças, como: Casa de Bernarda Alba (1958), Tragédia de Bolso (1958), Meu Reino Por Um Amor (1958), Hedda Gabler (1958), Carnê de Baile (1958), Apenas Um Coração Solitário (1958), O Castelo do Homem Sem Alma (1959), Três Histórias (1959), Baile do Municipal, na peça Carnaval em Três Tempos (1960), entre outros.

 

Ao todo realizou mais de 40 peças no programa. As peças eram sempre dirigidas e produzidas por Sérgio Brito, e atuadas ao lado de Fernanda Montenegro, Sérgio Brito, Nathalia Timberg, Fernando Torres, Felipe Wagner, Fábio Sabag, e outros.

 

Em 1960, se afasta da televisão, indo pro Rio de Janeiro fazer teatro.

 

TV Continental

 

Em 1961, esteve na TV Continental, nas peças do programa Teatro de TV Continental, dirigidas por Fábio Sabag. Entre elas, atuou em Lázaro (1961).

 

TV Rio

 

Ângela Bonatti (1964)


Por volta de 1964, retorna a TV e vai trabalhar na TV Rio. Entre outras, esteve na novela Imitação da Vida (1964)

 

TV Tupi (RJ)

 

No mesmo ano, ingressa na TV Tupi do Rio, e atua, entre outros no programa Clube dos Morcegos, atuando em peças como A Face do Mal (1965), e Prelúdio Sangrento (1965).

 

TV Excelsior (RJ)

 

No mesmo ano, ingressa na TV Excelsior do Rio.

 

Sérgio Malta e Ângela Bonatti (1965)

 

Na emissora, trabalha no programa de aventuras 002 Contra o Crime (1965), com direção de Daniel Filho. Ela atuava ao lado de Sérgio Malta, Mário Lago, Henrique Alberto, Diana Morel, e outros. Na série, fazia par romântico com Sérgio Malta. Poucos meses depois, a série troca de nome para Coroa de Rúbia (1965).

 

Mário Lago e Ângela Bonatti

Rede Globo

 

Na década de 1970, é chamada para atuar em algumas produções da empresa. Entre elas o programa Caso Especial, no episódio Na Roda Viva da Vida (1976), ao lado de Cécil Thire, Ênio Santos, Nívea Maria, e outros.

 

Teatro


No teatro, começou na Companhia Grupo dos Sete, na peça Mambembe (1959-60), ao lado de Fernanda Montenegro, Iara Cortês, Iolanda Cardoso, Zilka Salaberry, Allan Lima, Milton Carneiro, Waldir Maia, Renato Consorte, Sérgio Britto, Ítalo Rossi, e grande elenco, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Ângela Bonatti (1964)


Posteriormente fez outras peças, como Cristo Proclamado (1960), ao lado de Renato Consorte, Ítalo Rossi, Labanca, Fernanda Montenegro, Sérgio Brito, e Zilca Salaberry, no Teatro Copacabana.

 

Ainda em 1960, ingressa na Companhia Studio A, e atua nas peças Blum (1960), ao lado de Álvaro Aguiar, Anilza Leoni, Francisco Dantas, Conchita de Moraes, Roldofo Mayer, e outros, no Teatro Dulcina.

 

Casar Ou Experimentar (1961), ao lado de Rildo Gonçalves, Álvaro Aguiar, Irisi Bruzzi, e Gracinda Freire, no Teatro Dulcina.

 

Conheça Seu Homem (1961), ao lado de Gracinda Freire, Waldir Maia, Grande Otelo, Vera Regina, e Rildo Gonçalves, no Teatro Nacional de Comédia.

 

E, Período de Ajustamento (1962), ao lado de André Villon, Álvaro Aguiar, Ribeiro Fortes, Lourdes Mayer, Cecy Medina, e Yara Jati, no Teatro Mesbla.

  

Ângela Bonatti (1964)

 

Posteriomente, faz parte da Companhia Moderna de Comédia, atuando em Os da Esquerda São Devotos de Santo Antônio (1962), ao lado de André Villon, Vanda Lacerda, Ribeiro Fortes, Abel Pêra, e Aldo César, no Teatro Dulcina.

 

Posteriormente esteve na Companhia Aurimar Rocha, substituindo Helena Ignez na peça Família Pouco Família (1963), ao lado de Aurimar Rocha, Guilherme Dicken, Márcia de Windsor, Roberto de Cleto, Isolda Cresta, João Paulo Adour, e Wanda Cristikaya, no Teatro de Bolso, e no Teatro Copacabana.

 

Geraldo Del Rey e Ângela Bonatti (1962)


Pouco tempo depois esteve na Companhia Os Comediante da Guanabara, de Gracinda Freira, na peça Conheça Seu Homem (1963), que já havia interpretado anteriormente em outra companhia, ao lado de Gracinda Freire, Álvaro Aguiar, Magalhães Graça, Dilma Cunha, e Nestor Montemar, no Teatro Municipal, em Niterói.

 

A Companhia Dulcina - Odilon veio em seguida, com a peça Os Sábios Se Divertem (1963), ao lado de Iracema de Alencar, Dulcina de Moraes, Odilon Azevedo, Álvaro Aguiar, Magalhães Graça, Iracema Alencar, Norma Geraldy, entre outros, no Teatro Dulcina.

 

Cinema

 

Tocaia no Asfalto (1962)


No Cinema, atuou nos filmes: O Homem Que Roubou a Copa do Mundo (1961), Tocaia no Asfalto (1962), Bonitinha, Mas Ordinário (1963), Manaus, Glória de Uma Época (1963), Três Cabras de Lampião (1963), e A Um Pulo da Morte (1969).

 

Vedete

 

Fatos e Fotos (1964)

 

Ângela também foi vedete, fez parte das Certinhas do Lalau. Isso lhe rendeu muitas aparições em jornais e revistas, como na revista Cinelândia em 1963, e Fatos e Fotos em 1964, ambas sendo a capa da revista.

 

Comerciais

 

Também trabalhou como garota propaganda, fez comerciais para a Piraquê, e para a tinta de cabelo Tony, entre outros.

 

Vida Pessoal

 

Além do hobbie de pintura que sempre teve desde jovem, gostava também de gravar sua voz para treinar personagens.

 

Ângela Bonatti (1964)


Também é muito fã poemas, como os de Carlos Drummond de Andrade. Escrevia e gravava muitos poemas quando jovem.

 

Em 1964, casa-se com Hélio Santos.

 

Dublagem


Na dublagem, ingressou por volta de 1960 a intermédio da colega Glauce Rocha que havia conhecido no teatro, que indicou Ângela a diretora Carla Civelli, proprietária da CineCastro.

 

Na ocasião, além de dubladora, também se torna tradutora, tendo traduzido do inglês diversos filmes para a TV. Posteriormente também se torna diretora de dublagem. Nos anos de 1960, também atua na Dublasom Guanabara.


Ângela Bonatti na década de 1960


Por volta de 1966, fez parte da dublagem da novela americana, Caldeirão do Diabo, que inicialmente iria ser transmitida pela TV Rio. Nessa ocasião, os artistas de TV do Rio ameaçaram entrar em greve, pois isso iria tirar trabalho deles. A distribuidora americana ainda tentou mandar a novela para São Paulo, mas a reação dos artistas paulistanos foi semelhante, e a novela acabou nunca passando no Brasil.

 

Nos anos de 1970, estava nos estúdios CineCastro, Dublasom Guanabara, Peri Filmes, Tecnisom, Herbert Richers, e Telecine. Nos anos de 1980, trabalhou única e exclusivamente na Herbert Richers.

 

Ângela Bonatti (2009)

 

Anos de 1990 e 2000, esteve nos estúdios Herbert Richers, Áudiocorp, e Cinevídeo. E nos anos de 2010, nos estúdios Áudiocorp, Cinevídeo, Rio Sound, Voice Brazil, Delart, Áudio News, MG Estúdio,

 

Como diretora de dublagem, começou na Peri Filmes em 1975, depois passando pelo estúdios Herbert Richers (1980, 1990 e 2000), Áudiocorp (2000 e 2010), e Blue Bird (2010).

 

Ângela é considerada uma das diretoras mais clássicas do Rio de Janeiro, e foi a segunda diretora de dublagem do Rio depois de Carla Civelli, e a primeira escolhida por um estúdio, já que Carla se auto-escalou diretora, pois era proprietária do mesmo.


Meryl Streep em Kramer Vs. Kramer

 

Entre seus trabalhos, foi a voz de Sigourney Weaver na franquia Alian, e Rebobine, Meryl Streep em As Filhas de Marvin, e Kramer Vs. Kramer, Rosemary Harris em Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (2ª Dublagem), e Sunshine - O Despertar de Um Século, Marilyn Monroe em O Mundo da Fantasia, e Torrentes de Paixão, Angie Dickinson em Candelabro Italiano, e Um Raio em Céu Sereno, Lucille Ball em I Love Lucy (1ª Dublagem) (Série), Os Seus, Os Meus e os Nossos (1968), Judy Garland em Casa, Comida e Carinho, e Minha Esperança é Você, Lynda Carter em O Anjo e o Marginal, e Sky High - Super Escola de Heróis, Jaclyn Smith em As Panteras (Série), e As Panteras (2019), Doris Day em Ardida Como Pimenta, e Viuvinha Indomável, e Barbara Stanwyck em Aliança de Aço, e Desejo Atroz.

 

Além disso, foi a voz das atrizes Agnes Moorehead em O Belo Sexo, Joanne Dru em Borrasca, Shirley MacLaine em Deus Sabe Quanto Amei, Faye Dunaway em Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas, Anne Baxter em A Malvada, Ingrid Bergman em Joana D'Arc (1948), Julie Christie em Doutor Jivago, Diane Keaton em Sonhos de Um Sedutor, Susan Hayward em Paixão e Sangue, e Gina Lollobrigida em O Diabo Riu Por Último.

 

Jaclyn Smith


Em séries, foi a primeira voz da Agente 99 na 1ª dublagem de O Agente 86, Elyse Keaton em Caras e Caretas, Lucille Esmeralda MacGillicuddy Ricardo "Lucy" na 2ª dublagem de I Love Lucy, a primeira voz de Kelly Garrett na 1ª dublagem da série clássica As Panteras, Doutora Kerry Weaver em Plantão Médico, Bonnie Barstow série clássica Super Máquina, Cate Hennessy em 8 Regrinhas Básicas Para Namorar Minhas Filhas Adolescentes, a segunda voz de D.E.C.A. em Power Ranges na Galáxia Perdida, entre outros.

 

Maligna em He-Man


Em desenhos fez Sheera em O Poderoso Mightor, Maligna em He-Man, e He-Man e Os Monstros do Universo, Tess Darret em Pole Position, Barbara Gordon / Batgirl em Batman - A Série Animada, e Batman Gotham Knights, Wormmon, Leafmon, Minomon e Wormmon em Digimon 2, Tekla em Guerreiros das Sombras, entre outros.

 

Verónica Castro em Rosa Selvagem


Em novelas, fez a voz de Rosa Garcia em Rosa Selvagem, Fabiola Mayerling San Roman em Maria Mercedes, Alma Medeiros / Mayra Ribeiro em Por Teu Amor, Soledade Cruz de Juarez em Amanhã é Para Sempre (SBT), Violeta de Icaza em O Que a Vida Me Roubou, Micaela em A Gata, e Nilda em Coração Indomável (SBT).

 

Direção de Dublagem de ...E o Vento Levou

 

Entre seus trabalhos como diretora de dublagem, estão os filmes ...E O Vento Levou, O Escorpião Rei 2 - A Saga de Um Guerreiro, Uma Eleição Muito Atrapalhada, Norbit, Elektra, Hamlet (1990), Uma Mãe Para o Meu Bebê, Um Lugar no Fim do Mundo, Um Grande Garoto, O Jardineiro Fiel, Procura-Se Uma Noiva, Nascido Em 4 de Julho, Elizabeth, O Bom Pastor, Amigos Indiscretos, Sabor da Paixão, Agora e Sempre, Seres Rastejantes, O Agente Teen 2, A Batalha de Riddick, Velozes e Furiosos, Velozes e Furiosos: Desafio Em Tóquio, Ruas de Fogo, A Múmia, Van Helsing - Caçador de Monstros, direção da 1ª Dublagem de Acertando As Contas Com o Papai, Aprovados, Ligeiramente Grávidos, Kung-Fu - A Lenda Continua, O Homem Invisível (2000), ET, Os Contos Secretos do Marquês de Sade, entre outros.


Direção de Dublagem de Plantão Médico


Em séries, dirigiu Dallas, Os Gatões, Miami Vice, Plantão Médico, segunda direção de OZ - A Vida é Uma Prisão, Bom Dia Bonnie, Tudo Em Família (1985), segunda direção de Power Rangers, Power Rangers Zeo, Power Rangers - Força do Tempo, Power Rangers - Força Animal, Heroes, Power Rangers - O Resgate, entre outras.

 

Direção de Dublagem de Digimon


Em desenhos, dirigiu alguns episódios de Thundercats, a segunda direção de Freakazoid, Digimon 2, segunda diretora de Tenchi Muyo, quarta direção de Animaniacs, Gasparzinho - O Fantasminha Camarada, O Rei do Pedaço, o longa-metragem Os Sem Florestas, o longa-metragem O Espanta Tubarões, Ônibus Mágico, Arthur, Jerry e Seus Três Amigos, entre outros.

 

Direção de Dublagem de Maria Mercedes

 

Em novelas dirigiu Maria Mercedes, uma das diretoras de Gotinha de Amor, Rosa Selvagem, Maria, Simplesmente Maria, a primeira diretora de Alcançar Uma Estrela, Maria do Bairro, entre outras.


Em 2021, Ângela sofreu um grave AVC que a deixou com sequelas neurológicas, físicas e de fala, a impossibilitando de retornar à profissão.


Trabalhos:

 

Filmes


- Sigourney Weaver em Alien - A Ressurreição, Alien - O Oitavo Passageiro (VHS) (Versão do Diretor), Copycat - A Vida Imita a Morte, Por Favor (Globo), O Segredo da Cabana, Paul - O Alien Fugitivo, Rebobine, e Uma Mãe Para o Meu Bebê

- Meryl Streep em A Escolha de Sofia (2ª Dublagem), As Filhas de Marvin, Adaptação, Desventuras Em Séries, Entre Dois Amores (Band), Kramer Vs. Kramer, Na Calada da Noite, Silkwood - O Retrato de uma Coragem, e Terapia do Amor

- Rosemary Harris em Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (2ª Dublagem), e Sunshine - O Despertar de Um Século

- Marilyn Monroe em Adorável Pecadora (2ª Dublagem), O Mundo da Fantasia, O Rio das Almas Perdidas, e Torrentes de Paixão

- Angie Dickinson em Candelabro Italiano, Police Woman (Série) (segunda voz), e Um Raio em Céu Sereno

- Lucille Ball em I Love Lucy (1ª Dublagem) (Série), Os Seus, Os Meus e os Nossos (1968)

- Judy Garland em Casa, Comida e Carinho, Minha Esperança é Você, e O Pirata

- Lynda Carter em O Anjo e o Marginal, e Sky High - Super Escola de Heróis

- Marlene Dietrich em A Pecadora, Atire a Primeira Pedra, e Marrocos

- Laura Innes em Impacto Profundo, e Plantão Médico (Série)

- Jaclyn Smith em As Panteras (Série), e As Panteras (2019)

- Doris Day em Ardida Como Pimenta, e Viuvinha Indomável

- Barbara Stanwyck em Aliança de Aço, e Desejo Atroz

- Condessa de Brion (Agnes Moorehead) em O Belo Sexo

- Stella Rigaud (Joanne Dru) em Borrasca

- Ginnie Moorehead (Shirley MacLaine) em Deus Sabe Quanto Amei
- Bonnie Parker (Faye Dunaway) em Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas

- Eve (Anne Baxter) em A Malvada

- Joana D'Arc (Ingrid Bergman) em Joana D'Arc (1948)

- Lara Antipova (Julie Christie) em Doutor Jivago

- Linda (Diane Keaton) em Sonhos de Um Sedutor

- Morna Dabney (Susan Hayward) em Paixão e Sangue

- Maria Dannreuther (Gina Lollobrigida) em O Diabo Riu Por Último

- Carol Munday (Jean Smart) em Barry Munday

- Sara (Barbara Howard) em Sexta-Feira 13, Parte 4: Capítulo Final

- India Wilkes (Alicia Rhett) em ... E O Vento Levou
- Alexandra Owens "Alex" (Jennifer Beals) em Flashdance - Em Ritmo de Embalo
- Ellen Wilson (Kathleen Maguire) em Um Homem Tem Três Metros de Altura
- Dora Temple (Jeanne Crain) em Gatilho Relâmpago
- Hostess (Shana Hiatt) em Procura-Se Um Amor Que Goste de Cachorros
- Orna (Lois Smith) em Santo Matrimônio
- En Soon Yang (Anna Kashfi) em O Hino de Uma Consciência
- Lisa (Samantha Jones) em Um Clarão nas Trevas
- Kathryn Davis (Deborah Raffin) em Desejo de Matar 3

 

Séries

 

- Jayne Atkinson em Crimes do Colarinho Branco, e Lei & Ordem

- Kate Burton em The Deep End, e Veep

- Agente 99 (Barbara Feldon) (primeira voz) em O Agente 86 (1ª Dublagem)

- Lucille Esmeralda MacGillicuddy Ricardo "Lucy" (Lucille Ball) em I Love Lucy (1ª Dublagem)

- Sargento Suzanne "Pepper" (Angie Dickinson) Anderson em Police Woman

- Kelly Garrett (Jaclyn Smith) (primeira voz) em As Panteras (1ª Dublagem)

- Lábios Quentes Hoolihan (Sally Kellerman) em M.A.S.H.

- Ruth Martin (June Lockhart) em Lassie

- Princesa Diana / Mulher Maravilha (Lynda Carter) em Mulher Maravilha

- Bonnie Barstow (Patricia McPherson) em Super Máquina (1982)

- Detetive Gina Calabrese (Saundra Santiago) em Miami Vice

- Elyse Keaton (Meredith Baxter Birney) em Caras e Caretas

- Ten. J.J. Fredricks (Elise Neal) em Seaquest - Missão Submarina

- Dra. Kerry Weaver (Laura Innes) e Mãe (Joanna Lipari) em Plantão Médico

- D.E.C.A. (Julie Maddalena) (segunda voz) em Power Rangers na Galáxia Perdida

- Cate Hennessy (Katey Sagal) (primeira voz) em 8 Regrinhas Básicas Para Namorar Minhas Filhas Adolescentes

- Martha Rodgers (Susan Sullivan) em Castle

- Mimi Kanasis (Amy Sedaris) em Unbreakable Kimmy Schmidt (2ª à 4ª Temporada)

 

Desenhos

 

- Maligna em He-Man (Anos de 1980) e He-Man, e Os Monstros do Universo (2002)

- Barbara Gordon / Batgirl em Batman - A Série Animada, e Batman Gotham Knights

- Sheera em O Poderoso Mightor
- Tess Darret em Pole Position
- Mãe da Sora em Digimon

- Natsuko Takaishi (primeira voz) e Toshiko Takenouchi (primeira voz) em Digimon
- Wormmon, Leafmon, Minomon e Wormmon em Digimon 2

- Tekla em Guerreiros das Sombras

 

Novelas

 

- Rosa Garcia (Verónica Castro) em Rosa Selvagem

- Fabiola Mayerling San Roman (Diana Golden) em Maria Mercedes

- Alma Medeiros / Mayra Ribeiro (Lourdes Munguía) em Por Teu Amor

- Ângela Lucumí (Margoth Velásquez) em A Escrava Branca

- Soledade Cruz de Juarez (María Rojo) em Amanhã é Para Sempre (SBT)

- Violeta de Icaza (Lizetta Romo) em O Que a Vida Me Roubou

- Micaela (Iabel Martínez "La Tarabilla") em A Gata

- Ela Própria (Daniela Romo) em Meu Coração é Teu

- Nilda (Rebeca Manriquez) em Coração Indomável (SBT)

 

Trabalhos de Direção de Dublagem

 

Filmes

 

- E O Vento Levou

- Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu

- O Escorpião Rei 2 - A Saga de Um Guerreiro

- ET

- Sexta-Feira 13 - Parte 3

- Velozes e Furiosos

- Velozes e Furiosos: Desafio Em Tóquio

- A Múmia

- Van Helsing - Caçador de Monstros

- Kung-Fu - A Lenda Continua

- Norbit

- Elektra

- Hamlet (1990)

- Uma Eleição Muito Atrapalhada

- Uma Mãe Para o Meu Bebê

- Um Lugar no Fim do Mundo

- Um Grande Garoto

- O Jardineiro Fiel

- Procura-Se Uma Noiva

- O Bom Pastor

- Amigos Indiscretos

- Sabor da Paixão

- Agora e Sempre

- Seres Rastejantes

- O Agente Teen 2

- A Batalha de Riddick

- Ruas de Fogo

- Acertando As Contas Com o Papai (1ª Dublagem)

- Aprovados

- Ligeiramente Grávidos

- O Homem Invisível (2000)

- Os Contos Secretos do Marquês de Sade

- Paranóia (2007)

- Crime na Casa Branca

- Arquivo X: O Filme (2ª Dublagem)

- O Último Tango em Paris

- Atrás das Linhas Inimigas 2 - O Eixo do Mal

- Pela Vida de Um Amigo

- Contos Proibidos do Marquês De Sade

- Fúria Cega

- Acertando As Contas Com o Papai (VHS)

- Alto Controle

- Warriors - Os Selvagens da Noite

- Raising Hope (2ª Diretora) (1ª Temporada)

 

Séries

 

- Alf - O Eteimoso (1ª Dublagem)

- Dallas

- Os Gatões

- Minhas Vidas (1987)

- I'll Take Manhattan

- Caras e Caretas

- The Cosby Show

- Miami Vice

- Plantão Médico

- OZ - A Vida é Uma Prisão (2ª Diretora)

- Bom Dia Bonnie

- Tudo Em Família (1985)

- Power Rangers (2ª Diretora)

- Power Rangers Zeo

- Power Rangers - Força do Tempo

- Power Rangers - Força Animal

- Power Rangers - O Resgate

- Heroes

- Elizabeth

- Nascido em 4 de Julho

- Elektra

- Parenthood

- Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão

- Reféns do Poder

 

Desenhos

 

- He-Man

- She-Ra

- Thundercats (1ª Diretora)

- Tico e Teco e Os Defensores da Lei (1ª Dublagem)

- Freakazoid (2ª Diretora)

- Digimon

- Digimon 2

- Tenchi Muyo (2ª Diretora)

- Animaniacs (4ª Diretora)

- Gasparzinho - O Fantasminha Camarada

- O Rei do Pedaço

- Os Sem Florestas

- O Espanta Tubarões

- Ônibus Mágico

- Arthur

- Jerry e Seus Três Amigos

- Tree Fu Tom

- As Novas Aventuras de Gasparzinho (Herbert Richers)

 

Novelas

 

- Maria Mercedes

- Gotinha de Amor (1ª Diretora)

- Rosa Selvagem

- Maria, Simplesmente Maria

- Alcançar Uma Estrela (1ª Diretora)

- Maria do Bairro

- Salomé

 

Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Dubla.com.br, Brasil em Cena, IMDB, Tribuna da Imprensa, O Cruzeiro, Revista do Rádio, O Jornal, Jornal da Manhã, Diário de Notícias, Jornal do Brasil, Última Hora, Diário Carioca, Correio da Manhã, Jornal dos Sports, A Noite, A Luta Democrática, Filmes & Cultura 1.

Total de visualizações de página