terça-feira, 19 de março de 2019

Carlos Alberto Vaccari


Arquivo de Som:

Mingo (Ed Ames) em Daniel Boone


Biografia:

Carlos Alberto Vaccari foi um dublador Paulistano.

Início

 

Carlos Alberto Vaccari nasceu em 25 de Agosto de 1940 em São Paulo, Capital. Em final dos anos de 1950, entrou para a Aeronáutica, no qual trabalhou por alguns anos.

 

Carlos Alberto Vaccari (Anos de 1960)


No início dos anos de 1960, ingressa no rádio. Chegou ser locutor em programas e séries infantis.

 

Comerciais

 

Em 1974, ficou conhecido por narrar o comercial de lançamento do modelo do ano do carro Passat

 

Vida Pessoal

 

Em sua vida pessoal, casou-se no final dos anos de 1960, tendo na véspera sido acometido dentro dos estúdios da AIC de um aneurisma cerebral. Após o ocorrido, teve que reaprender a falar, e com dedicação e empenho conseguiu se recuperar, conseguindo posteriormente retomar sua carreira na dublagem.

 

Dublagem

 

Na dublagem, foi convidado por volta de 1966 pelos irmãos Older Cazarré e Olney Cazarré a ingressar na AIC, na qual seguiu carreira.

 

No estúdios, inicialmente, fez diversas participações em séries, como Jornada nas Estrelas (1ª, 2ª e 3ª Temporadas), Perdidos no Espaço (1ª e 2ª Temporadas), Túnel do Tempo, A Feiticeira (3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª Temporadas), Jeannie é Um Gênio (2ª, 4ª Temporadas), Missão Impossível (1ª Temporada), Viagem Ao Fundo do Mar (3ª Temporada), Os 3 Patetas, James West, entre outras.

 

Fred MacMurray

 

Entre seus trabalhos fixos, temos os atores Anthony Quinn em As Sete Cidades de Ouro, e Réquiem Por Um Lutador, Victor Mature em O Manto Sagrado (1ª Dublagem), e Sem Tempo Para Morrer, George O'Brien em Legião Invencível, e Sangue de Herói / Forte Apache, e Fred MacMurray em As Chuvas da Ranchipur, e A Nave da Revolta, além dos atores Vincent Price (voz) em Abbott e Costello As Voltas Com Fantasmas, e Jack Warden em A Um Passo da Eternidade.

 

Ed Ames


Em séries, foi a voz de Hoss em Bonanza (AIC) (4 ªTemporada), o índio Mingo em Daniel Boone, a primeira voz de Murdoch Lancer em Lancer, James Phelpsem Missão Impossível (2ª e 3ª Temporadas), Harry Mudd em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem), Joe Butler em Chaparral (1ª Dublagem), William Miller "Willie" em A Escuna do Diabo, Steven Cord em A Caldeira do Diabo (1ª Temporada), Jim das Selvas (segunda voz) em Jim das Selvas, entre outros.

  

Multi Homem

 

Em desenhos, foi a voz de Multi Homem em Os Impossíveis, Batfino em Batfino e Karatê, e Dentinho em Recruta Zero (1ª Dublagem).

 

Narração de Jeannie é Um Gênio


Como narrador, começou substituindo Ibrahim Barchini em 1968 na AIC. Nessa ocasião, temos séries narradas por ele, como Jeannie é Um Gênio (3ª, 4ª, 5ª Temporada), Lancer, Perdidos no Espaço (3ª Temporada), Big Valley (3ª e 4ª Temporadas), Viagem Ao Fundo do Mar (3ª e 4ª Temporadas), Daniel Boone, Terra de Gigantes, E As Noivas Chegaram, Glenn Ford é A Lei, Besouro Verde, Os Corruptos, Sem Tempo Para Morrer, Tarzan, Nanny e o Professor, 1º narrador de Terra de Gigantes, Missão Impossível (2ª e 3ª Temporadas), O Homem da Virgínia, A Feiticeira (4ª, 5ª, 6ª, 7ª Temporadas), Os Campeões, Os Destemidos, O Show Roy Rogers, 3º narrador de A Caldeira do Diabo.

 

Em filmes, narrou Doutor Fantástico, Davi e Betsabá, King Kong, O Bamba do Regimento, Os Pássaros. E em desenhos, narrou Pica Pau, Loopy Le Beau, e O Anjo do Espaço.

 

 

Versão Brasileira BKS


No início dos anos de 1970, foi substituído por Francisco Borges na narração da AIC, o qual permaneceu também na BKS, até por volta de 1982, quando Vaccari retoma novamente o posto de narrador.


Também narrou na extinta Com-Arte entre 1978 à 1981, sendo conhecido pela narração de Spectreman. Também esteve na Elenco como leitor de placas em séries, filmes e novelas, em meados dos anos de 1980.

 

Narração de De Volta Para o Futuro

 
Na BKS, narrou os filme De Volta Para o Futuro (1ª Dublagem), A Profecia, Falcões da Noite, A Marca da Pantera, Damien: Profecia 2, Em Algum Lugar do Passado, Enigma do Outro Mundo, Estrela de Fogo, Festim Diabólico, La Bamba, O Homem Que Sabia Demais, O Manto Sagrado, O Óleo de Lourenço, O Sol da Meia-Noite, O Último Dragão, Os Irmãos Cara-de-pau, Tubarão, Tubarão 2, Xanadú, entre outros.

 

Narração de Pica-Pau

 

Em séries, narrou em Chips, Lion Man, e Viajantes do Tempo. E em desenhos, novamente narrou em Pica Pau.


Carlos Alberto Vaccari (Anos de 1990)


Veio a se ausentar das narrações por volta de 1989, retornando à BKS por volta de 1992 e ficando até 1997, quando se afasta definitivamente, sendo substituído por Gilberto Rocha. Uma de suas últimas narrações foi na série Terra: Conflito Final.
 
Veio a falecer no dia 22 de Novembro de 2008.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Victor Mature em O Manto Sagrado (1ª Dublagem), Sem Tempo Para Morrer, e Tenho Sangue em Minhas Mãos

- Anthony Quinn em Acontece Cada Coisa, As Sete Cidades de Ouro, Réquiem Por Um Lutador, e Ulisses

- George O'Brien em Legião Invencível, e Sangue de Herói / Forte Apache
- Fred MacMurray em As Chuvas da Ranchipur, e A Nave da Revolta
- Homem Invisível (Voz) (Vincent Price) em Abbott e Costello As Voltas Com Fantasmas
- Buckley (Jack Warden) em A Um Passo da Eternidade

- Xerife Harry Brill (Robert F. Simon) em Sangue de Pistoleiro

- Jake Stillman (Bruce Cabot) em Perdidos no Alasca

- Robert Young (Andrew Sheldon) em Uma Mulher Contra o Mundo

- Beauchamp (Ernest Clark) em Arabesque

- Joe Hayes (John Bromfield) em Revanche do Monstro

 

Séries

 

- Eric Cartwright "Hoss" (Dan Blocker) em Bonanza (4ª Temporada) (AIC)
- Mingo (Ed Ames) em Daniel Boone
- James Phelps (Peter Graves) em Missão Impossível (2ª e 3ª Temporadas)
- Harry Mudd (Roger C. Carmel) em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem)
- Murdoch Lancer (Andrew Duggan) (primeira voz) em Lancer

- Joe Butler (Robert F. Hoy) em Chaparral (1ª Dublagem)

- William Miller "Willie" (Mike Kellin) em A Escuna do Diabo

- Steven Cord (James Douglas) em A Caldeira do Diabo (1ª Temporada)

- Jim das Selvas (Johnny Weissmuller) (segunda voz) em Jim das Selvas

 

Desenhos

 

- Multi Homem em Os Impossíveis

- Batfino em Batfino e Karatê

- Dentinho em Recruta Zero (1ª Dublagem)

 

Fontes: Acervo Próprio, Universo AIC, Antonio Valentim, Felipe Batista, Canal Home-Page do Passat, Alexandre Jorge, Zezinho Villela, Dublanet, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Crescemos e acostumamos com vozes que marcaram a infância, a adolescência e até a vida adulta, fizeram parte de nossas vidas. Esta memória não pode ficar esquecida, Carlos Alberto Vaccari foi um dos melhores e talentosos narradores/dubladores de sua época e para nós, continuará sendo. Pena que no nosso país, se valorize tão pouco essa profissão.
    Parabéns ao autor Gerson Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, amigo. Sempre importante passar a história dessas pessoas que marcaram na história artística do país, e nas nossas vidas. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lembro dele te dublando a chi chi em Dragon Ball

    ResponderExcluir
  4. Estava colocando uns desenhos do pica pau para meu filho ver e lembrei da voz desse locutor, que adorava ouvir quando criança. Aquele episódio do guarda linhas por ex: ele dá um tom perfeito, quase cínico, debochado, apresentando a "indústria vital". Ótimo, rsrs

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis saber, quem era o dono daquela voz retumbante de sonoridade metálica e impactante. Que surgia na abertura de cada episódio da viagem ao fundo mar e na voz do Mingo em Daniel Boone. Marca que atraia as crianças a assistir os episódios, mesmo qdo estavam longe da tv. É só ouvir e corriam e sentavam no sofá. Saudades. Obrigado !

    ResponderExcluir
  6. Essa voz fez parte de toda minha infância.. e ate hoje e encantadora! Obrigado pela belíssima reportagem de desse saudoso ator e locutor!

    ResponderExcluir
  7. Dublou Victor mature também em tenho sangue em minhas mãos

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página